sexta-feira, março 9

É possível viver sem dinheiro?

Segundo a experiência de um antigo empresário inglês, é possível viver sem qualquer dinheiro. Cultiva os seus próprios alimentos, lava a roupa num rio, produz energia e faz tudo com o que a natureza oferece. E ainda criou uma fundação que ajuda outros a seguirem o seu exemplo. Este Sociedade Civil servirá para refletir sobre a possibilidade de nos desligarmos mais dos bens materiais. Mas de que forma é possível (sobre)viver fora de uma sociedade alicerçada na economia monetária? A dinâmica das trocas de produtos e serviços começa a ganhar alguma expressão na sociedade portuguesa, nomeadamente nas faixas etárias mais jovens. Vamos hoje tentar perceber de quanto dinheiro realmente precisamos para viver.

CONVIDADOS:
Susana Albuquerque, Secretária-geral Asfac
Andresa Salgueiro, Mentora projeto “Believe in Portugal”
Hugo Franco, Jornalista Expresso
Nuno Ladeiras, Fundador Rede Barter

7 comentários:

Jau disse...

Eu troco um catalão e todos os seus serviços por uma vida de luxo!

cbas disse...

O site www.mercadotrocas.com está online mas o movimento das trocas e a sua utilização não está a corresponder às expectativas....

Susana Pereira disse...

O vosso programa continua cada vez mais interessante, algumas das soluções que vi hoje apresentadas estão ao nível do que de mais inovador se pratica por esse mundo fora nas alternativas ao sistema financeiro. Quem diz que não se inova neste país? E claro, só podia passar na RTP 2. Continuem!!!

MA disse...

Adorei o programa e a hipotese de se criar dinheiro complementar pôs-me a pensar. PArabéns.
MA

Ana Luísa disse...

Excelente temática!! Ainda bem que se começar a divulgar a diferença que nos faz viver mais felizes. Pode ser que mais gente adira e aí já possam as novas ideias corresponder mais às suas próprias expectativas. Parabéns!!

hpreto disse...

Sim, mas para tal as mentalidades tem de acreditar e ou ser educadas para. E dificil deixar de pensar isto e meu, o que eu tenho e melhor, o adorno. E claro a ganancia de ter mais. Sera o mundo capaz de continuar a evoluir sem esse motor? A verdade e que temos o conhecimento e os mecanismos para continuar.

The Venus Project Supporter disse...

Olá.
estive à procura do mesmo titulo na internet e fiquei fascinado com o caso de alguém inglês fazer algo.
eu escrevo sobre sustentabilidade e comportamento humano, mas não direi tudo ou nada aqui, seria uma grande seca estar a escrever realmente tudo quando afinal imensas pessoas não iriam entender nada destes mecanismos.
já passei pela mesma coisa, aliás, eu faço parte de uma organização para a mudança global que é cada vez mais necessária essa mudança, e da sustentabilidade global planetária.
Digamos ser possível viver numa sociedade sem dinheiro, mas será necessário tempo, educação e a criação de mecanismos específicos para afim, se poder viver nela, e não simplesmente proclamar por tal sistema sem preparativos, as pessoas devem ter consciência para os seus actos e saber com o lidam nesse sistema, se fomos forçados de inicio a viver nela por falta de inteligência na evolução, e entre outros factores problemáticos sociais, então podemos a partir de agora, com tudo aquilo que temos, com toda a informação, e toda a tecnologia viver nela, é tudo uma questão de criar um mecanismo próprio para isso.
qualquer não será confiante, se não for confiante, também não acontecerá, aliás não se trata propriamente de confiar, mas sim de colaborar.
uma sociedade muda se o seio da cultura mudar, desde então percebe-se que a humanidade muda de acordo com a cultura pois é ela quem guia uma sociedade, podemos ver o exemplo de várias culturas, mas devo dizer, nenhuma delas neste mundo foi a melhor.
agora eu sou responsável pelo o que digo aqui, mas não pelo o que vocês entenderam.
para mais informações, talvez fosse melhor visitarem o meu site de apoio a essa organização que mencionei no inicio, talvez vos fará aclarar.

http://vofvenusproject.rbe-pod.net/

obrigado pelo o vosso tempo