sexta-feira, novembro 16

Portugal sem fumo


Há menos fumadores em Portugal: menos 5% desde que a lei do tabaco entrou em vigor.

Apesar de mais de 20% dos fumadores terem diminuído o consumo, um em cada quatro morre prematuramente devido ao vício. O tabaco é ainda a principal causa de morte prematura em Portugal.

A diminuição do consumo fica a dever-se exclusivamente à lei? Ou estaremos perante uma mudança de mentalidades, com uma geração mais consciente dos malefícios para a saúde?

Em véspera do Dia Nacional do Não Fumador, damos-lhe ainda a conhecer novos estudos nesta matéria.

4 comentários:

Luciana disse...

Boa tarde, a todos.
Queria aqui deixar os meus mais sinceros parabéns pelo programa e pela temática escolhida.
E aqui deixo também umas palavras especiais dirigidas, muito em particular, ao Senhor Professor Fernando de Pádua. Alguém cuja generosidade é, simplesmente, enorme. Muito, muito obrigada, por tudo aquilo que nos tem ensinado. Muito, muito obrigada, por tudo aquilo que nos ensina - aos maiores e aos mais pequeninos (os sub-20, como diz, com grande carinho).
É muito, muito, muuuuuito bom ouvi-lo.
Muito grata,
Luciana Graça

helena disse...

O meu filho é fumador e já tentou ir à consulta para deixar de fumar por duas vezes. Em qualquer das vezes, foram-lhe pedidos exames médicos prévios para dar início ao processo.Claro que perdeu a coragem e desistiu. Parece-me que um acompanhamento imediato seria muito importante para motivar pessoas como o meu filho.

tenferre disse...

Sera sempre necessario muita força de vontade, quase equivalente a uma promessa que não possa ser quebrada. Fumei 2 maços por dia durante muitos anos e tentei deixar de fumar varias vezes, claro que aproveitei a lei da proibição para provar a mim mesmo que conseguiria deixar de um dia para o outro, embora para isso tenha de ter feito um truque. Consistia em sem olhar para o maço ja insetado, dizer que os cigarros que nele estivessem seriam os dias que ainda ia fumar... tive pouca sorte, pois julgava ter ainda muitos cigarros, mas eram apenas 7 e 7 foram os dias que fumei, algumas vezes uns 3 maços por dia, mas no 7 dia ja não consegui fumar nem mais um cigarro.... ate hoje, penso que la vão uns 4 anos, nem me quero recordar da data certa.

tenferre disse...

Pode parecer treta, mas nem podem imaginar o que foi proibir fumar em NY e arredores, quase se criou uma revolução, onde mais de metade da população fumadora, era quase impossivel andar na rua e ver uma pessoa sem cigarro na mao. Com a imposiçao da lei, os 2 primeiros meses foram, tipo vai, não vai, uns sitios toleravam outros não e ate se criou espaços para fumadores. Os que iniciaram o processo mais cedo tiveram mais facilidade em adaptar-se do que os que criaram alternativas para não perder os clientes fumadores. Hoje em dia quase se retirou o fumo na totalidade da cidade, são raros os locais onde é permitido fumar. Eu sei que é dificil, eu tambem era fumador, 2 maços por dia....mas aproveitei e deixei de fumar tambem. Hoje os restaurantes e bares estao a abarrotar de gente, ninguem fuma dentro e alguns nem fora se pode fumar. Aquilo que era "nice fumar" passou a ser "foleiro e repugnante". Pode ate parecer caricato, mas ate algumas das melhores discotecas da capital alem de serem "smoke free"...não vendem alcool ou bebidas alcoolicas, são modas !