segunda-feira, maio 21

Soluções para o desemprego


A taxa de desemprego em Portugal é a terceira mais elevada da União Europeia. Os últimos dados indicam que 15,3% da população portuguesa está desempregada e o número de jovens nesta situação continua a aumentar.
Também o número de casais sem emprego cresceu perto de 60%, um número recorde desde que é recolhida informação sobre o cônjuge (outubro de 2010).
Saber elaborar um curriculum, apostar na formação ao longo da vida, criar um negócio e explorar o mercado de trabalho europeu são algumas soluções apontadas. Mas como a inserção no mercado de trabalho nem sempre é fácil, o Sociedade Civil reúne as principais medidas de estímulo ao emprego e trá-las até si.

3 comentários:

Alerta disse...

Sou Licenciado com 50 anos de idade.
Porque é que o IEFP não apoia este segmento da população na integração profissional, seja por cursos de actualização ou outros, a propósito porque é que uma pessoa licenciada não tem direito a apoio do IEFP. (os estágios são sempre para os jovens!)
Infelizmente o IEFP não passa na maior parte de uma agência de confirmação para se receber o subsídio de desemprego.
E o empreendorismo? Claro que só para os filhos dos ricos.
Para uma inscrição num centro de emprego do IEFP, o próprio técnico que me inscreveu disse-me que se tivesse uma cunha neste IEFP, talvez entrasse neste instituto como formador!
Infelizmente Portugal como país soberano está a acabar.
O IEFP é bom só para quem lá trabalha.
Manuel

renata disse...

Foi dito algo fundamental para o debate do desemprego e da baixa produtividade em Portugal o "saber fazer" é mais importante que qualquer titulo que me seja atribuido. Mudar os curriculos do ensino superior tornando-o menos geral e dando oportunidade aos alunos de serem diferentes é uma mais valia e ajudaria a mudar a mentalidade de empregados descartáveis. (parabéns pelo programa)

Miguel Macedo disse...

Sou Eng. Mecânico trabalhei durante 6 anos, estou desempregado e as Empresas só procuram engenheiros estágiários porque ndurante 2 anso não pagam Seg. Social e apenas 30% do Salário. O que fazer? Só há emprego para quem nunca trabalhou ou como é?