quinta-feira, fevereiro 7

Insolvências: como reagir?


As insolvências de pequenas e médias empresas aumentaram 50% em 2012: foram apresentados cerca de 25 pedidos de insolvência por dia. Ao todo, registaram-se perto de nove mil insolvências. Porto, Lisboa e Braga foram os distritos mais afetados.
Mas não são só as empresas que entram com pedidos de insolvência: há cada vez mais famílias e indivíduos a faze-lo.
Quais são as consequências de abrir falência? Como posso renegociar dívidas? Quem gere os meus bens? Fico sem salário? Se a empresa em que trabalho ficar insolvente pode deixar de pagar o meu ordenado? Nesse caso, posso constituir-me como credor? Onde devo dirigir-me para defender os meus direitos?

Convidados:
Luís M. Martins, Ordem dos Advogados
Natália Nunes, Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado da DECO
Rui Delgado, Vice-Presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários
André Vieira de Castro, Observatório de Economia e Gestão de Fraude

Sem comentários: