sexta-feira, julho 4

Segredos da auto-ajuda

A ideia de que “é preciso pensar positivo” já todos ouvimos um dia. E a mensagem de que “o segredo” está em acreditar que somos capazes de atingir o que desejamos tem já vários seguidores. O filósofo e co-autor do livro “O Segredo”, Bob Proctor, que esteve recentemente em Portugal, deixou a mensagem: “se quer muito uma coisa, deve ir atrás dela”. Neste Sociedade Civil queremos saber se pensar positivo faz a diferença? Bastará pedir e acreditar para receber? Ou a tendência da auto-ajuda não passa de uma acção de marketing bem elaborada?

Convidados:
Valéria Carvalho - Actriz
Ana Paula Reis - Psicóloga
Teresa Peña - Cientista e Professora Física Instituto Superior Técnico

53 comentários:

lady_blogger disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
lady_blogger disse...

Sou o oposto dos optimistas. Penso sempre no pior, traço sempre o pior cenário. Como nunca tive muitas facilidades, e tive demasiadas desavenças na vida, prefiro não sonhar demais e contar sempre com algo diferente do que aquilo que desejo.
Se pensar no melhor e me acontecer o pior fico muito desiludida, porém se pensar o pior e me acontecer o melhor isso dá-me alento para pensar um pouco de modo positivo.

CC

Maria Mendes

Filipe Albuquerque disse...

O Pensamento Positivo não pode dar lugar fuga em frente e à desresponsabilização...como tudo tem conta e medida.

Prefiro as Leis de Murphy...

lady_blogger disse...

A Valéria sendo humorista, não poderá ser pessimista, ou então usa uma boa capa para camuflar o seu estado de alma.


CC

Maria Mendes

lady_blogger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lady_blogger disse...

Recentemente no RocK in Rio desejei que num sorteio me saísse um determinado livro e nem desejei isso em demasia, porém a dada altura já desejava o inverso mas por coincidência ou não das quase 10 vezes que joguei saiu-me sempre o mesmo livro. Apesar da probabilidade de sair esse livro ser grande, será que inicialmente o terei desejado mesmo muito e por isso seria improvável sair outra coisa qualquer?

"Cuidado com aquilo que desejas, porque pode vir a acontecer."

CC

Maria Mendes

Maria disse...

Boa tarde a todos

Tenho 36 anos, sofro de ansiedade generalizada, há cerca de 8 anos, e por causa desta doença a minha vida ficou completamente desnormalizada e a dor e o sofrimento são constantes. Pelo que, e fazendo jus a uma característica humana , a busca do bem-estar e felicidade, já recorri a todo o tipo de terapias: medicina convencional, psiquiatria e psicologia, topo o tipo de medicinas ou terapias alternativas, métodos baseados em crenças populares, religião, doutrinas e posturas orientais, espiritualidade, meditação, pesquisa na net, literatura tanto técnica como new age sobre auto ajuda, vários cursos de auto-ajuda, etc…. a lista é interminável, pois o desespero e a vontade de melhorar estiveram sempre presentes…..
Mas daquilo, que li, estudei e aprendi, encontrei um denominador comum: a fé, a esperança, a motivação, a crença, seja lá em que for, é benéfica para ultrapassar problemas, desde que genuína e completamente interiorizada. Isto é, não ter esperança é morrer um pouco todos os dias….Podemos utilizar diferentes terminologias, mas o pensamento positivo e o que ele acarreta é fundamental, seja, visualizações, afirmações, controle de pensamento e respiração porque só assim é que se consegue mudar os padrões de pensamento nocivos para a nossa vida. E estou a escrever isto por conhecimento empírico, tive fases em que me sentia bem, logo, feliz ( Feliz mas com problemas para resolver , como todos nós) e a minha vida foi povoada de pequenos milagres nessa altura: pessoa desconhecidas que me vieram dar respostas q precisava e em que estava a pensar; oferta de bilhetes por parte de desconhecidos para exposições, oferta de um livro sobre Fernando Pessoa, só porque o senhor achou q eu gostava de poesia, ou seja, a felicidade atrai os “pequenos nada” de que o Sérgio Godinho fala. Por isso, e cada vez mais penso que e citando Hamlet “ ….há mais coisas no céu e na terra, Horácio, que as sonhadas da tua filosofia “.

Maria Santos

Unknown disse...

Boa tarde,

Acredito no pensamento positivo!
Ouvi algures e subscrevo: "sou uma optimista por natureza e luto pelo que quero, para mim o impossível, só demora mais um bocadinho a alcançar".

Entretanto, votei no apoio familiar e de amigos, porque se não tivermos um motivo forte onde nos agarrar, para quê andar nesta vida?
A minha mãe, sofreu de cancro da mama bilateral e, se não fosse o nosso apoio (familiar), já não estaria cá.

Não acredito, que quem vive e está só, neste mundo, com uma doença grave, consiga, sozinho ultrapassar.

Cumprimentos,
Florbela

lady_blogger disse...

Já entendi, por lapso colocaram o tema do próximo dia 11 no dia de hoje...

CC

Maria Mendes

Rui Rodrigues disse...

Olha agora...

afinal há um segredo! Segredo para a felicidade? Segredo para o desenvolvimento humano? Segredo para a vida eterna? Não! Não há um segredo. Não há porque a definição de segredo exige que apenas uma pessoa, ou um grupo restrito e escolhido pela original detentora, tenham conhecimento de algum tipo de informação. Neste caso, não há segredo! Primeiro porque a ideia já foi capitalizadamente distribuida por muitos, segundo porque essa informação já reside dentro de nós.

Quantas vezes sentiu como se tivesse mais alguém dentro de si? Aquela voz que lhe sussura no ouvido interno da mente, na sua consciência? O que lhe disse? Em que situações? Já reparou que quando está a fazer algo que possa ser éticamente ou internamente reprovável essa voz o chamou à razão? Já reparou que quando não está a fazer o que seria ideal para a sua felicidade, essa voz o chama, impulsiona, desperta, o move a fazer algo? Já reparou que nunca liga a essa voz?
Já reparou que quando lhe dá atenção, inevitavelmente, acaba por a sufocar? Ou porque conseguiu o que queria ou porque entende que não é mais "conveniente" dar-lhe atenção? Onde está o segredo?

Disse o poeta iluminado por essa mesma voz, não obrigatóriamente com estas palavras : "O Universo conspira para que aconteça, o que é correcto, basta desejá-lo!"

Quem não sentiu isso na sua vida? Quem o não permitiu acontecer? Segredo? Não! Todos o conhecemos. Agora, teremos lhe dado a real importância que merece? Teremos baixado os braços e permitido o Universo actuar? Baixar os braços não é desistir, não é deixar para algo ou alguém a responsabilidade de nos fazer feliz, mas é sem duvida FÉ! Já se dizia que a FÉ move montanhas. Deixará isso de ser verdade porque nunca ninguem conseguiu trazer os Himalaias para a Europa? Não! Quantos já se sentiram impotentes, incapazes sequer de se levantarem da cama? Atravessar a rua e dizer a quem desejam que o amam? Como se houvesse uma fronteira entre o que se são (estão) e o que querem ser (onde estar), é essa a montanha. E essas podemos movê-las, mesmo quando mal força temos para levantar os braços, basta ouvir, sentir a VOZ, o VERBO e deixa-lo actuar em nós pelo amor e pela certeza que somos dignos de tal benção, basta "baixar os braços" tentar nem sequer tentar, de uma forma zen.

Estou a misturar muitas coisas? Começamos com auto-ajuda, esoterismo. já vamos na religião. Caramba! E não é tudo o mesmo? Formas diferentes de transmitir o SEGREDO?

Quando se fala em Lei da Atracção muitos pensam: positivo atrai negativo e vice-versa. Não é bem assim. Olhe à sua volta! Sente-se feio? Já reparou que as pessoas giras andam sempre com pessoas giras? Já reparou que pessoas apaixonadas e aventureiras atraiem pessoas apaixonadas e aventureiras? Porque é que você é feio, desencantado e monótono? Porque assim se permite a sê-lo. Mude as suas ideias, acredite! Visualize-se! Não acredita? Experimente primeiro com pequenas coisas. Imagine-se, visualize-se, a sorrir, rodeado de pessoas que sorriem. Não force as situações, imagine-se apenas. visualize-se. Não comprometa a sua maneira de ser ou de estar, experimente só. Faça-o como se de um exercicio se tratasse, como se fosse ao ginásio efectuar umas séries de supinos. Antes de dar por isso... Conte-me como foi!

E se a tal voz, a tal vontade que cresce dentro de nós, assim que nos permitimos a isso, e se, é realmente DEUS, e se, seja qual for o nome que lhe queira dar, vive no nosso coração? E se realmente nós somos DEUS? E se realmente existem forças superiores a nós a zelar pelo nosso bem estar? Acredite no que quiser, mas renda-se à evidencia. Acontece!

Podemos até ver as coisas de uma forma científica: Trabalho é energia e energia gera trabalho, quando penso gero energia, como nada se cria, nada se perde, tudo se transforma, o meu pensamento terá de se transformar. Assim se eu usar o meu pensamento na materialização das coisas que desejo, parece-me lógico, ou aceitável, que essa energia se vai materializar, e a si? Não convencido? Experimente?

E se lhe disse que só pelo facto de estar a ler este texto está a materializar o meu desejo? E se lhe disser que o meu desejo é auxiliar na expansão da consciência humana e a preparação para as alterações energeticas universais iminentes? Curioso? Eu sei! Acredite! Seja dono da sua existência e nunca confunda existência com vida, pois afinal, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma. Não é assim, ó céptico? :D

Cumprimentos cordiais e cheios de luz!

PS: Lamento a extensão da msg. Comente em estouousou.blogspot.com

Unknown disse...

Atenção aos livros de auto-ajuda, ter pensamentos positivos pode não ser suficiente para passarmos uma grande dificuldade, se falarmos do furo psicológico, por vezes é mesmo necessário consultar especialistas na matéria, pois muitos desses livros são simples "charlatanices".

EviL disse...

Pensamento positivo para mim é estar reformado aos 38 anos com uma reforma vitalícia de 3500 euros limpos por mês... como os deputados :)

F Gomes disse...

Admiro a elegância da Dra. Teresa Peña, ao não denunciar "o segredo" simplesmente como um chorrilho de disparates, a que o serviço público de televisão não deveria dar 1 segundo de publicidade.

Bimbuska e morenuska disse...

Boa tarde.

Pela experiencia de vida que tenho, quer resultante da minha vida, quer de pessoas próximos, a minha opinião, todas as ajudas são bem-vindas e têm o seu espaço. Quer a medicina, amigos e família, placebo e fé em nós próprios.. E discordo completamente que na indústria da auto-ajuda só se encontrem charlatões ou apologistas de máximas apelativas ligadas ao sucesso, sobretudo materialistas, na vida. Isso era o mesmo que considerar que todos os profissionais da saúde são competentes. Tudo é válido, desde que nos ajude a subir, com equilibrio, os degraus da vida. Mas o fundamental é mesmo o amor-próprio, o acreditar em algo, sobretudo em nós próprios, a aceitação, o positivismo e. Tratando os outros e o universo como a nós próprios, desde que a relação com o nosso “eu” seja pacifica e harmoniosa.

Naia

Unknown disse...

Boa Tarde Fernanda.

Estas novas formulas que se auto-intitulam de auto-ajuda mais não são do que charlatanice moderna com o firme propósito de ganhar dinheiro.

A população portuguesa é bastante iletrada, e mesmo muitos que não o são, vão na onda e aceitam estas lavagens ao cérebro.
O sexo feminino é uma faixa da população que gosta muito destas coisas, é pois uma amostra para onde estas práticas são direccionadas, pois são fonte de rendimento assegurado.

E assim vai o país, com estas conversas...a auto-estima eleva-se não com conversa, mas sim com dinheiro na carteira para pagar as contas e os vícios ao fim do mês, e esse é que é o problema, os resto são balelas.

OS PORTUGUESES NÃO TÊM MAIS OU MENOS AUTO-ESTIMA QUE OS OUTROS POVOS, APENAS TÊM FALTA DE DINHEIRO, O QUE OS LEVA MUITAS VEZES À DEPRESSÃO.

EviL disse...

Ora nem mais j !!!!
Daí o meu comentário anterior :)

Unknown disse...

O MAL DOS PORTUGUESES É NÃO PENSAREM POSITIVO QUE VAMOS TER UNS POLÍTICOS QUE VÃO FAZER O PAÍS MUDAR PARA MELHOR, DURANTE 34 ANOS NÃO TÊEM PENSADO POSITIVO.

PENSEM POSITIVO PORTUGUESES, PORTUGAL VAI MUDAR.

Unknown disse...

concordado com o que j disse, temos de ter também a sensibilidade que por vezes sermos optimistas e termos o pensamento que conseguimos pode-nos ajudar, mas não e suficiente temos de ter outro tipo de atitudes e de acções, porque ficar sentado em casa a pensar positivo, não cura não da trabalho nem felicidade.

lady_blogger disse...

Consigo provar ser possível rasgar à mão uma grossa lista telefónica. Eu já tentei, mas só consegui uma mais fina, isto porque não acredito o suficiente nas minhas capacidades. Desejar talvez deseje, mas o pensamento de que não consigo vai-me traindo.

CC

Maria Mendes

lady_blogger disse...

A nossa comentadora Ester também venceu uma destas adversidades. Tendo ela mais de 70 anos, é muito mais positiva e uma lição de vida para pessoas mais novas.

CC

Maria Mendes

Unknown disse...

FERNANDA, PERGUNTE RESPEITOSAMENTE À VALÉRIA PORQUE OS BRASILEIROS PENSAM TÃO POSITIVAMENTE, E O BRASIL NÃO SAI DA CÊPA TORTA, SÓ AGORA É QUE ESTÁ A MELHORAR UM BOCADINHO.

PORTUGAL NÃO ESTÁ MUITO MELHOR QUE O BRASIL, EU SEI.

TEMOS DE SER MAIS PRÁTICOS E RACIONAIS, NÃO ANDAR A FAZER ONDAS.

Graça Pereira disse...

Nem excessivamente optimista, correndo o risco de ser algo falso ou aparente apenas, nem u miserável que só vive em lamurias a meio mundo! Há que ter a clareza de reflectir nos riscos e nas coisas boas.
O amor e a amizade ajuda, mas nós é que nos ajudamos a nós, nada mais :)

lady_blogger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lady_blogger disse...

Quem não deseja ganhar por exemplo o Totoloto? Há tanta a gente a desejar o mesmo. será que não o desejam o suficiente? Tretas... A questão do pensamento positivo, do desejar muito e pensar que se consegue não é o bastante em casos como os do jogos de sorte.

CC

Maria Mendes

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Deragnu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
F Gomes disse...

A Valéria tem direito ao seu romantismo positivista, mas como actriz e figura pública tem a responsabilidade de saber que não basta dizer que "acredita nisto ou naquilo" para o que quer que seja se torne realidade. Atenção à decepção que pode dar aos seus fans. A única forma de abordar este problema é pela via científica e não me parece que essa seja a via utilizada pela Valéria.

Unknown disse...

A sabedoria clássica diz-nos: “Conhece-te a ti próprio”…Acredito plenamente no poder do pensamento positivo e a forma como pensamos nos condiciona a vida. Segundo a ciência só utilizamos 5% a 7% da nossa capacidade mental. O que é extraordinário é que gastamos milhões em pesquisa e investigação espacial e na industria de armamento e esquecemo-nos de nós próprios, da nossa evolução espiritual ou em tornar o nosso caminho em algo prazenteiro e feliz. Até parece que estamos constantemente a fugir de nós prórios…

Dália

Renata Figueiredo disse...

Prezada Fernanda Freitas
Gostaria de receber o contacto da actriz Valéria Carvalho.
Também sou brasileira, advogada, estudo da forma mais científica sobre o assunto em pauta.
Conheço um psicólogo brasileiro que conduz esse assunto e dentre outros de forma mais científica e gostaria de partilhar com a mesma.
Um abraço para todas.
Grata,
Renata Figueiredo.

Maria Azenha disse...

muito interessante o v/ blog e programa.
gostaria de dixar como dica: e porque não um programa sobre Ajuda ao Telefone, por ex "SOS VOZ AMIGA", pela ajuda ao sofrimento em situuações agudas(...)

http://www.sosvozamiga.org/


***mariah

Marta disse...

O sonho é ver as formas invisíveis
Da distância imprecisa, e , com sensíveis
Movimentos da esp'rança e da vontade,
Buscar na linha fria do horizonte
A árvore, a praia, a flor, a ave, a fonte -
Os beijos merecidos da Verdade
Fernando Pessoa

Não nos podemos cingir à política e ao mal mundial: são problemas que não estão APENAS nas nossas mãos.

Mas podemos todos contribuir um pouquinho todos os dias se abrirmos braços ao mundo e nos alegrarmos por estarmos vivos!!!

Um sorriso pode fazer com que uma tristeza se transforme em alegria

E

Os sonhos não existem para serem deixados debaixo da almofada da infância: Apenas deixamos de ser crianças quando assim o desejarmos!

Marta
Os melhores cumprimentos

Filipe Albuquerque disse...

Pensar Positivo é esperar o pior com moderação e estarmos preparados empenhadamente para todas as dificuldades...

O que é necessário é reduzir as nossas expectativas para um nível Realista e viver bem com elas...

PENSAR POSITIVO É PENSAR CLARO...

lady_blogger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
raquel disse...

olá boa tarde, um grande segredo que tenho sempre comigo e que me ajudaem qualquer situação de aflição é a fé, uma grande fé em Deus, visto ser Ele o único a conseguir resolver os grandes problemas que nem os mais sábios deste mundo conseguem resolver; falo a nível de saúde, pessoal, profissional, etc
Basta somente confiar e acreditar
Obrigada Fernanda pelo vosso programa.

lady_blogger disse...

Ainda agora desejei que uma coisa boa sucedesse e o resultado foi o inverso. E eu desejava tanto essa coisa boa!

CC

Maria Mendes

Ana Duarte disse...

Encorajamento

Depois de ter lido o livro "A Inutilidade do sofrimento" de Maria Jesus Álava Reyes, que contém imensos casos práticos de gente que ultrapassou as suas depressões por razões bem distintas e, acima de tudo, contem actividades práticas, propostas pela Psicóloga e, simunltaneamente, autora do livro, torna-se muito fácil compreender e reagir aos males que nos assolam, porque toda a força está concentrada no PENSAMENTO.
Antes de saber da existência do livro e até do SEGREDO, já eu havia sido surpreendido com mudanças no meu dia-a-dia, graças a qualquer tipo de força motriz gerada no meu íntimo, que não me deixava chorar mais, nem pensar nas coisas que me deixavam triste, pois quanto mais pensava em algo de mau, outra coisa má vinha ao meu espírito e outra e outra e por aí fora, fazendo-me sentir muito pior. Devo ter percebido isso por mim mesma e passei, simplesmente, a proibir-me de pensar dessa forma e aceitar as coisas como são e colocar o olhar no futuro, no qual devo pensar de modo positivo, para que a negatividade não lev, nunca mais, a melhor!
"Deus quer, o Homem sonha e a obra nasce!"
"O pensamento comanda a vida"
As leis do Universos podem combatidas facilmente, se nos esforçarmos minimamente para combater as más influências dos pensamentos maus, por isso, toca a controlar os pensamentos. "A inutilidade do sofrimento" é uma óptima ajuda para aprender a fazêlo.
Também combati um cancro na "brincadeira", procurando enganar o lado medroso do nosso Ser. Coragem e ânimo... e Sorria!!!
Ana

Ruben Rodrigues disse...

Boa tarde, eu acerdito no segredo, na generalidade. Aqueridito em aquerditar em mim, e que quando não nao estamo satisfeitos devemos manifetarmo-nos . No "segredo" , temos de atrair o que queremos e o mais importante saber o que queremos realmente ! Programamos o nosso cerebro para a acção, imaginamos como podemos faze-lo , e vamos tentando, até conseguir(alguma coisa vamos conseguir).
A minha propria esperiencia foi na vida social, consegui resultados adoraveis =D (mesmo que não seja extraordinario, nao teria acontecido se não tivesse visto "o segredo" e po-lo em pratica)

O segredo não é nada assim tao extraordinario, é cada um como centro e influência de si.

Sandra Amado disse...

O Segredo é o Auto-Conhecimento... Acredito no poder do pensamento positivo! Sobretudo se é fonte de descoberta do caminho para ir ao encontro do nosso EU...

Ruben Rodrigues disse...

Acrescento com o argumento do Sistema de Ativação Reticular. Que é , resumidamente, contração em algumas areas , que nao tomamos atençao.
Exemplo: Sentir a brisa, observar as pesoas em redor que gostavam de trocar uma palavra etc. Apenas temos de saber o que realmente queremos =)

Anónimo disse...

Boa tarde Fernanda,
julgo que esta questão da auto-ajuda é muito complexa e impossível de ser explorada numa só sessão. É bom que as pessoas tenham a capacidade de se ajudar e manter bem senão estariam sempre a depender de serviços de ajuda, e neste sentido os livros podem parecer uma boa solução. Contudo, temos de ter em conta que muitos livros recorrem a teorias inacessíveis ao público em geral transmitindo ideias simplistas a pessoas que não sabem interpretar bem o que está por trás. Deste modo podem tornar-se perigosos e ineficazes, e até mesmo fomentar o individualismo, que provavelmente não levará à felicidade.
De qualquer modo, acredito que mesmo assim estes livros consigam ter alguns aspectos positivos para algumas pessoas e em determinadas situações.

Bom fim-de-semana

CS

Deragnu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sociedade Civil disse...

Valéria Carvalho
www.companhiadeactores.com

Ana Paula Reis
www.nupe.pt

Teresa Peña
www.gazetadefisica.spf.pt

saudações civis ( e positivas)

Deragnu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Margarida disse...

OLÁ
FIQUEI A OUVIR O PROGRAMA, EXCELENTE POR SINAL, PARABÉNS
QUANTO À AUTO AJUDA: EU CREDITO QUE NÓS É QUE TEMOS DE NOS AJUDAR A NÓS MESMOS, MAS NEM TODOS TEEM ESSA FORÇA, PARA ISSO PRECISAM DA AJUDA DOS OUTROS, DOS TÉCNICOS E DOS AMIGOS.
QUEM VIVE COM DIFICULDADES ECONÓMICAS É MAIS DÍFICIL AUTO-AJUDAR-SE.
ESTOU NESTE MOMENTO DE BAIXA MÉDICA PORQUE SOFRI DE UMA TRMBOSE NA VEIA PORTA QUE ME INCAPACITOU TEMPORÁRIAMENTE PARA O TRABALHO, E ESTOU A RECUPERAR-ME, COM A MINHA PRÓPRIA VONTADE MAS TAMBÉM COM O GRANDE APOIO DE MÉDICOS E DE AMIGOS.
ADOREI O TEMA, TAMBÉM TENHO O SEGREDO, MAS CONFESSO QUE NÃO ME DISSE MUITO, EU SOU POSITIVA.
SAUDAÇÕES
GUIDA

Deragnu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Percontare disse...

Caríssima Fernanda:
O senhor Bob Proctor é, em minha opinião, um despodorado oportunista. Tal como tantos outros, ao identificar uma humanidade em crise material, generalizada e profunda, publica, sob a forma de livro, uma série de pataquadas bem conhecidas dos charlatões, das ciganas de esquina e dos multiplos professores “Bamba” que por aí proliferam neste mundo. Jogar com o desespero das pessoas, para daí tirar lucros materiais, é algo que ultrapassa as medidas do meu entendimento. Conheço muito bem como lidar com estados de alma enfraquecidos e carentes. Por isso, condeno a iniciativa do livro, que não é de modo algum uma terapêutica adequada ao mal, mas sim um “narcótico” tão prejudicial como qualquer outro.

margarida disse...

Boa Tarde

Eu por indisponibilidade só vi o de ontem e o de hoje.
Não há dúvida que a nossa mente comanda todo o funcionamento do nosso estado de espirito e da nossa maneira de estar na vida e isso consegue-se com a auto-estima, o pensamento positivo, o respeito por nós e respeitado o próximo. Assim conseguimos estar bem e com todos aqueles que nos rodeiam.
Parabéns á Fernanda e parabéns á RTP pelo programa.
Um bom fim semana.

José Roberto disse...

Antes de tudo, antes de algum juízo ser feito, ou ser deixado, vejam o Segredo, vejam, muitos de vós ainda nem o viram.
Cada um acredita naquilo que ouve, ou naquilo para o que os seus sentidos estão preparados para aceitar, eu atraí o livro "O SEGREDO" até mim, estava a precisar de dar uma reviravolta na minha vida, e já tive experiências fantásticas com o Segredo, quando andava a precisar de dinheiro pensava tanto que queria ter um relógio novo, que achava notas de dinheiro em minha casa, e depois ficava com elas. Apliquei o Segredo para um Teste de Portugues, na véspera, e uns meses antes, sentava-me todas as noites na beira da cama, para me sentir bem e alinhado com o Universo, e sentia, hoje por exemplo, nao fiz a tal "meditação na ponta da cama" e sentir aquele arrepio na espinha, e sinto-me chato, e na verdade estou. Sinto que desprezo tudo á minha volta, mas sei perfeitamente que posso quebrar isso tudo e virar-me do avesso, basta tomar uma iniciativa para mudar-mos algo em nós.

Mas quando o fasso acordo pela manhã como se fosse menos uma, e não mais uma, uma manhã comum, sinto e vejo o futuro sorridente :D.

não pode haver desinteresse no que desejamos, ou no que acreditamos, se não tudo vai por água abaixo.

Temos de desejar fazer tudo, aliás TUDO, para o conseguirmos, eu vou-me estudar durante os próximos anos, vou-me amar a mim mesmo nos proximos anos, porque amando-me a mim próprio estou a amar o mundo.

Todos crescemos numa realidade com regras, e que podemos a qualquer momento quebra-las, podemos vir a ser quem sempre sentimos em nós.

Podemos ser, ter , tudo aquilo que quisermos.


Acredito que temos um mundo maravilhoso tudo de bom para todos, e tem de o ser.



todas as noites sentar na ponta da cama e imaginar, tudo o que queres na tua vida, sentir, desejar tudo o que mais queres, é o SEGREDO da vida. é esse o Segredo.



Um Abraço.

"energia" disse...

“SEGREDOS DA AUTO-AJUDA”
EU PREFIRO CHAMAR AUTO DOMÍNIO.
NÃO BASTA PEDIR. NÃO BASTA QUERER.
EU PESSOALMENTE POSSO GARANTIR QUE JAMAIS RECORREREI A MÉDICOS DA TERRA.
POSSO TAMBÉM ADIANTAR QUE NÃO SOFRO DOR FÍSICA. SINTO-A COMO ALERTA, COMO É ÓBVIO, MAS DESLIGO.
MAS ATENÇÃO HÁ MUITO PARA ANDAR, HÁ MUITO PARA ESTUDAR E PARA APRENDER.
É ESSENCIAL ESTUDO E PRÁTICA DOS GRANDES VALORES UNIVERSAIS.
É ESSENCIAL ENTENDER QUE A VIDA TEM PLANOS PARA CADA UM, QUE NÃO PODEM SER ALTERADOS COM O SIMPLES QUERER.
.um grande abraço na harmonia global
.jose gomes
equilibriosg@hotmail.com

Manuel António disse...

Olá a todos!
Pensar positivo pouca utilidade tem mas SENTIR POSITIVO já será diferente. O exercicio racional para nos sentirmos bem é infrutifero mas sentir satisfação , prazer , gratidão em pequenas coisas do dia a dia contribui para uma transformação do nosso interior , fisica , emocional e espiritual.
Grato pelo vosso programa e em especial pela brilhante apresentadora que diariamente conduz com beleza e eficiência o debate.

Manuel

lady_blogger disse...

Querem mesmo saber qual é o Segredo (que por ser divulgado em livro deixou de ser segredo)? O grande segredo reside no pensamento positivo e no poder das actracções.

CC

Maria Mendes

lady_blogger disse...

Um hino ao pensamento positivo:

Penso Positivo
Jovanotti


Io penso positivo perche' son vivo
perche' son vivo
Io penso positivo perche' son vivo
e finche' son vivo
niente e nessuno al mondo
potra' fermarmi dal ragionare
niente e nessuno al mondo
potra' fermare, fermare, fermare
fermare quest'onda che va
quest'onda che viene e che va
quest'onda che va
quest'onda che viene e che va
Io penso positivo
ma non vuol dire che non ci vedo
io penso positivo...
in quanto credo!
Non credo nelle divise
ne' tanto meno negli abiti sacri
che piu' di una volta furono
pronti a benedire massacri
non credo ai fraterni abbracci
che si confondon con le catene
io credo soltanto che
tra il bene e il male
e' piu' forte il bene
... bene, bene, bene, bene...

Io penso positivo perche' son vivo
perche' son vivo
Io penso positivo perche' son vivo
e finche' son vivo
niente e nessuno al mondo
potra' fermarmi dal ragionare
niente e nessuno al mondo
potra' fermare, fermare, fermare
fermare quest'onda che va
quest'onda che viene e che va
quest'onda che va
quest'onda che viene e che va...

positivo

Uscire dal metro quadro
dove ogni cosa sembra dovuta
guardare dentro alle cose
c'e' una realta' sconosciuta
che chiede soltanto un modo
per venir fuori a vedere le stelle
e vivere l'esperienze
sulla mia pelle, sulla mia pelle
Io penso positivo perche' son vivo
perche' son vivo
Io penso positivo perche' son vivo
e finche' son vivo
niente e nessuno al mondo
potra' fermarmi dal ragionare
niente e nessuno al mondo
potra' fermare, fermare, fermare
fermare quest'onda che va
quest'onda che viene e che va
quest'onda che va
quest'onda che viene e che va
quest'onda che va
quest'onda che viene e che va
quest'onda che va
quest'onda che viene e che va...

positivo

La storia la matematica
l'italiano la geometria
la musica la la musica, la fantasia

Io credo che a questo mondo
esista solo una grande chiesa
che passa da CHE GUEVARA
e arriva fino a MADRE TERESA
passando da MALCOLM X attraverso
GANDHI e SAN PATRIGNANO
Arriva da un prete in periferia
che va avanti nonostante il Vaticano

Io penso positivo perche' son vivo
perche' son vivo
Io penso positivo perche' son vivo
e finche' son vivo
niente e nessuno al mondo
potra' fermarmi dal ragionare
niente e nessuno al mondo
potra' fermare, fermare, fermare
fermare quest'onda che va
quest'onda che viene e che va
quest'onda che va
quest'onda che viene e che va
quest'onda che va
quest'onda che viene e che va
quest'onda che va
quest'onda che viene e che va
quest'onda che va
quest'onda che viene e che va
quest'onda che va
quest'onda che viene e che va...
Quest'onda che va
quest'onda che viene e che va
quest'onda che va
quest'onda che viene e che va...

La storia la matematica
l'italiano la geometria
la musica la la musica, la fantasia
La storia la matematica
l'italiano la geometria
la musica la la musica,
la fantasia



CC

Maria mendes

cbas disse...

O segredo da auto-ajuda é fazer crer que existe um segredo.

Em relação ao pensamento positivo. Existem muitas pessoas que por mais pensamento positivo que tivessem, já não estão entre nós. É uma questão de probabilidades.

Como é que se mede o pensamento positivo?

Se a pessoa "A" sobreviver e a pessoa "B" não, então quer dizer que o pensamento da pessoa A é mais positivo do que o pensamento da pessoa B!?

Pelo menos a auto-ajuda permite vender livros e promover a leitura.