segunda-feira, fevereiro 11

Saúde dos olhos


Em 2005 o Programa Nacional para a Saúde da Visão revelou que metade dos portugueses tinha problemas oftalmológicos.
Na mesma época, outros estudos afirmavam que 20% das crianças e 50% dos adultos sofriam de miopia, hipermetropia e astigmatismo.
E como estamos hoje? O que mudou no acesso às consultas de especialidade?
Como é feito o acompanhamento de pessoas com diabetes?
O que podemos fazer para ter uns olhos mais saudáveis?

Convidados:
Paulo Torres, Presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia

Paulo Vale, Coordenador do Grupo Português de Oftalmologia Pediátrica e Estrabismo
José Luís Medina, Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal
Carlos Lopes, Presidente da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal


6 comentários:

Cigarra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cigarra disse...

Boa tarde!
Sigo o programa sempre com muito entusiasmo.
Vivo e cuido de uma pessoa invisual e acredito que incentivar a autonomia a autonomia é extremamente importante e não permitir que a pessoa se vá desculpando com a sua deficiência.Dar tarefas manuais, estimular a independência é fundamental.A referida pessoa tem 82 anos e foi ficando sem ver progressivamente por causa de Glaucoma.É diabética, mas quando começou (cerca dos 55 anos) não deu atenção suficiente à sua diabetes.
Perto de mim, conheço um casal em que ambos são invisuais, ele de nascença e a senhora cegou subitamente aos 15 anos.Formaram-se e têm dois filhos.A mãe cozinha, e cuida das crianças como qualquer um dos não invisuais.Fico maravilhada sempre que os visito.
Maria Victória

Cigarra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cigarra disse...

Mais um assunto sobre esta questão:
Diz-se que o Sol faz mal aos olhos.Porém, é sabido que a falta total de estímulo de luz solar, pode levar à cegueira.Sei que pessoas encarceradas em total escuridão por anos, acabam por cegar.Em mim, a falta de luz solar, directamente do Sol causa-me, além de baixa de humor,cansaço visual.Ficar fechada em 4 paredes, não olhar espaços abertos na Natureza, afecta-me a vista.Sinto sempre necessidade de sair para espaços abertos, especialmente na Natureza para ficar bem dos olhos.
Obrigada pela oportunidade
Maria Victória

Mário, o Dimas disse...

Gostaria de informar que,ao contrário do que se passa no Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente nos hospitais, existe a valência do Optometrista associado às consultas de Oftalmologia nos sistemas de saúde privados, designadamente na PT ACS, onde os utentes recebem na cosulta o atendimento completo para se dirigirem ao Oculista já com o diagnóstico e o receituário completo para a correcção do seu problema de saúde ocular.

Unknown disse...

Nao entendo como se pode falar da "Saude dos olhos" sem ter um Optometrista no painel de convidados. Os Optometristas estas habilitados a detectar todas as patologias oculares. Todos os Optometristas referem para oftalmologia os casos patologicos. Nos paises ditos desenvolvidos a Optometria tem um papel fundamental na saude ocular das populações. Só um pais com mentalidade terceiro mundista é que se limita a ouvir a opiniao dos Oftalmologistas e esquecer quem muito faz pela visao da populaçao.