quinta-feira, janeiro 25

GRIPE E PNEUMONIAS DE INVERNO

A gripe é uma doença contagiosa que, nesta época do ano, atinge sobretudo crianças e idosos. Uma das principais medidas de prevenção é a vacina, mas existem outras formas de nos prevenirmos. No SC vamos conhecer os tratamentos e as diferentes formas de profilaxia.

5 comentários:

Anónimo disse...

Já não tenho uma constipação e muito menos gripe há muitos anos. Isso deve-se ao facto de praticar exercício, de ser vegetariano (mais concretamente vegano) e tentar ter uma alimentação diversa e saudável, de preferência biológica. É bem sabido que as carnes (incluindo o peixe) e derivados como o leite e ovos, por vários motivos enfraquecem o sistema imunitário das pessoas e tornam o corpo susceptível de apanhar doenças. Desde que me tornei vegetariano que nunca tive nenhuma constipação ou outra doença que fosse. Conheço igualmente dezenas de vegetarianos na mesma situação.

Desde que uma pessoa tente ter uma vida mais saudável e natural, tanto em termos alimentares, como físicos e mesmo mentais (stress, etc), não é de todo necessário tomar qualquer vacina contra a gripe pois o nosso corpo terá uma boa saúde.


É importante sim, prevenir que remediar.

Paulo


---
NOTA: Deve-se ter cuidado com as vacinas. Existem muitas variedades que podem não ser necessárias e/ou que constituem um sério perigo para a pessoa e provocar muitos mais danos do que bem. Por exemplo, não se deve tomar vacinas que contenham mercúrio (muito tóxico), sendo que já muitas milhares de crianças ficaram com problemas crónicos de saúde (deficiência mental e motora)devido a este tipo de vacinas. Uma pessoa devia-se perguntar porque é obrigatório tomar várias dezenas de vacinas em poucos anos, a resposta está nos imensos lucros da indústria farmaceútica (as empresas que produzem as vacinas e medicamentos).

Anónimo disse...

Sobre a questão dos idosos:

Tenho muitas pessoas da minha familia que têm mais de 65 anos, alguns 80 e 90 anos, que vivem no campo e que nunca os vi com gripe.

Isto deve-se a estarem a viver num local mais natural e terem uma vida bastante activa e menos poluente.

Anónimo disse...

Porque ainda se fala tanto da gripe das aves? Morreram 166 pessoas desde há 3 anos... E depois? Quantas pessoas morreram neste tempo de uma simples gripe? Será que as pessoas não conseguem perceber que anda muita gente a ganhar dinheiro às custas de "doenças inventadas", e que através do medo controlam a atenção e a carteira dos mais distraidos?

Anónimo disse...

A gripe das aves apareceu na China, na criação (tortura) intensiva de animais, por falta de higiene, pelas doenças, etc etc.

A culpa de esta doença ter aparecido é da cruel indústria da carne.

Mais um motivo para se ser vegetariano.

Anónimo disse...

Em criança sempre tive muitas otites, amigdalites, faringites... e aos 5 anos foram-me retiradas as amigdalas. Esporadicamente tinha gripe mas desde que colocaram aparelhos de ar-condicionado no meu local de trabalho, em 2000, tenho gripe com mais frequência. Embora fizesse uma alimentação equilibrada, passei a ter gripe anualmente, e às vezes com mais frequência, talvez por existirem várias salas e todas elas com temperaturas diversas.
Há 4 anos, embora eu achasse que não pertencia a nenhum grupo de risco, a minha médica assistente achou que era conveniente passar a tomar a vacina contra a gripe.
Actualmente, tenho 31 anos, e acho que a minha médica tinha razão porque desde que tomo a vacina contra gripe é comum ter constipações e só costumo ter uma ou outra gripezita, mas nada que se compare com as que costumava ter.
Por tudo isto, acho que a vacina é uma forma de prevenção muito eficaz.
Parabéns, a toda a equipa, pelo vosso programa que nos ajuda a ser uma SOCIEDADE CIVIL mais eficaz.