sexta-feira, junho 21

Sono de qualidade

“Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer”… mas grande parte dos portugueses dorme mal e recorre a sedativos para conseguir descansar. Ingerir álcool ou cafeína antes de adormecer, deitar-se com fome, medicação ou alteração da rotina podem ser algumas das explicações. E como contorná-las? O que acontece a quem não consegue dormir? E quando se trata de crianças, como resolver as insónias? Mas, afinal, por que dormimos mal? Deitamo-nos tarde? Dormimos poucas horas? Os (muitos) portugueses que acordam antes das seis da manhã estarão suficientemente despertos durante o dia para cumprir as várias tarefas?

6 comentários:

Maria Paes de Vasconcelos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RMAUDIOVISUAIS disse...

Boa tarde,

Falam num distúrbio relacionado com o movimento das pernas mas não chegaram
a explicar o que é.

eu tenho esse distúrbio

Rui Martins

MFA disse...

Não concordo em absoluto em desaconselhar o idoso a não ter o telemóvel à cabeceira da cama.

O telemóvel à mão é essencial para pedir ajuda no caso de haver uma doença aguda a meia da noite e tem salvo muitas vidas.

MFA disse...

Aliás, tenho muita pena que a moderadora não consiga conduzir o discurso dos convidados.
Já na rádio interrompia frequentemente os raciocínios dos interlocutores, mas era mais aceitável devido à brevidade necessária da rádio.
Neste programa, de 1h30, não é admissível interromper abruptamente ou comentar "assim ninguém percebe nada" a um médico que há 20 anos dá consultas sobre o sono.
Deverá ser tido em conta que o público da Antena 1 é diferente do da RTP2, mas espero que seja apenas ainda falta de treino para o trabalho.

Unknown disse...

Boa tarde, para quem faz turnos rotativos e um dos turnos é compreendido entre as 00:00 e as 08:00 quais os conselhos para um bom descanso e uma boa saúde a longo prazo?
Obrigado
Jorge Silva

Ci disse...

Vejo a Sociedade Civil há muito tempo e desde que está esta jornalista vejo-me a abandonar muitas vezes a abandonar o programa por não aguentar ver a sua postura muito agressiva até a tocar a falta de educação. Nesta 6ª feira ultrapassou tudo. Estou de acordo com o comentário de MFA(14:56). Está na hora da senhora moderadora repensar a sua atuação para bem da sociedade civil