quinta-feira, julho 5

QUANTAS HORAS DE SONO PRECISAMOS?



Com os dias mais longos no Verão, a noite entre o ocaso e a aurora é mais curta. Altura ideal para responder à questão: quantas horas de sono precisamos diariamente? E também para esclarecer mitos, como o que diz que quanto mais dormirmos, mais saúde temos, apesar de um estudo científico ter revelado o contrário. Iremos ainda falar sobre short e long sleepers e perceber porque é que as duas horas de sono de Napoleão seriam insuportáveis para Churchil, que precisava de oito.

81 comentários:

lady_blogger disse...

Olá Fernanda.

Por acaso hoje só estive deitada 4 horas, mas não dormi tanto. Primeiro está-se acordado até a nossa filha adormecer, depois seguem-se as boas séries televisivas que são tão tardias, pelo meio há trabalho na net. Durante a noite é preciso levantar algumas vezes porque a nossa filha chamou ou chorou. Depois, como no caso de hoje, não se consegue voltar a adormecer e vem-se fazer umas pesquisas na net.
Logo lá mais pela tarde talvez me possa espraiar um pouco na praia (sim, com os devidos cuidados!).
O meu marido adormece com tanta facilidade em qualquer lado que até mete inveja. Eu mesmo com medicação leve para dormir não consigo, e até tenho é o efeito contrário.
Quanto às horas que necessitamos dormir sou da opinião que o número vai diminuindo conforme o nosso número de anos vai aumentando. É óbvio que para um bebé é fundamental dormir mais e melhor que um adulto.
O tempo que cada adulto deve dormir talvez dependa do seu sentido de cansaço e da sua capacidade de restabelecimento após esforços.

Cumprimentos civis

Maria Mendes

Pedro Marinho disse...

Porque razão o ser humano para dormir tomam medicamentos sedativos e para acordar durante o dia tomam estimulantes como por exemplo cafeína e álcool, que absurdo, mas eles preferem dormir ou acordar?

Pedro Marinho de Arcos de Valdevez

lady_blogger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Marinho disse...

Muitos médicos concordam que simplesmente diminuir o ritmo antes de dormir não basta em si mesmo.
Eles incentivam uma vida sadia e equilibrada que contribuirá para o bem-estar físico e mental. Isto inclui uma vida com adequado equilíbrio de trabalho, sono e distracção (inclusive exercício físico ou muita natação), moderação nos hábitos de comer, evitando os excessos; uma vida livre das ansiedades e frustrações provocadas pela cobiça, ciúme e ambição; e podemos adicionar: uma vida livre da infelicidade decorrente da imoralidade.

Pedro Marinho de Arcos de Valdevez

Pedro Marinho disse...

A rotina de diminuição de ritmo pode incluir uma curta caminhada rápida, um banho morno ou simplesmente ler alguma matéria leve que não seja estimulante. Os recursos para dormir incluem beber leite morno, um pouco de vinho, ou chá de ervas de lúpulo, hortelã ou camomila. Outro método é comer uma maçã grande, mastigando-a lentamente antes de ir dormir.
É possível que a maioria destas coisas sejam proveitosas primariamente porque se relacionam com a diminuição do ritmo antes do sono, embora o leite, produtos como os lacticínios que contenham cálcio, que parece ajudar. Contêm também uma substância chamada triptófano, que produz a serotonina no cérebro.

A serotonina é conhecida como o soro do sono.

Pedro Marinho de Arcos de Valdevez

Pedro Marinho disse...

sou adepto da teoria do meu pai:

Tomar bebidas que contêm cafeína, tais como café, chá ou refrigerantes à base de cola, pode super estimular a pessoa e impedir o sono, mesmo no caso de alguns que limitem sua ingestão à primeira parte do dia. Qualquer outra forma de estímulo pouco antes da hora de dormir — demasiado exercício físico, ver espectáculos excitantes, tais como na TV, ou ler livros emocionantes — pode interferir com o sono adequado.
Tomar uma refeição pesada tarde da noite pode perturbar o sono. Encher cada dia de demasiado trabalho e excessivas actividades de recreação é amiúde causa de problemas no dormir.
Tirar uma soneca durante o dia pode também interromper o ciclo regular de sono à noite.
A ansiedade e a preocupação são causas comuns da insónia. Visto que a insónia prolongada aumenta a ansiedade e a preocupação, isto rapidamente se torna um círculo vicioso.
Pedro Marinho de Arcos de Valdevez

Pedro Marinho disse...

Dra. Fernanda Freitas o meu mestre que é o meu Pai diz isto há anos…

A teoria do meu Pai José Marinho é esta:

Toma um pequeno-almoço como um Rei,
Almoça como um principie
Janta como um pobre.
Assim dormes como um bébé


Pedro Marinho de Arcos de Valdevez

Pedro Marinho disse...

“Os pesquisadores estão aq ficar cada vez mais preocupados com o número de pessoas que dormem muito pouco. A falta de sono, avisam, pode ter consequências prejudiciais tanto para nós como para as pessoas à nossa volta”, informa o The Toronto Star.
“As pessoas privadas de sono perdem energia e ficam irritadas. Após dois dias sem dormir, o indivíduo sente que é difícil concentrar-se por muito tempo. . . Engana-se com frequência, especialmente em trabalhos rotineiros, e às vezes sua atenção falha. . . Quem passa sem dormir mais de três dias tem grande dificuldade em pensar, ver e ouvir claramente. Tem períodos de alucinação, durante os quais vê coisas que na realidade não existem”, informa a Enciclopédia Delta Universal.

Pedro Marinho de Arcos de Valdevez

Pedro Marinho disse...

Tal é a experiência de muitos, noite após noite. Segundo uma revista médica alemã, de cada cinco pessoas uma sofre de alguma espécie de insónia — mais mulheres sofrem assim do que homens, mais adultos do que jovens, mais os que residem em cidades do que as pessoas no interior. Alguns têm dificuldade de adormecer, outros acordam cedo demais e ainda outros acordam muitas vezes durante a noite. O que se pode fazer, caso tenha problemas como estes?

Pedro Marinho de Arcos de Valdevez

Anónimo disse...

A quantidade que uma pesoa precisa de dormir para que o corpo possa descansar é relativa de pessoa para pessoa. Em média e no geral, são necessárias cerca de 7 a 9h de sono, mas por estranho que pareça, há pessoas que conseguem descansar bem (?) com apenas 4/5h por noite, enquanto outras precisam de mais de 12h.

Seja de dia ou de noite de preferencia, uma coisa muito importante para se fazer é tentar dormir várias horas SEGUIDAS, de forma a que o corpo entre na fase REM (rapid eye movement), o que indica que está em sono profundo e é nessa fase que o corpo consegue descansar melhor e mais rapidamente recuperar as suas forças.

Mais importante que dormir muitas horas seguidas mas mal, é dormir BEM em algumas horas.

Anónimo disse...

Olá Boa Tarde!

Sou atleta de competição de natação e tenho treinos bi-diários. Deito-me todos os dias à meia noite e às sete da manhã do outro dia já tenho que estar dentro de água! Por vezes, tenho dificuldade em adormecer, será do desporto e da ânsia de ter que acordar a horas?

Obrigada,

Margarida Hoffmann

Anónimo disse...

Desde já os meus parabéns à competente e lindíssima apresentadora.

Aqui vai a minha pergunta: desde há seis meses que costumo dormir durante a semana 5 a 6 horas por noite e "vingo-me" no fim de semana com 10 horas por noite. Em tempo de férias costumo dormir 7 a 8 horas.

Este ciclo de sono dias de semana/fim de semana pode gerar problemas na minha saúde?

--
Helena Teresa Granadeiro

Ana Botas disse...

Boa tarte à Fernanda e a todos os seus convidados.
Não consigo entender porque ainda sinto uma necessidade enorme de dormir entre 9 a 10 horas! Já tenho 28 anos. Se durmo 8 horas o rendimento já não é o mesmo. Adormeço em cima dos livros, de manhã ou à tarde e sinto mto sonolência a conduzir a qualquer hora do dia. Dormir 6 ou 7 horas para mim é impensável! Já tentei impor um horário, mas nada resulta. Sou mto activa, pratico desporto pelo menos 3x por semana, não fumo e não bebo! Porquê de tanto sono?! Cheguei a pensar que tinha sintomas parecidos com a Narcolepsia, e tentei investigar. Parabéns pelos temas maravilhos que abordam no programa, espero que hoje possam ajudar-me.

Anónimo disse...

Quando perdemos uma noite de sono, será possível 'recuperar' esse sono se dormirmos mais horas nos dias seguintes, ou é inútil?

Miguel

Anónimo disse...

Olá a todos!

Existe alguma explicação para acordar todos os dias de mau humor? Algum pesadelo, alguma alimentação que fiz antes de dormir ou tudo isto resume-se por ter tido poucas horas de sono?

Muito Obrigado,

Jeferson Correia

Ana Botas disse...

Boa tarde Fernanda e a todos os seus convidados.
Não consigo entender porque razão sinto tanta necessidade de dormir 9 a 10 horas por noite. Já tenho 28 anos! Se durno 8 horas o rendimento já não é o mesmo. Adormeço com facilidade a estudar, e tenho muita sonolência a conduzir a qualquer hora do dia!!! Para mim é impensável dormir só 6 ou 7 horas! Já tentei impor um horário para me habituar, entre outras coisas, mas nada resulta. E não sou de ficar na cama acordada quando acordo, nem ao fim de semana. Mais, adormeço imediatamente assim que me deito! Sou muito activa, pratico desporto pelo menos 3x por semana, não fumo e não bebo! Cheguei a pensar que tinha sintomas de Narcolepsia, mas fiquei com algumas dúvidas.
Parabéns pelos temas maravilhosos que abordam nos programas, espero que possam ajudar-me.

Anónimo disse...

Boa tarde Fernanda
Trabalho por turnos e não tenho um regime normal para dormir. Tanto durmo 6 horas como chego a dormir 10 horas. Uma vez que o nosso bioritmo não está preparado para trabalhar de noite e dormir de dia. Gostaria de saber qual a melhor forma e a mais saudavel que se adapte a quem trabalhe por turnos.

Cumprimentos, Obrigado

Unknown disse...

O comentador Pedro Marinho tem toda a razao com o jantar pobre.

Na minha familia so comemos sopa ao jantar.

A alimentacao e importante e gostaria de lembrar que as COLAS E REFRIGERANTES NUNCA DEVEM SER BEBIDAS!
QUANTIDADE MINIMA E ZERO!

A televisao ou o computador afectam bastante o meu sono.
Noto muito bem como estando em frente de pantalhas emissoras de radiacao electromagnetica - conhecida pelo galicismo "ecrans" -a insonia aparece se nao for para a cama quando tive sono por momentos - esta noite aconteceu-me isto.

Gostaria que algum dos convidados debatesse esta questao.

Quanto ao meu filho, a minha experiencia e muito mais complicada pois em Manchester a noite so dura 5 horas.
Como nao temos televisao no nosso andar ele nao e influenciado por ela.
Incentivamos a que ele brinque ou que nos ouca a contar historias.
O que fazemos para o por na cama entre as 20 e 21 horas e ter o quarto o mais escuro possivel.
Depois um de nos pomo-lo a dormir no quarto comecando por rezar, que lhe indicaca que ira dormir, e depois contamos historias.
Ha dias em que ele aceita melhor do que outros mas garantimos que ele a probabilidade de ir para a cama apos as 22h, seja Verao ou Inverno, e extremamente reduzida. Normalmente aquela hora ele ja dorme.
Infelizmente, muitos pais deixam as criancas verem televisao ou jogarem computador ainda por cima coisas violentas.
Isso e um ero crasso.
Outro erro que vejo, e muitos pais passearem com criancas ou incentiva-las a irem elas proprias para actividades tardias - para mim tardio e tudo apos as 19.

Quando fiz alguma natacao, 3 vezes por semana, eu dormia menos tal como a comentadora.

Anónimo disse...

Penso só a partir das 8 horas de sono é que me sinto a 100% ou quase, no entanto durmo sempre menos, cerca de 6 a 7 horas. Isto influencia o desempenho no dia-a-dia?


Conheço pessoas que adormecem a ver televisão e dizem que se não tiverem televisão, não conseguem adormecer. Isto é apenas um mau hábito ou tem realmente muita influência? O que pode ajudar a deixar este mau hábito?


Como se distingue uma pessoa que precisa dormir 10 horas, por exemplo, por necessidade ou por preguiça?


Quando não se tem sono, mas se precisa de descansar, qual é o segredo para se ficar rapidamente com sono? (A mim resultava ler/estudar as coisas da escola, pelo menos as mais chatas)


Não costumo lembrar-me dos sonhos, porque será que isto acontece? Será porque é porque durmo mal ou bem?

Anónimo disse...

Boa tarde! Bem acho que este tema vem a propósito nesta época de férias para nós jovens. Eu tenho 16 anos e como toda a gente gosto muito de dormir. O problema é que como estou sozinha em casa durmo o que quero e, quando isto acontece durmo 12horas seguidas! Não é muito normal. Será que devo tomar alguma precaução?
Ah durante o tempo lectivo durmo +- 7h 30min... Será motivo para preocupação?
Obrigada, boa tarde.

Anónimo disse...

Boa tarde,
O nosso tipo de sono é monofásico. Adaptamos este tipo de sono porque a nossa sociedade, corpo e "luz" assim o ditou.
Em relação ao sono polifásico é seguro?

"Polyphasic sleep is a term used to describe several alternative sleep patterns intended to reduce sleep time to 2–6 hours daily in order to achieve a better quality of sleep. This is achieved by spreading out sleep into short naps of around 15–30 minutes throughout the day, and in some variants, a core sleep period of a few hours at night" in Wikipedia.

Unknown disse...

Atencao:
ao contrario do que a nutricionista disse, alfaces, couves ou outros vegetais, nao sao legumes!
Os legumes sao os alimentos originados das plantas da familia das leguminosas:
os feijoes, o grao, a soja, as lentilhas, a alfarroba...

Pedro Alves
Tecnologista Alimentar

Anónimo disse...

Boa tarde a todos.

Eu tenho 22 anos e desde que me lembro que preciso de dormir imenso.
Quando era mais nova adormecia nas aulas da parte da tarde quase todos dos dias.
Quando entrei na faculdade passei a ter só aulas de manhã e pensei que o problema estava resolvido mas são poucos os dias em que me consigo manter acordada durante esse período da manhã.
Quando chego a casa às vezes nem consigo almoçar porque tenho demasiado sono e acabo por adormecer no sofá.
Neste momento estou em exames e durmo cerca de 12horas por noite e neste momento estou a tentar manter-me acordada para conseguir ver o programa.
Além desta enorme sonolência tenho ainda outro problema que descobri há pouco tempo chamar-se de "paralisia do sono".
Se no programa pudesse falar sobre este tema eu agradecia pois as únicas informações que arranjei sobre ele foram na net e não sei até que ponto são fiáveis.

Uma boa continuação de tarde.
Atentamente.


Ana Sofia.

Anónimo disse...

Boa tarde Fernanda,
Eu sou incapaz de dormir durante a noite, apenas adormeço quando o sol nasce. Já tentei alterar os meus hábitos de sono mas continu-o a dormir apenas durante o dia e cerca de 10/11 horas.
Será normal?
Como poderei mudar este hábito?

Anónimo disse...

Troco constantemente de turnos e não consigo habituar-me com facilidade às trocas de horário de sono. O que devo fazer?

Anónimo disse...

Olá,

No meu caso, tenho um "ciclo de sono" pouco adequado às exigências do dia-a-dia. Desde pequena que só tinha sono muito tarde, embora fosse obrigada a dormis cedo. Mesmo para estudar só rendia durante a noite. Ainda hoje só funciono bem a partir da tarde ou então à noite, aí sim, tenho uma genica fantástica. Tudo o que me é exigido durante a manhã custa muito e ando tipo zombie. Como posso minimizar isto uma vez que tenho mesmo que acordar cedo para tratar da família e começar logo de manhã?
Manuela

Anónimo disse...

Como estudante que sou tenho necessidade de passar noites a estudar e para me manter acordado tomo café. Mas um café não me mantém acordado durante muito tempo, no entanto a cafeína, como se sabe, é um estimulante, mas em que dose é que começa a ter os efeitos que nos são prejudiciais?

Anónimo disse...

vamos fazer todos uma sestazinha?:)

Anónimo disse...

boas.

sou um estudante de 17 anos que tem por hábito dormir 6 horas por dia durante a semana e cerca de 10 ao fim de semana.

se por algum motivo durante a semana durmo 8 ou 10 horas em vez das habituais 6, ao contrário do que sería de prever, passo o dia cheio de sono.

parece-me que quanto mais durmo mais sono tenho pelo dia fora.

há forma de resolver isto ou é melhor mesmo dormir as 6h/dia apesar de serem reocmendadas 8?

cumprimentos,

andré

Anónimo disse...

A enxaqueca pode ter a ver com a falta de descanso?

Anónimo disse...

A minha professora toma um remédio qualquer que a torna mais activa e mais absorvente em relação ao mundo. Penso que seja um estimulante cerebral com várias fases, ela aconselhou a uma colega minha para ajudar na escola. Este tipo de estimulante é seguro?

Unknown disse...

A proposito do chocolate:
1 so se deve comer o chocolate mais preto possivel - chocolates brancos ou de leite nao prestam;

2 nao se deve comer chocolate preto depois das 17 horas se se quiser dormir.

Anónimo disse...

produtos naturais têm efeitos gravissimos na saúde das pessoas ??

então e os produtos sintéticos são e fazem o que ??


Como bem admitiu em directo, a senhora não percebe nada da questão de produtos naturais.

lady_blogger disse...

Olá.

Lá porque não tinha voltado às postagens, não significa que adormeci, isto apesar do quão pouco dormi esta noite.
Só agora voltei para poder ver o programa.
Dormi pouco, mas sinto-me com energia, o dia está a ser bastante produtivo.
Lembrei-me de um modelo interessante que poderia ser adoptado pelos portugueses, falo do caso dos britânicos que geralmente se deitam tão cedo, e os bares e as estações televisivas também encerram a horas convenientes ao soninho das crianças. Percebo que talvez isso suceda devido a questões de clima, lá como é muito frio as pessoas tendem a recolher aos seus aconchegos muito mais cedo que nós.
Aproveito também para dizer que acordo muito facilmente, não adormeço com barulhos, mas normalmente durma as horas que necessito, só não tenho sempre um horário certo para as dormir. Além disso sou diversas vezes interrompida no meu sono pela minha filha e é-me muito difícil voltar a adormecer, o que me irrita um pouco.
Quanto à apneia do sono, já fiz um exame há tempos, mas não acharam que tivesse nada de grave, porém há cerca de um mês voltei a sentir bastante falta de ar sobretudo antes de dormir (eu sei que a apneia decorre não antes mas durante o sono).
Como de modo relativamente saudável (sem café, alcool em demasia, nem tabaco), só como um pouquito demais chocolate e amendoins. Também não tomo medicamentos nenhuns. Logo não sei o porquê do meu modo de dormir...


Cumprimentos civis

Maria Mendes

Anónimo disse...

qual a "mézinha" recomendada para regular o sono a quem trabalha por turnos rotativos

Anónimo disse...

se comer chocolate à noite, consigo dormir na mesma, n me afecta o sono

Anónimo disse...

Gostaria de saber se é verdade que quem dorme muito também emagrece.

Obrigada

Anónimo disse...

"a cafeína, como se sabe, é um estimulante, mas em que dose é que começa a ter os efeitos que nos são prejudiciais?"


Café é um daqueles produtos que seja em que quantidades for, fazem mal, claro que quanto mais se tomar pior.

O café prejudica a saúde por causa essencialmente da cafeina e do açucar, um dos efeitos negativos que ambos fazem é descalsificar os ossos.

o único efeito "positivo" que vejo do café, é mesmo o de poder ajudar a manter uma pessoa mais alerta.

Anónimo disse...

"Gostaria de saber se é verdade que quem dorme muito também emagrece."

???

Não vejo como isso possa acontecer, só se a pessoa também comer muito pouco.

A lógica diz que quando mais se comer, mais se dormir e menos exercicio se fizer, muito maior é a tendencia de se ficar mais gordo.

não há volta a dar, se se quiser emagrecer é ter uma alimentação saudável e fazer exercício.

Anónimo disse...

ola eu nao consigo adormecer a horas certas custumo adormecer ás 3 da manha e ando com problemas nas costas será por nao dormir o suficiente?

Anónimo disse...

Muito boa tarde...

Só agora liguei a tv e não sei se já falaram sobre o ciclo do sono, que é provavelmente o aspecto mais importante para que cada individuo saiba quantas horas deve dormir.

Eu já li alguns artigos sobre o ciclo do sono e fiquei a saber que ele é constituido por 5 etapas que podem durar entre 60 e 90 minutos, dependendo da pessoa. Este ciclo está provado que deve ser repetido pelo menos 3/4 vezes por cada noite de sono, equivalendo a cerca de +/- 6 horas por noite.

Ora, como saber quanto tempo dura o nosso ciclo, para que assim seja mais fácil controlar a duração do nosso sono? Pois também sei que se interrupermos o ciclo a meio, por intermédio do despertador por ex., existe a possibilidade, de a longo prazo termos problemas de saúde.

E o que acham do conceito de "polyphasic sleep" (dormida polifásica)? Este, consiste em dormir entre 2-6 horas durante a noite e depois tomar umas sestas de 30m + 2 vezes por dia.

Mas n serão estas sestas de 30m prejudiciais, visto saber que o ciclo normal do sono e de 60/90m. Sendo assim, as sestas quando feitas n devem ser entao no minimo 60m?

Obrigado...
...e força Fernanda :) A apresentadora do melhor programa na tv portuguesa.

Gonçalo disse...

Olá. Eu sou casado e tenho duas filhas, trabalho por turnos, tanto eu como a minha esposa. Quantas horas devo dormir depos de fazer uma noite, é que se durmo muito depois fico sem sono pra a noite. Como é que sepode exigir a uma criança que se deite sempre a hora certa, se os pais andam sempre com os horários trocados.

Obrigado.

Gonçalo .

Pedro Marinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

"o único efeito "positivo" que vejo do café, é mesmo o de poder ajudar a manter uma pessoa mais alerta."


Nem sempre, depende do organismo de cada um.

Anónimo disse...

Boa tarde, existe alguma solução/ajuda para a minha situação? Todas as noites, desde á uns anos a esta parte, sonho desde que adormeço até que acordo ( durmo 7/8/9 horas ). Isto leva a que acorde no dia seguinte muito cansada da cabeça e muída do corpo. ~Mais parece que não estive a dormir.

Trendy Lobster disse...

Olá a todos,

é curioso que hoje estejam precisamente a falar do sono enquanto eu estou de directa.

Tenho 30 anos e estou em vias de me reempregar e por isso mesmo estou a por os sonos no sítio.

Tenho sempre muito pouco sono depois das 10 da noite e muito sono durante o dia todo e isto torna-se irritante e portanto combato o sono com bebidas energizantes e faço o desporto que posso para me aterrar à noite, mas mesmo assim...

Acham que há pessoas que têm os ciclos de sono com mais de 24 horas ou é tudo uma questão de disciplina?

Obrigado a todos!

Unknown disse...

Caro SC,
porque usar palavras inglesas totalmente desnecessarias?!
E o dever dum programa de SERVICO PUBLICO DEFENDER A LINGUA PORTUGUESA!

"Iremos ainda falar sobre "short e long sleepers" e perceber porque é que as duas horas de sono de Napoleão seriam insuportáveis para Churchil, que precisava de oito."

Enfim...

Unknown disse...

Pedro Marinho, os meus parabens pelas suas sabias palavras!

"uma vida livre das ansiedades e frustrações provocadas pela cobiça, ciúme e ambição;
e podemos adicionar: uma vida livre da infelicidade decorrente da imoralidade."

Cumprimentos.

Anónimo disse...

n seja mesquinho pedro carlos

Unknown disse...

"Quem passa sem dormir mais de três dias tem grande dificuldade em pensar, ver e ouvir claramente. Tem períodos de alucinação, durante os quais vê coisas que na realidade não existem".

Ja ficamos a saber como o Bush viu as armas de destruicao macica, e ouviu Deus a falar com ele!
;-D
Pedro Alves

Unknown disse...

Uma critica, ha algum motivo para a Professora Teresa Paiva - que eu saiba a maior especialista portuguesa em sono - nao estar presente no programa?

Anónimo disse...

Qual a melhor posição para dormir? O meu filho dorme sempre de barriga para baixo e por vezes queixa-se de dores no peito mas os exames não acusam nada.

Unknown disse...

Foi citada a Wikipedia...

Atencao que qualquer pessoa pode escrever na Wikipedia!

A Wikipedia so deve ser usada como ponto de partida para obter informacao!
Nao pode ser usada como fonte!

De qualquer forma, a sugestao de dormir tempos tao curtos e logo para desconfiar...

Anónimo disse...

Sofro de apneia.Usei Cipap(?) mas tive de desistir porque o arrancava enquanto dormia, mais aflita que antes...Quais as alternativas?
Bem hajam

Unknown disse...

Professor de ioga:

"Nessa noite dormiram como ja nao dormiam ha muitos anos".

Pois...
Cara Fernanda, esse senhor esta a vender o negocio dele!
Ele ganha dinheiro com as pessoas que acreditam nisso.
Ate pode ter sido verdade para alguem - nao ha forma de o confirmar - mas a afirmacao nao e isenta.

Anónimo disse...

hoje em dia n temos a possibilidade de poder escolher um trabalho e mto menos dar ao luxo de recusar um trabalho só pq se trabalha por turnos

Unknown disse...

Eu gosto muito de dormir a sesta.
Mas so tenho necessidade de o fazer quando acordo cedo.
Hoje nao preciso...
;-)

Unknown disse...

Eu gosto muito de dormir a sesta.
Mas so tenho necessidade de o fazer quando acordo cedo.
Hoje nao preciso...
;-)

Anónimo disse...

Quantas horas é importante dormir um jovem de 17 anos que estuda, para que este tenha bom aproveitamento?

Anónimo disse...

"Ate pode ter sido verdade para alguem - nao ha forma de o confirmar"



O Yoga é um exercicio que ajuda sem duvida a melhorar a saúde da pessoa, e consequentemente o tipo de sono que tem.

Se não acredita fale com outros que o praticam ou experimente.

Anónimo disse...

Eu coloquei a wikipedia por acaso... e o sono polifasico existe e nao falaram nele... A wikipedia e uma fonte como qualquer outra. Uma página na net foi um utilizador que colocou la, a wikipédia é feita por muitos( claro que pode ter erros). Eu só citei, para entenderem o que é o sono polifásico e não ficarem "às aranhas". Eu não disse nada de importante apartir da wiki. Falaram de turnos no SC, mas o sono polifásico é mais que "turnos".

Unknown disse...

Cara Maria Mendes,
desculpe mas os Britanicos nao sao exemplo!

"Os bares e as estações televisivas também encerram a horas convenientes ao soninho das crianças."

As televisoes encerram?!
Quantas e que funcionam 24 horas diarias?!

Associar bares a criancas?
Chocante!
A que horas pensa que os bares fecham?
Que tal entre as 3 e as 5 da manha?

E como so fica noite entre as 22 e as 23 olhe que eles nao vao para a cama nao.

A escola primaria do meu filho teve o descaramento de organizar uma festa que comecava as 19 horas realizada num bar!

Claro que nos nao fomos...

Espero que isto mostre o "rico exemplo" que os Britanicos sao...

Anónimo disse...

Este programa foi uma desilusão! Como é possível não falarem do ciclo do sono, actor principal regulador do ritmo biológico de cada indíviduo.

Só em Portugal! Enfim.

E não haveria pessoas melhores documentadas para convidar? Só o senhor do meio é que ainda tentou falar sobre as fases do sono sem quaisquer consequências. :s

Como é que num programa em que a pergunta é: "QUANTAS HORAS DE SONO PRECISAMOS?", só se fale de patologias e não da regulação biológica do sono.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Anónimo said...
se comer chocolate à noite, consigo dormir na mesma, n me afecta o sono

14:45

Ainda bem caro anonimo.
Mas 2 coisas:

eu referi-me explicitamente ao chocolate preto - e esse que come?;

eu usei a palavra "deve" e nao "tem" - as pessoas sao diferentes pois tambem ha quem nao seja afectado por uma bica (eu nao posso tocar-lhe).

Anónimo disse...

Tu desconfias do polifasico, porque a sociedade, o normal é o monofásico.

Aqui têm um relato de uma pessoa que o testou e postou:

http://www.stevepavlina.com/blog/2005/10/polyphasic-sleep/

Aqui serve de fonte?
http://www.usatoday.com/news/health/2006-02-27-nosleep_x.htm

"Pavlina's wife, Erin, 36, confirms that her husband appears quite normal, despite sleeping a total of about three hours a day" in USATODAY.COM.

Anónimo disse...

Antes de mais peço desculpa pelo duplo post..

Espero que o ciclo do sono, seja pelo menos debatido aquando do programa em que o tema principal sejam os sonhos.

Anónimo disse...

O problema é que a maioria dos empregos nao são compatíveis com este tipo de sono. Mas uma pessoa que usa o pc (webdesigner ou outro), ser-lhe-ia bastante útil. Enquanto eles(polifásicos) estão acordados, outras pessoas dormem.

http://www.blifaloo.com/info/sleeppatterns.php


Podcast de um Doctor:

http://gnmnetworks.com/hhx/2007/04/04/interview-dr-michael-breus-the-sleep-doctor/
* Sleep Hacking (Polyphasic sleep),
* the military’s practice of controlling soldier’s sleep habits with a regimen of Ambien and Provigil
* How bad sleep habits are formed
* Sleep Apnea
* How much sleep does a person really need?

Anónimo disse...

Desculpem...
http://gnmnetworks.com/hhx/2007/04/04/interview-dr-michael-breus-the-sleep-doctor/

Anónimo disse...

Nao ficam completos os site.....

http://gnmnetworks.com/hhx/
2007/04/04/interview-dr-michael
-breus-the-sleep-doctor/

Sociedade Civil disse...

Caro Pedro Carlos,

Em relação à sua pergunta sobre a "professora Teresa Paiva", queriamos esclarecê-lo. De facto, a dra. Teresa Paiva é uma das pessoas mais mediáticas quando se fala do sono em Portugal. Mas a RTP2 tem o dever de trazer a antena outros especialistas menos conhecidos do público e igualmente conhecedores e investigadores nas suas áreas profissionais. Neste caso específico o dr. Joaquim Cândido, convidado do Sociedade Civil, foi fundador e é membro da Sociedade Ibérica da Patologia do Sono.
Além disso, a selecção dos convidados é da responsabilidade da redacção do Sociedade Civil.

Saudações civis,

Anónimo disse...

Caro anónimo,

A questão de que as pessoas que utilizam o PC como ferramenta de trabalho, estarem disponível para trabalhar á noite é um dos muitos mitos da nossa sociedade, que vem do tempo dos verdadeiros hackers das décadas de 70/80 em que, não é que trabalhassem á noite, mas trabalhavam na sombra ou na escuridão, ficando sempre associado que "...enquanto o resto do mundo dorme, os hackers 'andem' aí...".

Mas é claro que, eu sei que é mais fácil estar concentrado á noite, quando normalmente td a gente dorme.

Aliás, eu sou programador e durmo sempre no máximo 5 horas por noite. Normalmente das 4 ás 9 da manhã. E sinto-me sempre 'refreshed', pois eu acredito que td tem haver com o controlo do ciclo do sono, que varia bastante de pessoas para pessoa.

Em relação ao tipo de sono polifásico, eu não acho que seja o mais adequado, principalmente devido ao tipo de sociedade em que estamos inseridos. Mesmo sabendo que para algumas pessoas até poderia ser melhor, mas é impraticável.

Saudações civis, (isto é fx :D)

Anónimo disse...

Pois é =) (também reparei);
Mas quando falei pessoas que usam pc's foi só um exemplo. Mas eu gostava que tivessem falado disso, para ver se podia ao menos praticar a um longo prazo.

Anónimo disse...

Um blog referido no Podcast do Doutor:
http://hackingsleep.blogspot.com/

"It was difficult to frame sleeping around personal activities"

"It was also difficult to frame sleeping around social events"

"I greatly enjoyed the free time I gained from the polyphasic schedule. I enjoyed the energy I had and the "just woke up" feeling that I was able to experience six times a day instead of one. If I am ever leading a much more plannable and predictable lifestyle, I would like to try going polyphasic again. For now, however, a monophasic or biphasic lifestyle is much more suited to my daily activities."


Aqui acho que poderemos tirar bastante informação...

cumps caros civis,

Anónimo disse...

Às vezes tenho dificuldade em dormir bem. 1º em adormecer e depois tenho o sono perturbado, dou voltas e voltas na cama, de vez em quando fico semi-consciente, entre a vigília e o sono... Mas, em geral, preciso de cerca de 7 ou 8h de sono.

Uma coisa que ajuda imenso é o exercício físico porque acalma e distrai em certa medida de assuntos que nos possam perturbar a mente. Tranquiliza, faz com que fisicamente sintamos um bem estar maior, por isso ajuda no sono.

Também concordo com o Pedro Marinho quando diz:
"Toma um pequeno-almoço como um Rei,Almoça como um principie
Janta como um pobre.Assim dormes como um bébé"
Penso que dormir com o estômago pesado não é muito confortável. Quanto mais leve e bem me sentir ao deitar, melhor durmo.

Mas depende de cada pessoa.

Conheço pessoas que dormem uma média de 3/4h por dia e passam bem, apesar de que dormir tão pouco regularmente pode acarretar problemas mais tarde, ao nível da memória por exemplo.

Também há muitas pessoas que, por motivos de trabalho, têm um sono irregular e insuficiente.
Há pescadores, por exemplo, que não têm hora certa para dormir, que a qualquer momento do dia ou da noite se podem ter que levantar para trabalhar...

Portugal podia adoptar o regime de sesta, como em Espanha! =) É revitalizante e aumenta o rendimento a nível de trabalho.

Anónimo disse...

Winston Churchill - urban legend. It is well documented that Churchill slept little in the night and worked till the very late hours. However, he regularly took an afternoon nap of 1-2 hours saying "this gets me two days in one". As such, Churchill was definitely biphasic

É uma fonte não confirmada, mas é possivel que Churchil tenha sido bifásico, durante algumas partes da sua vida adulta.

Será que Churchil precisava de 8???

Unknown disse...

MAIS UMA VEZ O “ANONIMO” DO COSTUME VEIO PARA AQUI ALDRABAR AS PESSOAS!

O mito dos maleficios do cafe...

O cafe e uma optima fonte de antioxidantes.
No Reino Unido ate e a maior fonte alimentar de antioxidantes!
Eu nao estou a defender que a fruta e a hortalica sejam substituidas pelo cafe.
So refiro aquela estatistica para mostrar 2 coisas:

1 o cafe nao e um bicho papao, antes pelo contrario;

2 numa populacao que coma muitissimo mal, mas beba cafe, este minora os efeitos dos erros alimentares.

Estudos epidemiologicos, feitos na Holanda e no Japao, confirmaram os beneficios do consumo de cafe, ao associa-lo a reducao da incidencia da diabetes tipo 2.

"Coffee consumption and risk of type 2 diabetes mellitus"
The Lancet, Volume 360,
Issue 9344, 9 November 2002,
Pages 1477-1478
Rob M van Dam and Edith JM Feskens

"Coffee is a major source of caffeine, which has been shown to acutely reduce sensitivity to insulin, but also has potentially beneficial effects. We prospectively investigated the association between coffee consumption and risk of clinical type 2 diabetes in a population-based cohort of 17111 Dutch men and women aged 30–60 years. During 125774 person years of follow-up, 306 new cases of type 2 diabetes were reported. After adjustment for potential confounders, individuals who drank at least seven cups of coffee a day were 0.50 (95% CI 0.35-0.72, p=0.0002) times as likely as those who drank two cups or fewer a day to develop type 2 diabetes. Coffee consumption was associated with a substantially lower risk of clinical type 2 diabetes."


"Coffee consumption and risk of type 2 diabetes mellitus"
The Lancet, Volume 361,
Issue 9358, 22 February 2003,
Pages 703-704
Akihiro Isogawa, Mitsuhiko Noda, Yoshihiko Takahashi, Takashi Kadowaki and Shoichiro Tsugane

"Rob van Dam and Edith Feskens report an inverse association between coffee intake and diabetes. We have seen similar results among Japanese health check-up examinees (1916 men and 2704 women, 40 or 50 years old), residing in an urban area of our country, who are part of the Japan Public Health Center-based prospective study on cancer and cardiovascular diseases (JPHC) cohort."

"In summary, coffee consumption has a preventive effect against diabetes not only among white Europeans, but also among Japanese individuals. Because caffeine is known to increase lipolysis and to enhance insulin secretion, a further assessment of the benefit of caffeine (or coffee) in preventing diabetes in a prospective study would be interesting."


Quanto a cafeina fazer mal...
Depende da quantidade - e como tudo.
Isso mesmo foi mostrado num estudo feito na Universidade de Coimbra.

"Caffeine Enhances the Calcium-Dependent Cardiac Mitochondrial Permeability Transition: Relevance for Caffeine Toxicity"
Toxicology and Applied Pharmacology, Volume 179, Issue 1, 15 February 2002, Pages 50-56
Vilma A. Sardão, Paulo J. Oliveira and António J. M. Moreno

"Caffeine is a common component in many beverages and medications. Its abusive consumption may lead to some cardiac disorders that may prove fatal."

"The concentrations used in our study are well above the average concentrations found in the plasma after typical dietary supplementation. Nevertheless, it is known that during heavy medication or accidental or suicidal ingestion, caffeine concentration in the plasma may reach concentrations well above 1 mM."


Tambem nao ha qualquer prova que o cafe provoque descalcificacao.

"Effects of caffeine, vitamin D, and other nutrients on quantitative phalangeal bone ultrasound in postmenopausal women"
Nutrition, Volume 18, Issue 2, February 2002, Pages 189-193
H. Rico, M. L. Canal, P. Mañas, J. M. Lavado, C. Costa and J. D. Pedrera

"OBJECTIVE: We investigated the controversial effects of coffee and other nutrients on bone mass."

"RESULTS: In simple and multiple regression analyses, the only significant variable that affected Ad-SOS and nutrient intake was vitamin D (P<0.0001). Phalangeal bone Ad SOS was influenced only by the intake of vitamin D, not of caffeine or other nutrients."
Nota: Ad-SOS - amplitude-dependent speed of sound.

"CONCLUSIONS: This lack of effect of caffeine and protein may be related to good nutritional intake or the low levels of caffeine consumed."


"Effect of coffee consumption on bone metabolism”
Bone, Volume 28, Issue 3, March 2001, Pages 332-336
W. Sakamoto, J. Nishihira, K. Fujie, T. Iizuka, H. Handa, M. Ozaki and S. Yukawa

"In conclusion, the present study strongly indicates that coffee does not stimulate bone loss in rats."

ASSIM SE MOSTRA QUE O “ANONIMO” CONTINUA A BURLAR AS PESSOAS COM AS SUAS SUPERSTICOES.

Pedro Alves
Tecnologista Alimentar
Mestrando em Gestao Hoteleira e Restauracao.

Anónimo disse...

"In simple and multiple regression analyses, the only significant variable that affected Ad-SOS and nutrient intake was vitamin D (P<0.0001). Phalangeal bone Ad SOS was influenced only by the intake of vitamin D, not of caffeine or other nutrients."



A descalsificação é APENAS devido à falta de vitamina D e não devido a outros factores ?????


Mas que PURA MENTIRA, a descalsificação dos ossos depende de VÁRIOS elementos, entre os quais os mais importantes:

- ingestão de alimentos que fazem mal à saúde em grandes quantidades (proteína animal, açucar refinado, etc),

- falta de exercicio

- falta de exposição ao sol para obter vitamina D

- a acidificação da corrente sanguinea devido aos tipos de nutrientes ingeridos, que depois geram reacções bioquímicas por parte do corpo para equilibrar o PH do sangue, que resulta por exemplo na utilização e perca do cálcio no corpo

- falta de cálcio ingerido proveniente de fontes VEGETAIS, pois se for de fontes animais a proteína animal vai prejudicar a absorção do cálcio. Ex.: Um estudo de vários anos feito em Harvard com centenas de pessoas comprova que o leite provoca maior incidência de osteoporose do que "cura", ao contrário do que os anúncios mentirosos dizem na TV. Quem consome mais leite animal tem muito maior probabilidade de sofrer do problema do que aqueles que obtêm cálcio em fontes vegetais

- combinação de alimentos que podem ajudar ou nao à absorção de cálcio




Para além do mais, outra mentira dita pelo pedro nos seus famosos estudos ditos cientificos é que cafeina não prejudica a absorção/utilização de cálcio no corpo para os ossos. Para demonstrar essa mentira basta pesquisar nestes links, alguns que são de associações, instituições e universidades:

http://www.google.com/search?hl=en&q=caffeine+and+calcium

http://www.nutrition.com.sg/atd/atdcaffeine.asp


---
Exemplos:


Question
Does drinking coffee at the same time as taking a calcium supplement hinder the absorption of calcium? What are the guidelines/restrictions in taking calcium supplements with coffee?

Answer
It is well established that intake of caffeine causes calcium to be excreted. For every cup of coffee (equivalent to 150 mg of caffeine), approximately 5 mg of calcium is excreted in the urine. The research on the effects of caffeine on calcium absorption, however, is less conclusive at this time. When that is the case, we tend to err on the side of safety and advise avoiding the use of caffeine with calcium supplements. You may drink coffee at least half hour before or after you have taken your supplement. Don't forget that caffeine is also found in many foods other than coffee such as cola drinks, tea, chocolate, and some cold medication.

Question:
What effect does caffeine consumption have on the absorption of vitamins and minerals?

Answer
Caffeine can increase the amount of calcium lost in the urine & feces. You can make up for the calcium lost by adding milk to your coffee or tea. Don't forget that caffeine can also be found in cola drinks, chocolate, cocoa, and some cold & pain relief medication. Caffeine may reduce the absorption of some minerals, such as manganese, zinc, & copper, as well as vitamins such as vitamin A & B complex.


+


Caffeine, Soft Drinks and Bone Density

Research has indicated a link between bone mineral density and caffeine consumption. Several studies have reported increases in calcium loss through the urine after caffeine intake







Assim se vê que os ditos estudos cientificos apresentados pelo pedro, afinal têm erros incriveis.

Parece que o burlão aqui é outro.

lady_blogger disse...

Caro Pedro Carlos, não generalize! Nós também já morámos em Inglaterra, mas provavelmente você deve morar na capital onde os horários dos bares se prolongam até mais tarde.
Quanto a chocar-se por eu associar bares a crianças, eu não fiz uma associação directa, mas até o podia fazer pois vimos inúmeros casos de crianças de 12 anos que frequentavam os bares. No entanto no meu post anterior eu falava que os horários de encerramento dos bares eram convenientes ao soninho das crianças, porque se os bares fecham mais cedo do que a maioria em Portugal, essas crianças têm mais cedo os pais em casa (não só os pais que vão aos bares por diversão como os que lá trabalham).
Relativamente às televisões há algumas que respeitam os valores familiares. Eu nunca disse que eram todas.

Cumprimentos Civis

Maria Mendes

Anónimo disse...

olá. só passei pa dizer k gostei do k li e k tmb tenho um blog com poemas feitos por mim e com fotos minhas tmb.
http://paixoeseencantos.blogs.sapo.pt
a continuação de um bom trabalho.
bjo
carla granja.

Anónimo disse...

Bem, vou dormir.