terça-feira, março 6

RTP2 DIFERENÇA COM FUTURO

Na véspera dos 50 anos da RTP, queremos recordar as imagens e memórias da RTP2 – um apanhado dos programas que ficaram na história e os seus protagonistas.E este é também um bom momento para preparar a televisão do futuro e discutir o que foi a televisão até hoje? O que está a mudar? Que diferença impõe hoje a RTP2? E como será no futuro?

30 comentários:

Anónimo disse...

De todas as televisões portuguesas, parece-me que é a RTP2 que tem prestado verdadeiro serviço público, ao se preocupar em passar documentários, notícias e programas informativos, educativos, culturais, artisticos, etc.

Enquanto que outras televisões se preocupam em passar programas de baixa qualidade e sem valor educativo algum, como telenovelas, reality shows e filmes violentos, a RTP2 está apostada isso sim em educação.

Na minha opinião os melhores canais de televisão são do género Canal Odisseia, História, national geographic, etc.

Os melhores programas da RTP2 considero serem o Sociedade Civil e Bioesfera.

Parabéns e continuem a apostar na boa informação.

Paulo


-------------


NOTA IMPORTANTE:

Gostaria de salientar no entanto que em relação a notícias, esta deve ser o mais imparcial possível, pois a RTP1 em especial (e às vezes mesmo a SIC e TVI) parece estar a sofrer pressão de lobbies de empresas com negócios no sector dos transgénicos (OGMs), pois têm passado notícias, entrevistas e documentários parciais e deturpados que mostram informações erradas e manipuladas sobre as vantagens dos transgénicos ditas pelas pessoas com interesses na matéria, quando há mais do que estudos independentes que comprovam que estes produtos são um real perigo para o ambiente e a saúde das pessoas: www.stopogm.net .

Anónimo disse...

Subject: Agricultura Biológica e OGM


No magazine “Da Terra ao Mar” exibido no passado domingo 25 de Fevereiro de 2007, no Canal 2 da RTP, o tema principal foi dedicado aos Organismos Geneticamente Modificados (OGM).


Durante uma entrevista o apresentador do programa, João Barbosa, deu voz ao “especialista” José António Matos, que defendeu a produção dos OGM de uma forma que considero vergonhosa, num programa onde estou habituado a ouvir falar de Agricultura Biológica de uma forma positiva.



O jornalista João Barbosa operou uma autêntica lavagem ao cérebro dos telespectadores, optando por não confrontar o seu entrevistado com a informação que já existe hoje sobre os perigos e malefícios, dos OGM, mas fazendo perguntas que punham à vontade o entrevistado para dizer uma série de mentiras que acabaram por ser veiculadas pelo programa como sendo verdades.



Foi dito, por exemplo, por José António Matos, que quem produz OGM tem de deixar uma margem de segurança para culturas vizinhas que é perfeitamente segura e que evita a contaminação das culturas vizinhas, quando todos sabemos que essa margem não é segura. E que quem produz OGM é obrigado a informar os seus vizinhos agricultores, o que também é uma grande mentira.



É um autêntico escândalo! Só visto! Ainda por cima quando o dito programa e o seu apresentador têm a imagem de alguém que defende a Agricultura Biológica, (pelo menos era essa a imagem que eu tinha dele até à emissão do dito programa), o que acrescenta alguma credibilidade ao conteúdo da entrevista. Se confiamos numa pessoa uma vez, somos levados a confiar sempre.



Não acredito que este senhor jornalista não conheça os perigos dos OGM e não saiba muito mais do que aquilo que demonstrou na entrevista. Por isso sou levado a desconfiar que por detrás desta reportagem podem estar interesses muito fortes da parte de alguém.



Peço a todos que se manifestem junto da produção deste programa. Procurem pelos meios ao vosso alcance ver com os vossos próprios olhos as mentiras que ali foram veiculadas, e exijam falar em nome da Agricultura Biológica sobre os OGM no referido programa.



Vou informar todas as pessoas que conheço sobre o conteúdo deste programa e pedir ajuda para denunciar esta situação por todos os meios ao meu alcance, para que todos vós quando forem confrontados com a produção do programa e com o referido jornalista possam pedir-lhe explicações.





O conteúdo desta mensagem foi também enviado ao programa "Da Terra ao Mar" e para o "Provedor do espectador", através do site da RTP.



Carlos António de Oliveira Simões

kazul@sapo.pt

Rua Manuel Alberto

Casal Cepo

2350-057 BROGUEIRA

TORRES NOVAS

Tânia Gouveia disse...

De todos os canais portugueses, é o que mais Cultura oferece à população portuguesa, pena ser o menos visto.

Bem-haja, Tânia Gouveia.

Anónimo disse...

Boa tarde, parabens, pelo aniversario, também da 2!! a rtp2 algum dia se terá sentido a irmã mais nova? - isto no sentido mais lato de ter menos privilegios...

Anónimo disse...

A RTP2 sempre foi, de longe, o melhor canal da televisão portuguesa.
É realmente uma pena que as pessoas prefiram ver novelas a toda a hora e outras coisas sem interesse, em vez de:
- A melhor animação para as crianças;
- Os melhores documentários culturais;
- As melhores séries (incluindo as comédias);
- A melhor informação (dá apenas o essencial e importante e sem reportagens sensacionalistas como acontece nos outros canais);
- Os melhores programas instrutivos, como a Sociedade Civil, no qual podemos participar activamente, sugerir, comentar, perguntar, esclarecer, etc. (só é pena não dar a horas em que mais pessoas possam assistir);
- Entre outros, igualmente interessantes.
E para melhorar ainda mais, podemos assistir a isto tudo sem interrupções, ou seja, sem intervalos. O que é que podemos pedir mais? É simplesmente excelente! Melhor não há!

Anónimo disse...

Tenho 25 anos e ainda me lembro bastante bem do tempo em que havia apenas dois canais e sempre que estavamos a ver o canal 1 e ia começar algo no canal 2, apareciam dois sinais "mais" a piscar (++) e se tivessemos a ver o canal 2 e tivesse a começar algo no canal 1, aparecia um "mais" a piscar (+).
Parabéns à RTP e fico muito contente por também ser do signo peixes, o que só significa que é uma óptima televisão. ;)

JM disse...

Ainda me lembro quando a 2 teve o seu início e o seu horário era em "part-time"...
Hoje em dia é o único canal que nos transmite algum alimento cultural e em áreas diversas como a ciência, a literatura, a história... atrevo-me também a dizer que a maioria das boas séries que passam nos canais portugueses passam na 2. È uma espécie refúgio para quem não se quer deixar "apanhar" "pela "estupidificação em massa".
Ponham o "Diz que é uma espécie de magazine" na 2... è só o que está a faltar ;)
Muitos parabéns e um abraço

Anónimo disse...

Parabéns pelo aniversário, mas sobretudo parabéns pela diferença.
Continuem e muitas felicidades.

Anónimo disse...

Gostaria de dar os meus sinceros parabéns à RTP e em especial à 2:
É sem sombra de dúvida o canal nacional que mais vejo. Não acho de forma alguma que seja um canal elitista ou virado somente para elites intelectuais,ambientalistas ou até mesmo geracionais.Digo isto porque tenho 23 anos e penso que a 2: é sem sombra de dúvida o canal televisivo mais virado para uma educação rigorosa e um esclarecimento sobre as mais diversas temáticas.
Aproveito para felicitar toda a equipa do "Por outro lado" e do "Sociedade Civil", programas que na minha opinião ocupam lugar de destaque na programação da 2:

Parabéns mais uma vez
Andreia Bastos Silva

Anónimo disse...

Antes de mais, PARABÉNS!

Tenho uma dúvida que gostaria de esclarecer: será que, por ter menos audiência, alguma vez a 2: se sente desanimada para continuar o excelente trabalho que tem vindo a fazer?

É, de longe, a melhor televisão. Quer seja para público mais novo como para o mais velho, todos os programas que passam conseguem ser muito bons a nível de conteúdo. Como exemplo dou o vosso programa, que espero que tenha muito sucesso e audiência.

Críticas, há poucas. Questiono-me muitas vezes acerca dos vossos horários que por vezes não deixam hipóteses aos telespectadores que se deitam mais cedo. Para além disso, gostava que criassem mais documentários acerca de Portugal, mais debates e, sobretudo, mais ousadia sem deixar de ser o que é a 2:.

Cumprimentos a todos
João

roler33 disse...

Olá Fernanda Freitas,

Antes de mais, quero vos dar os parabens pela qualidade crescente da RTP-2, do qual este entre outros programas é sinal dessa mesma boa qualidade.
Hoje ao ver o tema do v/programa, lembrei-me, e era uma ideia que já tinha interiorizado, que a RTP-2 deveria mudar dde nome. E isto porquê? Porque normalmente quando se pensa em RTP-2, pensa-se num canal alternativo de 2ª classe, aonde são apresentados os programas de menos interesse da RTP. Isto também porque devido ao efeito psicológico de (2) de RTP-2. Naturalmente que eu não penso que a RTP-2 é um canal de 2ª, porque até sou espectador assiduo da RTP-2, devido á componente cultural dos seus programas, mas acreditem que as pessoas veem a RTP-2 como canal de 2ª, em grande parte devido ao que expus atrás.

Não sei o nome que deveriam atribuir á RTP-2, mas se calhar a RTP-1 chamar-se RTP-Generalista e a RTP-2 RTP-Cultural.

Cumprimentos,
José Maria Bompastor/Vila do Conde

roler33 disse...

Olá Fernanda Freitas,

Antes de mais, quero vos dar os parabens pela qualidade crescente da RTP-2, do qual este entre outros programas é sinal dessa mesma boa qualidade.
Hoje ao ver o tema do v/programa, lembrei-me, e era uma ideia que já tinha interiorizado, que a RTP-2 deveria mudar dde nome. E isto porquê? Porque normalmente quando se pensa em RTP-2, pensa-se num canal alternativo de 2ª classe, aonde são apresentados os programas de menos interesse da RTP. Isto também porque devido ao efeito psicológico de (2) de RTP-2. Naturalmente que eu não penso que a RTP-2 é um canal de 2ª, porque até sou espectador assiduo da RTP-2, devido á componente cultural dos seus programas, mas acreditem que as pessoas veem a RTP-2 como canal de 2ª, em grande parte devido ao que expus atrás.

Não sei o nome que deveriam atribuir á RTP-2, mas se calhar a RTP-1 chamar-se RTP-Generalista e a RTP-2 RTP-Cultural.

Cumprimentos,
José Maria Bompastor/Vila do Conde

Anónimo disse...

Muito sinceramente quero dar os parabéns excelente trabalho que foi na 2: ao longo dos anos… hoje em dia e uma programação muito variada, em que podemos ver tudo… só queria aproveitar o facto de estar ai o director de programação para fazer uma critica que é o facto de repetir os programas da nacional geografic durante a tarde… de resto só coisas boas excelentes programas e séries e um facto importantíssimo que é o único canal que da desenhos animados com uma qualidade muito superior sem violência e muito muito engraçados …já agora aproveito para dizer que os meus preferidos e “a vida de João”

JM disse...

O que diz o Joaquim Letria é uma grande verdade.
Para mim, e graças ao estilo da Ana Sousa Dias, o "Por outro lado" è o melhor programa de entrevistas do mundo!

Anónimo disse...

Sempre admirei bastante as entrevistas da Ana Sousa Dias no programa "Por Outro Lado", precisamente porque não se fazem a "contra-relógio" como a grande maioria, tornando-se assim numa conversa agradável.

Anónimo disse...

Trabalho em casa. Levo os meus dias ao computador e a realizar trabalhos manuais. As minhas companhias são um filho pequeno, uma mãe idosa e a 2. Cada dia, a 2 é uma lufada de ar fresco na minha existência. É a minha janela para o mundo, a minha companhia atenta,informada e interessada pelo mundo que nos rodeia. Com ela descubro livros, eventos, temas...horizontes mais vastos que me levam muito para além das minhas quatro paredes ou do quadrado da minha televisão...Muito obrigada à 2 e a toda a equipa que lhe imprime a sua singularidade.

Anónimo disse...

Tenho apenas os quatro canais nacionais e acho que chegam muito bem, principalmente quando se tem um canal tão bom como a 2.
Muitos Parabéns.

Anónimo disse...

2. Obrigado por existirem.

Cá em casa somos 5. Entre os 3 e os 43 anos de idade. E a 2 é o nosso canal favorito.

À parte dos Morangos com Aspartame, tá claro - dizem os mais novos.

Lembro-me do Vasco Granja e dos seus desanimados de leste, vanguardistas para a época.

Do Letria, e do seu T&Q.

A Ana Sousa Dias, com a sua beleza física e intelectual.

Enfim... também a Fernanda com o seu programa.

Em comum, todos eles DEIXAM FALAR OS CONVIDADOS.

Um abraço a todos.

Anónimo disse...

Parabéns à 2, que tem sido e é a salvação televisiva nacional. É espantoso que o dinheiro mal gasto pela RTP1 em prole das audiências (para os governantes se sentirem na posse de audiência televisiva, provavelmente...) não seja exclusivamente utilizado na 2, mantendo-se os mesmos princípios e objectivos. Para que serve afinal gastar tantos recursos na RTP1 se essa oferta (trash) já é coberta pelos canais privados? Alguém é capaz de explicar isto? Obrigado.
Pedro Silva

Anónimo disse...

A 2 é o meu canal português de eleição. Tem programas de interesse público como o sociedade civil e o por outro lado. Apresenta as notícias de uma forma sintética e sem floreados.
Ah, e séries de culto como os Sopranos ( minha série favorita).

Continuem porque estão no bom caminho.

Anónimo disse...

Somos um jovem casal com um pequeno filhote e a televisão da nossa eleição é 2.

Parabéns pela programação de qualidade.

Inês Varejão
P. S. Aguardamos asiosamente pela nova série 24.

Anónimo disse...

Aproveito a oportunidade de estar aí o Sr.Director da 2 para mais uma vez dizer que é quase criminoso (peço desculpa pela imagem) que este programa, dada a sua qualidade, não seja transmitido à noite. Falo dele a imensa gente que gostaria de o ver e não pode. Por isso peço, Sr,. Director por favor ponha o programa à noite!!!

Anónimo disse...

Tenho 25 anos, sou formado em audiovisuais. Por alguns ideais a que me dou ao luxo, não faço publicidade. Como posso integrar o meu conhecimento tecnico e teorico e a minha creatividade nas equipes da Rtp2 para me tornar um profissional?

Anónimo disse...

De facto, dos 4 canais nacionais o Canal 2 é sem dúvida onde se aprende qualquer coisa de interessante.
Desde comentários direccionados para vários tipos de pessoas, noticias especializadas em determinadas áreas, sugestões, entrevistas bem dirigidas, desde programas de informáica até história. E muito mais...
Por favor não deixem de existir e não se deixem levar pelas audiências.
Obrigada por existirem

Anónimo disse...

O Canal 2 está para o youtube como o Coliseu está para a cidade. A cidade pode ignorar e arruinar o Coliseu, mas o Coliseu (activo) tem um papel que mantém a cidade com um centro.. mais ou menos influente.

Anónimo disse...

Creio que o Canal 2 está para o youtube como o Coliseu está para a cidade. A cidade pode ignorar e arruinar o Coliseu, mas o Coliseu (activo) tem um papel que mantém a cidade com um centro.. mais ou menos influente.

Anónimo disse...

À RTP muitos parabéns pelo aniversário e pela grande qualidade de programas que são transmitidos neste magnifico canal. Onde destacaria a informação correcta e sem populismos, os bons programas culturais e os espaços infantis. É aliás estes que destacaria, pois como pai de 2 “portuguesinhos” pequenos é à 2: que os confio em frente ao ecrã de forma tranquila e descansada, pois sei que naquele período de tempo irão “beber” a mesma educação e valores que lhes tento transmitir, junto com a minha esposa, em casa.
Se em Portugal têm ou não as audiências desejadas, não sei. Mas aqui na minha casa são o canal mais visto, ao qual apenas fazem frente alguns, poucos, dos temáticos transmitidos pelo satélite.

À Fernanda e à boa equipa que produz o Sociedade Civil, muitos parabéns pelo programa e força para continuarem com estes notáveis temas que a todos nós dizem respeito.

Aproveito ainda para questionar o porquê de ainda não emitirem os vossos canais em directo na Internet 24h/24h, como actualmente fazem os outros 2 canais nacionais de TV privados. Seria certamente uma boa aposta e a muitos de nós que nem sempre podem estar em casa ajudar-nos-ia a poder ter um meio alternativo de seguir as emissões onde quer que estivéssemos, tal como já fazem nos telemóveis.

E por último saúdo com grande alegria o regresso à RTP, desde ontem 5 de Março de 2007, da meteorologia apresentada por meteorologistas. Ainda não está ao nível do esperado, pelo menos por mim (que sou um apaixonado pela meteorologia), mas acho que com tempo lá chegará. Agora o horário sim é francamente mal escolhido. Pois poucos serão os portugueses activos, que terão a disponibilidade de assistir às emissões das 07h15, 08h15 e 09h15.

Joaquim Carvalho

Anónimo disse...

Gosto do canal 2 acho que tenta alcançar um leque de publico mais exigente , mas em ambos os canis sinto em assuntos sociais uma falta de coerencia ou demasiado tendencioso para normas de imagem ou talvêz seja uma confirmação do tal rumor que se prega , que a rtp é vitima de manipulação...

Mas não devia ser a rtp ser independente , pelo menos para concienlizar e dar a possibilidade das pessoas acharem suas próprias conclusões?

Mais debates abertos , mas não limitado a elites mas sim a uma voz que sei que deve ser selecionada , mas que seja por um todo das nossas classes sociais, como se faz em França , que seria uma boa direcção para uma um democrático sistema , e assim as pessoas acederem a opiniões contraditórias que tanto são necessárias quando estamos a viver um poder centralizado e de quem está contra cai por fácil demagogia ou de côres partidárias...


E mais coragem dos seus intervenientes não ficaria mal ...Mas é algo complicado quando existem interesses pelo o meio sejam eles politicos ou económicos

Anónimo disse...

Testado e a funcionar...vejam:

http://www.youtube.com/watch?v=nYblV2bdHq0

Anónimo disse...

Ainda bem que a Fernanda Freitas mudou o seu rumo profissional. É a prova de que os programas televisivos (os que são autênticos blas blas blas) podem mostrar um perfil de "apresentador"que se calhar nem existe, inventa-se (até porque o dinheiro não cai do céu...)
Escrevo a propósito do tema de hoje (16-07-07): é inadmissível a falta de respeito da RTP quer por todos os intervenientes na telenovela "Paixões Proibidas" quer pelas expectativas que "plantou" no público: quantas vezes não é emitida em detrimento de outros programas, quantas vezes emitem 1/4 de hora, etc...