tag:blogger.com,1999:blog-25015917.post4956001103796598510..comments2024-02-25T10:19:57.108+00:00Comments on sociedade-civil.blogspot.com: Transportes Amigos do AmbienteUnknownnoreply@blogger.comBlogger62125tag:blogger.com,1999:blog-25015917.post-81278526736839419612008-07-08T17:38:00.000+01:002008-07-08T17:38:00.000+01:00Muito bom tema!Gostava que fizessem um só sobre mi...Muito bom tema!<BR/>Gostava que fizessem um só sobre microgeração.ricardo.vegetushttps://www.blogger.com/profile/18001470436301186575noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-25015917.post-46579255337338181322008-07-05T03:34:00.000+01:002008-07-05T03:34:00.000+01:00Na minha opinião concordo com o que os convidados ...Na minha opinião concordo com o que os convidados disseram, o facto de em primeiro lugar ser alterada a mentalidade das pessoas. Uma vez que é uma medida realizada a longo prazo devem ser tomadas possíveis medidas que alertem a consciência das pessoas.<BR/>Em relação aos biocombustíveis penso que seja uma solução para a redução de emissão de gases nocivos para a atmosfera mas devemos pensar que ilovedancehttps://www.blogger.com/profile/12963932326337799496noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-25015917.post-20679565007983168042008-07-05T03:32:00.000+01:002008-07-05T03:32:00.000+01:00Biocombustíveis podem ser caminho para redução de ...Biocombustíveis podem ser caminho para redução de gases poluentes.<BR/> Nesta nova era de preocupação ambiental, cresce a importância das energias renováveis «limpas». Dentro destas, os biocombustíveis são uma aposta da União Europeia (UE), e de Portugal em particular, para reduzir as emissões de gases poluentes, em especial o dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera, que provocam o chamado ilovedancehttps://www.blogger.com/profile/12963932326337799496noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-25015917.post-51104190857951629512008-07-04T14:29:00.000+01:002008-07-04T14:29:00.000+01:00inda à pouco tempo fiz um trabalho para a universi...inda à pouco tempo fiz um trabalho para a universidade, que consistia no uso responsável do transporte individual, o simples facto de preenchermos todos os lugares do nosso carro, reduz e muito as emissões de CO2, ou seja em vez de termos 5 carros nas estradas teríamos 1 lutado, e para isso basta nos apostar tanto no Carpool e no carsharing este ultimo será implementado pela carris no inicio de Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/06115008429490698155noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-25015917.post-17456744215820854222008-07-03T02:51:00.000+01:002008-07-03T02:51:00.000+01:00Já há 14 meses que me desloco diariamente para o t...Já há 14 meses que me desloco diariamente para o trabalho, no centro da cidade do Porto, <A HREF="http://a-pedalar.blogspot.com/" REL="nofollow">a pedalar</A>.<BR/>São pouco mais de 4 Kms para cada lado e para esta distância parece-me o meio de transporte mais adequado.<BR/>Para além de ser ecológico é mais barato, mais saudável e mais divertido.sbsbessahttps://www.blogger.com/profile/13903492402064239391noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-25015917.post-2130237813379714052008-07-02T19:58:00.000+01:002008-07-02T19:58:00.000+01:00Cara Martinha e caro J, obviamente que a bicicleta...Cara Martinha e caro J, obviamente que a bicicleta não cobre todas as situações de uso. Obviamente nem todas as pessoas a podem utilizar. Parece-me obvio, também, que uma grande percentagem da população não as usa meramente por factores culturais ou preguiça. Claro está também que, ao não haver uma massa crítica de utilizadores dificilmente se conseguirá benefícios para os ciclistas - pessoas queUnknownhttps://www.blogger.com/profile/05743359602309756157noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-25015917.post-73087311606982056282008-07-02T17:09:00.000+01:002008-07-02T17:09:00.000+01:00Antes de mais, parabéns a toda a equipa do Socieda...Antes de mais, parabéns a toda a equipa do Sociedade Civil pelos temas que abordam e colocam em discussão pública. Quando me convidaram para participar neste programa, apesar de ainda estar a meio do meu projecto dos "100 dias de bicicleta em Lisboa", já era detentor, por via da experiência, de uma quantidade riquíssima de informação sobre a cidade de Lisboa, as bicicletas, o tráfego automóvel, guerradossantos@gmail.comhttps://www.blogger.com/profile/04277318219831346917noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-25015917.post-19634480760496052322008-07-02T17:04:00.000+01:002008-07-02T17:04:00.000+01:00Só se for na Holanda... temos muitos sonhos, muito...Só se for na Holanda... temos muitos sonhos, muitos ideais quando somos estudantes, mas aqui em Portugal, é completamente inviável uma situação dessas. Não por uma questão de preguiça mas sim, de segurança...Martinhahttps://www.blogger.com/profile/02827996926861172359noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-25015917.post-57858854716524130222008-07-02T16:52:00.000+01:002008-07-02T16:52:00.000+01:00Pois é Ritinha, um dia quando acordar numa bela ma...Pois é Ritinha, um dia quando acordar numa bela manhã de Inverno, com imenso frio lá fora e com dois lindos bebés para levar ao infantário, a seguir ir trabalhar e entretanto começou a chover e no final do dia terá que os ir buscar ao infantário... bom eu digo-lhe que você ficou preguiçosa se não conseguir fazer isto tudo de bicicleta... Ah! E não se esqueça também de ir buscar fraldas de Martinhahttps://www.blogger.com/profile/02827996926861172359noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-25015917.post-19028842541190099062008-07-02T15:54:00.000+01:002008-07-02T15:54:00.000+01:00Boa tarde!Gostaria de focar que o facto de grande ...Boa tarde!<BR/><BR/>Gostaria de focar que o facto de grande parte da nossa população recorrer à aquisição de casa própria, os atira para as periferias, criando óbvios problemas de tráfego.<BR/>Noutros países que bem conheço, e onde existe um verdadeiro mercado de arrendamento, as pessoas optam por viver o mais perto do seu local de trabalho, e mesmo que este seja alterado, têm toda a liberdade António Santoshttps://www.blogger.com/profile/05576946558458443876noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-25015917.post-84123459270592251462008-07-02T15:27:00.000+01:002008-07-02T15:27:00.000+01:00Ao Srº Engenheiro:"Os não-lugares são todavia a me...Ao Srº Engenheiro:<BR/><BR/>"Os não-lugares são todavia a medida da época (...) as vias aéreas, ferroviárias, as autoestradas (...) em benefício de uma comunicação tão estranha que muitas vezes mais não faz do que pôr o indivíduo em contacto com uma OUTRA imagem de si próprio" ( Marc Augé - "Não Lugares" )<BR/><BR/>É importante P O T E N C I A R esse espaço viajante que não seja o arquétipo do Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-25015917.post-51996092773753232332008-07-02T15:24:00.000+01:002008-07-02T15:24:00.000+01:00Este comentário foi removido pelo autor.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-25015917.post-10913761479207439552008-07-02T15:23:00.000+01:002008-07-02T15:23:00.000+01:00Fernanda,Aqui tem uma ideia que gostaria ver imple...Fernanda,<BR/><BR/>Aqui tem uma ideia que gostaria ver implementada na Europa mas com as quotas impostas como será possível ver uma alternativa viável implementada???<BR/><BR/>http://www.ls9.com/João Pedrohttps://www.blogger.com/profile/06198053827137875432noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-25015917.post-66826693934109572762008-07-02T15:19:00.001+01:002008-07-02T15:19:00.001+01:00Boa tarde,Sobre os Biocombustíveis gostaria de dei...Boa tarde,<BR/><BR/>Sobre os Biocombustíveis gostaria de deixar uma ressalva:<BR/><BR/>Não é claro que os biocombustíveis sejam totalmente limpos. Pelo menos os de primeira geração como os que se está a falar no programa. Não podemos esquecer que para optimizar as culturas são utilizados fertilizantes em excesso que vão poluir tanto os solos como a água e mesmo a atmosfera.<BR/><BR/>Para além Pedrohttps://www.blogger.com/profile/18167853439615677396noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-25015917.post-80687089475353057702008-07-02T15:19:00.000+01:002008-07-02T15:19:00.000+01:00Os governates deste país deviam olhar para as cida...Os governates deste país deviam olhar para as cidades nórdicas. Olhar para a sua organização e excelência de transportes públicos.<BR/><BR/>Eles deviam ser um exemplo a seguir!Álvares Pereirahttps://www.blogger.com/profile/13492909040515532989noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-25015917.post-46759624938929113432008-07-02T15:18:00.000+01:002008-07-02T15:18:00.000+01:00Boa tarde, Venho lembrar algumas relações entre tr...Boa tarde, <BR/>Venho lembrar algumas relações <BR/>entre transportes que não são tentadas em Portugal:<BR/>1. Bicicleta/faixa de BUS: de coexistência fácil, esta aliança permite ajudar à implementação destas faixas, dando força à escolha política.<BR/>2. Faixa BUS/carros com mais de 2 pessoas, sistema utilizado nos estados unidos, força a reduz a utilização individual do automóvel.<BR/>3. Unknownhttps://www.blogger.com/profile/05743359602309756157noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-25015917.post-11982859831371263082008-07-02T15:17:00.000+01:002008-07-02T15:17:00.000+01:00Ainda não existe abertura por parte da empresa do ...Ainda não existe abertura por parte da empresa do metro de lisboa nem pela linha de cascais de utilizar a bicicleta como meio de transporte devido aos horários impostos por estas entidades. Estes horários são absurdos e inviáveis. passo a citar os horários oferecidos:<BR/>Metro de Lisboa-<BR/>Desde dia 1 de Junho que o Metropolitano de Lisboa estendeu a permissão do transporte de bicicletas no Josehttps://www.blogger.com/profile/00831883481062241794noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-25015917.post-80590850722634034352008-07-02T15:15:00.000+01:002008-07-02T15:15:00.000+01:00A peça acabou de focar mais um dos travões à vulga...A peça acabou de focar mais um dos travões à vulgarização e descentralização de combustiveis alternativos - as quotas de produção e de legalização de empresas que queiram entrar nesse sector !!!João Pedrohttps://www.blogger.com/profile/06198053827137875432noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-25015917.post-13015601544777508252008-07-02T15:14:00.000+01:002008-07-02T15:14:00.000+01:00Há uma coisa que ainda não foi esclarecida (pelo m...Há uma coisa que ainda não foi esclarecida (pelo menos para mim,) que é o facto de os defensores dos carros eléctricos alegarem que se trata de uma solução ecológica. Então pegunto eu, mas a produção de energia elétrica não é altamente poluidora devido às centrais de carvão?<BR/>Sergio - LisboaUnknownhttps://www.blogger.com/profile/12639455326969696795noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-25015917.post-59135691267378266132008-07-02T15:10:00.000+01:002008-07-02T15:10:00.000+01:00Boa tardeAntes de mais nada, parabéns pelo tema es...Boa tarde<BR/>Antes de mais nada, parabéns pelo tema escolhido!<BR/>É claro que se fala muito em usar os transportes públicos em detrimento dos automóveis para se reduzir os consumos, o que concordo totalmente.<BR/>No entanto, se na zona da Grande Lisboa e Porto, existe uma boa rede de transportes públicos, o mesmo não acontece no Algarve.<BR/>Eu, e como eu, muitos outros jovens, moro em Faro e Ricardohttps://www.blogger.com/profile/02875005079592227878noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-25015917.post-62536769494868956652008-07-02T15:09:00.000+01:002008-07-02T15:09:00.000+01:00NO QUE DIZ RESPEITO AOS ELÉCTRICOS VS METRO, ESTOU...NO QUE DIZ RESPEITO AOS ELÉCTRICOS VS METRO, ESTOU TOTALMENTE DE ACORDO COM O ARQUITECTO MANUEL NO QUE DIZ RESPEITO À VANTAGEM DO ELÉCTRICO SER MUITO MAIOR QUE O METRO...EU QUE TRABALHEI LONGO TEMPO NO METRO DO PORTO, COMO PODEM IMAGINAR, BEM SEI O TAMANHO ENORMESCO DA INFRAESTRUTURA, QUE É CONSEQUENTEMENTE CARA, E QUE AS PESSOAS NEM IMAGINAM A DIMENSÃO QUE TEM, POIS UNICAMENTE O QUE VÊEM QUANDO Unknownhttps://www.blogger.com/profile/16277862152225352767noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-25015917.post-50912090163912078382008-07-02T15:07:00.000+01:002008-07-02T15:07:00.000+01:00Cara Fernanda e convidados, Antes de tudo o mais o...Cara Fernanda e convidados, <BR/><BR/>Antes de tudo o mais o problema dos transportes publicos alternativos (amigos do ambiente)e dos transportes pessoais não dependentes de combustiveis fósseis (petróleo ou gaz)é, a meu ver, um problema de mentalidades e de vontade politica (pressupõe-se que a inteligência é factor mandatório...).<BR/>O ser humano demora muitos anos a mudar o instituído e isso João Pedrohttps://www.blogger.com/profile/06198053827137875432noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-25015917.post-8968741111937591352008-07-02T15:04:00.000+01:002008-07-02T15:04:00.000+01:00Ah, e basear a mobilidade urbana nos transportes p...Ah, e basear a mobilidade urbana nos transportes públicos colectivos! E convencer muitas das pessoas que andam todos os dias no seu transporte privado colectivo (um carro dá para 5 passageiros!) sozinhas, a mudarem para um transporte privado individual, como as motas ou as bicicletas.anabananasplithttps://www.blogger.com/profile/08381456375198106572noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-25015917.post-34017643771294431322008-07-02T15:03:00.000+01:002008-07-02T15:03:00.000+01:00Existem algumas alternativas viáveis ao carro comu...Existem algumas alternativas viáveis ao carro comum, no entanto já alguém pensou o que acontece se milhares de carros deixarem de ser comprados ou deixarem de circular?<BR/>Não acham que o governo não pensou já neste cenário. Imaginem o que eles iriam perder em termo de impostos, não só referentes ao combustível, como também nos próprios carros que não circulariam.<BR/><BR/>Isso é o grande travãoÁlvares Pereirahttps://www.blogger.com/profile/13492909040515532989noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-25015917.post-707071479073755142008-07-02T15:02:00.001+01:002008-07-02T15:02:00.001+01:00e as linhas do eléctrico de lisboa que foram desac...e as linhas do eléctrico de lisboa que foram desactivadas? humm? quem ficou favorecido, ou é só um pensamento pato-bravista? hum...?Joana Netto Fernandeshttps://www.blogger.com/profile/03271664339754445079noreply@blogger.com