terça-feira, julho 24

PERNAS EM FORMA


Num estudo realizado recentemente, concluiu-se que as varizes nas pernas chegam a atingir cerca de 50% da população portuguesa. Muitas horas em pé ou sentado, a obesidade e a exposição prolongada ao calor são algumas das causas mais comuns desta doença. Semelhantes a caminhos tortuosos ao longo da perna, as varizes decorrem de uma insuficiência na circulação sanguínea. Podem ser graves, mesmo letais, provocam dor, cansaço, desconforto, mas são em primeiro lugar inestéticas e é quando se descobrem no Verão que ganham importância.
Conheça soluções e métodos de prevenção no SC.

Agradecemos que os comentários sejam sintéticos (máximo 300 caracteres c/ espaços) e que coloquem questões. De outra forma é impossível ler os comentários em directo. No fundo da página consulte outras recomendações.
Para qualquer dúvida que pretendam ver esclarecida pelo Dr. Gil Marques, o contacto é:
Instituto de Recuperação Vascular - 21 352 03 09

41 comentários:

lady_blogger disse...

Boa tarde.

Tenho uma amiga que durante o trabalho nunca se pode sentar, ela já foi operada às varizes, mas o que acho estranho é que no prazo talvez de um ano também os pais terão sido operados ao mesmo e eles são pessoas aposentadas. As varizes podem ser "herdadas"?

Tenho pernas parcialmente musculadas, sem fazer nada para isso. Quando era miúda corria muito. Mas agora como se justifica que mantenha esse aspecto?
Durante a gravidez tinha era diversas cãimbras nocturnas, mas isso é tipíco na gestação.
Aqueles praticantes de culturismo, os mrs. e miss. musculos é que na minha opinião não têm as pernas em forma, mas sim formas a mais nas pernas. Ainda bem que a noção de estética não é igual para todos...

E que tal ums corridinhas para ficar em forma, não só as suas pernas como mente e restante organismo?

Cumprimentos Civis

Maria Mendes

Anónimo disse...

Olá boa tarde

Eu chamo-me Mónica tenho 37 anos, tenho uma filha, tenho ascendentes com varizes e vejo-me eu agora confrontada com o mesmo problema. As dores são muitas, o cansaço nem se fala e a sensação de mau estar é constante. As minhas varizes são internas e já consultei o cirurgião vascular. Faço medicação, dois comprimidos diários, mas tenho muitas duvidas em relação à praia e aos desportos que se podem realizar. Disseram-me que não posso fazer step nem jacuzzi. Gostaria que me esclarecessem sobre estes aspectos.

Obrigada

Anónimo disse...

Boa tarde

Tenho varizes, os meus ascendentes também. Gostava que me esclarecessem sobre os benefícios da intervenção cirurgica. Conheço pessoas que ficaram bem piores, outras ficaram bem no decurso do 1º ano e depois voltaram aos mesmo. Não tenho uma boa imagem da operação. Não se importam de me esclarecer sobre isto? Já agora, tenho as pernas e o tronco cheio de celulite que apareceu repentinamente, mas coincidente com um agravamento da circulação. Qual a relação entre estes dois factores?
Cumprimentos
Alexandra

Anónimo disse...

Boa tarde,

Se quiserem ter as pernas e o corpo em forma, tenham uma alimentação saudável livre de gordura animal, e nesta sexta-feira às 18h no marquês de pombal, venham andar de bicicleta na BICICLETADA da MASSA CRITICA com várias dezenas de pessoas. Pela sua saúde e o ambiente.

Mais informações:
http://www.massacriticapt.net

cumprimentos

lady_blogger disse...

Agradeço a sugestão do anónimo das 11h e 38m. Já tratei de divulgar esta iniciativa no meu blog euronios.
Com eventos destes educa-se a sociedade, e visamos poupar dinheiro, mas sobretudo saúde e meio ambiente.

C Civis

Maria Mendes

Anónimo disse...

É fundamental haver uma maior democratização no acesso à prevenção e ao tratamento da insuficiência venosa. Afigura-se essencial o estabelecimento de protocolos entre o serviço nacional de saúde e os centros credenciados de Acupunctura e Yoga, para melhor prevenir e tratar a doença.

Anónimo disse...

O centro de saúde é a porta de entrada no serviço nacional de saúde, pelo que o diagnóstico precoce da insuficiência venosa, deve passar, obrigatoriamente, pelo médico de família.

Anónimo disse...

as estrias sao um problema estetico. de facto nao tao grave quanto as varizes. mas depois de ja termos estrias existe alguma forma de as eliminar?

Anónimo disse...

Actualmente existem inúmeros produtos e cremes anti-celulite que garantem a diminuição do problema mediante aplicação regular.

Nunca tive coragem de comprar com medo de não funcionar. São confiáveis?

Anónimo disse...

Boa tarde.
Sou estudante universitária de 21 anos, e tenho um problema de derrames nas pernas. O médico de familia diz que este é um problema que não tem solução visto que, no meu caso, se tratam de vasos sanguineos muito finos e generalizados, não podendo ser tratavel com laser. Não sei muito bem o que fazer e onde me dirigir, pois não possuo meios financeiros para recorrer a consultas em clinicas privadas. A minha situação torna-se muito complicada com a chegada do Verão, pois os inchaços não me deixam estar muito tempo ao sol, tendo com isso de passar alguns dias em casa com toalhas de água gelada em cima das pernas. A minha mãe também possui este problema.
Fiz atletismo durante 7 anos e parei à 5 anos, pois os estudos tornaram-se incompativeis com o desporto. O médico disse também que este problema vai se agravar quando um dia tiver filhos.
Que posso eu fazer? A quem posso pedir ajuda?
Muito Obrigada.
Isa

Anónimo disse...

Olá boa tarde

Ouvi dizer que existem pípulas anticoncepcionais que podem provocar varizes. É verdade? Existe alguma relação?

Queria também saber a diferença entre derrames e varizes e se são ambos preocupantes.

Obrigada
Ana

Anónimo disse...

Boa tarde a todos,
gostaria de saber se os comummente denominados "derrames" (telangiectasias) são considerados percursores das varizes e qual a atitude a tomar quando eles aparecem.
Obrigada

Anónimo disse...

Olá boa tarde,

Tenho 33 anos e uma filha. Tive uma tromboflebite há 8 anos atrás. Isto aconteceu pq fiz uma apendicectomia e passados 15 dias fui internada de urgência onde permaneci hospitalizada durante 3 semanas. Tive uma gravidez de alto risco mas sou seguida por um cirugião vascular que de tempos a tempos me "seca" umas pequeninas varizes. Fiz uma analise ao sangue e detectaram uma defice na Proteina C funcional (6%). Sou portadora de Trombofilia. A minha dúvida é se este problema passara para a minha filha ou para futuros filhos?
Obrigada.

Unknown disse...

Boa tarde,

Gostava de saber se a musculação pode originar varizes.Que outros desportos podem originar/agravar varizes?

Cumprimentos e parabéns pelo programa

Nuno Ferreira

Anónimo disse...

Boa Tarde
Tenho 33 anos 2 filhos e algum peso a mais. as pernas quase sempre inchadas, e às vezes não estao ichadas mas estão muito duridas, já fiz 3 eco dopler e não acusa varizes, perguntei ao medico o que seria ele respondeu " è a natureza" uma natureza estranha.
Gostaria do contacto do consultorio Dr. Gil Marques Para O poder Contactar. OBrigado e boa tarde para todos
Isabel Santos

Anónimo disse...

Tenho 29 anos. Há 2 anos recorri à corporacion Dermoestética para retirar alguns derrames das pernas através de um tratamento laser chamado vasculight. O tratamento revelou-se extremamente lesivo. Além das queimaduras que me provocaram, deixaram marcas de despigmentação e todos os pequenos derrames onde incidiu o laser estão agora repletos de micro derrames que parecem manchas escuras mas que na verdade são centenas de derrames demasiado finos para serem tratados pela escleroterapia. A instituição em causa não se responsabiliza e diz que a culpa dos maus resultados esteve na minha espectativa. A verdade é que estou muito pior que antes e com menos 4000 euros que foi o preço do "tratamento". Já apresentei queixa à Ordem dos Médicos mas até à data não tive qualquer retorno.
Que tratamento eficaz existe para acabar com os derrames tão inestéticos?

Obrigada
Patrícia Morais

Anónimo disse...

Boa tarde,

Faço uma alimentação saudável, bebo imensa água, pratico desporto e mesmo assim tenho derrames e já retirei a veia safena de uma das pernas. Os meus pais e meus avós nunca sofreram de varizes. Se não é genético nem pode ser provocado pela alimentação, porque é que tenho este problema?

Carla Sousa

Unknown disse...

Aproveitando a presença desses vossos convidados, gostaria de perguntar se uma alteração (ou mau funcionamento) a nível hormonal se pode manifestar esteticamente, ou seja, causando doenças da pele, celulite, esterias...?! Obrigada! **

Mário Portela disse...

Ouvi dizer há uns minutos no programe que as mulheres se preocupam muito com o seu aspecto, que no verão têm maior preocupações por se ver mais do seu corpo. Todavia, pelo que se observa, não parece ser exactamente assim.

Quem não terá reparado que aquelas que por erro de alimentação ou por problemas de saúde parecerem ter orgulho em nos incomodar literalmente, obrigando-nos a ver as suas gorduras que põem em evidência com roupa desapropriada ou exageradamente justa, fazendo ressair banhas e refegos de gordura sebenta e repulsiva? Será por incapacidade mental em o reconhecer e não se darem conta de que essa apresentação propositada as torne repulsivas? O que é certo é que é impossível de o constatar.

Anónimo disse...

Voltando à temática varizes, não se falou na electro-coagulação. Pelo que sei, a electro-coagulação a laser tem bons resultados, mesmo não sendo aplicável em todos os tipos de varizes ou derrames, nem em todos os estágios. Haverá mais informação?

Parabéns por mais um óptimo programa
António Gonçalves Pereira

lady_blogger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lady_blogger disse...

Estão agora a falar de visitas a Museus. Saibam que há dias em que alguns oferecem visitas grátis, são geralmente aos Domingos de manhã.
Aprende-se um pouco de história, e é uma oportunidade de passeio agradável com a sua família.
Estão a falar do Museu dos Coches... Há poucos meses a minha filha pendurou-se num daqueles quadros enormes de D. Pedro. Nem quero imaginar o que sucederia se ele caísse... Nem é bom imaginar... Desde aí ainda não tive coragem de lá voltar.

Para quem gosta de exposições, pode amanhã ir ao Pavilhão do Conhecimento, pois julgo que tenha acesso livre, visto ser dia do seu aniversário.

Maria Mendes

Unknown disse...

Boa Tarde

Ao visionar o vosso programa verifiquei que em Portugal ainda há programas que verdadeiramente se preocupam com a saúde das pessoas. Parabéns! Eu tenho um problema relacionado com o tema de hoje: No Verão eu gosto muito ou de andar descalça, em casa, de chinelas ou de sandálias, mas por vezes, passado algum tempo de andar assim sinto fortes dores na planta dos pés (principalmente no pé esquerdo). Parece que tenho agulhas na planta dos pés. Essa situação leva-me a que passado algum tempo eu comece a coxear. Será que algum dos convidados do programa me poderá dar alguma dica no sentido de solucionar este meu problema?

Um beijinho à Fernanda Freitas

Mery Lopez

Anónimo disse...

Boa tarde,tenho 14 anos e tenho estrias nas pernas.Eu sou magra, e nunca engordei repentinamente,e também não sou muito alta,não percebo porque possuo estrias...

lady_blogger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Boa Tarde

Ao visionar o vosso programa verifiquei que em Portugal ainda há programas que verdadeiramente se preocupam com a saúde das pessoas. Parabéns! Eu tenho um problema relacionado com o tema de hoje: No Verão eu gosto muito ou de andar descalça, em casa, de chinelas ou de sandálias, mas por vezes, passado algum tempo de andar assim sinto fortes dores na planta dos pés (principalmente no pé esquerdo). Parece que tenho agulhas na planta dos pés. Essa situação leva-me a que passado algum tempo eu comece a coxear. Será que algum dos convidados do programa me poderá dar alguma dica no sentido de solucionar este meu problema?

Um beijinho à Fernanda Freitas

Mery Lopez

lady_blogger disse...

Museus com entrada livre na zona de Lisboa

Com base no site: www.ipmuseus.pt e no site www.agendalx.pt



Museu da Música- entrada livre nos feriados até às 14 horas, excepto no dia de Natal e de Ano Novo e no 1.º de Maio, e está fechado aos Domingos
Localizado na freguesia de São Domingos de Benfica
Morada
Estação do Metropolitano Alto dos Moinhos
Rua João de Freitas Branco - 1500-359 LISBOA (Portugal)
Museu da Música – entrada livre aos Domingos e Feriados das 10h00 às 14h00, mas é estranho porque no horário diz: 3ª feira a Sábado: 10h00 - 18h00, Encerrado ao Domingo e à 2ª feira (isto no site: http://www.ipmuseus.pt/pt/museus/M24351/TA.aspx)


Museu Nacional de Etnologia- entrada livre aos Domingos e feriados até às 14 horas
Morada
Av. Ilha da Madeira
1400 - 203 Lisboa

Museu Nacional de Arqueologia- entrada livre aos Domingos e feriados das 10h.00 às 14.h00, à excepção de Domingo de Páscoa, 1 de Maio, 25 de Dezembro e 1 de Janeiro
Morada:
Museu Nacional de Arqueologia
Praça do Império. 1400 - 206 LISBOA

Casa Museu Medeiros e Almeida- entrada livre Sábados 10h. às 13h., mas é proibido fotografar ou filmar
Morada:
Rua Rosa Araújo, n.º 41
1250-194 Lisboa

Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves – entrada livre aos Domingos e feriados das 10h00 às 14h00, mas fechado no Domingo de Páscoa e feriados de Ano Novo, 1º de Maio e 25 de Dezembro
Morada:
Avenida 5 de Outubro, 6-8
1050-055 Lisboa – Portugal

Museu Nacional de Arte Antiga - entrada livre aos Domingos e feriados das 10h.00 às 14.h00, mas atenção que o horário de Domingo é 10h00-13h00 e 14h00-18h00
Morada
Rua das Janelas Verdes
1249 - 017 Lisboa


Museu Calouste Gulbenkian – entrada livre aos Domingos e 18 Maio (dia dos museus).
Horário de abertura:
De terça-feira a domingo das 10h00 às 18h00. Encerra às segundas-feiras e nos feriados de: 1 Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro.
Nota:
O Museu Calouste Gulbenkian organiza concertos/recitais, no átrio da Biblioteca, às 12h00, em diversos domingos ao longo do ano (entrada gratuita).
Morada:
Av. Berna, 45-A
1067-001 Lisboa
Telef. 21 782 3455/6/7
Fax: 21 782 3032

Museu João de Deus - Bibliográfico, Pedagógico e Artístico - está aberto ao público em geral, gratuitamente, de 2ª a 6ª feira, entre as 9.30h e as 18.00h
Morada:
Av. Álvares Cabral,69 - 1250-017 Lisboa

Casa-Museu João de Deus – Lisboa – entrada livre de 2ª a 6ª feira, entre as 9:30h e as 17:00h, mediante marcação prévia
Morada:
Rua João de Deus

Museu Nacional de História Natural – no Departamento de Zoologia e Antropologia- Aberto de 2ª a 6ª feira das 10 às 12 e das 14 às 16 h nas exposições "Tudos Sobre Dinossáurios" e "Minerais: Identificar, classificar" têm ingresso gratuito.
Morada
Rua da Escola Politécnica, 58
1250 - 102 Lisboa
Tel.: 213 921 816


Museu Nacional do Azulejo- entrada livre aos Domingos e Feriados das 10h00 às 14h00
Morada
Rua da Madre de Deus, nº 4
1900 - 312 Lisboa

Museu Nacional do Teatro – entrada livre aos Domingos e Feriados das 10h00 às 14h00
Morada
Estrada do Lumiar, nº 10- 12 1600 - 495 Lisboa


Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea – entrada livre aos Domingos e Feriados das 10h00 às 14h00
Morada
Rua Serpa Pinto, nº 4
1200 - 444 Lisboa

Museu Nacional do Traje – entrada livre aos Domingos e Feriados das 10h00 às 14h00
Morada
Largo Júlio de Castilho
1600 - 483 Lisboa

Museu Nacional dos Coches - entrada livre aos Domingos e Feriados das 10h00 às 13h00
Morada:
Praça Afonso de Albuquerque
1300-004 Lisboa


Maria Mendes

lady_blogger disse...

Desculpem a extensão do meu último post, mas limitei-me a fazer um copy/paste duma resenha dum estudo particular que fiz há cerca de um mês.

Maria Mendes

Anónimo disse...

O ideal seria podermos usufruir de um sistema de saúde que tivesse em conta as preocupações esteticas das próprias pessoas consigo mesmas(dentro dos limites do razoavel); as consequencias de uma auto-imagem negativa são devastadoras.
Umas pernas marcadas ou por varizes ou por outra coisa, não são expecção de um horror psicológico principalmente para as senhoras.
Oxalá, que a nossa sociedade dê passos largos para um maior aperfeiçoamento e evolução... ao ponto, de todos nós sermos melhor servidos tanto no acesso aos cuidados de saúde como noutros domínios em que decorrem as nossas vidas.

Anónimo disse...

olá. estou a ver o vosso programa e estava a pensar fazer depilação a laser nas pernas visto que durante cerca de 5 anos não haverá necessidade de fazer depilação a cera. Será que há algum impedimento para o fazer?

Anónimo disse...

olá. tenho celulite um pouco acentuada nas pernas. acho horrivel e detesto ver-me.
o que posso fazer?

Anónimo disse...

Tenho musculo nas pernas e não gosto de me ver. Como posso fazer para o musculo desaparecer?

Anónimo disse...

Para os diversos tipos de celulite e gorduras localizadas, existem agora também outras tecnologias, como a radiofrequência e a vibração. E, desde muito recentemente, há um equipamento com a combinação das duas tecnologias e resultados assombrosos.

Anónimo disse...

Em relação à última reportagem (sobre a mini saia e a depilação) gostaria de saber então qual é o melhor método para fazer a depilação.

Anónimo disse...

Disseram que o calor nas pernas é prejudicial às varizes. Fazer depilação com cera quente prejudica?

Vou repetir a minha anterior questão visto ainda não terem respondido. Sei que não é possível responder a todas as questões durante o tempo do programa, mas se fosse possível responder eu agradecia.
"Ouvi dizer que existem pípulas anticoncepcionais que podem provocar varizes. É verdade? Existe alguma relação?"

Anónimo disse...

Párem de interromper o forum com outros assuntos que n o de hj! Deixem isso para o fim do programa! ou qdo lhe sugerido...

Anónimo disse...

Bom dia, Parabéns pelo vosso programa.
Estou a fazer laser numa esteticista que trabalha com luz pulsada mais radio-frequiência. Qual o sistema de laser mais eficaz? Devo continuar com este sistema, ou basta um sistema que tenha apenas luz pulsada?
Obrigada
Sílvia Delgado
silviadelgado77@gmail.com

ts disse...

Boa Tarde
Gostaria do contacto do Dr. Gil Marques tenho porblemas de circulação e um dos ultimos mèdicos respondeu que era a natureza.
isamars74@hotmail.com
Isabel Antunes

Anónimo disse...

ola!!
Tenho 18 anos e já tenho varizes e derrames..!!!
devo-m preocupar?? Cheguei a pensar que poderia "esconder" as varizes ficando morena, mas agora não sei o que fazer uma vez que a exposição ao sol poderá agrvá-las ainda mais...
Poderiam-me ajudar??

lady_blogger disse...

"Párem de interromper o forum com outros assuntos que n o de hj! Deixem isso para o fim do programa! ou qdo lhe sugerido...

15:28"

Caro anónimo, se isto foi dirigido a mim, eu sugiro que para a próxima veja o SC com olhos de ver, pois tiveram uma rubrica em que abordaram as visitas a Museus. Se não for para mim, como pessoa educada que sou peço-lhe desculpas desde já. Mas se de facto o recadinho for para mim, tenho em divída um pedido de desculpas da sua parte.
E sugiro que saia do anonimato...

Maria Mendes

lady_blogger disse...

A Maria hoje não apeceu por cá. talvez tenha ido até à praia...
Estava boa hoje, não estava? Pena que havia bandeira amarela.
Caminhar na praia ajuda à circulação, logo quem hoje falou de celulite, talvez possa perder alguma se fizer uns passeios destes.

Preocupe-se com o seu corpo não por causa dos outros, mas por sua própria causa, para ser mais saudável.

Maria Mendes