quinta-feira, abril 6

Desemprego – ultrapassar o impasse


Há cada vez mais desempregados em Portugal: jovens à procura do primeiro emprego e desempregados de longa duração. Que soluções há para combater a inércia do desemprego? A formação nas novas tecnologias é a solução? Uma coisa é certa é necessário mais empreendedorismo, novas competências, novos negócios e novas ideias…

3 comentários:

Duarte disse...

Sou Geólogo (com um 14 de média final de curso), e encontrar emprego para mim, dentro da minha área, só foi possível no estrangeiro, onde estive cerca de um ano. Voltei com a esperança de que com essa experiência no meu currículo ser-me-ia mais fácil encontrar um emprego cá em Portugal. Engano, ando há 2 meses e pouco a tentar e já passei a marca dos 150 currículos enviados (para empresas dentro da minha área). Até agora só tive uma proposta. Que por sinal implicava voltar para o estrangeiro...
Solução? Vou emigrar outra vez.

Anónimo disse...

Sei que estão preocupados com a questão do desemprego e que a solução passa pela aposta nas novas tecnologias. Prevejo um problema: daqui a uns anos vamos ter pessoas formadas apenas nas informáticas… e as restantes profissões não precisam de ser renovadas?

Anónimo disse...

Para implementar este empreendedorismo nas empresas é preciso que os novos sejam ensinados e motivados para tal, mas passa sobretudo pela vontade dos empresários. São eles, que estão à frente das empresas, e são eles que devem apostar na formação contínua dos seus empregados.