quinta-feira, novembro 22

ALIMENTOS QUE PROVOCAM ALERGIAS

Uma em cada quatro crianças sofre de alergias, e os alimentos mais alergénios são leite de vaca, ovo, peixe, marisco e amendoim.
Na Europa as doenças alérgicas são a doença crónica mais frequente nas crianças e a sua prevalência continua a aumentar. Mas não se pense que surgem apenas na infância. A intolerância e reacções alérgicas alimentares podem surgir em qualquer altura da vida, mesmo sem episódios anteriores. Aparentemente, a genética familiar associada ao factor ambiental – sobretudo poluição – poderão contribuir para uma maior susceptibilidade para desenvolver alergias.
E como os alimentos não nos chegam livres de produtos químicos, as alergias associadas a pesticidas ou antibióticos dados ao gado tendem a aumentar.
Numa época em que o frio favorece ao aumento da ingestão de calorias, leia-se alimentos, explicamos-lhe tudo o que precisa saber sobre alergias e como proteger-se.

37 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Sociedade Civil disse...

Caro anonimo,
este é um forum de discussão séria.
o tema de hoje diz respeito à saúde de todos nós. agradecemos que as questões tenham unicamente a ver com a temática.
Saudações civis.

Anónimo disse...

bom dia,
gostaria de ver elucidada a questão das alergias relacionadas com os produtos biológicos: são mais seguros? Obrigado
Carlos Luis



( sinto que as pessoas que perdem tempo a inundar estes foruns com coisas desinteressantes, são as mesmas que fazem chamadas falsas para o INEM...)

Anónimo disse...

olá, chamo-me Cátia e a minha avó sofreu de uma alergia (?) que ela chamava de favismo... isto existe? posso também ser alergica?
Cátia

Anónimo disse...

bons dias; hoje vou ver com atenção já que estou em final de gravidez.... gostaria que falassem das grávidas e dos bebés... corremos riscos se tivermos uma alergia só detectada durante/final da gestação? tenho receio de comer algumas coisas a que possa ser alergica ser saber
obrigada
Cristina ( e Ana ;-) )

Anónimo disse...

"os alimentos mais alergénios são leite de vaca, ovo, peixe, marisco "


Não é de admirar que a grande maioria das alergias tenha a ver com "produtos" de origem animal... por exemplo, por aquilo que se diz logo abaixo.



"Aparentemente, a genética familiar associada ao factor ambiental – sobretudo poluição – poderão contribuir para uma maior susceptibilidade para desenvolver alergias.
E como os alimentos não nos chegam livres de produtos químicos, as alergias associadas a pesticidas ou antibióticos dados ao gado tendem a aumentar."


100% de acordo. Hoje em dia a fonte da grande maioria (Se não quase todos) os problemas de saúde, sejam eles quais forem, tem a ver com o péssimo ambiente artificial e poluido em que vivemos especialmente nas cidades, e com o tipo de "alimentação" que se tem, como o de comer coisas de origem animal, doces, alimentos muito processados e químicos, etc.


Quanto mais vegetal, natural, sem químicos e menos processado for a alimentação, melhor.

Anónimo disse...

"gostaria de ver elucidada a questão das alergias relacionadas com os produtos biológicos: são mais seguros? Obrigado
Carlos Luis"


Se uma pessoa for alérgica a um determinado vegetal especifico (ex: favas), ser biológico ou não pode ser irrelevante. Caso não seja essa a questão, então SEM DÚVIDA ALGUMA que alimentos biológicos são 1000 vezes melhores para a saúde e ambiente, em todos os aspectos. Basta pensar que alimentos "convencionais" são cheios de químicos, e os biológicos NÃO, são normalmente 100% naturais, como deveria ser.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
lady_blogger disse...

Relativamente à Cristina que na sua postagem refere estar grávida, penso que seria igualmente importante saber se um feto poderá ser alérgico a algum alimento, muito embora a mãe não seja.

CC

Maria Mendes

Anónimo disse...

Cara comentadora (nao sei o sei nome),

Leite não é um alimento completo.

Leite de animal FAZ MAL à saúde, por vários motivos, incluindo por ter proteina animal, estar cheio de quimicos sintéticos, contaminantes, etc etc.

Bom leite só leite materno.

Anónimo disse...

Boa Tarde
Eu gostava imenso de leite e consumia bastante. Um dia estava numa conferência acerca destes temas e como estava com uma alergia um dos palestrantes disse-me para fazer uma experiência e não consumir leite nem derivados durante uma semana. Eu fiz e comecei logo a notar diferenças. Não consumo leite de vaca desde 2004 (por vezes queijo de ovelha, cabra ou mistura) e posso dizer que o meu organismo mudou para melhor. Já não passo a Primevera e o Outono agarrada ao lenço de papel e voltei a respirar pelo nariz (o que tinha muita dificuldade...)

Bom Programa

Anónimo disse...

Boa tarde,

Desde já os meus parabéns pelo Vosso programa.
Gostaria de saber o que se deve fazer quando se desconfia ter uma intolerância alimentar.

No meu caso, sempre que consumo alimentos com glutem (trigo e afins) fico com muita retenção de liquidos e muitos disturbios intestinais.

Obrigado.

Jorge Simão

Anónimo disse...

"fazer uma experiência e não consumir leite nem derivados durante uma semana. Eu fiz e comecei logo a notar diferenças."


Isso é normal e existem muitos casos desses, uma pessoa sente logo melhorias para melhor, pois ao contrário do que se pensa e do que aquela senhora disse no programa, leite é um alimento de baixa qualidade, não necessário para humanos. Leite de animais foi biologicamente concebido APENAS para o animal em questão e por isso não é aconselhado para outros animais:

Exemplo: leite de vaca para bezerros, leite de cabra para cabritos, etc.


Os lobbies dos lacticínios, como é normal mas imoral, também manipulam e mentem muito acerca das propriedades desses "alimentos", como dizer que leite previne a osteoporose quando é FALSO e aumenta isso sim, o risco de isso acontecer, pois apesar de o leite ter cálcio, este é mal absorvido e a proteina do leite e o seu PH retiram mais cálcio dos ossos do que aquele que repõe.

Não consuma leite de (outros) animais.

Anónimo disse...

gostaria de ser elucidada quanto à alergia ao níquel.
Carla mendes

Anónimo disse...

Como funciona aquela "alergia" acerca de uma pessoa não poder consumir qualquer tipo de proteina (animal e vegetal), e estando assim restricto a uma quantidade pequena de alimentos, tendo mesmo de ter alimentos "especiais" sem proteina.

Para além do mais, como é que essas pessoas obtêm ou compensam a proteina, já que não a podem consumir ?

Anónimo disse...

Já se percebeu porque é que uma das comentadoras do programa falou tão bem do leite (apesar de este fazer mal)... trabalha para uma empresa que vende esses produtos... ou seja, nesse aspecto imparcialidade = zero.

Unknown disse...

Boa tarde.
A minha dúvida resume-se apenas a saber se as alergias sao apenas provocadas por alimentos ingeridos ou se simplesmente estando em contacto com determinados cheiros, no meu caso o mentol, se há a possibilidade de provocar uma reacçao alergica.
bom programa

Emanuel Faria disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Emanuel Faria disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Emanuel Faria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Cara fernanda,

Desculpe não ter explicado melhor o caso, mas não me lembro de mais detalhes, mas dando um exemplo, conheço uma rapariga de cerca de 20 anos, que tem um problema grave de alimentação, pois ela tem um tipo de "alergia" ou problema fisiológico que lhe impede que ela possa ingerir qualquer produto que contenha proteinas (ou seja, a grande maioria dos alimentos), só pode comer alimentos sem proteinas ou alimentos especiais que sao feitos numa fábrica mesmo de proposito para este tipo de casos.

Este caso foi notícia há cerca de 2 anos, e existem mais exemplos. não me lembro do nome da doença/alergia, só me lembro disto.

A questão é, como é que estas pessoas compensam a proteina que não conseguem ingerir.

obrigado

Anónimo disse...

Sofro de dermatite seborreica, que é activada por determinados alimentos como o leite e derivados.
Poderemos falar em intolerância à lactose? Como saberei?

Emanuel Faria disse...

muito boa tarde!

o meu nome é Emanuel Faria, tenho um filho com 5 meses e frequenta a creche desde os 3 meses, passou a consumir cremes ou sopas a partir dos 4 meses, e desde logo passou a bolsar muito com um cheiro intesso a "fecula de batata", ora eu como sou chefe de cozinha em casa faço as sopas/creme com menor batata possivél e ja não bolsava com o tal cheiro a batata, na Creche verifiquei que as sopas eram feitas maioritariamente com batata, essa situação já foi corrigida com a diminuiçãp da quant. de batata e parou de bolsar. podera o meu filho ter feito uma intolerancia a batata por excesso? Obrigado e parabéns pelo programa

Sociedade Civil disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Boa tarde:

Em qualquer altura do ano tenho sintomas de renite sem razão aparente: espirros, pingo no nariz, dores de cabeça,etc...
Pergunta: Estes sintomas podem ser provocados por uma alergia a um alimento e não à renite?

Ana Silva, Lisboa

Obrigado

Unknown disse...

olá de novo.
Outra dúvida.. Será proveitoso para os doentes alergicos terem sempre consigo uma EPIPEN ou demasiado exagerado? as vacinas contra alergias sao eficazes ou apenas reduzem a sensibilidade?

Anónimo disse...

Olá
Aos 3 meses, diagnosticaram-me alergia ás proteínas do leite de vaca, no nível mais elevado. Fiz vários exames e continuei sempre com esta alergia.
Entretanto fui substituindo um leite especial à base de soja comprado na farmácia pela bebida de soja. Neste momento tenho 17 anos, estatura baixa (1.68 m).Será que o crescimento terá sido influenciado pela falta do leite?

Hoje em dia já consigo ingerir alguns alimentos assim como as natas e os gelados.
Será que é possivel a alergia passar?Estado na área das ciências, pelo que tenho estudado penso que as alergias genéticas mantêm-se durante toda a vida.

Já agora gostava também de saber se existe algum leite para pessoas com este tipo de alergia às proteínas do leite de vaca?


Um abraço

Anónimo disse...

antes de mais, parabéns por este programa e pelo tema de hoje.

gostaria de saber se a medicina ortomolecular está relacionada com este tema, ou seja, se é verdade que nos é feito um exame exaustivo sobre alergias/intolerancias provocadas por alimentos ou nutrientes e ao direccionarmos a dieta, "fugindo" daquilo que nos poderá ser prejudicial (caso a caso), é possível, por exemplo, emagrecer ou manter o peso mais facilmente.


mariana

Anónimo disse...

boa tarde

imagine esta cena

estou a frente de um monte de cereais

estou contente que encontro algo sem proteina de leite

e na ultima frase encontro: pode conter vestigios de leite

pode imaginar a vontade que eu tenho de ............

tenho uma filha de 15 anos que há 15 anos tem alergia à proteina do leite

anabela domin«gos

Anónimo disse...

"Neste momento tenho 17 anos, estatura baixa (1.68 m).Será que o crescimento terá sido influenciado pela falta do leite?"


É provável que tenha essa estatura por causas genéticas ou por má alimentação no geral. Não tem a ver com leite de vaca, pois se este não é bom para fornecer cálcio (ler acima) e fornece poucos nutrientes, não faz sentido essa dúvida.

Ricardo disse...

"má alimentação no geral"
Sempre tive uma alimentação bastante diversificada e saúdavel.
Já agora penso que não fui suficientemente explicito. Hoje em dia já consigo consumir a maioria dos alimentos que contêm leite ainda que em pouca quantidade.
A minha dúvida era mesmo se é possivel que esta alergia tenha passado

Obrigado

Anónimo disse...

Falsidades que são precisas desmistificar.
O que a comentadora da confagri disse:


1 "Leite animal é o alimento mais completo que existe"

FALSO: é um dos mitos mais comuns que é dito e que nada tem a ver com a realidade. O leite materno é que é o alimento mais completo para o ser humano, mas biológicamente SÓ serve para bebes. O leite de vaca NÃO É o mais completo para humanos, é-o APENAS para os bezerros.



2 "o leite é fundamental para o corpo humano"

FALSO: O ser humano pode viver sem qualquer problema sem leite de origem animal, de facto há milhões que o fazem e têm melhor saúde, basta ler alguns comentários de pessoas que o afirmam neste blog.



3 "leite é o produto natural que mais calcio tem"

FALSO: há alimentos de origem vegetal que têm mais cálcio que o leite de vaca, como a couve entre outros, cujo calcio é mais FACILMENTE absorvido que o calcio do leite, por motivos que tem a ver com a constituição total do alimento em si.


É incrivel tanta DESINFORMAÇÃO, seja por falta de informação ou por lobbies.

Anónimo disse...

"É provável que tenha essa estatura por causas genéticas ou por má alimentação no geral. Não tem a ver com leite de vaca, pois se este não é bom para fornecer cálcio (ler acima) e fornece poucos nutrientes, não faz sentido essa dúvida."

Caro Vegan: isso n será um qto ou tanto falso? Pq que é que nunca se ouviu nenhum médico, nutricionista a por em causa as qualidades do leite?
N estará a ter um discurso exagerado e radical para assustar as pessoas só para se virarem para o seu estilo de vida (vegetarianismo)?
È que a meu ver, tudo q seja alimento de origem animal, vc diz smp q faz mais mal que bem, k o que se diz sao só mitos, que ha estudos e tal, mas o que é certo é que na tv n se vê nenhum medico, nutricionista a dizer que p.exe.: o leite de vaca faz mais mal que bem.. e usar os relatos de pessoas que teem alergia à lactose e transformar isso co um alimento perigoso para todos é um qto ou nada tomado em exagero. É da mm maneira que dizer alguem k é alergico às favas e dpx dizer q está provado que as favas fazem mal a todos!..
Co em tudo à excessoes n é verdade?

N quis ofende-lo! So quis levantar duvidas ao que tem dito e ficar esclarecido c verdades e n c falsas verdades!

Anónimo disse...

"isso n será um qto ou tanto falso? Pq que é que nunca se ouviu nenhum médico, nutricionista a por em causa as qualidades do leite?"



É porque nunca falou com os médicos / nutricionistas certos, a maioria dos nutricionistas e especialmente médicos, tem a falsa informação que produtos animais fazem bem e pior ainda, são necessários porque senão senão morremos, o que é mais do que falso.

Procure por nutricionistas BEM INFORMADOS que vai ver que lhe dizem o mesmo. Procure também estudos acerca dos maleficios do leite, que os há.

Nada disto se trata de "radicalismos" ou que parvoice seja, mas sim de FACTOS. Pesquise bem que vai descobrir.


Pode começar a pesquisar por aqui, e depois procure por um estudo pela universidade de Harvard feito ao longo de muitos anos em centenas de pessoas que comprova que LEITE PROVOCA OSTEOPOROSE :-P

www.notmilk.com
www.milksucks.com

Anónimo disse...

Leite de vaca

O leite de vaca é um fluído insalubre, que contém uma gama ampla de substâncias inconvenientes. O seu consumo prolongado tem um efeito comulativo prejudicial.
Com 59 hormonas activas, vários alérgenos, gordura e colesterol, a maior parte produzida mostra ainda quantidades mensuráveis de herbicidas, pesticidas, dioxinas (até 2.200 vezes o nível aceitável), até 52 antibióticos poderosos, sangue, pus, fezes, bactérias e vírus. Pode conter resíduos de tudo o que a vaca come. Inclusive coisas como restos radiativos de testes nucleares.

http://www.centrovegetariano.org/Article-10-Leite%2Bde%2Bvaca.html


-----------


Sabor do leite tem 21 "defeitos" imperceptíveis
Fraudes no LEITE podem incluir urina de vaca, soda cáustica, água oxigenada, cloro e formol:

http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI2025996-EI306,00.html

------------

Você Bebe Leite? 28 Coisas que Você Deveria Saber
Um pequeno clip sobre a questão da produção de leite, lacticínios e suas conseqüências:

http://youtube.com/watch?v=D2J6phADJvY


---------

http://www.notmilk.com/deb/030799.html
(Artigo sobre o estudo das 78,000 enfermeiras)

http://www.notmilk.com/deb/092098.html
(Sobre cálcio e doenças dos ossos)

http://www.notmilk.com/badbones.html
(Sobre doenças dos ossos)

http://www.notmilk.com/bonehead.txt
(Sobre doenças dos ossos)