quinta-feira, julho 3

Doenças da tiróide afectam 1 milhão de portugueses

Cerca de 10% da população portuguesa tem uma doença associada à tiróide, sendo as mais comuns o hipotiroidismo e o hipertiroidismo.
Segundo a Sociedade Europeia da Tiróide, uma das causas para a elevada prevalência da doença é a pouca informação disponível sobre o tema.
Poucos são os que sabem que a detecção precoce aumenta a taxa de sucesso de cura, por isso é importante que seja vigiado pelo seu médico.
Quanto às causas prováveis das disfunções da tiróide, aponta-se o aumento de stress, exposição a níveis de poluição elevados, tabagismo e infecções virais.
Saiba mais no próximo SC, com os esclarecimentos dos melhores especialistas.

Convidados:

José Leitão, Médico Psiquiatra
João Jácome de Castro, Director do Serviço de Endocrinologia do Hospital Militar Principal
Isabel Jorge de Carvalho, Managing Partner da Global Press

57 comentários:

lady_blogger disse...

Tive recentemente de fazer uns exames para posteriormente ser sumetida a um teste de sono, e entre esses exames fizeram-me um à tiróide. Gostaria de perceber se as doenças da tiróide podem justificar esporádicas apneias de sono?

lady_blogger disse...

Como no meu caso não tenho problemas de tiróide, apontaram como causa provável dessa suposta apneia, um quisto no maxilar de maiores diâmetros seccionados no plano coronal que determina uma obliteração quase total da cavidade antral maxilar.
Já que vão estar médicos no SC de hoje, poderiam eles traduzir em linguagem corrente o que me foi diagnosticado? E esclarecer se isso exige intervenção cirurgica?
Obrigada.

CC

Maria Mendes

LonelySoul disse...

Sou gorda, como pouco e várias vezes ao dia, e tenho problemas de apneia de sono,. Até agora, todos os médicos me falam em problemas de tiróide mas nas análises ao sangue nada se identifica. Que tipo de exames terei que fazer para comprovar esses ditos problemas?

LonelySoul disse...

Vejo sempre o seu pograma e dou os meus parabéns.

Gostava de saber quais os sintomas que nos permitem identificar um problema na tiróide?

Obrigado

Sílvia disse...

Olá,

ouvi falar de hipertiroidismo por ter sido diagnosticada à minha irmã.
Creio que lhe disseram que este tipo de doença faz engordar. Porém a minha irmã está magríssima. Será normal?
Deverá ela seguir algum tipo de tratamento específico? e curar-se?

Atenciosamente,
Sílvia (Fafe)

lurdes disse...

Tive um nódulo há 7 anos após a minha segunda gravidez. A tiroide na altura estava bem. Tenho agora 36 anos. Após um período de stress com taquicardia e risco de enfarte descobriram-me hipertiroidismo. Apesar disto engordei 5 quilos. É normal?

Unknown disse...

Boa tarde!

Estou a tomar Thyrax. Poderia informar-me qual a alimentação mais adequada para o meu caso (distúrbios na glândula tiróide)?

Martinha disse...

Boa Tarde

O fraco consumo de peixe fresco, terá alguma relação directa, com o aumento da probabilidade, do aparecimento desta doença?

lady_blogger disse...

No exame de sangue à tiróide na parte da endocrinologia os resultados estão a meio da tabela, ou seja, estão bem julgo eu...

CC

Maria Mendes

Ricardo Solha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lady_blogger disse...

Isso de se vomitar muito na gravidez, por acaso aconteceu-me, e faltava-me bastante o ar, mas estes sintomas só aconteceram a partir dos 4 meses de gestação.

Quando era criança, os médicos mostravam-se preocupados com nódulos que por vezes me apareciam e desapareciam no pescoço. Nunca deram um diagnóstico concreto. Poderia ter sido um problema de tiróide?

Pode-se ter episódios esporádicos de problemas de tiróide que desapareçam por si só? As doenças da tiróide podem ser reincidentes?

CC

Maria Mendes

OKGIRO disse...

Boa tarde,
Tenho 48 anos, mãe de 3 filhos.De há 1 ano a esta parte engordei 10 kg.Consultei uma endocrinologista/nutricionista que me mandou fazer uma eco á tiroide. O médico q fez a eco disse que tinha 2 quistos de 2 e 3mm e que isso podia estar a influenciar o aumento de peso, contudo a médica disse que não tinha nada a ver e que para emagrecer tinha que .....passar fome!!!
Tb me cai mto cabelo e gostava de saber se de facto tem algo aver com a tiróide.
Grata pela atenção

AnaCristina disse...

Ola, Boa tarde.
Quais são os sintomas da presença de nodulos na tiroide?
Obrigada

AnaCristina disse...

A perda de cabelo pode ser um desses sintomas?

Unknown disse...

Boa tarde,
O estilo de vida das sociedades ocidentais está a deixar as nossas glândulas em hiperactividade! Das glândulas supra-renais à tiróide, temos de o organismo em constante alerta e sujeito ao estímulo de "luta ou fuga" ancestral à nossa biologia.
Não sei se tenho algum problema da tiróide (espero que não) mas sei na minha família existe histórico de problemas de tiroide. Eu apenas sei que quando estou a atravessar alturas de stress sinto uma sensação estranha na zona da "maça de adão"

manucha disse...

Boas tardes
E no caso da alimentação vegetariana, sem consumo de peixe?
Haverá falta de iodo e consequente tendencia para aparecer o hipertiroidismo?

Micael disse...

So queria saber uma koisa a alteração do tom de voz e devido a tiróide????Por favor alevante esta questão!!!

Vitória Caldeira disse...

Boa tarde
tenho um valor de anti corpos antitiroideus de 3950, quando devería ser < de 40 gostaria de saber se este valor pode regredir expontaneamente, se tenho que fazer terapêutica ou apenas vigiar os sintomas de hipo e/ou hipertiroidismo?

Vitória C

Duarte Laranjinha disse...

Tenho 29 anos e decobri que tinha hipertiroidismo (doença de graves) à cerca de 5 anos e já me apareceram 2 nódulos. Já passei por 3 crises graves, e o pior são sem dúvida a transpiração, as insónias, a taquicardia e o "mau feitio". Nas piores alturas cheguei a ter uma redução de cerca de 15 quilos. Tenho agora marcada para a próxima segunda feira uma consulta com o cirurgião para ainda este mês "resolver" o meu problema.
Duarte

AF disse...

Foi-me detectado um hipertiroidismo apos uma consulta de oftalmologia pois os meus olhos apresentavam diferentes tamanhos e o medico sugeriu k podia ser um problema de tiroide e aconselhou-me a marcar uma consulta num especialista.apos o problema da tiroide estar curado ou atenuado,este sintoma desaparecerá?

Unknown disse...

As disfunções da tiróide podem afectar o bom desempenho do organismo , este é um facto sabido, contudo podem influenciar o estado de espírito do indivíduo que a possui? esta pergunta deriva do facto de esta doença influenciar o fluxo hormonal.

Nuno disse...

Boa tarde sofro de crises conversivas ja ha 10 anos gostaria de saber se problemas na tiroide tem a ver com o meu problema facto que o meu medico de familia nunca observou.

Nuno Gonçalves

lady_blogger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lady_blogger disse...

Em criança fui operada à garganta para me removerem as amígdalas.
Pergunto se há mais casos de incidência de problemas tiróidais em pessoas que tenham sido submetidas a operações à garganta.

CC

Maria Mendes

Ricardo Solha disse...

Olá Fernanda e demais convidados!

Boa tarde!

Ao fazer um exame a um nódulo na garganta, por baixo do maxilar, o técnico baixou um pouco e detectou outro nódulo na tiróide.
Isto já foi há 8 meses, voltei a fazer outra eco há 1 mês e não houve alteração.
Hoje estive num osteopata e ele disse para não me preocupar pois o resultado das ecos eram semelhantes.
Ele simplesmente disse para controlar e apanhar bastante "sol", isto é, permanecer algum tempo na praia.
O nódulo tem +- 8mm.
Tenho 32 anos.
Alguma dica era bem vinda!
Parabéns pelo programa

Obrigado,
Ricardo

ACSQM disse...

A minha mãe retirou a tiroide há uns 6 anos atras porque 8 anos antes lhe tinham diagnosticado um pequeno nódulo, benigno é certo. esteve 8 anos em lista de espera, e o que começou por ser um pequeno nodulo,passou a "ocupar" toda a tiroide, de tal forma que antes da cirurgia esteve 3 meses a dormir sentada pois o inchaço já era tão grande que lhe custava respirar deitada. Claro que estou a falar de algo benigno mas que podia ter passado a ser cancerigeno.depois de ser operada esteve 3 anos a trocar a medicação pois nunca lhe conseguiam aertar com a medicação correta.Infelizmente é o sistema de saude que temos.Acho que 14 anos para resolver um problema que todos os medicos lhe diziam que era perigoso pois os nodulos podiam passar a cancerigenos é um pouco exagerado.

Ana
Tomar

Joana Bernardes disse...

Tenho uma colega, com 27 anos, que lhe foi diagnosticado um Hipotiroidismo, no entanto é bastante magra... só por esse facto pareceria que teria Hipertiroidismo, mas tem outros sintomas, como a astenia, acumulação de mucosidades...
Realmente são patologias um pouco diferentes e parece-me que de difícil diagnóstico.

Unknown disse...

Boa tarde,
Desde os 16 anos que tinha alguns sintomas de hipertiroidismo, como, cansaço, mãos húmidas, taquicardia etc.; fazia exames regularmente mas nada acusavam.Em 1995, tinha 33, no final do mês de Agosto comecei a ter dificuldade em engolir, no mês seguinte realizei novos exames onde havia uma ligeira alteração da TSH, T3 e T4 indo tb, no espaço de 6 meses a minha tiróide cresceu de forma assustadora tendo sido operada em Junho de 1996, onde fiquei somente com duas "laminas" da tiróide.Após a cirurgia foi-me diagnosticada a Doença de Graves e que a minha hipófise enviava mensagens erradas à tiróide tb que os meus anticorpos eram "cegos" comendo células boas e células más.
Desde à pelo menos 3 anos que sinto novamente dificuldade em engolir, principalmente se me enervar, tenho algum receio de consultar um médico pois temo que o diagnostico não seja o melhor, será que mesmo tendo ficado só com 2 "laminas" a minha tiróide volte a ter problemas?
Obrigada
AO

Duarte Laranjinha disse...

No seguimento da minha mensagem anterior, gostaria de esclarecer uma questão.

Tenho uma sobrinha (filha do meu irmão) com 2 anos em que um dos valores das análises (TF4) deu irregular já por duas vezes. Poderá existir alguma predisposição hereditária nesta questão?

Aproveito para dar os parabéns pelo excelente programa.

Duarte

vitor Goncalves disse...

Chamo-me Vítor e tenho hipotiroidismo e este foi manifestado através de alterações do ritmo cardíaco, sentido apenas nos momentos de repouso. Gostava de saber qual é a razão de motiva esta alteração.

Silvia disse...

Ola Boa tarde.
Aos 15 anos (actualmente com 30) foi-me diagosticado carcinoma papilar da tiroide após exame fisico de rotina no medico assistente. Desde então fui submetida a tiroidectomia total e passei a fazer substituição com medicação, sendo a adequação das doses uma luta permanente. Actualmente gravida do meu segundo filho, são sempre meses em q me encontro muito debilitada e cansada (n sendo este o meu estado normal). No entanto sou sabiamente seguida pelo endocrenologista no IPO (Dr. Valeriano) e obstetra.
Ter esta doença não é incapacitante simplesmente aprendi a adequar a minha vida a um ritmo moderado e ponderado.
Por curiosidade apenas saliento o facto de a minha mãe e avó também terem nódulos da tiroide vigiados anualmente.

Ana Duarte disse...

Boa tarde,
Fui operada há três anos, a um carcinoma papilar da tiróide e estou bem medicada, segundo sou informada no IPO do Porto (um comprimido e meio de letter para substituir toda a tiróide retirada).
Actualmente, estou de baixa médica com uma DEPRESSÃO(esgotamento nervoso) e tomo além do letter habitual, Zoloft ao pequeno almoço, meio xanax às 11h, um comprimido de Xanax ao jantar e um de Dogmatil ao deitar.
Tenho grande receio de poder desencadear novo problema oncológico, ou eventualmente cardiovascular, com consequências imprevisíveis, SE AUMENTAR A DOSAGEM de medicação para o problema depressivo, até porque o sono é muito leve...
O que diz a respeito?

Grata pela atenção,
Ana Duarte

Raquel disse...

Boa tarde,

No hipertireoidismos, por doença de Graves, qual o tratamento de escolha?
Médico ou cirurgico?Quando tomar a decisão de cirurgia?

Atenciosamente
Parabéns pelo programa

Unknown disse...

olá! Eu sou a Daniela de santo Tirso e tenho 3 nódulos e o meu médico de família diz que não é nada de grave, mas já tive um tio que faleceu de cancro na garganta, Será que é genéitico?

Unknown disse...

ola boa tarde!
Antes demais queria elogiar o Dr. Jacome de Castro pelo exelente medico que é,tive cancro da tiroide a cerca de um ano e fui sua doente no ano passado,alem da operaçao executada tambem pelo exelente medico Dr.Santos Guerra ,fiz iodo radioactivo,neste momento sou seguida no Ipo Pelo dr. Valeriano Leite,e gostaria de saber como sabemos que a medicaçao esta correcta?pois continuo a ter falta de energia e sonolencia.
Um grande Abraço Ana Pinto (23anos)
P.s.Nodulo 15m mas ja maligno

Cristiana disse...

Boa tarde. Eu gostava de saber se os problemas da tiroide sao hereditarios, porque a minha tia e uma das suas filhas sofrem ambas deste problema. Obrigada

Atenciosamente,
Cristiana

Senhor do Vento disse...

Boa tarde!

A minha namorada sofre de hipotiroidismo e um dos possíveis sintomas associados à tiróide e à hipófise e que ainda ninguém referiu e é um aspecto interessante e relevante é o facto de ter a prolactina elevada...seria agradável que as pessoas soubessem as dificuldades que dai poderão advir e possíveis soluções!

Obrigado!

Cristiana disse...

E sera que eu corro o risco de tambem ter problemas na tiroide? Tenho 14 anos, e sinto alguns dos sintomas, tal como maos humidas, perda de peso. O que devo fazer?
Obrigada
Atenciosamente,
Cristiana

Di@mond Eyes disse...

Estou grávida de 20 semanas e foi me diagnosticado HIPERTIROIDISMO. Sou seguida atentamente no Hospital Garcia de Horta, por uma Endocrinologista.
Dado o meu estado estou também a a ser vigiada por uma obstetra.
Nenhuma destas medicas acha que necessite de terapêutica, mas ambas referem que tenho uma GRAVIDEZ DE ALTO RISCO.
Mas não me explicaram porquê.

Estou de baixa pois já me encontro com contracções e a tensão muito baixa (min 4,5 e max 8).


Ana G

Cristina disse...

Há cerca de 25 anos fiz tiroidectomia parcial.
O nódulo na tiróide surgiu após uma dolorosa situação familiar.
Desde então, ficou-me a dúvida do que estaria na origem desta doença.
Será realista associar este problema à situação emocional, então vivida?

Muito obrigada
Cristina

Unknown disse...

Quando fiz há pouco tempo, uma nove ecografia á tiróide o médico que a fez assustou-me e disse que pode afectar a voz os nódulos que tenho.
Custa-me isto porque sou professora e a voz é a minha "arma" principal!
E mesmo assim o médico de família não se preocupa muito...

Carla disse...

carla

Fiu operada em Abril e ainda não fiz o tratamento com o iodo, não faz mal???

vitor Goncalves disse...

No caso de um doente de hipotiroidismo como pode solucionar o problema de alteração do ritmo cardíaco que sente... contudo, é de estranhar que este tipo de patologia se manifeste desta forma. Através de alterações do ritmo cardíaco…sob a forma de extrasistoles isoladas em momentos de repouso. Gostava de ter resposta a esta duvida.

Com os melhores cumprimentos,

Vitor.

Carla disse...

Foi-me diagnosticado cancro na tiróide, em Abril fui operada onde me foi retirada toda a tiróide, ainda aguardo consulta no IPO, a minha dúvida é, não faz mal estar tanto tempo à espera do tratamento com o iodo radioactivo?

Carlos Paiva disse...

Boa tarde

Em primeiro lugar muitos parabens pelo V/programa.

Estou com muita atenção a ouvir o programa e embora nao tenha problemas de tiróide (pelo menos atá há data ainda nao foi nada detectado) tenho um prolactinoma que já afecta o suficiente.

Gostaria de saber se neste tipo de tumores se aconselham a cirurgia, isto pq estou a tomar Parlodel há quase 5 anos, ja aumentei de peso 30 kgs e os efeitos secundarios desta medicação nao sao nada agradaveis.

Cumprimentos

Ana Barros

Irene disse...

Boa tarde.
Tenho 30 anos e há 15 foi-me diagnosticada a doença "Tiroidite de Hashimoto", através do aparecimento de um nódulo (bócio). Fui informada que esta doença podia derivar em hiper ou hipotiroidismo a médio prazo. Suponho que o mau funcionamento da glândula tenha resultado no segundo pois manifesto quase todos os sintomas de hipotiroidismo. Para além destes, tenho também problemas psicológicos e articulares. Qual a relação entre a doença auto-imune e as demais "mazelas" de que me queixo frequentemente, principalmente a nível articular?

Irene (Porto)

Carlos Paiva disse...

Boa tarde

Em primeiro lugar muitos parabens pelo V/programa.

Estou com muita atenção a ouvir o programa e embora nao tenha problemas de tiróide (pelo menos atá há data ainda nao foi nada detectado) tenho um prolactinoma que já afecta o suficiente.

Gostaria de saber se neste tipo de tumores se aconselham a cirurgia, isto pq estou a tomar Parlodel há quase 5 anos, ja aumentei de peso 30 kgs e os efeitos secundarios desta medicação nao sao nada agradaveis.

Cumprimentos

Ana Barros

Maria disse...

Boa tarde
O que é a tireodite de hashimoto?

Carla disse...

Boa tarde,

gostaria que abordassem a Tireoidite de Riedel.
Depois de desaparecidos os sintomas, eles podem voltar a manifestar-se? Pode ser considerada uma doença crónica?
Obrigada!

Ana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
afpr disse...

A minha mãe tem hipotiroidismo e a sindrome de Sheenan. Toma Eutirox e acha que está a ouvir mal há algum tempo. Pode estar relacionado?

Unknown disse...

Quero apenas enviar um abraço ao Dr. Jácome de Castro pelo excelente expert que é nesta matéria e pelo carácter humano extraordinário.

Abraço,
Renato Póvoas

fernanda oliveira disse...

Tenho 35 anos e foi-me diagnosticado à cerca de 9 meses um tumor folicular na tiróide, estava grávida de 2 meses. Fui operada a 30 de maio e foi diagnosticado um tumor maligno (carcinoma papilar). o meu cirurgião encaminhou-me para o IPO mas ainda não fui chamada.

Passado quanto tempo após a cirurgia é aconselhável fazer o tratamento com iodo radioactivo?

Além disso, quero felicitar o programa pelos excelentes temas que tem tratado, nomeadamente este que me interessa muito, pois apesar de todos os médicos me dizerem que este tipo de tumor é bastante curável a depressão está sempre à espreita e é bom conhecer casos identicos ao nosso e que são casos de sucesso.

Ana Duarte disse...

Um reparo:

Agradeço a explicação que me foi dada, mas receio não me ter expressado convevientemente. Por isso, aqui fica um reparo:
-A depressão deriva de problemas laborais, não do problema oncológico e estou a ser assistida por psicóloga e neurologista;
- A dúvida era sobre o aumento de dosagem de medicamentos, relativamente a problemas oncológicos ou outros.

Obrigada,
Ana Duarte

Rita P. disse...

Manucha, sou vegetariana e sou seguida por um endocrinologista por causa de um problema de tiroide, não relacionado, e ele nunca me levantou nenhum problema quanto à alimentação, antes pelo contrário. No entanto, se estás com receio nesse sentido, experimenta comprar sal marinho iodado e consumir mais algas. De certeza que nunca terás problemas.

Idalina disse...

Boa tarde,
Quero felicitar o Dr. jácome de Castro (pois foi ele que me diagnosticou os 2 nodulos que tenho.
Felismente não passam disso, sou acompanhada pelo meu Medico de familia e faço exames anualmente.
Parabens pelo excelente programa.
Atentamente
Idalina

Simão: a vidinha do omão :) disse...

ola boa tarde,
sou a Inês tenho 29 anos fui operada a 10 anos a tiroide(total) tinha um carcinoma, desde ai que engordei e nunca mais consegui voltar a ter o peso que tinha, gostava de saber se existe alguma coisa que possa fazer? pq dieta nao funciona, estou a tomar letter e sou acompanhada no IPO todos os anos, tenho um filho com 2 anos que detetei a uns meses um carocinho no pescoço o pediatra disse que nao e nada mas nao estou descansada o que devo fazer?
agradecia que me respondessem por mail pq estou a trabalhar nao posso ver em directo
obrigado
Inês Silva
Torres Vedras