quarta-feira, maio 18

Doenças reumáticas e o calor

Quando pensamos em doenças reumáticas associamos de imediato ao frio ou às baixas temperaturas, mas existem doenças reumáticas que se agravam com o calor, como por exemplo a Sindroma de Sjorgren. Trata-se de uma doença auto-imune, inflamatória crónica caracterizada por uma secura excessiva dos olhos, da boca e outras membranas mucosas. Esta síndroma está muitas vezes associada a outros sintomas ligados à artrite reumatóide e ao lúpus. Vamos descobrir formas de detecção, prevenção e tratamento, desta e de outras doenças reumáticas. Isto tudo com os melhores especialistas.


Convidados:
Melo Gomes, Médico Reumatologista, Pres. Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas e Pres. da Direção da ANDAI - Ass. Nacional dos Doentes com Artrites e Reumatismos de Infância
Elsa Lourenço Silva, Fisioterapeuta
Eugénia Simões, Pres. Instituto Português de Reumatologia
Arsisete Saraiva, Porta-voz Plataforma Mais Saúde e Pres. ANDAR

7 comentários:

Lila disse...

Há 1 ano foi-me diagnosticado artrite reumatóide. O certo é que comecei antes dos 30 anos com problemas, que diziam ser ciáticas, bicos de papagaio etc ... posteriormente tive e tenho várias uveítes que adveem da artrite, foi a conclusão a que chegaram agora ... se tudo tivesse sido diagnosticado antes, talvez as coisas não adiantassem tanto ... com o calor ou frio as dores são iguais ... não diferem.

O VERDADEIRO disse...

Boa tarde.

Como ultrapassar a falta de resposta do SNS?

O instituto de reumatologia que tipo de resposta dá e como aceder?

Esperar 4 a 5 anos por uma primeira consulta (no SNS) quando desde os 14 anos (45 anos atualmente) se têm sintomas reumatológicos (comprovados por reumatologista) é no mínimo "criminoso".

Luis Silva

Mara disse...

A minha situação com o médico de família, não deve haver com reumatologia. Tive uma lesão a nível muscular, quando praticava musculação no ginásio, tinha muitas dores. Fui à minha médica de família, e ela não deu muita importância, pois fez aquele velho diagnóstico, pelo facto de ser novo, não era nada, para não falar que tive 2 meses só para conseguir consulta com ela. Mas de tanto melgar, lol, ela lá aceitou fazer um raio-x, pelo sim e pelo não. Descobri que tinha um tumor cartilaginoso (econdroma), tinha a nível do joelho um género de corninho ôsseo e o músculo deslocado tinha ficado preso nesse osso. A minha médica quando viu o raio-x, desvalorizou o resultado. Eu acabei por ser operado, pelo facto do meu pai conhecer um ortopedista. Ele disse que ia ser operado e que no dia seguinte já poderia andar. Não foi bem assim, de facto fui operado no Amadora Sintra, os 2 dias depois da operação, o médico que me operou não foi ver como estava, se estava bem ou mal, tive de ser eu a solicitar muletas para poder ir ter com o médico para saber se tinha alta ou não. No 3º dia, lá tive alta. Mas as complicações continuaram, e eu continuava sem poder andar, pois não coseram, meteram agrafos, poucos dias depois, a perna começou a inchar, fomos ao Amadora Sintra falar com o médico que me tinha operado e ele não assumiu a responsibilidade, por sorte o edema não era grave e por sorte a biópsia feito aquele osso resultado do tumor, deu tumor benigno. A verdade era esta, eu podia ter um tumor cartilaginoso maligno, e de acordo com a minha médica, não precisa de operação, não tive direito a fisioterapia, fiquei meio ano, sem poder andar, em vez da conversa que andaria no dia seguinte. E só comecei andar por muita força de vontade e dor, com exercícios que fazia sózinho em casa.

Pedro Duarte

Mara disse...

Sou doente de Lúpus, é uma doença que provoca muitas dores também além do cansaço, e que os sintomas são muito idênticas a outras doenças reumáticas. Somos descriminadas no mundo do trabalho e a reforma foi-me negada.


Parabéns pelo seu programa e deve continuar,


Ilda Gomes

Mara disse...

Boa tarde a todos,

Desde já parabéns pelo programa e problemas abordados.

Relativamente ao tema do diagnóstico e segundo a minha experiência de utente o que se assiste hoje nos centros de saúde é basicamente um diagnóstico por terapêutica, se resulta bom, se não voltamos lá o começamos outra terapêutica.

os melhores cumprimentos

Pedro Rebelo

Ligia Rodrigues disse...

Tenho estado a seguir o programa,e lamento o sofrimento acrescido aos doentes pelo facto de quase sempre lhes ser dito que "É psicológico".Eu própria fiquei lesionada para o resto da vida por causa deste tipo de comentários por parte dos médicos, que, pelo facto de não descobrirem ou não saberem decretam o fatídico diagnóstico...:é psicológico.Mais valia passarem a dizer: eu não sei...!Porque para as pessoas é extremamente penoso querer disfarçar, para não se ser julgado, uma situação que não se resolve.
L.R.

Mara disse...

Boa tarde ! Gostaria de elogiar -vos por vosso excelente programa.Sou doente com espondilite anquilosante, e tenho bastante dificuldade em exercer pofissão, elogio fisioterapeuta por conseguir tanto , mas acho muito dificil conseguir em empregos mais exigentes .

julieta castro