quarta-feira, novembro 15

PROFISSÕES EMERGENTES


Com o desenvolvimento tecnológico e as mudanças sociais do final do séc. XX nasceram profissões novas e acabou boa parte dos trabalhos manuais, agora realizados por máquinas. Seremos todos operadores de informática no futuro? Quais as profissões do futuro?

8 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde a todos.
Hoje especialmente o vosso tema cativou-me, pois recentemente optei pelo trabalho como freelancer em vez de concorrer a empresas.
Sou designer de comunicação e estou a trabalhar como freelancer em casa, com o meu próprio horário, o meu espaço de trabalho e toda a liberdade criativa, essencial à minha profissão.
Exponho o meu portfolio online, utilizo ferramentas online, tenho parceiros com os quais trabalho, com liberdade, sem stress e sem ordens ou pressão por parte de patrões, todo o trabalho é feito em colaboração.
Posso-vos dizer que a maioria dos meus colegas que finalizaram o curso estão desempregados, pois as empresas não estão a abrir vagas... Temos de pensar assim em novas formas de trabalho, novas formas de comunicação, alternativas viáveis, e que nalgumas situações com recompensas monetárias muito maiores.

Anónimo disse...

Boa tarde
Quero dar os parabens desde ja a equipa deste programa que tanto ajuda os portugueses na sua formaçao, em especial a tao ilustre profissional que o apresenta.
Sou licenciada em Ciências da Comunicação tenho 31 anos e neste momento encontro-me desempregada, tenho procurado emprego na minha area mas já lá vai quase 1 ano de desemprego..Apostei na formação para ver se me dava mais algumas hipoteses, mas até agora nada...
Ja ponderei deixar a minha vocaçao e paixao de lado e optar por outra area,mas sinto-me um pouco perdida...
Gostava de ter a experiência de trabalhar no estrangeiro.
Seria possivel informarem-me?
Terei de abandonar esta área e enveredar por outra?
Que area seria uma boa opçao?

Obrigada pela oportunidade
Patricia Silva

Anónimo disse...

E ser professor vai ser uma profissão com algum futuro? Ou está desde já morta e quem acabou o curso de ensino agora nunca terá oportunidade?

Anónimo disse...

Mas de facto eu tirei licenciatura em ensino por opção própria, nunca por um escape.

Vejo-me sem futuro no ensino.

Sou da área de Física e Química, e o facto de ter escolhido ensino fecha-me portas noutros lugares.

Anónimo disse...

Mas de facto eu tirei licenciatura em ensino por opção própria, nunca por um escape.

Vejo-me sem futuro no ensino.

Sou da área de Física e Química, e o facto de ter escolhido ensino fecha-me portas noutros lugares.

Anónimo disse...

Boa tarde
ligei a televisao directamente na 2 e ao deparar-me cm o tema fiquei logo preso ao programa
queria deixar so um simples e breve comentario: penso que o avanço da tecnologia e bastante importante para factores decorrentes do dia a dia. No entanto penso que o rapido avanco tecnologico e tambem preocupante.
cumprimentos a todos pelo programa e aos convidados de hoje, e em especial ao professor Nuno Goulart Brandao que e meu professor de sociologia.

Anónimo disse...

Valcir Narciso
Sou tecnico em eletronica(tv), mas com o custo baixissimo dos aparelhos, minha mão de obra vem decaindo, trabalho o dobro para ganhar o mesmo,estou pensando em mudar de especialidade, mas ja estou com 39 anos, uma idade meio avançada para o mercado de trabalho de hoje.
Como profissional liberal ja não estou vendo muita saida pra meu caso, tentar emprego me assusta! Tenho medo de não conseguir e ter que voltar a oque estava fazendo.

Anónimo disse...

Olá boa tarde?
Assisti ao vosso programa no dia 11 mas não tirei anotações. Gostaria de saber se não é possível ter acesso aos títulos dos livros que foram referidos, bem como sites e outras informações pertinentes...
Obrigada.
Alda Silva