quarta-feira, janeiro 24

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

O sucesso está dependente de factores que vão além da inteligência, da ambição e da capacidade de trabalho. As relações, o trabalho em grupo, a capacidade de ouvir e se colocar na posição de outros, a intuição, tornaram-se fundamentais num mundo cada vez mais ligado por redes e em que o trabalho é uma tarefa de equipa. Para ter sucesso, além de inteligência "intelectual" é necessário ter também inteligência emocional.

9 comentários:

Anónimo disse...

Existem muitos géneros e graus de inteligência, em que a inteligência emocional é uma delas e considero ser uma das mais importantes a nível social e espiritual.

Na realidade considero que as pessoas não deveriam ser medidas pela sua inteligência em termos de Quociente de Inteligência (QI), porque muito mais importante que o conhecimento, é a questão da personalidade individual de cada um, dai a questão da inteligência emocional (QE) ser essencial para ajuda a definir o carácter e ideais da pessoa. São precisamente estes aspectos que definem e fazem o núcleo dos aspectos emocionais, psicológicos e espirituais de cada ser. É digamos assim, o construir e o evoluir da própria pessoa que fazem dela aquilo que ela é e poderá ser.


Há quem tenha, nas mais variadas formas, certos aspectos de si e da sua inteligência que podem estar mais desenvolvidos que em outras pessoas, mas outras pessoas podem igualmente ter outros aspectos que podem estar mais desenvolvidos que os nossos. Dai que, por exemplo em casos de estudo e trabalho, o melhor é sempre construir sinergias de forma a complementar e desenvolver o que nos pode faltar e vice-versa.


Gostaria de salientar que existe uma diferença entre inteligência e conhecimento, e que muito mais importante que simplesmente conhecer informação, é a saber analisar e interpretar. As pessoas, em especial as que tenham boa memória, podem decorar e ter no cêrebro os conhecimentos de todo um livro, mas podem não conseguir interpretar esses dados e menos ainda os conseguir desenvolver. Assim, só porque uma pessoa pode não ter tido acesso a certos estudos e conhecimentos, não significa que não exista em si um grande potencial.

Foi esta questão que originou a famosa frase de Einstein:

"A imaginação é mais importante que o conhecimento"


Paulo
LX

Anónimo disse...

Sobre estas questões da inteligência emocional, recomendo vivamente que vejam os seguintes documentários que são de grande qualidade:



- "O que raio nós sabemos"
(What the bleep we know)

http://video.google.com/videoplay?docid=8655881191636417153


- "O segredo"
(The Secret)

http://video.google.com/videoplay?docid=-1279084763732767570

Anónimo disse...

Boa tarde,
Quero, antes de mais, neste primeiro contacto convosco, prestar-vos a minha sincera homenagem. Como homem, cidadão, Pai, educador, profissional, etc. considero os temas abordados no vosso programa de extremo interesse e importância. Lamento apenas que este não seja exibido num canal de maior audiência (RTP1) e num horário mais "nobre", talvez assim a mensagem chega-se mais longe...continuem o bom trabalho!

Obrigado

Bruno Correia, 29 anos, Lisboa
bbcorreia2@sapo.pt

P.S.: Será possível obter mais algumas informações sobre os Atliers Criativos do Centro Nacional de Arte Moderna?

Anónimo disse...

Gostaria de anunciar que existem escolas "alternativas" ao tipo de ensino actual, na forma como se dão as aulas e os valores que se incultem, que se designam por Escola de Pedagogia Waldorf.

Estas escolas dão mais atenção aos valores da vida, tanto valores espirituais, sociais e ambientais, para além da pessoa em si.

Só para se ter uma ideia, a comida providenciada é exclusivamente vegetariana e de boa qualidade.

Paulo

Anónimo disse...

Em resposta ao "quando sei que sei?", respondo com outra frase conhecida:

"Só sei que nada sei"


Nunca saberemos tudo de alguma coisa, há sempre coisas novas para descobrir.

Anónimo disse...

Olá Paulo.

Muito curiosa essa informação...

Poderia dizer onde existe esse tipo de escolas (localização) ou sites das mesmas?

Obrigada!

Andreia de Jesus.

Jorge Afonseca disse...

Acho que a inteligência emocional, é uma pequena grande parte, que durante muito tempo, tentou-se colar à inteligência geral, está incluída em todos os grandes líderes. Churchill aquando dos terríveis bombardeamentos, foi ter com o povo Londrino dizer que estava com eles e que "WE united stand against tirany" devia de ser tida à letra, permitiu a não capitulação do espírito britânico assegurando a resistência. Esse feito foi assegurado por inteligência emocional, acho eu...

Anónimo disse...

Sobre Pedagogia Waldorf:

http://www.google.pt/search?num=50&hl=pt-PT&newwindow=1&q=Pedagogia+Waldorf+lisboa&meta=lr%3Dlang_pt

Anónimo disse...

Existe uma Associação com um Jardim de Infância em funcionamento cujos princípios são os da Pedagogia Waldorf.É a Associação Harpa com sede na Quinta de S. João dos Montes em Alhandra
Ana