quinta-feira, agosto 29

Leite: beber ou não beber?

Há sempre quem defenda os múltiplos benefícios do leite e dos seus derivados e, do outro lado, quem se imponha contra a ideia. A mais recente oposição à bebida láctea veio da Universidade de Harvard, nos EUA, que retirou o leite da dieta saudável porque, defende, não combate a osteoporose e contribui para alguns tipos de cancro. Será mesmo assim? Até que idade podemos/devemos beber leite? Que quantidade por dia? Em que outros alimentos podemos encontrar cálcio? Quais as consequências mais graves da carência em cálcio?

3 comentários:

Joao Mota Moreira disse...

Boa tarde, sou professor de Educação Física e trabalho em ginásios desde 2001. Venho por este meio reforçar que concordo com o comentário do nutricionista no que diz respeito aos exercícios de impacto para a fixação do cálcio nos ossos. Não é obrigatório o exercício no ginásio mas não existe nenhuma contra-indicação para o treino de musculação mesmo em pessoas de idade mais avançada e com problemas ósseos, muito pelo contrário! Não existe nenhum outro exercício tão seguro, controlado e personalizado a pessoas com patologias. Muito obrigado!

Ana disse...

Afinal qual a percentagem de calcio que é absorvida num copo de leite? É que um dos argumentos dos que são contra o consumo de leite é que apenas 10% de calcio é absorvido.

Ana disse...

O programa foi muito inteessante mas tenho pena que não houvesse convidados "do contra" , a explicar os argumentos que os levam a opor-se ao consumo de leite. Desta forma ficariamos com uma informação mais completa, assim apenas ficamos com um dos lados da questão e com as mesmas dúvidas.