terça-feira, janeiro 8

Hepatite C: epidemia silenciosa



A hepatite C tornou-se numa das principais causas de cirrose e de cancro no fígado, e a principal responsável por transplantes deste órgão em Portugal. O nosso país, de acordo com dados do Ministério da Saúde, é um dos países europeus com maiores taxas de contaminação pelo vírus. Apelida-se a hepatite C de doença silenciosa, pelo facto de os infectados poderem não mostrar qualquer sintoma durante 20 anos ou mais, sentirem-se de perfeita saúde e quando têm os primeiros sintomas, geralmente já não há nada a fazer. Neste SC queremos alertar para as formas de contágio ;sintomas e a esperança dos novos tratamentos.

3 comentários:

lady_blogger disse...

Se afirmais que uma das principais fontes de contágio reside nas casas de tatuagens, porque continuam estas a proliferar? Abaixo a saúde em prol do comércio?
Atenção, eu não sou radical a ponto de desejar o fim desse tipo de comércio, mas quanto a mim, deveria haver um controlo apertado para evitar danos futuros na saúde dos clientes dos referidos estabelecimentos.

E se em alguns casos a doença pode manifestar-se tardiamente, como poderá um doente com hepatite C culpar alguém, e até que ponto é praticável o incriminar de outrém por um acto involuntário decorrido por vezes há décadas?

CC

Maria Mendes

NxC disse...

Há uns anos atrás li sobre o estado da medicina dentária no Brasil e verifiquei que nos hospitais publicos se exige que na consulta do dentista o dispositivo de luz seja coberto por um plastico descartavel. Surpreendeu-me essa exigência porque cá em Portugal não se tem essa prática preventiva em nenhum lugar que eu soubesse. A próxima vez que fui ao dentista questionei-lhe se já que não punham o plastico ao menos desinfectavam ou esterilazavam o material, questão que ele recusou-se a responder. Questionei a ordem dos dentistas, também não obtive resposta. Esta pratica preventiva é especialmente destinada à protecçao da hepatite C visto que esta doença sobrevive algum tempo ao ar livre e dado que os salpicos de sangue são inevitaveis para uma lampada que esta proxima da nossa boca e o manuseamento desta lampada pelo medico com a mesma mão que entra na nossa boca em feridas abertas criadas por uma simples limpeza como já aconteceu comigo. Por isto contactei a SOS hepatites porque lembrei-me de ver a karen num programa de tv a falar sobre a associação, também não obtive resposta alguma. Gostava de saber se a função principal desta associação é acabar com o preconceito ou prevenir a transmissão!! Da proxima vez que fui ao dentista fui determinado a obter resposta satisfatoria antes de começar a consulta, o medico encarou muito mal as minhas perguntas e remeteu a resposta para sua assistente que tinha a função de limpar o consultorio com um desinfectante. Com este tipo de reacções e não reacções o panorama nacional não é muito favoravel. E acho que alem das tatuagens e piercings deviam tambem começar a preocupar-se com a transmissao da doença nos dentistas e hospitais.
Sei que já me estou a alongar mas gostava de mencionar uma situação ocorrida no hosp st antonio no porto, dois individuos entram com narizes partidos numa pratica desportiva, é feita a aspiraçao no nariz do sangue ao primeiro e de seguida ao segundo é feita a aspiração com o mesmo tubo sem ter sido feita esterilização, aconteceu comigo, eu perguntei se ia limpar visto que ainda via sangue no tubo, e a assistente disse que aquilo aspirava e aspirou o sangue visivel, pousou numa placa e passado uns segundos usou em mim, situação que eu não soube avaliar na altura para recusar e me proteger!!!

Filipe Rocha

MANUELA disse...

BOA TARDE,

O MEU MARIDO TEM O "GAMA GT" BASTANTE ELEVADO!!! (CERCA DE 300 ), NÃO SE SABE QUAL O MOTIVO, UMA VEZ QUE NÃO É PESSOA QUE BEBE POR SISTEMA BEBIDAS ALCOOLICAS, OS FAMILIARES ASCENDENTES E COLATERAIS NÃO TEM ESTE PROBLEMA E POR OUTRO LADO O MEU GAMA GT TAMBÉM ESTÁ UM O BOM BOCADO ACIMA DO NORMAL. SERÁ QUE O PROBLEMA TERÁ TIDO INICIO NAS DITA VACINAÇÃO NA TROPA!!?? -
O MAU MARIDO SAIU DO SERVIÇO MILITAR EM 1974.

CUMPRIMENTOS
M.BAPTISTA
MUITOS PARABENS PELO VOSSO PROGRAMA!