sexta-feira, julho 7

Como desenvolver a mente?


É possível melhorar a memória? Aumentar o QI? Ter maior rapidez de raciocínio? Não há panaceias clínicas para tornar um indivíduo mais inteligente. Mas a memória pode ser estimulada e uma mente activa retarda o processo de envelhecimento.

2 comentários:

Anónimo disse...

Super-dotado? Sobredotado!

Marlon Francisco disse...

Creio que qualquer uma destas perguntas já foram respondidas durante a emissão do programa. É óbvio que podemos melhorar a memória, a rapidez de raciocínio, o QI, entre outros.

Contudo uma questão impõe-se: o nosso sistema de ensino tradicional (e público) não oferece qualquer tipo de apoio a crianças inteligentes. Sempre tive um QI bastante elevado, mas nunca me colocaram qualquer chance de eu conseguir usufruir desta inteligência! Aliás pelo contrário, a única coisa que me incubiram de realizar obrigatoriamente (e sublinho, obrigatoriamente), foi a de ajudar os meus colegas quando necessitassem de ajuda (algo que eu, por acaso, até que aprecio bastante!). Concordo, imensamente, que se apoie os menos dotados, mas deveriam existir mais apoios por parte deste estrutura governamental para com os sobredotados.

Tal como foi dito, o ensino deveria responder às exigências do educando! Nunca ninguém respondeu à minha, e à de uns quantos colegas que eu conheço. Se queremos ser realmente incitados neste mundo de conhecimento temos que pagar mensalidades exurbitantes em colégios particulares, algo que, por exemplo eu não posso sustentar. Nas escolas públicas, o único desafio que eu encontro é o de me conseguir manter acordado!!!

Abraços e parabéns pelo programa ;)