Combater a info-exclusão
A qualificação da mão-de-obra portuguesa passa pela capacidade para manusear as novas tecnologias. O Plano Tecnológico tem implementado medidas que se reflectirão a prazo. O que se considera info-exclusão? O que pode fazer cada cidadão para actualizar os seus conhecimentos tecnológicos?
6 comentários:
Antes de mais muitos parabéns pelo programa.
É um excelente programa num panorama televisivo em que quem não possui televisão por cabo pouco pode ver mais do que tele-novelas.
A minha questão referente ao debate da info-exclusão é muito simples e comum:
Como é que uma família com ordenados baixos pode pagar 35 euros mensais para uma ligação de banda-larga à internet?
Estou a fazer as contas tendo em conta a ligação mais barata do mercado, 19.95 €, e a assinatura telefónica, cerca de 15 €.
Já agora, se me permitem uma segunda questão; Visto que muitos sites públicos exigem que o utilizador possua software proprietário (é o caso, por exemplo, do site a Direcção Geral da Administração Pública www.dgap.gov.pt e os seus documentos em formato Microsoft Word) que custa dinheiro (e muito) não estará o estado a info-excluir? Não seria exigível que fossem utilizados formatos abertos?
Despeço-me com os melhores cumprimentos,
DP
Boa tarde,
Sou um hiper incluido e estou a ver o programa. A primeira coisa que salta a vista é a falta de um sociólogo... se isto é para mudar a sociedade, como é não consultam um sociólogo???
A sociedade tende a valorizar a o facto da pequenada saber "mexer" nos computadores...mas não serão pequenos de mais?? quais são as implicações a nivel do desenvolvimento psicológico? tambem ninguem fala!
Outra, ao nivel do estado português; Porque é que os curso promovidos são cursos de microsoft sotfware e não de informática??? Não são sinónimos (caso não se lembrem)!
Se existe o problema de rendimento das familias porque se promove software fechado que custa muitossimo dinheiro face a sistemas abertos que podem chegar a ser gratuitos!!! Vocês RTP, promovem geralmente boas causas. Nunca vos ouvi falar de OpenSource. Nas notícias passam que saiu a nova consola da xxx. Nunca ouvi falar das versões novas do OpenOffice (que é gratuito e faz o que o Office faz)!!!
Como é possivel num pais que se quer desenvolver, ficar agarrado a empresas extrangeiras, ao invés de ter autonomia??? O proximo update do windows vai custar cerca de 2,5MILHOES de Euros ao estado. Isso é desenvolvimento??
enfim, parece-me que vamos ficar info-dependentes e não info-incluidos....
Gil Brandao
O choque tecnológico e o ensino da tecnologia
Quem ouve o programa não pode deixar de ficar admirado com todo esse choque tecnológico... mas para quantos?
Uma questão já foi abordada, os preços - €750,00 - não é muito! Pois, felizmente para mim não, mas... é o que muitos portugueses ganham em dois meses... e não se esqueçam que os €30,00 são mensais.
Bom, mas a questão principal que queria colocar é sobre o ensino das tecnologias no ensino básico.
Que acham de no 3º ciclo a disciplina de Educação Tecnológica só existir como obrigatória no 7º e 8º ano e com uma carga horária de 45 minutos por semana? No 9º é de opção!
Curiosamente, antes da reorganização curricular, não era obrigatória, era de opção mas ao longo de todo o 3º ciclo (7º, 8º e 9ª) com uma carga horária semanal, nos três anos de 150 minutos.
Será que isto ajuda ao choque tecnológico?
Cumprimentos
Rui Afonso
Já agora uma questão.
Se este blog é tão publicitado no vosso programa porque é que voçês pouco participam nele?
Boa noite.
Realmente é verdade... há pouca participação neste Blog.
Volto a parabenizar o programa, defendo que é dos melhores que já se fizeram, mas desilude-me muito o facto de só passar a horas em que a maioria das pessoas não pode ver! Das 14h às 15h30m, normalmente as pessoas estão a trabalhar, e na repetição, das 04h30m às 6h as pessoas têm de dormir para poder ir trabalhar! Por outro lado, a grande maioria das pessoas não tem GRAVADOR de DVD (diferente de LEITOR de DVD), pelo que, a hipóteses de se poder gravar acaba por não ser viável.
No meu caso específico, salvo raras excepções, a única coisa que posso fazer é, no final do dia, passar por este Blog para saber qual foi o tema... mas e depois? Fico na mesma. Porque é que há semelhança de outros sítios, não disponibilizam neste Blog ou num site, o conteúdo do programa através de um link ou algo do género para que, pelo menos as pessoas que possam aceder, consigam, ainda, assimilar o programa?
É algo que sugiro.
Confesso que o facto de ver temas tão interessantes e depois não os poder acompanhar... me desilude imenso.
Defendo também, que um programa desta natureza está muito mal pensado para a hora em que se desenvolve.
Desejo a continuação de um excelente trabalho, e fico na experança de que estes meus apelos (que são o pensamento de muitas outras pessoas), sejam "lidos" e um dia, atendidos.
Com os melhores cumprimentos,
Andreia de Jesus.
Gostaria de aqui também deixar o meu pedido de transmissão do Programa no horário nobre da :2. Mesmo que não fosse em directo, abdicávamos da intervenção do público, mas assistiamos a um bom programa.
Pensem nisso !
Obrigada pelos assuntos tão importantes que aqui são abordados (e que também eu me resumo a consultar o blog e a "imaginar" o que terão dito sobre tal).
Marina Guilherme.
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