quinta-feira, abril 28

IRS: entregar 2010, preparar 2011

Os prazos para entrega das declarações do IRS de 2010 diferem consoante a categoria de rendimentos do contribuinte. Mas todos os que usufruem de rendimentos de pensões, trabalho dependente ou trabalho independente são obrigados a preencher a mesma declaração Modelo 3, onde contabilizam os gastos com saúde, educação ou energias renováveis e as respetivas deduções. O que mudou em relação ao ano anterior? Quanto se pode abater à coleta? O que mudará em 2011 e como fazer um bom planeamento fiscal? No SC os melhores especialistas esclarecem hoje todas as dúvidas.

Convidados:
Paula Franco, Consultora OTOC
Tiago Caiado Guerreiro, Fiscalista
Manuel Líbano Monteiro, Família Numerosa
António Ernesto Pinto, Deco

4 comentários:

clAud disse...

(estou a acompanhar o programa neste momento, não sei se respondem a dúvidas mas cá vai) - A companhia de seguros com a qual tenho o seguro de vida associado ao crédito de habitação apenas emite a declaração do mesmo em nome do primeiro tomador. Ainda que sejamos duas tomadoras, apenas uma tem comprovativo de pagamento. Uma vez que cada uma de nós efectua a sua declaração de IRS individualmente, deparamo-nos com este problema. Será que poderemos dividir o valor e cada uma declarar metade, ainda que apenas uma de nós tenha um comprovativo desse pagamento?

Cumprimentos,
Cláudia

Édipo disse...

Relembrar que na constituição do agregado familiar, o dependente é diferente do descendente e quando separados, quem tem a guarda é que tem os dependentes.

Édipo disse...

Uma questão: quem coloca os dependentes quando os filhos estão em guarda partilhada? Obrigado.

Sofia Nobre disse...

É possível deduzir no irs de 2010 despesas com tratamentos de fertilidade (medicação e fertilização in-vitro)?