quarta-feira, maio 2

2 de maio: Separar bons e maus alunos?

A reforma curricular, que entrará em vigor no próximo ano letivo, prevê genericamente provas finais para alunos do 4º ano, turmas de 30 alunos e a frequência facultativa do “Apoio ao Estudo”. Além disso, o novo regime de matrículas dá a possibilidade das escolas criarem turmas selecionadas. A medida vem pôr termo à legislação de 2007, que afirmava que deve ser respeitada “em cada turma, a heterogeneidade do público escolar”. Há quem chame a medida de elitista, mas há também quem defenda que separar bons e maus alunos torna o ensino mais adequado às necessidades de cada um. O que vai acontecer na prática? Estão as escolas preparadas para estas alterações? Os novos exames vão melhorar o ensino ou favorecer a retenção? O que têm pais e professores a dizer sobre o assunto?

Convidados:

Fernando Reis, Diretor-geral da Educação
Ana Cristina Silva, Docente do Instituto Superior de Psicologia Aplicada – Instituto Universitário
Albino Almeida, Presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais
José Matias Alves, Professor associado da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica do Porto






3 comentários:

Ana Sílvia disse...

O meu sobrinho tem 4 anos e já sabe ler (aprendeu sozinho) e faz contas de somar e subtrair, tendo noção da quantidade, até ao 20. Ainda vai frequentar mais 2 anos de pré, porque, afirma a professora a sua maturidade é apenas de uma criança de 4 anos. Estarão as escolas públicas preparadas para dar resposta às necessidades educativas do meu sobrinho. Parabéns pelo vosso programa.

Teresa Peixoto disse...

A separação, como tudo, pode ser boa ou má dependendo do que se faça com ela. Se separar os maus alunos corresponder a um acompanhamento e ajuda suplementar no sentido de os ajudar a melhorar, ninguém poderá certamente dizer que isso seria mau. É complicado por outro lado ter bons alunos "perdidos" em turmas em que uma grande parte dos alunos não acompanha os conteúdos e, dessa forma, não permitem a evolução que o aluno poderia ter se estivesse numa turma com uma maioria de bons alunos.
Teresa Peixoto
Presidente da Assoc. Pais e Enc. Educ. do Maninho, VN Gaia

kalhotas disse...

isso tambem e po 3º ciclo e que sou hiperativo e tenho boas notas mas porto me ligeiramente mal mas nao me quero separar pois assim na turma dos maus todos chumbam porque nao se concentram