quinta-feira, dezembro 7

VAMOS TODOS SER DOENTES CRÓNICOS?

A Rede de Cuidados Continuados é uma das respostas dos responsáveis pela Saúde nacional ao envelhecimento da população. Face aos avanços da Medicina e da Tecnologia, vivemos com mais e melhor saúde. De mortais, muitas doenças passaram a ser crónicas. Será que, dentro em breve, seremos todos pacientes crónicos?

1 comentário:

Anónimo disse...

A nível de ética, não se pode confiar nas industrias farmaceúticas, que visam obter lucro com o sofrimento dos doentes, vendendo medicamentos a preços absurdos e tentando impedir que medicamentos genéricos com o mesmo princípio activo, sejam vendidos a um preços muito mais baixos.

Em África por exemplo, estas empresas preferem deixar que centenas de milhar de pessoas com SIDA sofram e morram, apenas porque não querem diminuir o seu lucro ao venderem os seus medicamentos a preços mais baixos e, ainda por cima não permitem que os governos ou empresas de genéricos, possam produzir estes medicamentos para ajudar a salvar a vida de milhares de pessoas, condenando assim essas mesmas pessoas, para além da questão destas empresas fazerem testes secretos e ilegais em pessoas inocentes, tendo já morrido muitas e ficado com problemas permanentes muitas mais.



Acerca dos médicos, é preciso dizer que muitos destes de alguma forma, "colaboram" com os interesses da indústria farmaceútica, por exemplo, ao se recusarem a sem motivo algum, a prescrever medicamentos genéricos para os seus doentes e prescrevendo unicamente medicamentos de marca muito mais caros. Isto certamente já aconteceu com todas as pessoas, uma vez ou outra.

É bem sabido que estes médicos recebem de forma directa ou indirecta alguns benefícios dessas empresas, como viagens para o estrangeiro.

O juramento de Hipócrates parece não ser do interesses destes ditos "profissionais", que são aqueles que têm a obrigação moral e profissional de proteger os seus pacientes.