segunda-feira, julho 8

Revitalizar o interior: é possível?

Sair das zonas rurais para viver nas cidades não é um fenómeno novo. Quem sai tem a ideia de que nos centros urbanos há mais trabalho, há mais oferta formativa e cultural, há melhores acessos à saúde. Será mesmo assim? Mas há também quem regresse às aldeias, por que perdeu o trabalho ou procura outro estilo de vida. Há quem defenda, que zonas menos povoadas são melhores para educar os filhos e os laços de vizinhança são uma forte entreajuda. Será que faz sentido dizer-se que no interior há menos oportunidades? Que projetos existem para dinamizar o mundo rural? Quem dinamiza? Há oportunidades de trabalho ou de negócio?

2 comentários:

Jovita Capitão disse...

Claro que é possível. mas é absolutamente necessário que haja formação vocacionada para a área rural e florestal e mais oportunidades de trabalho.

http://rainhadasinsonias.blogspot.pt/

roler33 disse...

Boa tarde,

Naturalmente que é possível dinamizar o interior e a agricultura. Quando houver regionalização, isso vai ser possível, principalmente quando Lisboa deixar de pensar que é Portugal e o resto é paisagem. Em Espanha, por exemplo, pensa-se em realizar os Jogos Olímpicos e realizaram-se em Barcelona, pensa-se em realizar uma Expo realiza-se em Sevilha e em Saragoza. Aqui só se vê Lisboa. Depois, como se vai dinamizar o interior se são retiradas todas as estrutura base, como hospitais, centros de saúde, tribunais, etc?
Cumprimentos,
José Maria Bompastor