segunda-feira, julho 23

FÉRIAS E CRIANÇAS: MISSÃO POSSÍVEL

É importante ver o mundo pelos olhos das crianças, passando a pente fino as atracções escondidas aos olhos dos adultos. No campo, na praia, em casa de amigos, devemos preparar as férias com antecedência tendo em conta a curiosidade natural de uma criança. Do transporte às possíveis alergias, da piscina às escadas do hotel, passando pelos serviços de baby-sitting, vamos apresentar-lhe soluções para ter férias seguras com os mais pequenos.
Agradecemos que os comentários sejam sintéticos (máximo 300 caracteres c/ espaços) e que coloquem questões. De outra forma é impossível ler os comentários em directo. No fundo da página consulte outras recomendações.

13 comentários:

lady_blogger disse...

Olá.

Sou mãe de uma criança que costuma deixar rasto por onde passa... pois nunca pára quieta, e desde bebé que os médicos denotam os traços tipicos de hiperactividade. Ainda nem tivemos mais filhos também por causa disso. Este ano ficou sem infantário e isso não foi muito bom em termos de sociabilização, mas por outro lado em termos de aprendizagem está óptima.
As pessoas com quem ela convive não conseguem passar mais de um dia com ela, não conseguem acompanhar tanta energia e por isso é impensável passar férias onde quer que seja. Se ela estiver connosco até dá para passar uns dias fora, mas com pouco descanso.
Sei de hoteis que disponibilizam o serviço de baby-sitting, mas nunca recorri a tal, pois ainda não precisei, e se precisasse não sei se ficaria tranquila deixando lá um filho.
Mas no caso da Maddie acho que os pais deveriam ter sido mais responsáveis e terem deixado os filhos ao cuidado de amas de que dispunha o complexo turístico. Só têm analisado o quão coitados eles são por terem perdido uma filha, mas esquecessem de lhes apontar o quão negligentes foram ao deixarem os filhos sózinhos, e não me venham dizer que eles confiavam nas pessoas da zona, e que era seguro... Viu-se...! É claro que também lastimo a perda deles, e muito! Mas também lastimo a mãe que perdeu o Rui Pedro e todos os outros que mundo fora os perdem por qualquer motivo. A lei normal de vida é que nós "desapareçamos" antes deles...
E já que falei em Rui Pedro, gostaría de dizer que há cerca de 7 anos (já não sei ao certo) vi numa cantina da Universidade de Coimbra um menino vestido de ganga a vender pensos rápidos, ele pareceu-me o Rui Pedro, liguei para a PSP mas parece que esta informação caiu em saco roto. E olhem que houve mais pessoas que disseram tê-lo visto por Coimbra! É triste a falta de avanços quando há indícios. Eu mesma tenho um caso pendente, em que a PSP tem provas, mas acho que ainda nem as solicitou a quem deve. O SC ficou de me contactar por causa deste caso, pediram-me inclusivé um endereço electrónico e eu há muito que vos enviei o mesmo. A Fernanda disse num directo que me responderiam às minhas questões sobre o tema Fraude. Desculpem a insistência, mas é muito importante para mim. E sei que vocês prestam um serviço público, e não vos deve custar muito fazê-lo para quem é vosso comentador assíduo. Obrigada.

Cumprimentos Civis

Maria Mendes

Anónimo disse...

É verdade os filhos por vezes constituem para nós pais um constrangimento quando se fala de férias. Eu sou divorciada e tenho uma filha a cargo, não é possível descansar com ela nem arranjar programas diários para que se divirta. Os rendimentos são parcos. O que me propõem e recomendam?

Cumprimentos

Antónia

Anónimo disse...

Trabalho com crianças e, nesta altura costumamos fazer algumas actividades aquáticas. Mas fico sempre com dúvidas em relação ao tempo indicado para fazer a digestão...jogo pelo seguro e, almoçamos todos à mesma hora e só voltamos à água 2:30 depois.
Mas a minha dúvida tem a ver mais com os petiscos e não com a refeição principal: os gelados, as sandes, os iogurtes... Quais são afinal os alimentos mais indicados para se poder ir alternando as idas à água com a alimentação?

Isa Porfírio

lady_blogger disse...

Eu não vejo só a possível hiperactividade da minha filha. Já anteriormente disse num outro comentário, que ela é muito inteligente, adora livros, computadores, dvds infantis, música. É muito carinhosa, mas a energia é que é demasiada. E não podemos analisar a relação dela com uma avó (como sugeriram no directo de hoje) porque ela não tem avós. Ele vive só connosco, e passa o dia inteiro comigo. Ele acalma um pouco com livros e com o resto de que gosta. Mas também não pára de correr e de saltar. Disse que esta agitação é um dos motivos pelos quais ainda não tivemos mais filhos porque temos receio de não termos baterias suficientemente fortes para tanta energia. Mas claro que pretendemos ter mais filhos, mas este não tem sido o único entrave.
Quanto a praia, ela adora e nunca saia da água, mas está um de nós com ela.
Eu disse que ninguém quer passar mais de um dia com ela, porque as pessoas dão-lhe pouca margem pela ela demonstrar o quão carinhosa ela é e só veêm o lado agitado dela.
Na relação dela com outras crianças eu tento mediar as situações que surjam.

Obrigada pela resposta relativa ao assunto fraude.

Cumprimentos Civis
Maria Mendes

Anónimo disse...

Rute diz...
Julgo que a melhor opção é termos parte das férias com os filhos e outra parte sem eles (quando possivel).
Só assim é possivel na altura em que estamos com eles, entregar-nos por completo. A maior parte das crianças só querem atenção e pais dispostos a brincarem com eles. Claro que a energia deles parece nunca acabar e isso deixa-nos exaustos.
Na verdade durante o resto do ano, os filhos limitam-se a cumprir horários e obrigações. Dar-lhes férias significa fazer o que eles querem. Predispor-nos a abdicar do nosso tempo individual para estar com eles.
Mas volto a frizar: isto só é possivel, se antes ou depois, nós tivermos umas férias também só para nós. Provavelmente os filhos até agradecem se os deixarmos ir numa semana de campo, por e.x., com amigos (incluidos numas actividades de Tempos Livres Organizadas e com Vigilancia especializada de Adultos).

lady_blogger disse...

Nesta altura de férias os canais estatais poderiam divulgar mais vídeos para sensibilizar as pessoas para a segurança numa época mais sugeita a acidentes na praia, e onde é mais fácil ocorrer desaparecimentos .

Maria Mendes

Anónimo disse...

Qual das propostas aí apresentada é a mais segura para umas férias com uma criança de 12 anos? Tenho um filho dessa idade e gostaria de saber o melhor local para passar com ele umas férias inesqueciveis.

Elisabete

Anónimo disse...

Vou de férias com o meu filho de dezanove meses para Palma de Maiorca. É a primeira vez que vou de férias com ele e estou preocupada com vários aspectos, mas sobretudo porque depois da viagem de avião, espera-nos um percurso de mais de uma hora de autocarro sem cadeirinha própria para ele.
Não sei como é possível ainda existirem situações assim, pensei que isto não acontecesse...

Anónimo disse...

Rute diz...
DICAS PARA FÉRIAS EM FAMILIA:

» Culinária, deixe-os participar na preparação das refeições. Chefes de cozinha de "palmo e meio" de chapéu alto e avental e um bigodinho desenhado no buço entretêm-nos durante um par de horas;

» Horticultura, inicie uma horta urbana na sua varanda ou terraço. Novamente aqui os adereços podem complementar o divertimento. Compre um regador, e ferramenta de jardim para crianças e plante embriões de alface, courgette, couve. E veja-os crescer;

» YouTube, faça uma pesquisa de videos sobre os temas que o seu filho sugerir ou que gostar mais. Visione com ele/ela. Há imensos videos para soltar gargalhadas em familia;

Anónimo disse...

Rute diz...
MAIS DICAS:

» Costura, pegue em roupas velhas e faça roupas novas. Ou mesmo com materiais reciclados elabore modelos com os seus filhos e termine num grande espetaculo de moda, com desfile das vossas grandes criações;

» Bibliotecas Municipais, optimos espaços para "alugar" documentários, cd´s de música, livros. Aqui na linha de Cascais, até há espaço para jogar jogos à vontade sobre tapetes e entre almofadas;

» Jardins Públicos, alguns deles com mesas de pic-nic e ciclopista para se andar de bicicleta.

Anónimo disse...

Rute diz...
DICA AMBIENTAL PARA A SC:

Pensos higiénicos em algodão biológico, REUTILIZÁVEIS por serem LAVÁVEIS. Em substituição dos inúmeros pensos e tampões descartáveis. Para além de existir o MOONCUP, um copo mestrual de silicone (reutilizável/lavável), utilizado pela maioria das mulheres na Europa.

Anónimo disse...

rute,

anda a aprender bastante :-p

Anónimo disse...

E caro "carpe diem",
eu quero acreditar que houvesse algum problema com o uso de algumas embalagens, as entidades e instituições competentes para a segurança alimentar e direitos e bem estar do cidadão, teriam alguma palavra a dar e co tal n aprovariam as embalagens perigosas para a saúde!

Acho que estas coisas antes de irem para o mercado, assim co exemplo o caso dos medicamentos, devem seguir processos completos e análises para a sua validação ou n!
E no que toca à alimentaçao, as embalagens que estao em contacto c os alimentos n sao de qq polimero, estas seguem normas/directivas delineadas por entidades reguladoras, competentes e independentes!e n por empresas ou governos!
N devemos olhar para tudo co se tratasse duma teoria da conspiração contra nós!

Qto aos videos ja estou a tratar de ver, mas digo de ante-mão, que mtas das vezes são casos pontuais e fora da lei!Co aquela cena das colgates vinda do brasil, ou dakeles chineses que faziam empadas com cartao e soda-caustica! O Homem às vezes consegue ser tão maldoso e insensível para c o seu proximo!
Sao pessoas que sabem que estao a fazer algo de errado e mm assim o fazem!Essas pessoas n sao dignas!E co tal devem ser tratadas co malfeitoras e criminosas!

Cara Rute:
qto à "nossa" receita, agradecido pela informação acrescida e vou tratar d experimentar o mais breve possível e darei noticias.... tb ja devia ter adivinhado que haveriam outros "molhos de soja" mais biológicos!o pior é k nas lojas, no meio de tantas alternativas, olhamos mais para o preço do que para os rótulos!:p

Qto à "varinha mágica", cá no Porto dizemos varinha de condão!àquela varinha que a fada madrinha do Shrek usa para enfeitiçar a Fiona! ;)
Sim "varinha mágica" o electrodoméstico!n faço ideia se alguém lhe chama outra coisa!:P

Cumprimentos 4 all

admd