quinta-feira, maio 25

Alcoolismo



O alcoolismo é a mais antiga das dependências e a que mais estragos provoca na sociedade portuguesa. Para além das histórias tristes de violência familiar, distúrbios sociais, dependentes cada vez mais jovens e perigos na estrada, há toda uma realidade que importa mostrar: o esforço de recuperação, o ar das relações sociais, a promoção de uma realidade sem dependências.

3 comentários:

Anónimo disse...

Acho que como em tudo na vida, uma boa dose de força de vontade ajuda a vencer a dependência do álcool. Apesar de os tratamentos e de o apoio psicológico serem importantes, se a pessoa não se esforçar, será tudo em vão. É preciso acreditar que vale a pena ultrapassar a dependência, mas primeiro temos de a assumir.

António Semedo

Anónimo disse...

Uma das coisas que mais me preocupa é a condução sob o efeito de álcool. Além de muitos condutores não respeitarem a legislação, a própria lei muda constantemente, quer no valor da taxa de alcoolemia permitida por lei, quer nas sanções aplicadas. A legislação não deve continuar a mudar ao sabor dos governos e o Estado tem de assumir a sua responsabilidade social na prevenção de acidentes rodoviários causados pelo álcool. No entanto, não posso deixar de salientar também o facto de actualmente haver mais operações Stop especialmente junto a locais de diversão nocturna. Isso é sem dúvida um passo na direcção certa.

Joaquim

Leitão Toxico disse...

A cerveja industrial corrente até nem tem muito álcool. Há umas que até fazem publicidade enganosa quando dizem ser de 0% álcool, tendo 0,3% em letras pequenas no rotulo. Nos mesmos rotolos não descriminam a composição, a quantidade de açúcar, calorias, essas coisas. Ninguém explica que é o tal Lúpulo, que é uma planta, que é da família da Cannabis e propriedades sedativas... para fazer «efeito» um pouco de álcool pode dar efeitos onde o álcool quase passa despercebido.
O mal é as pessoas falarem sem saber e deixarem-se ir, serem treinadas para se deixarem levar!