sexta-feira, novembro 17

FUMAR AINDA É SEDUTOR?

O acto de fumar sempre esteve associado ao mundo da criatividade e da sedução. Quem não se recorda dos ícones do cinema, da música, das artes? E hoje? Já não é um acto glamoroso, não é cool? No Dia Nacional do Não Fumador queremos abordar o tema noutra vertente.

8 comentários:

Anónimo disse...

Na minha opinião o acto de fumar não é absolutamente nada sedutor. Antes pelo contrário, quando vejo uma pessoa a fumar até tenho uma sensação de repulsa.
Eu não tenho por hábito ir ao café e uma das razões é porque não há respeito pelos não-fumadores em lado nenhum. Os cafés, já para não falar de algumas discotecas, parecem autênticas chaminés fechadas. Por isto é que defendo a proibição de fumar em locais fechado. Haja respeito!
E não pensem que nunca experimentei fumar. Sim, eu experimentei, mas não gostei e nem acho nada sedutor chupar um pequeno tubinho e depois deitar o fumo fora pela boca/nariz. Sinceramente, não acho nada disso sedutor.
M.M.

Anónimo disse...

Relativamente a este tema, que devo dizer muito ansiava, gostaria de transmitir a minha repugnação pelo acto de fumar - exclusivamente - em locais fechados. Isto não por achar que o acto de fumar não seja sedutor mas porque o negocio dos meus pais nos ultimos 15 anos foi explorar um café. Logicamente que sendo todos nós não fumadores é uma questão a qual sou sensível. As pessoes, em geral têm o poder de decidir se querem ou não entrar numa cafetaria em virtude de o fumo os incomodar mais ou menos, no entanto a posição de quem está atrás do balcão só pode ser uma: a de se submeter. Quando tenho uma atitude de repulsa por algum cliente que me atire directamente o fumo para a cara. A resposta mais ouvida é: Porque é que não proibem de fumar aqui dentro? Só que esta tem que ser uma questão exclusivamente tutelada pelo Estado. Se eu proibisse o fumo na minha cafetaria o resultado seria na melhor das hipoteses: O melhoramento da saúde na minha família mas as cadeiras e a gaveta vazias no fim do dia, uma vez que os meus concorrentes não jogavam na mesma equipa

Anónimo disse...

Boas tardes

Eu não sou fumador, mas contudo respeito quem tem o vicio desde que este me respeite, por outro lado não compreendo estas campanhas contra as tabaqueiras e publicidade relativo a tabaco, se não a meu ver haveriam muitos outros aspectos a criticar, já que falam em problemas para os fumadores passivos, porque não falarem das pessoas que são assassinadas e é este o termo por condutores, com culpa e sem ele que não se comportam civicamente nas estradas e como é possível que o limite de velocidade nas nossas estradas seja de 120Km/h e todos os carros dão pelo menos o dobro, estes indivíduos que se despistam são tratados nos hospitais com os nossos impostos porque cometeram excessos e tinha um sem numero de exemplo mas fico-me por mais este exemplo como pode um marca de cerveja patrocinar a nossa selecção.

parabéns pelo programa e o meu obrigado

Álvaro do Porto

Luis Rocha disse...

Acho absolutamente espantoso que ainda se discuta este assunto. O Mundo ocidental já nem está para aí virado. A Clara Pinto Correia pode vir para aí falar do fundamentalismo Americano, mas isso é absolutamente ridículo quando a maioria dos países Europeus têm já leis idênticas (Itália, Espanha, Reino Unido, França, ...). Fundamentalismo é as pessoas fumarem em centros comerciais e locais de trabalho. Gostava que me apontassem um outro país Europeu desenvolvido em que seja permitido fumar em centros comerciais, universidades, etc. Quanto à Clara, ela apenas levanta espantalhos irrelevantes ao assunto (fast food, poluição, etc.) Cientificamente, o malefício do tabaco está amplamente provado. Vê-ja se por exemplo o facto de que em países em que se passou leis de proibição de fumar em locais públicos (por exemplo Itália), a incidência de ataque cardiáco e tromboses na população em geral (não só nos fumadores) baixou cerca de 15%. Se a Clara quiser discutir os dados científicos relativos a este assunto, estou completamente ao dispôr dela. Destes e de outros dados, tenho falado no meu blog para quem estiver interessado:

http://hey-city-zen.blogspot.com/2006/10/uso-responsabilizado-de-drogas-ou.html

http://hey-city-zen.blogspot.com/2006/07/pelo-direito-total-de-escolha.html

http://hey-city-zen.blogspot.com/2006/06/os-shahs-do-fumo.html

http://hey-city-zen.blogspot.com/2005/01/nicotina-ou-descuido.html

http://hey-city-zen.blogspot.com/2004/11/disseram-que-eu-voltei-americanizada.html

Anónimo disse...

Alguem me sabe como é que se chama a música que passa no final do programa?

E já agora parabéns pelo programa, um dos melhores da televisao portuguesa.

Anónimo disse...

Um erro no comentario anterior: Alguem me sabe dizer...

Anónimo disse...

Comer hambúrgueres não vicia. Não cria dependência.

O tabaco vicia. A nicotina cria dependência. O fumo é difícil de abandonar.

Mas porque será que não explicaram isso?

Pode ser pouco saudável andar a comer hambúrgueres, como andar a fumar.

Mas não se podem comparar as duas realidades.

Para os jovens, é fundamental dizer: Não fume. Começando, é complicado parar.

Agora, acções de prevenção para não comer hambúrgueres são menos prioritárias.

Não confundam as coisas, misturando algo que não tem conexão nenhuma.

Helder Fráguas

Anónimo disse...

hoje e o meu 7 dia sem fumo depois de 30 anos tenho que vencer este maldito vicio mas e dificil tenho que conseguir