quarta-feira, dezembro 6

RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS

A responsabilidade social das empresas é um conceito segundo o qual as empresas integram voluntariamente preocupações sociais e ambientais nas suas operações e na sua interacção com outras partes interessadas empresariais.A Comissão Europeia define assim este valor acrescentado de todas as empresas, que muitas vezes já implementam políticas neste domínio sem conhecerem o conceito.

4 comentários:

Anónimo disse...

Regra geral, todas as empresas procuram somente o lucro puro à custa de tudo e de todos.

Quando as empresas fazem algum acto de "responsabilidade social e ambiental", normalmente é apenas para conseguirem publicidade gratuita, mais vendas dos seus produtos e vantagens fiscais. Raras são as empresas que são realmente altruistas, é tudo por puro interesse económico.


Só empresas de comércio justo é que escapam a estas questões, pois são empresas éticas e responsáveis pela parte social e ambiental. Todos os consumidores deveriam comprar produtos nestas empresas para contribuir para um mundo melhor.


O melhor documentário que demonstra o quão corruptas, manipuladoras e destructivas são as empresas em geral, é o "The Corporation":

http://video.google.com/videoplay?docid=2574551386504171943&q=the+corporation

Anónimo disse...

Se possível, gostaria de pedir aos produtores do programa para falarem sobre empresas de Comércio Justo, pois estás são empresas mais éticas que se preocupam com os trabalhadores, com a sociedade no geral e com o ambiente.

É uma alternativa mais ética em relação às empresas "convencionais", e que mais consumidores deveriam apoiar, ao saberem da sua existência e das ideologias que apoiam.

Anónimo disse...

Um aviso sobre a história da IBM:


A IBM é uma empresa americana que tinha alguns laços com o regime nazi, em especial na venda de produtos informáticos (os primeiros computadores), para que o regime de Hitler pudesse organizar melhor a sua "contabilidade".

Estas máquinas da IBM, foram usadas para ajudar na exterminação dos Judeus, ou seja, aumentar a eficiência da implementação do Holocausto, ao organizar deforma célere os dados de todos os judeus na Europa.

Historiadores afirmam que se não fosse por estas máquinas da IBM, que o Holocausto Judeu teria tido um impacto muito menor.

A IBM tinha pleno conhecimento do que estava a acontecer mas preferiu fechar os olhos.
Outras empresas americanas, como a Ford, também ajudaram o regime nazi, tendo mais tarde sido condenadas por isso.


(Fontes: Documentários no Canal História)

Anónimo disse...

O programa sobre a Responsabilidade das Organizações foi elucidativo e bem conduzido permitindo ao espectador ter uma visão correcta do que é e da activodade do Rotary nesta matéria. Os "filmes/depoimentos" foram bem escolhidos.
AGORA meus caros deviam ter mais cuidado ao seleccionar os intervenientes.
O Dr luis Moura deu o exemplo acabado de falta de ética e de cidadania ao ir representar uma organização profissional e sem qualquer pudor dar o mau exemplo do aproveitamento de tempo de antena para fazer marketing social da empresa que lhe paga o salário.
Como sócio da APG acho que esse senhor abusou da facilidade que lhe deram e usurpou o mandato que lhe conferiram na APG