terça-feira, maio 13

Fátima : milagre ou "fenómeno"?

A 13 de Outubro de 1917, cerca de 70 mil pessoas assistiram a um fenómeno que ainda hoje divide a igreja e os adeptos da teoria dos OVNI.
Para uns, o milagre do Sol teve intervenção divina. Outros afiançam que se tratou de um fenómeno espacial que a ciencia actual já consegue explicar.
No dia em que culminam as grandes peregrinações anuais a Fátima, vamos saber se a teoria OVNI é um sacrilégio ou se pode ter algum fundo de verdade, colocando frente a frente defensores e detractores desta teoria.

Convidados:
Manuel Domingos - Neuropsicólogo
Padre Jacinto Farias - Teólogo
Rui Agostinho - Astrónomo e Director do Observatório Astronómico de Lisboa

51 comentários:

Unknown disse...

O suposto "milagre" é um ultraje, uma heresia, demonstra o baixo nível intelectual que tem a população portuguesa, pois em alguns escalões etários a "crenca" é enorme...é uma forma de condicionar "massas", de condicionar a mente humana e de sacar dinheiro de forma quase legal.

A irmã Lúcia, como ser humano era uma "iletrada", era o espelho das políticas do Estado Novo, que até
hoje tem reflexos; coitadinha da senhora que foi usada, não merecia o peso que teve durante a sua vida.

A esperança é daqui a 20 ou 30 anos o nível intelectual da população estar mais elevado, e a renovação da população efectua de forma natural, aí vão acabar os mitos de vez.

Unknown disse...

Fernanda queria dizer-lhe que não concordo em a sua questão ter apenas as duas opções referidas de resposta.

Acho que deveria ter como opção a resposta de que foi um fenómeno metereológico.

Anónimo disse...

Em primeiro lugar, parabéns pelo excelente programa, um oásis de verdadeira discussão e debate no meio audiovisual. Segundo o que li, e já li muita coisa sobre o fenómeno de Fátima, a ideia de alucinação de massas, quanto ao milagre do Sol, estará posta de parte uma vez que, num raio de dezenas de quilómetros à volta da Cova da Iria, várias pessoas testemunharam o mesmo fenómeno, que acredito ser uma manifestação interior e não física, e até há relatos de outras testemunhas em países tão remotos como a Polónia. Quanto às crianças, acho surpreendente que, perante a dureza dos interrogatórios e das acusações da própria família, tenham permanecido firmes até a hora da morte, não deixando de dar o seu testemunho e falar do sucedido mesmo diante de dores agonizantes, como Jacinta e Francisco, vítimas da Gripe espanhola. Quanto à ideia que a Igreja promoveu o fenómeno, basta ir aos registos dos inquéritos e verificar que houve uma forte resistência e até ridicularizarão do mesmo por parte de muitos clérigos; o fenómeno impôs-se à Igreja, como diria o Cardeal Cerejeira. Mais uma vez parabéns!

João Matos - Madeira

José Maria Afonso disse...

Na Altura Do Alem Só Se Via Deus,
Simples Pastores Na Infancia
Em Fátima No Inicio Do Seculo
Sem Nunca Terem Tido Outro Exemplo
Ou Sequer Saber Da Sua Existencia
E Toda A Gente Que Viu A Aparicao
E Á Dois Mil Anos Tambem Nao Sabiao
E Agora Podem Ter A Certeza Que Os Nossos Irmaos Sao Extraterrestres

Guida disse...

Sigo o programa com interesse.A minha avó assistiu ao "milagre" do 13 de Outubro.Lembro-me de a ouvir contar que o sol dançou. Tenho pena de não ter feito mais perguntas...
Milagre ou ovnis, algo se passou de facto ali naquela terra. E isso é mais do que justificação para se falar do assunto.
O que até agora não fez sentido nesta história é a alusão ´à "conversão da Rússia".Alguem quer comentar?

Unknown disse...

OVNIS na Terra, só mesmo quando vir um a aterrar ao meu lado...e as ditas criaturinhas a descer da Nave pelas escadas, como nós quando desembarcamos de um avião.

Para mim são todos fenómenos metereológicos.

lady_blogger disse...

Cada um acredita no que quiser. Eu cá sou como S. Tomé, tenho de ver para crer, porém não cometo a heresia de afirmar tratar-se de um Objecto Voador Não Identificado.
Se foram 70 mil os espectadores de tal fenómeno, também nos deixa a pensar que dificilmente todos eles ficcionassem aquele acontecimento. Mas essa de ser um OVNI parece gozação, só se fosse algum ser de outro planeta a tentar manipular os portugueses que eram humildes e ferrenhos religiosos, e bastante ingénuos naquela altura.
Um OVNI talvez não tenha sido, mas uma sessão de hipnotismo bem sucedida talvez. Ou quem sabe foi mesmo uma aparição, um milagre...

CC

Maria Mendes

Unknown disse...

Guida, eu hoje já vi dançar a atmosfera, já choveu e agora já está sol...talvez tenha sido milagre.

HP disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
HP disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Pois o Sr Dr não estava alcolizado, nem drogado, mas nessa altura já usava óculos Sr Dr, não terá sido ilusão de óptica? Ora procure a resposta aí, se calhar vai encontrá-la.

HP disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
AP disse...

os primeiros dois comentários de j revelam uma ignorançia total do que aconteceu!!! Estas pessoas mostram k preferem o preconceito, ideias predefinidas(fanatismo) e a ignorançia acima da razão!! pois no máximo dizia que não sabia o que aconteceu, pois ninguem pode dizer mais com os factos sabidos!! e o que se sabe é que não estavam 70 mil pessoas por acaso ali inclusive ateus , axo k não havia serviço de meterologia para os avisar que o sol ia dançar como dizia no jornal maçonico "oseculo". E os 3 pastorinhos também não tiraram nenhum curso de meterologia!!!

Deragnu disse...

.

Meu Deus, meu Deus. Como gostaria que Deus com o poder que muitos dizem ter, efectivamente existisse.

Decorria o ano de 1975/76, e a minha família na altura, a “mando” da minha madrasta que já mudou de religião várias vezes, entretanto, dizia vamos à Ladeira do Pinheiro, Nossa Senhora vai aparecer, etc…..

Bom, chegados lá, e a determinada altura a comando da voz da Maria da Conceição, passámos colectivamente a olhar para o Céu. Ora experimentem olhar para as nuvens evejam o que aguentam. Lá tentei já me dói-a os olhos, mas forçadamente tinha de continuar a olhar, bastou o sol espreitar a trás de uma nuvem e foi o caos, tudo a gritar. Passou uma pomba, tudo a gritar, sabem que mais, compreendo e aceito pessoalmente a doutrina de Cristo, e seria tão bom que houvesse castigo de Deus, eu repito seria tão bom, tão justo esse castigo, mas o problema é outro. Se imaginasse a sede que passei e afome já passava, portanto a fraqueza minha e de outros, era real, isso sim era real.

Porquê então nos dias de hoje nada acontece? Eu respondo, hoje já se vende garrafas de água por todo o lado e a fome, e o trabalho violento havendo, porque há já não é tão generalizado.

Ignorância, é outro problema.

Tenham paciência, é só mais uma treta, até a própria Igreja andou anos para aceitar, mesmo sabendo que a situação era uma potencial “mina de ouro”.

Um abraço e vamos dançar, para ser felizes, e por favor, não olhar mais do que segundos para o céu fixamente.

Anttónio

Republicanas quase Desconhecidas disse...

Eu não disse que foi o regime republicano e a igreja que fizeram Fátima, como me atribuiram. O que eu disse é que foi o regime político do Estado Novo com a ajuda da Igreja que fizeram a Fátima 2. A Fátima 2 é a das Memórias de Lúcia e a que lá está. A Fátima 1, a de 1917, é ovnilógica, nada tem a ver com regimes nem com a Igreja. A igreja só tomou conta de Fátima a partir de 1920. O regime republicano nunca aceitou Fátima.

Unknown disse...

trust, vou deixá-lo sem resposta, a fanáticos religiosos não respondo...respondo com o silêncio.

Marta disse...

Na minha opinião, acreditando que Deus existe (e sei que é verdade, pois já o vi na minha vida), acredito também que tem poder ilimitado e pode tudo.
Logo, este Deus tem poder para isso e para muito mais...

José Maria Afonso disse...

Se As Pessoas Viram Um Objecto Estranho Ou Luzes Em Fatima Sem Desconhecer, A Certa Existencia Dos E.T. Que RAIO É Que As Pessoas Vao Dizer? É OBVIO que Vao Dizer Que Foi Deus, Agora Como Pode A Religiao Ainda Ter Tanta Importancia? Para Nós Tem Porque Fomos O Principal Impulsionador De Uma Delas, Mas Foi Honrosa Mesmo Assim, Pois Semeamos A Paz.
Se A Terra É Habitada E O Espaco É O Imenso Desconhecido É LOGICO QUE NAO SOMOS OS ÚNICOS E Esta É A Verdade Do Mundo.

lady_blogger disse...

Não tenho conhecimentos suficientes para afirmar que era o sol a dançar, mas todos sabemos que naquela altura foi o que aqueles populares parece terem visto. Mas estaria o sol até encoberto, e terá surgido uma aparição do nada parecida com o sol, ou terão todos andado a comer medronhos...?

CC

Maria Mendes

Unknown disse...

marta você é uma sortuda, ainda bem para você que encontrou Deus ou que Deus a encontrou...ainda bem que você está bem (digo isto sem qualquer tipo de hipocrisia), só tenho pena que Deus ainda não tenha chegado África, só para dar um exemplo, provávelmente ainda não descobriu o caminho para lá, mas é bom que se despache pois o tempo urge..

Unknown disse...

Mas quem escreveu o livro da irmã Lúcia? Foi a senhora pelo próprio punho, ou foi alguém da Cúria que o escreveu?

José Maria Afonso disse...

Eu Explico:
Em 1410 É Um Monstro Do Mar!Fujam
Em 1910 HA! É Deus
Agora Já Teem Antenas, Porque?
Porque Veem Filmes.
O Extraterrestre É A Única Verdade

Anónimo disse...

Como é que alguém pode achar que a estrela SOL se mexeu naquele dia?

O planeta tinha ficado completamente queimado! é obvio e cientificamente comprovado que o Sol NÃO se mexeu.

Agora se não foi o Sol o que foi?
Alguém a hipnotizar 70mil pessoas? Parabéns! Tb quero tirar esse curso! lol É quase tão ridículo como o astro a mexer-se.

OVNIs? E porque não? Na imensidão do Universo estaremos sós? Quais são as provabilidades disso ser verdade? E se estamos sós, porque manda a NASA mensagens para o espaço à décadas?
Pensem um bocadinho...


E para tirar as dúvidas a todos os crentes e descrentes: Que tal irem ler os livros e as investigações feitas? Assim já tinham do que falar.

Deragnu disse...

Recentes noticias.


Myanmar 40 mil mortos (a subir)30 mil desaparecidos.

China - 10 mil a subir.

O que estas pessoas, tantas crianças e bebés fizeram de mal, para merecerem tal destino?

Lamento, mas irei a uma igreja, meditar, fui habituado e sinto-me bem, mas sei conscientemente que... ()

Anttónio

lady_blogger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
AP disse...

J, uma pessoa é fanática quando nega o que é evidente, mas só queria dizer que é uma pena que já tenhas ofendido a irmã Luçia,e agora xamas me fanático. Bem é a fé dos ateus!!!

lady_blogger disse...

Se o sol tivesse "dançado", isso reflectir-se-ia noutros pontos do planeta, não seriam só aquelas 70 mil pessoas a verem tal fenómeno.

CC

Maria Mendes

José Maria Afonso disse...

E Já Agora A Nossa Religiao
É A Monarquia E Se Bem Se Lembram
Neste Momento O Seu Deus Esta Ausente

Deragnu disse...

Quem é que garante 70 mil pessoas, naquele tempo? Trabalhava-se, e duro, não acredito. Oftalmologia? nem hoje temos acesso, nem dinheiro 125 Euros por consulta. Coitado é de quem sofre e se agarra a tudo para sobreviver.

Realmente as duas hipóteses, são parcas.

Anttónio

Unknown disse...

António, esses desgraçados fizeram uma escolha errada, optaram pelo fenómeno metereológico, deveriam ter aberto os corações a Deus, ou à Senhora de Fátima, se isso tivesse acontecido provavelmente o Tremor de Terra ou o Tufão não teriam apetecido. Têm que se curvar, dizer que são pecadores e auto-mutilarem-se, aí serão dignos, você não acha?

ninokaOmocho disse...

Não sou crente. Não acredito em milagres. Acredito que a ciência AINDA não consegue explicar tudo.

Quanto a Fátima, lamento que o inquérito apenas tenha estas duas hipóteses de resposta...então e "a força de querer ver"? o "rei vai nu" ao contrário? o desgaste/fome/cansaço dos que viram? a pressão de grupo?

Não duvido que exista vida fora do nosso planeta, e acredito que este possa ter sido um caso de manifestação da mesma (apesar de não perceber o que os nossos possiveis "visitantes" quereriam fazer ao visitar o local, que na altura não teria grande interesse).

No fundo acredito que "o querer tem muita força", como já dizia a minha avó .

Irina


p.s- Já agora, parabéns pelo excelente programa, cujos temas são sempre interessantíssimos.

A. SILVA disse...

PORQUE SERÁ, QUE ESTE TIPO DE MANIFESTAÇÕES, TENDEM A RAREAR, CONFORME O AVANÇO TECNOLÓGICO, O AVANÇO CULTURAL DA SOCIEDADE?

Unknown disse...

Senhor Padre, realmente a Igreja Católica deveria confiar mais nos testemunhos das crianças, do que confiar nos pedófilos que estão por toda a hierarquia da igreja, de alto a baixo.

Umas no cravo e outras na ferradura, é o que são as palavras do senhor padre.

José Maria Afonso disse...

Srs Padres, Nem Deus Nem Diabo, Penso Que Voces Fazem Bem O Que Fazem, Mas Ao Fim Ao Cabo É Só Uma Questao De Tempo Ate Que As Consciencias Mudem.
Paz Sempre Mas Nao Com A Religiao

Anónimo disse...

António, quem garante 70mil pessoas? Os diversos jornais da época que lá estavam.
Agora, se não quiserem acreditar nos testemunhos deixados por essas pessoas, de ambos os sexos, diversas idades e diversos níveis de educação, então não acreditem. Mas se esse for o caso, então porque acreditar nas 3 crianças? Ou se acredita em todos os que lá estiveram ou em ninguém.

J: Aceito o seu lado religioso. Também eu sou católica praticante, mas não sou irracional nem acredito em tudo o que a Igreja diz só porque eles o afirmam. Deus deu-nos o livre arbítrio e a capacidade de pensar. Usemo-la!

Guto disse...

Veja-se o seguinte
se alguém afirmar em público que Fátima é um fenómeno extra-terrestre , teremos cerca de 2 milhões de pessoas a dizer que somos loucos.
A Igreja , tal como a política consiste num movimento cujo o principio é levar as pessoas a acreditar em algo, o que nem implica que nem sempre estejam correctos. Galileu é prova disso para a Igreja , Salazar é prova disso para a politica
O certo é que nem a Igreja sabe o que se passou.
Pergunto se não acham estranho que muitas dias antes tenham vindo noticias em jornais com grandes tiragens,de que algo revelador se ria passar. Parece que afinal não foi só um milagre mas dois, pois que fez essas previsões também faz parte desses milagres.
Até 2003 quando eu contava à minha avó com 84 anos, que alguém já teria ido à Lua ela ria-se e dizia-me que na escola
"só te ensinam porcarias"
Tudo o que homem e a ciência não consegue explicar é um milagre, esse o o principio que nos tem regido ao longo dos tempos.
Mas o que a Igreja ? - simplesmente homens - com tantos defeitos como o simples comum dos mortais.

A. SILVA disse...

MEUS SENHORES OS SISMOS, TUFÕES, CICLONES, ETC., ETC., SÃO MANIFESTAÇÕES DE IMPERFEIÇÃO DESTE PLANETA, NÃO ESTAVAM A ESPERA QUE O PLANETA FOSSE PERFEITO, POIS NÃO? AS MORTES SÃO UMA CONSEQUÊNCIA DESSAS IMPERFEIÇÕES, AO CONTRARIO SERIA UM PARAÍSO CRIADO POR UM DEUS, A SUA IMAGEM E SEMELHANÇA, PENSO EU QUE JÁ VAI SENDO ALTURA DAS PESSOAS COMEÇAREM A ACEITAR QUE ESTÃO DE PASSAGEM, PARA CUMPRIR UM CICLO, (NASCEM, CRESCEM, PROCRIAM, E MORREM), É TÃO SIMPLES, PORQUE COMPLICAREM, ACEITEM, POR MUITO QUE ESTREBUCHEM NÃO VÃO MUDAR.

Deragnu disse...

Compreendi a ironia.
j - A questão é que ainda hoje no nosso dia a dia, existe essa forma de estar e ser, e até me parece estar a crescer, ou seja, a falsidade, a extorsão fisica e mental, as tretas constantes, e a falta de solidáriedade, e decência. Este género de gente está a ocupar lugares em Juntas de Freguesia e Institutos, etc...
Um dia ainda dirão que tomaram determinada atitude porque ouviram uma voz....a questão de base é a injustiça que alastra e deveria ter recuado, a cidadania posta em prática. Temos uma sociedade doente e ~torno a dizer que identifico-me com a doutrina de Cristo, que no fundo foi beber à Hindu.
A relegião pode ser importante, mas consciente, virada para o próximo, não para o seu próprio umbigo, como fazem a maior parte das pessoas.

Anttónio

Unknown disse...

Obviamente que "um disco de prata fosca", como disseram as testemunhas de 1917 (que estavam lá e nós não) ou "disco metálico como de prata" como vem escrito já a 20 de Outubro de 1917 no jornal "Beira Baixa", que só a periferia do objecto girava (como viu um professor da Univ de Coimbra), só podia ser um OVNI, à luz dos conhecimentos actuais. Aceitar que foi o Sol demonstra o atraso da nossa civilização.

José Maria Afonso disse...

Tem Toda A Razao Sr. Padre Mas O Homem No eu Corpo E No Seu Espirito Tambem Nao Sao Perfeitos
E Pelos Vistos Os EXTRATERRESTRES Tambem Nao O Sao.

A. SILVA disse...

PORQUE É QUE AS PESSOAS NÃO ACEITAM SIMPLESMENTE QUE DEPOIS DE MORREREM DESAPARECEM SIMPLESMENTE?
PORQUE É QUE QUEREM A TODA FORÇA QUE EXISTA UM PARAÍSO DEPOIS DA MORTE (SÓ PARA OS SERES HUMANOS, PARA OS INSECTOS REPTEIS, E RESTANTES SERES, NÉPIAS)?
QUEM ME GARANTE QUE A OUTRA VIDA JÁ NÃO A TENHAM TRANSFORMADO NO MESMO ESGOTO QUE É ESTA?
A MIM NÃO ME PREOCUPA ABSOLUTAMENTE NADA PARA AONDE VOU DEPOIS DE MORRER, PREOCUPA-ME É NESTA VIDA OS DESMANDOS DESTE GOVERNO, QUE ME EXPLORA ATÉ AO TUTANO E NÃO HAJA UM DEUS QUE PONHA UM TRAVÃO NISSO.
PORQUE TANTA PREOCUPAÇÃO COM A OUTRA VIDA, QUANDO MAL VIVERAM ESTA?

Guto disse...

Acredito que exista um Ser superior, que criou o nosso "nosso" Universo tal como o conhecemos.
Contudo não podemos ser egocêntricos ao ponto de afirmar-mos que estamos sozinhos num Universo do qual nem uma infinitésima conhecemos.

Quando era pequenino frequentei uma colégio interno onde ia à missa todos os dias , e no qual presenciei que afinal as pessoas que "trabalham próximas" com Deus não são assim tão boas como as pintam.

Uma coisa é certa , o que se passou é Fátima poderá ter sido inexplicável para o comum dos mortais naquela altura, mas nos dias em vivo tenho a certeza que Fátima é um shopping comercial com o carimbo da Igreja onde em nome da fé se facturam milhões de euros.
Fui lá várias vezes e presenciei muitos ougados vendendo velas, bonés , copinhos e quitelharias, como se isso me aproximasse de Deus.
E alguém me conteste se estiver errado

"sushinami" disse...

Bom, após ler alguns dos comentários aqui publicados (especialmente os do Sr. J), penso que devo perguntar:

- Como se pode ser tão intolerante?

Acreditar ou não acreditar, isso é algo que vem da pessoa que interpreta o acontecimento; eu, se acredito no milagre de Fátima, sou Fanática? Não se deve colocar todas as pessoas que acreditam, no mesmo "saco", nem todas as que não acreditam noutro "saco"... cada pessoa é uma pessoa; se ela é fanática ou não, isso depende das acções que toma perante uma crença!
Eu acredito que, hoje em dia, há muita gente que perde por ser extremamente céptica. A ciência e a religião podem e devem ser parte de um todo. Se existem pessoas maldosas que ousam usar o nome de Deus para justificar as suas acções doentias, isso não significa que todos aqueles que acreditam em Deus sejam iguais a ele. Também, da mesma forma, se uma pessoa não acredita em Deus, não precisa de tomar uma posição totalmente fria e intoletante acerca destes assuntos!

(Ps.: Sr. J; já agora, porque culpa Deus das desgraças que acontecem em África, e não se lembra que existem pessoas de poder, que têm dinheiro suficiente para dar de comer a todo o mundo? Na verdade, a humanidade têm os meios para melhorar a vida de milhares de pessoas; infelizmente, esses meios encontram-se fechados nos cofres de pessoas que pensam apenas no seu bem estar.... o que eu quero dizer, é que - as desgraças que acontecem actualmente na sociedade, não podem justificar a "não existência de Deus". Estas desgraças, na sua maioria, nascem da própria sociedade.)

Bem, mudando de assunto,
Quero dar-vos os parabéns pelo excelente programa; vi, e adorei. E é óptimo que haja lugares de reflexão e debate assim!
Eu creio que o milagre de Fátima foi um sinal de Deus, um privilégio para Portugal e para o mundo, e interpreto esse sinal como um aviso à humanidade para que tenha esperança, para que acredite, e para que não ignore os valores humanos. Hoje em dia, lamentavelmente, vejo muita gente que prefere o consumismo e a cultura do egoísmo à reflexão e à luta pelos valores maiores.

Peço desculpa pelo comentário longo...
Um resto de boa semana!
Alexandra G. B. - Palmela

pedrgloria disse...

Boas,
Quero felicitar o comentário de "Guto". É sem dúvida um excelente comentário.
Quero também felicitar a Sra Fina, pelo seu trabalho de investigação. Agradam-me a orientação e as conclusões.

Não acredito na existência de deuses, não tenho religião (se tivesse seria Hindu) e acredito na existência de vida inteligênte noutros planetas.

Em Fátima aconteceu algo, que não foi certamente o Sol a dançar (até porque o céu estava tapado) e que foi muito bem aproveitado pela igreja.

Pedro Glória - Lagos

pedrgloria disse...

Falta referir a "senhora luminosa" e as descrições dos segredos.

A imagem luminosa de uma figura humana, levanta grandes interrogações e associações a relatos ovni.

As descrições dos segredos relatam a ideia das crianças terem "visto" as imagens que descrevem nos segredos.
Permitam-me dizer que são descrições bastante complicadas para crianças daquela idade naquele tempo...

Unknown disse...

Nem milagre nem fenómeno - Fraude!

Unknown disse...

Nem milagre nem fenómeno! Simplesmente fraude!

pedrgloria disse...

Desafio todos os intervenientes a ler (na integra) o artigo nesta página:

http://www.novaera-alvorecer.net/fatima_seus_segredos.htm

Azorean disse...

Boa Tarde

Darkolica. disse...

Olá, boa tarde.
Estive a ver o programa desta tarde, e goste muito da participação do Neuropsicológico Manuel Domingos.
O Sr. Astrónomo e Director do Observatório Astronómico de Lisboa, Rui Agostinho, já tinha visto em outras edições, e é um grande cientista, sabe abordar bem as questões colocadas. Os meus parabéns a eles e a toda a organização do programa.

Boa sorte, e uma boa continuação, porque esta ideia da RTP foi excelente, criar um programa de debate de temas interessantes, e de ver a cima de tudo, que muito importantes na actualidade.

Azorean disse...

(Ups, enviei o comentário sem querer)

Cá vai de novo:

Boa Tarde a todos.

Antes de mais queria dar os meus parabéns à equipa do Sociedade Civil pelo programa no geral e pelo programa de hoje. É uma questão, a da relação Fátima-OVNI, bastante polémica e não dá para abordar o assunto de forma a chegar a uma conclusão segura.

Gostei do que foi dito em estúdio pelos convidados, penso que não assumiram nenhuma posição definitiva, não especulando em demasia. Em relação ás reportagens, acho que o rigor da informação e a ideia transmitida, por exemplo em relação à ovnilogia, foi um pouco preconceituosa e enganadora para quem não conhece o assunto por dentro.

Em relação ao fenómeno de 13 de Outubro de 1917, como disse na reportagem, acho a abordagem ovnilógica pertinente, embora pessoalmente não explore o assunto. Algumas das descrições da época têm muitos pontos em comum com as descrições posteriores de objectos voadores não identificados e fenómenos associados.

Chamo a atenção para o facto de "milagre do sol" não ser um fenómeno exclusivo de Fátima. Por exemplo na reportagem sobre a SPO passou uma filmagem de um "milagre" do Sol ocorrido em 1998, se não estou em erro, na ilha de São Miguel, Açores, durante uma procissão.

Em relação aos comentários, e falando sobre ovnilogia propriamente dita, gostaria de esclarecer alguns pontos.

1º - Fenómeno OVNI, ou fenómeno aéreo nao identificado, não significa nave de origem extraterrestre. Logo, o que ocorreu em Fátima, para a ciência, será sempre um fenómeno aéreo não identificado. Pelo menos no que respeita ao "milagre do Sol". Apesar de ter sido identificado pelas testemunhas, não significa que o seja em absoluto.

2º- Um fenómeno meteorológico não deixa de poder ser associado a fenomenologia aérea anómala. A Ovnilogia deve igualmente estudar esses fenómenos, tentando esclarecer cada fenómeno observado, independentemente da sua natureza.

Bem, não me vou alongar mais.

Cumprimentos de Filipe Gomes
SPO-Sociedade Portuguesa de Ovnilogia
www.spo-ovnilogia.com