terça-feira, janeiro 7

Acolhimento de Imigrantes

Segundo dados oficiais, em 2012, viviam em Portugal mais de 417 mil imigrantes. Relatórios internacionais classificam o nosso país como o segundo melhor da União Europeia no que diz respeito a políticas de acolhimento a imigrantes. A atribuição de direitos e serviços, o apoio na reunificação familiar, e o acesso à nacionalidade são algumas das áreas onde Portugal tem sido destacado pelo trabalho realizado. Apesar dos resultados positivos o país continua a investir nas poliíticas de integração de imigrantes. No Sociedade Civil de hoje procuraremos mostrar-lhe o trabalho que tem vindo a ser realizado, que entidades são responsáveis por ele, mas também debater quais as lacunas ainda persistentes.

1 comentário:

Alexandra Manita disse...

Boas tardes.

Primeiro, jamais esquecermos que somos um país de emigrantes e segundo com os imigrantes vamos aprender e trocar conhecimetos e saberes a nível cultural,gastronómico e ideológico.

Para que os imigrantes sejam aceites há que criar políticas de intervenção e de integração.

Estas medidas implicam investimento em recursos humanos em Técnicos Superiores da Educação, Psicólogos, Sociólogos e Gestores em Economia, pois nomeadamente vindo de países culturais muito diferentes há que os integrar com formação na cultura histórica dos Portugueses e da Europa; literacia financeira; hábios de sáude e higiene, aprendizagem escrita e literária da língua; conhecimento da nossa Constituição da República que é a base legal dpela qual nos regemos no nosso nosso quotidiano.
Para isso os dinheiros dos nossos impostos devem ser bem canalizados.