segunda-feira, maio 28

Exames: qual o melhor método de estudo?


A época de exames do ensino secundário e para acesso ao ensino superior arranca oficialmente a 18 de junho.
Este ano há novas regras para quem vai apresentar candidaturas de acesso ao ensino superior. Quem optar por fazer exames na segunda fase deixa de poder candidatar-se às primeiras vagas.
Como deve ser preparado o estudo para estas provas finais? Estudar de véspera ainda é o método mais comum?
E que ajuda existe para os alunos cujo stress acaba por afetar os resultados finais? Afinal, como podem aprender a lidar com a ansiedade?
Para quem pretende realizar provas de acesso para maiores de 23 anos que ofertas existem na universidade? Como deve ser feita esta preparação?

2 comentários:

Unknown disse...

Estou a ver o programa e fico indignada com as opiniões (sublinho) do responsável pelo Colégio João de Deus sobre os professores: os professores não estão habituados a fazer perguntas de determinada forma? os professores de matemática não se preocuparam com determinada matéria ou método de ensino? Esse senhor sabe muito pouco sobre os professores do ensino público; talvez esteja a falar dos professores dos seus colégios e devia deixar isso claro.

Nuno da Costa disse...

Boa tarde. Nesta matéria do ensino penso que realmente há controvérsia e não a vejo presente no debate. De facto, na minha opinião, sendo esta não totalmente contra os exames, mas sim contra a aplicação dos exames em crianças. As crianças não são robots. Não queiram formatar as crianças em tenra idade com uma ideologia pré-definida. Isso é um atentado à criatividade e à inocência de uma criança. O argumento da "responsabilização" é falacioso uma vez que uma criança não deverá ter responsabilidades profissionais. Concordo com exames, sim, mas numa idade mais tardia. Finalmente gostava de salientar cada vez mais uma sociedade virada para os números e a objectividade da vida material do que para as letras e para o papel humanístico (e, consequentemente todos os valores a ele inertes).