sexta-feira, maio 11

“Somos o que comemos”


“Somos o que comemos”. As palavras são de Hipócrates, pai da medicina, que acrescentou também “que o vosso alimento seja o vosso primeiro medicamento”.
 A ideia tem mais de 2500 anos e talvez faça agora mais sentido do que nunca.
 A relação entre obesidade, saúde oral, diabetes, osteoporose e cancro com aquilo que comemos é já     uma evidência científica. Mas como podemos usar a alimentação a favor da nossa saúde? O que é uma alimentação funcional?
Se “as cenouras fazem olhos bonitos” é por que são ricas em nutrientes antioxidantes que ajudam a prevenir problemas de vista associados ao envelhecimento. Um estudo revelou também que mulheres que comam vegetais crucíferos, como repolho, brócolos e couve-flor têm maior taxa de sobrevivência ao cancro da mama.
São apenas alguns dos muitos exemplos que lhe daremos neste Sociedade Civil.

2 comentários:

Ana Serrano disse...

Boa tarde a todos os participantes!
Recebi hoje um email a informar que o consumo de produtos lácteos pode ser prejudicial, pois países como a China onde não é consumido só 1 em cada 10000 mulheres tem cancro da mama, enquanto que no ocidente o nº é de 1 para cada 12. Por outro lado 70 por cento da população mundial é intolerante à lactose. Será que o leite de vaca não é saudável? Obrigada pela atenção e parabéns pelo programa! Ana Serrano

Maria (ª_ª) disse...

Boa tarde!
Parece que agora o abacate "anda na moda", de tal modo que me ofereceram algumas.
Gostaria de saber a que é que faz bem, a que é que faz mal. Por exemplo, quem tem colesterol alto deve ou não comer.
Na realidade, não sei muito sobre o fruto em si.
Obrigada e cumprimentos a todos.
Maria.