quarta-feira, maio 15

A vida secreta dos adolescentes

As hormonas são as responsáveis pelos comportamentos instáveis, típicos da adolescência.
Mas até ser atingida a maturidade física e emocional é preciso atenção máxima às escolhas e decisões feitas nesta fase da vida.
O Inquérito Nacional em Meio Escolar revelou que os adolescentes portugueses consomem cada vez mais álcool, tabaco e droga. Aliás, 40 mil adolescentes do secundário reportam consumo recente de cannabis.
O que sabem os pais destes comportamentos? Como conversam sobre isso em casa? E em meio escolar o que pode ser feito?
Porque optam os adolescentes por comportamentos de risco?

3 comentários:

sophia disse...

Depois de ver o programa só desejo absolutamente que seja opcional a Educação Sexual nas escolas. É um direito do qual os Pais não devem prescindir. A promoção da sexualidade nas escolas? Feita por quem? Experiências com os meus filhos? Abordar a sexualidade no primeiro ciclo do ensino básico. Não, obrigada!

Paulo Mota disse...

Então se calhar o melhor é pôr os seus filhos numa escola privada. Pelo menos lá "tem" e "pode ter" controlo sobre a qualidade das coisas que lhe ensinam.

O intuito é informar, educar e esclarecer as crianças.

Felizmente tive pais que me ensinaram tudo sem qualquer tipo de vergonha. E quando tive a disciplina de Educação Sexual na escola, ainda que por muito envergonhado que tivesse, estava já pré-esclarecido, e o assunto para mim não me era tabu. Tal como não me o é a Morte de alguém, já os meus colegas, povinho, ficam chocados.

No entanto, gostava de saber porque é contra a Educação Sexual. E se o é, também apoia o facto da disciplina "Educação Moral e Religiosa Católica", ser opcional e não obrigatória? É que também ela "enfia" (ensina) coisas, à maneira deles, que eu não quero na cabeça do meu filho.

Parte dos pais educarem e informarem os seus filhos com aquilo que realmente acham importante ou que tenha sido mal ou pouco explicado, como foi referido.

wahyud disse...

Obrigada, fico feliz em visitar aqui
obat stroke