segunda-feira, maio 14

Portugal, país de fé

Um estudo da Universidade Católica indica que 79,5% dos portugueses são católicos. O inquérito nacional "Identidades Religiosas em Portugal: representações, valores e práticas" faz também uma caracterização destes crentes: são maioritariamente mulheres, com mais de 45 anos, vivem no norte do país e em zonas rurais.
Por outro lado, aumentou o número de ...protestantes e Testemunhas de Jeová. Independentemente da religião, somos maioritariamente um país de crentes. Mas que reflexo tem este dado? Por que acreditamos em Deus? Pessoas crentes são mais caridosas? A ajuda ao próximo é vivida com mais intensidade? Como é que estes valores ajudam a ultrapassar épocas de crise?

1 comentário:

MeteoElvas disse...

Sei que não é o tema, mas não podia de deixar passar este momento histórico em que pela primeira vez um programa em directo num canal generalista português é transmitido no formato actual, o 16:9! Parabéns Sociedade Civil e parabéns RTP2! Esperemos que a RTP1 siga muito brevemente o vosso exemplo! Quanto ao tema, sou dessa percentagem que há pouco referiram que não discute o tema religião. E apenas porque respeito a escolha de cada um, sendo para mim indiferente a religião ou crença professada pelo meu próximo. Seja ela qual for, o que me importa é independentemente do nome que tiver, a Divindade existe. E o que realmente me deixa preocupado é o ateísmo materialismo tão instalado entre nós. Sem bem que na minha percepção pessoa é nestes momentos de crise que as pessoas se refugiam mais no Divino. Apesar de ser um pouco por interesse...