quarta-feira, dezembro 7

Ecologia Urbana

Vários oradores consagrados estiveram na Fundação Calouste Gulbenkian a discutir o tema da ecologia urbana, em particular da paisagem projetada nas cidades. Uma área de estudo recente que se preocupa com a integração da sociedade urbana no contexto de uma maior sensibilidade ecológica. A filosofia subjacente é que estamos a passar do primado do betão e do alcatrão para um modelo de cidade onde a paisagem e os espaços de lazer possam ser articulados de forma harmoniosa e funcional. Hoje, no SC, abordamos as várias facetas da ecologia urbana – um tema particularmente relevante num país onde cerca de ¾ da população vive em cidades.

Convidados
Cristina Castel-Branco, Arquiteta Paisagista e Prof. de Arquitetura Paisagista UTL
Marta Pinto, Escola Superior de Biotecnologia UCP Porto
Vicente Bento, Engenheiro do Ambiente - Ordem dos Engenheiros - Colégio de Engenharia do Ambiente
Helena da Silva Farrall, Liga para a Protecção da Natureza

2 comentários:

Filipe Matias disse...

Relativamente ao Sapal de Corroios, o Grupo Flamingo tem vindo a desenvolver várias actividades em termos de prevenção, sensibilização e combate à degradação (projecto piscicultura). Está a ser desenvolvido um projecto de percurso interpretativo do Sapal de Corroios com a construção de um observatório de aves, para dar a conhecer mais esta zona e a sua riqueza ambiental.

www.grupoflamingo.org

Ana Diniz disse...

Gostaria de saber como acham os convidados que poderemos integrar e melhorar a biofilia na cidade. Fala-se muito nos espaços verdes mas se quisermos ser mais inovadores e promovermos um contacto directo com o meio natural que nos envolve (a nós e à cidade) que boas práticas recomendam?

Obrigada
Ana Diniz