quinta-feira, julho 19

BOAS PRÁTICAS NA PRAIA


Grande parte dos portugueses (cerca de 70%) opta por fazer férias na praia. Com este tema queremos dar-lhe dicas sobre como estar numa praia e usufruir de umas boas horas de descanso. Desde a legislação que vincula os concessionários, aos comportamentos mais adequados, à segurança dos banhos, à protecção das crianças, entre outros aspectos de um quotidiano que se muda para a beira-mar.
Agradecemos que os comentários sejam sintéticos (máximo 300 caracteres c/ espaços) e que coloquem questões. De outra forma é impossível ler os comentários em directo. No fundo da página consulte outras recomendações.

52 comentários:

mikas disse...

Eu gosto de ir para praias um pouco menos acessíveis, apenas para não ter de suportar a imensidão de pessoas que adora estar deitada e levar com a areia dos outros em cima. Uma boa prática na praia faz parte da nossa sociedade civil.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
lady_blogger disse...

Os leitores habituais do blog sabem que adoro ir para a praia. É pena que o tempo não tem estado de feição.
Também detesto levar com a areia da toalha dos outros e com salpicos dos seus mergulhos, mas há coisas piores...
A Fernanda Freitas, tem sugerido que se os telespectadores a estão a ver é sinal que pelo menos durante o horário do programa estes não estão na praia. Ó Fernanda, estamos numa era muito à frente. Já há TV na net e nos telemóveis e tvs portáteis, basta levarmos uma coisa destas para a praia.
Na praia acho que as pessoas só se deveriam expor ao sol nos horários de menor insidência dos raios ultra-violetas, deveriam tomar atenção às crianças por causa do sol, e para evitar afogamentos e até que se percam ou sejam raptadas. Pois em espaços tão amplos e repletos de gente estranha de todo o mundo, pode haver oportunistas...
Deve-se evitar levar bens de grande valor. (Há dias assisti ao que poderia ter sido o 2.º arrastão em Carcavelos e até tenho fotos disso).
Também devemos respeitar o ambiente, não deitando lixo no areal mas sim nos contentores, e não fazendo as necessidades biológicas no mar ou rio, mas para que isto aconteça sugiro que coloquem mais casas de banho públicas nas praias portuguesas.
Respeite os outros e o meio ambiente.

Boa praia!

Cumprimentos Civis

Maria Mendes

Anónimo disse...

dear Lady...
em primeiro lugar, Não houve nenhum 1º arrastão!! não se deixe manipular por informações pouco fiaveis , que ainda por cima foram esclarecidas á posteriori!!
depois a FF deve saber que há meios para ver TV na praia - mesmo não tendo tv em casa :-)
o que ela refere é o facto de SER PERIGOSO estar na praia a esta hora- logo, ser melhor estar em casa a ver o SC...
depois, ir pra praia e LEVAR um TV atrás?? e então...para pôr por cima da geleira com um naperon?? ;.)

boa praia
Gilda

lady_blogger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Penso que se houver respeito pelo próximo, pelo ambiente, pelo sol e pelo mar, tudo correrá bem.
O pior é que a maior parte das vezes, isto não acontece…

Quando vou à praia costumo levar o mínimo possível, vou só de manhã e/ou à tardinha, detesto ficar a torrar ao sol, prefiro sem dúvida a água (se calhar por ser de signo peixes ;) ), passear ou jogar qualquer coisa.

lady_blogger disse...

Ó Gilda, na era das novas tecnologias qualquer um vê tv em qualquer lugar sem precisar de levar a que tem em casa. Eu consigo distanciar-me da TV, mas do computador é-me mais difícil, mas nunca saio com ele. Uso-o tanto no meu dia a dia que chego a consultar o está do mar em tempo real e a cores antes de sair para a praia.

Naperons combinam com novas tecologias onde? Para quem quiser um eu devo ter alguns de enchoval...
Quanto aos arrastões, falo do que vi noticiado e quanto ao suposto ocorrido recentemente eu estive por dentro do acontecimento e falo com provas na mão.

C Civis

Maria Mendes

lady_blogger disse...

Olá Maria.

A Maria é que pode dizer como estão hoje as praias da sua zona. Melhor que qualquer previsão metereológica... ;-)

C Civis

Maria Mendes

lady_blogger disse...

Mais uma forma de respeitar o azul e amarelo das praias:
-Quem se serve dos cinzeiros cones nas praias, deveria não os guradar para outros fins tipo para construções na areia ou para formas de gelados.

Maria Mendes

Anónimo disse...

Olá Fórum! A minha “receita” das boas praticas na Praia:
– Protector Solar qb!
– Garrafa de água 0,75!
- 1,00€ - para a bola de Berlim!!!
- telemóvel em silencio –
- 1 excelente livro de Verão!!!
- óculos de sol – para ver ou não ser visto!!!
- e as nossas queridas “havaianas”

Boa Praia para todos, com moderacao!
Pedro Duarte

Anónimo disse...

Pois, Maria Mendes, mas eu ainda estou a alguns km da praia, embora me pareça que esteja bom. ;)

Mas pelo menos temos bandeira azul este ano. :)

Ah, e também temos acessibilidade para todos! :)

olho azul disse...

Olá Fernanda,
Gostaria de sabes para quando áreas de praia reservadas a detentores de cães (com cães) tal como existem nos países ditos desenvolvidos?
Pessoalmente, acho uma tremenda hipocrisia não se poder levar o cão sem trela para a praia ou para (no meu caso) zonas ambientais sensiveis, quando não é uma naimal agressivo e extremamente sociável e quando:
- normalmente as pessoas poluem mais que os animais;
-nessas Zonas ditas sensiveis, se constroi, são zonas aluviais alimentadas por águas residuais sem tratamento, entre outras irregularidades.
Quando é que as pessoas se vão mentalizar que não são o único ser vivo com exclusividade sobre as áreas que ocupam?

Anónimo disse...

Cara Paula, compreendo-a e até concordo até certo ponto. O problema é que não há ninguém a controlar se os cães se portam bem ou não e estão bem treinados ou não, o seu pode ser, mas os de outras pessoas podem não ser, e não se pode permitir o acesso a uns e proibir a outros, seria muito complicado, dai ser proibido para todos (excepto cães guias e de salvamento, suponho eu).

Anónimo disse...

Segurança na Praia

Mal começa o bom tempo, começam as idas à praia.
Enquanto os pais sonham com as férias, os filhos vão com os seus ATLs ocupar um lugar fixo nalguma praia, marítima ou fluvial.

Apesar de divertida, a praia esconde alguns perigos contra os quais devemos estar alerta. E os cuidados a ter para evitar esses perigos devem ser sempre respeitados.

Mesmo que os pais não estejam perto da sua criança, continua a ser sua responsabilidade protegê-la e educá-la, alertando-a para esses perigos.

Anónimo disse...

Boa tarde, eu sou Optometrista, e Nadador-Salvador durante as ferias de verao nas praias da linha de Cascais.
Apesar de conhecer perfeitamente o código e as regras do nadador-salvador, porém tenho uma duvida para o sr. Nuno Leitao do ISN (Inst Socor. Naufr.)
A questao é:
Ate que ponto é proibido/limitado o uso (ou poluiçao sonora) dos radios que um banhista comum leva p a praia, n apenas para seu proprio rigozijo, mas também p se fazer sobressair no seu espaço e incomodar os demais? Da mesma forma que não permito caes na praia, devido a incomodarem os outros banhistas, não deveria existir uma legislação tambem nesse sentido?

Tiago Dario
24 anos

Anónimo disse...

e há pessoas que são alérgicas aos cães

Anónimo disse...

gostaria que repetissem o número para que se pode ligar para poder ser veluntario nas praia
obrigado

Anónimo disse...

Cara Paula,

Eu não concordo que os cães sejam levados para a praia, muito menos sem trela. Pelo simples facto de haverem pessoas que não são simpatizantes com este tipo de animais e por se sentirem ameaçadas por algumas das raças destes mesmos!
Ainda ontem estava numa praia a passar pelas "brasas" e senti um cão a caminhar sobre as minhas pernas. Não é agradável!

SBend disse...

Boa tarde, sou praticante de kitesurf ha 3 anos e de ano para ano este desporto tem crescido exponencialmente.A questão que gostaria de pôr é se estamos restringidos a prática do desporto nas kite beaches ,sobrelotadas,ou podemos praticar desde que seja fora de uma conceção de praia

olho azul disse...

Relativamente ao perigo para a saúde pública por parte dos animais, onde acham que as pessoas que frequentam praias não concessionadas, fazem as suas necessidades?
Ou na água ( e ninguém vê, logo é "permitido") ou na areia, não? Para não falar nas praias onde desaguam efluentes de águas residuais urbanas!|

Anónimo disse...

Estive numa praia de V.N.Gaia que tem bandeira azul, por volta das 17h30 abriu-se uma comporta de esgoto (penso eu pois saiu agua suja), todos os banhistas que estavam proximo tiveram de fugir. Isto é normal com bandeira azul?

Unknown disse...

Era muito bom se conseguissem fazer essa e outras pessoas entender quais os problemas de saude que se prendem com as necessidades fisiologicas dos animais, na praia, além de ser bastante desagradavel ver/ter um cão a urinar para cima de tudo e de todos, como eu já assisti. Eu tenho uma jiboia de estimação, tb gostava de a poder levar para a praia, gostaria de me ter ao seu lado? Tb tenho dois cães, mas gosto demais deles para os levar para a praia.

Anónimo disse...

Para consultarem as praias que têm bandeira azul:

http://www.abae.pt/bandeira/ba07/PBA2007.pdf

olho azul disse...

A todos os banhistas que não gostam ou têm medo de cães, penso que é função do detentor dos cães, fazer também alguma educação ambiental, e mostrar aos outros utentes que tal como existem pessoas boas e maus, com os animais se passa o mesmo. O detentor do animal é sempre o responsável pelo mesmo, e como tal deverá responder perante qualquer problema que ocorra!

Anónimo disse...

Gostaria de perguntar o seguinte:

Por vários motivos gosto de ir à praia, mas se presentemente já é perigoso estar ao sol durante cerca de 2h na hora de maior calor, que uma pessoa apanha logo um escaldão, como será daqui a poucos anos?

Parece-me que devido às alterações climáticas e à entrada de mais radiação solar na atmosfera, que o futuro será mais "negro" (ou neste caso, claro)

CD

Anónimo disse...

Com tanto calor, como é que algum produto alimentar vendido na praia é seguro?

Felizmente não tenho o hábito de comprar nada na praia, primeiro porque são sempre mais caras e segundo porque não levo dinheiro por segurança (e também para não cair em tentação).

olho azul disse...

Para a vice presidente da Quercus (que respeito muito como instituição): porque é que o comum dos cidadãos quando infrige a lei é imediatamente penalizado (por exemplo quando passeia o cãozinho), e mais uma vez quem alega interesse de desenvolvimento económico para a região, aparentemente pode fazer o que bem lhes interessa, nomeadamente em áreas de domínio público como em zonas dunares, imediatas às praias (com impactos ambientais muitissimo superiores)?

Unknown disse...

Cara Paula, concordo com a segunda parte da sua participação, muito embora, depois de o mal estar feito, pouco haverá a fazer, senão vejamos como resolveria o seguinte:
Uma criança brinca junto á agua, ao dar um passo atráz pisa um cão que lhe morde, estamos a 20km do socorro mais proximo, como se responsabiliza o dono de um animal, relativamente ao dia estragado de férias, ás dores e preocupações inerentes ao facto, fora tudo o resto?

Anónimo disse...

Penso que em Portugal nada se faz para cumprir as normas... tentamos persuadir e alertar as pessoas para que tenham uma boa conduta cívica/ambiental que a grande maioria das pessoas não
presta atenção ou simplesmente nao quer saber...infelizmente neste país
pagasse coimas por tudo e mais alguma coisa, menos por crimes contra o ambiente e pelo desrespeito do bem estar das outras pessoas...não seria benéfico fazer cumprir a lei através de multas aos infractores que insistem em não respeitar estas regras?

Anónimo disse...

Boa tarde,

Resido na cidade de Matosinhos, conhecida pela sua ligação ao mar, com extensas praias, mas pouco convidativas, devido à poluição das águas e areais. Contudo, já que se referiu a questão dos transportes, é vergonhoso constatar que para melhor servir os banhistas, a Metro do Porto tenha aumentado o serviço na linha A (que tem como destino a zona balnear de Matosinhos) e reduzido o serviço nas restantes linhas, dificultando o dia-a-dia de quem se desloca de casa p/ o trabalho e vice-versa, sem qualquer tipo de respeito por quem não está de férias. Quem puderá intervir nesta situação?

Unknown disse...

Boa Tarde!
Todas as praias tem um edital de praia e este tem o horário das 09h ás 19h. Assim sendo depois desta hora torna-se dificil "proibir" os jogos com bola, os cães e até mesmo as garrafas de vidro na areia. Também tem afixado o numero de nadadores salvadores por concessão. Nas praias de Cascais não funcional, há muitoas faltas de cumprimento aos editais. A Policia Maritima de Cascais não pode fazer nada porque durante o fim de semana tem somente três agentes do Magoito a Carcavelos. No que diz respeito ao Projecto Sea Master, em Cascais é conduzida por um Marinheiro / Fuzileiro e não um Policia Maritimo... e estamos em Cascais. Volta regata...

lady_blogger disse...

Respeito a vendedora de bolos, mas nada do que estes senhores vendam eu compro. Então bolos com creme numa tarde de Verão é um convite à indisposição...
Eu nunca compro nada na praia, mas acho que os produtos mais indicados para serem vendidos em praias são água e gelados.

Maria Mendes

lady_blogger disse...

Quanto a cães irem para a praia, eu também tenho um e já vi que o melhor é ele ficar em casa, porque está muito calor para ele e porque um dia quando ainda era cachorrinho fugiu a correr e fez um lenho na perna de uma senhora. Na Gafanha da Nazaré foi a 1.ª vez que vi uma tabuleta a proibir a entrada de cães na praia. Há tempos na zona de Cascais vi um bar à beira da praia com estacionamento para cães, onde ficavam à sombra e com água. É interessante o conceito...

Maria Mendes

SBend disse...

Será possivel perguntar quando é o downwind???

Unknown disse...

No site http://www.abae.pt/bandeira/ba07/PBA2007.pdf está publicado o PROGRAMA BANDEIRA AZUL 2007.
Devia ser rectificado conforme vão sendo arreadas as bandeiras e o seu motivo de as mesmas não serem hastradas. Merecemos essa informação. A Praia da Parede este ano não vai hastear a bandeira, porquê. Porque continua esta praia ao longo dos anos com um nadador salvador quando devia ter dois ?

Sociedade Civil disse...

Mais informações sobre o Santa Cruz Ocean Spirit - Festival Internacional de Desportos de Ondas pelo telefone: 91 861 81 90

SBend disse...

Obrigado pela atenção

Neo disse...

Há que haver sensibilização das pessoas para cada vez mais agirem de uma forma correcta. Fala-se muito da crise a nível económico mas para mim a crise é principalmente de valores.
Já agora aproveito para felicitar o excelente programa e para perguntar se as praias da linha de sintra são boas apra frequentar.

Anónimo disse...

já há algum tempo que o kitsurf se mete comigo apenas a nivél platónico...mas cada vez mais me apetece experimentar, agora com a reportagem ainda mexeu mais.Gostaria de ser aconselhada acerca de escolas na zona do Algarve centro.
Antecipadamente agradeço.
Com os melhores cumprimentos.
Raquel São Matias

Anónimo disse...

Caro Neo, segundo o site:

http://www.abae.pt/bandeira/ba07/PBA2007.pdf

As praias de Sintra com bandeira azul são:
- São Julião
- Magoito
- Maçãs
- Grande
- Adraga

Anónimo disse...

OLá

Gostaria de saber se é possivel levar o cão para a praia, e que ja me disseram que é proibido mas so em zona concessionada, gostaria que me esclarecessem acerca desta questão.

SBend disse...

Na zona do algarve tavira e monte gordo tens uma escola bastante boa a gustykite www.gustykite.com...experimenta é simplesmente o melhor desporto do mundo:D

lady_blogger disse...

Civismo civismo, era não se fumar por respeito aos outros e à sua própria saúde tanto nas praias como em qualquer outro local.


Maria Mendes

lady_blogger disse...

Está certa Fernanda.

O porco tal como o homem pode apanhar escaldões devido a exposição solar. É o animal cujo ADN se parece mais com o do homem.

Maria Mendes

Ana Marçal disse...

O uso do chapéu pode ser útil em caso de crianças perdidas, mas nãs as proteje tanto os olhos e a face dos efeitos dos raios solares e obriga a usar protector extra, não acham?

Ana Marçal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

o proteger do sol tem a ver com as areas sensiveis.... o boné não protege a nuca nem as orelhas!daí ser util- por todas as razões- o panamá!!
francisca

Anónimo disse...

Qualquer animal pode contrair cancro de pele!

O albinismo n é exclusivo nos homens mas tb acontece nos animais!

"O gorila chamado Copito de Nieve (Copinho de Neve), único albino conhecido de sua espécie, que vivia no Zoológico de Barcelona, até sua morte causada por cancro de pele em 24 de novembro de 2003. Viveu por 40 anos, e nascera na Guiné Equatorial."

Retirado em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Albinismo

Anónimo disse...

Uma das boas prácticas na praia,
é não levar os animais para este território com ou sem trela.
A praia por + que se esforcem está severamente suja (em portugal) e dificilmente se encontrará + limpa.
Adoro uma boa praia limpa onde ninguem ou quase ninguém esteja por perto,detesto confusões e aglomerados de pessoas,fora a praia a água do mar em portugal é de má qualidade graças ao lixo de correntes e à lavagem de tanques de gasolina por perto da costa tudo graças ao bom desempenho da guarda costeira e da marinha portuguesa.
Os bares da praia não respeitam os veraneantes,pois oucupam grande parte com esteiras e guarda sois além do mais a praia é pública e não um meio de negócio fácil,mas adiante,já para não falar do estacionamento....
Só falta cobrar €€€ por m2 de espaço por dia na praia,nunca neste modo irei contribuir para tal devaneio.
A praia e o Mar para mim é uma 2ªcasa e uma paixão eterna,
e sempre jurarei respeita-los até
ao fim da minha vida.
Respeitem as Praias!
João

Anónimo disse...

Pensamentos do joão
e não pensamen.....
lapso meu

Anónimo disse...

Rute:
Hoje não vi o programa. Lamento.
Mas em relação à Dica Ambiental, digo-vos que tenho um forno solar optimo que comprei no site da energialivre (mas devem haver outros sites). Eu não acreditava que era mesmo possivel cozinhar apenas com energia solar. Parece um milagre!
Ligado ao tema de hoje, aconselho a deixarem o vosso comer a cozinhar e a irem para a praia descansados. Quando chegam, nada queimou e está pronto a comer sem trabalho nenhum.
Pode não ser uma solução para todo o ano mas de certeza que nos dias de sol vão poupar muitos euros por não cozinharem com gás ou com electricidade.
E é tão em conta um forno solar... pesquisem na net. Já se imaginaram a convidarem amigos para um JANTAR SOLAR :-D

Anónimo disse...

Quando se for na �gua para urinar , finja que est� num exercicio anti-ataque de tubar�es , batendo na �gua , at� que a urina dilua bem com a �gua salgada...

N�o fume na �gua...O tabaco est� caro!