quinta-feira, maio 29

O que é “o sistema” no futebol?

O futebol português tem estado na ribalta não devido ao fervor dos adeptos, mas aos alegados casos de corrupção activa, passiva e na forma tentada.
A Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol aplicou penas que foram desde descida de divisão a multas, passando por suspensões de árbitros.
Alguns destes casos remontam à época de 2003/2004 e conheceram agora as suas penalizações., apesar de terem recorrido para instâncias superiores.
O que é que está errado no futebol português? As penalizações aplicadas representam o início da moralização do futebol, ou continuará tudo na mesma? O que é o famoso “sistema” a que se referem todos os responsáveis deste desporto, desde dirigentes a comentadores?

Convidados:
José Manuel Meirim, Professor de Direito do Desporto
Luís Paulo Relógio, Advogado da Federação Portuguesa de Futebol
Paulo Sérgio, Jornalista Antena 1

58 comentários:

Mel disse...

Na minha opinião, quando uma pessoa corrompe as regras de um modo tão profundo como alguns indíviduos no futebol, essa pessoa vai continuar a mergulhar nessa corrupção, por mais castigos e penalizações que possa apanhar.
Pessoas assim não olham a meios para atingir os seus fins e infelizmente mancham o verdadeiro significado do que é o futebol, tornando um campo de jogos numa arena de batalha em que se faz de tudo para se vencer. O "fairplay" deixou de existir, o jogo sujo em que a subornação e as ameaças entram estão na moda.
Como disse um popular, isto não é o apito dourado, é apito de platina!

lady_blogger disse...

No futebol deveria existir mais fair play, mas o dinheiro entra também no jogo e tudo cai no sistema. Compram-se árbitros, subornam-se dirigentes e jogadores e viciam-se resultados, tudo por baixo da mesa. Se não estivesse tanto dinheiro em causa, talvez jogassem de forma mais transparente, e não entrassem em esquemas menos éticos.


CC

Maria Mendes

Miss B disse...

Creio que "o sistema" tem problemas na base, desde o seu inicío, começou mal. Digo isto porque me lembro do que se dá a História, da utilização do Futebol para "manipular" as massas. Começou assim no Estado Novo, em que o futebol era utilizado por Salazar para promover o Estado e tudo o que ele representava. Aqui, ou talvez até antes, começou simultaneamente outro "jogo", "o jogo dos poderes", que cada vez se revela mais. São milhões de euros que estão envolvidos, consequentemente muitos interesses também. Nos nossos dias dinheiro é poder....Creio que só destruindo e voltando a construir o sistema com base em valores morais e "desportivos", e não em valores monetários, se poderia acabar com a corrupção do "sistema" do futebol. Mas será isso alguma vez possível?
Sílvia Biscaia

R2MS disse...

Boa tarde Fernanda,

Na minha opinião o sistema é a prova do país que temos, em que onde há dinheiro tudo se faz e aí não é excepção... Quem tem o poder de algo só olha para o seu umbigo e para os seus interesses e não para aquilo que deveria ser o futebol...
Mas vejamos... existem casos tribunal... e que resultados temos, nenhum que realmente mostre a realidade da justiça...
Que há um sistema montado para manipolar resultados já foi mais que visto e provado, e isso é que é o sistema, é querer chegar onde não conseguem com a verdade...
Veja o estado na nação... é exactamente igual...
Fala-se muito e faz-se pouco... Não há medidas justas, tal como não há justiça que realmente afecte que e "castigue" quem pratica estes delitos...`
É assim também no nosso país... no nosso estado de nação neste momento continua-se a pensar naquilo que para agora é realmente importante... Parem com Aeroportos e TGV que são grandes consumidores de energia e só servem alguns...

Este é o sistema, o sistema de fazer com que os pequenos sejam cada vez mais pequenos e não tenha possibilidade de expressão...

Rui Silva

Pedro disse...

O futebol é um negócio, e como tal quando existem gestores menos correctos já se percorreu meio caminho para que ilegalidades possam ocorrer. Em Portugal, e pelo panorama que se verificou durante décadas, tinhamos dirigentes desportivos que se achavam intocáveis. A promiscuidade entre o futebol e a política parece também ter contribuido para esse facto, e com a participação no Euro 2004 podemos verificar as exurbitantes derrapagens que houve nos custos dos estádios e tudo ficou por aí.
Como é que se explicam os valores de milhões de euros que envolvem hoje em dia o mundo do futebol? Como explicam os clubes os seus lucros? Verdadeira ou falsamente À quem os compare a máquinas de lavar...

JabD disse...

O futebol profissional já faz muito tempo que não é um desporto. De facto, os jogadores são suportados por uma condição atlética, mas diríamos o mesmo de um estivador. Sendo algo híbrido, tendo uma "lei" híbrida, não me admira.

j disse...

O que se espera das instituições é que funcionem mesmo, e espera-se que a FPF funcione.

Por esse motivo pergunto ao senhor Paulo Relógio se a FPF vai cumprir os regulamentos internacionais a que está obrigada e vai retirar o FC PORTO da lista para as competições europeias a enviar para a UEFA até 2 de junho???

Mario disse...

Mais perigoso que no tempo do Estado Novo, o tempo do Fado Fatima e Futebol, o futebol actual não é um desporto mas sim um mundo estranho q mede paixõese inclui todos os paradoxos: para a glória quando ganhamos ou para revelar a fraqueza da Justiça. No futebol aprende-seque quem menos apita é o árbitro dentro de 4 linhas.

O sistema do futebol é um espelho daquilo que é o "sistema português" actual, que não está à margem mas sim no meio dele: um mundo de interesses e eventuais crimes velados.

Um tema tão denso, que infelizmente deste programa nenhuma luz se verá.

j disse...

O que quer dizer isso do FC PORTO ter sido treinado em 2004 por José Mourinho??? Quer dizer que por isso a corrupção praticada por esse clube é desculpável??? Ora senhor jornalista deixe-se disso. Isso que o senhor acabou de dizer é um atentado à inteligencia humana.

j disse...

Os grandes líderes também se fabricam, pois por si só não conseguem atingir um patamar elevado, têm de ter sorte e ajudas (factores externos) que lhes sejam favoráveis, foi o caso do José Mourinho, apesar de ser competente aproveitou a máquina(sistema) montada pelo FC PORTO e subiu também com a ajuda da corrupção praticada pelo clube que representava.

j disse...

E o CALHEIROS, NÃO SE ESQUEÇAM DO CALHEIROS.

j disse...

Ó FERNANDA, deixe-me que lhe faça uma pegunta, para a adepta do FC PORTO.

Não se sente incomodada por apreciar um clube que tem ganho títulos à custa de àrbitros e de meninas?

MUDE DE CLUBE FERNANDA, O SEU GOSTO REFINADO MERECE CLUBE MELHOR QUE UMA CAMBADA DE CORRUPTOS.

j disse...

Dr Paulo Relógio não tente branquear com líxivia o que já está manchado e não é mais passivel de ser limpo.

CUMPRAM O VOSSO PAPEL NA FPF E RETIREM O FC PORTO DAS COMPETIÇÕES EUROPEIAS.

CUMPRAM O REGULAMENTO INTERNACIONAL.

Mario disse...

Rui Cartaxana disse quase tudo.

Corrupção = Autoridade + Monopólio - Transparência

Todas as instituições estão sujeitas a corromperem-se não por serem instituições, mas por causa dos seus membros específicos serem viciados.

E curiosamente qto mais regras existem, mais corrupta é a instituição: a maior parte dessas regras nada mais servem que para se poder manipular mais veladamente. ; )

R2MS disse...

Boa tarde Fernanda, mais uma vez...

Gostava que falassem sem medos nos resultados dos apitos em tribunal e nos castigos aplicados...

è que não se vê resultados sérios... Sò para Tapar os olhos aos Portugueses... Porque não acontecer como em Itália... Foi provado haver sistema então os culpados 2ª divisão e com pontos negativos... só assim se faz justiça e se termina o Sistema que está escondido...
Deixem de falar de Salazar... Falem do que é o dia a dia... Nas realidades no que vai ser para o Futuro...
Como sabemos o Futebol tem uma força muito grande no nosso país porque não começar por aí a impor a justiça para que se veja que realmente há que cumprir regras, e não prometer e depois não fazer...

Boa Tarde,

Rui Silva

j disse...

JÁ TODA A GENTE SABE NA EUROPA E NO MUNDO QUE O FC PORTO É UM CLUBE CORRUPTO...E FIQUEM SABENDO QUE NÃO MAIS ISSO SERÁ ESQUECIDO...ESTAMOS CÁ TODOS PARA QUE ISSO SEJA SEMPRE LEMBRADO.

Mel disse...

A corrupção está ligada à mentalidade dos cobardes. Para além de desrespeitarem os clubes honestos, desrespeitam o próprio clube. É o nome de toda a equipa que fica manchada por causa de uma única pessoa.
Infelizmente, o egoísmo sempre fez parte de uma sociedade materialista e movida a dinheiro como a nossa e até as mentalidades mudarem, tudo permanece intacto como se de uma tradição se tratasse. E a tradição faz parte dos limitados.

Melanie Colaço

j disse...

QUEM DÁ AS NOTAS AOS ÀRBITROS É O MAJOR. E QUEM DIZ AO MAJOR A NOTA A ATRIBUIR AOS ÀRBITROS É O JORGE NUNO, ISTO EM ÚLTIMO RECURSO, POIS O NEGÓCIO PODE JÁ TER FEITO ANTERIORMENTE, COMO NO CAO DE AUGUSTO DUARTE.

j disse...

É mesmo ridicula a lei, se Agusto Duarte foi corrumpido é porque Jorge Nuno consumou o seu acto.
É um escândalo terem apanhado castigos diferentes.

j disse...

MAS O FC PORTO COMO CLUBE EXISTE POR TER UM PRESIDENTE CORRUPTO COMO PINTO DA COSTA, E NÃO FOI SÓ DESTA VEZ QUE ELE FEZ MAROSCA, TEM SIDO SEMPRE AO LONGO DOS ANOS, E OS SÓCIOS SABEM DISSO, POR ISSO NÃO SE COMPREENDE QUE AGORA QUEIRAM ESTAR A SEPARAR O SENHOR DO CLUBE, ELE É VOSSO PARA O BEM E PARA O MAL, NÃO FORAM OS SÓCIOS DOS OUTROS CLUBES QUE O ELEGERAM PARA O FC PORTO.

Ana Ribeiro disse...

Exmo Dr. Paulo Relógio: permita-me que o cumprimente mas discorde com a sua adjectivação quanto ao decimo lugar do futebol português
Se pensarmos no dinheiro com que o Estado português o suporta ( e esta contribuição é feita por diversos meios), parece-me bastante negativo que este país seja conhecido pelo futebol em vez de investirmos noutras árias mais
profícuas.
Salazar fez de Eusébio o rosto do país (tal como era dito na peça apresentada; Agora o rosto está no FUTEBOL? ...qual a diferença?
Paixão estranha pelo futebol? Eu diria MARKETING!
NÃO HÁ DÚVIDA DE QUE ESTAS AFIRMAÇÕES AINDA FEITAS HOJE SÃO MAIS UM INDICATIVO DO RECONHECIDO SUBDESENVOLVIMENTO DESTE NOSSO PAÍS

j disse...

ORA NEM MAIS, FCP=FUTEBOL CORRUPTOS DO PORTO.

António disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
j disse...

NÃO ACEITO QUE UM JOGADOR PAGUE MENOS IMPOSTO DO QUE EU.

João L disse...

É impossível acabar com a corrupção, visto que esta é inerente aos humanos.A troco de dinheiro,benefícios,ou simplesmente por interesse clubista sempre existirão erros "deliberados"...

João P. Trigo disse...

Boa tarde Fernanda!

Faço uma pergunta aos seus convidados: Porque é que só se fala em corrupção quando o FCP é campeão? Quando o Benfica ganhava no tempo da ditadura, ninguem fala disso. E daquele celebre jogo Benfica-CUF. E na última época em que o Benfica foi campeão? O jogo Estoril-Benfica estranhamente jogado no Algarve?

j disse...

A UEFA informou o F.C. Porto da abertura formal de um procedimento disciplinar «tendente à verificação das condições de admissão» do clube na Liga dos Campeões. O processo, que foi comunicado pelo F.C. Porto à CMVM, surge na sequência das decisões da Liga no âmbito do Apito Final. A decisão da UEFA será tomada a 4 de Junho.

Os «dragões» têm até à próxima terça-feira para se pronunciar sobre o assunto.

Leia na íntegra o comunicado enviado pelo F.C. Porto à CMVM

A Futebol Clube do Porto ¿ Futebol, SAD, de acordo com o artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que a F.C. Porto ¿ Futebol, SAD foi hoje notificada, pelo Órgão de Controlo e Disciplina da UEFA, da abertura de um procedimento disciplinar tendente à verificação das condições de admissão da F.C. Porto ¿ Futebol, SAD na edição 2008/2009 da UEFA Champions League.

Mais se informa que foi concedido um prazo até ao dia 3 de Junho para a F.C. Porto ¿ Futebol, SAD se pronunciar sobre o referido assunto, sendo que o Órgão de Controlo e Disciplina da UEFA tomará uma decisão, em 1ª instância,
no dia 4 de Junho.»


HAJA JUSTIÇA.

j disse...

COITADINHOS DOS JOGADORES QUE GANHAM POUCO, E OS MILHARES QUE GANHAM 400 EUROS E QUE QUASE NÃO DÁ OU NÃO DÁ MESMO PARA COMER.

António disse...

Estou quase a chorar, com o esforço da Fernanda, para se aguentar falar do Jorge Nuno de Lima, e do seu amor ao seu clube. Minha querida Senhora, ele não é o único, pois lá dentro outros o ajudaram, mas não deturpem as coisas.
Ándei por lá, e nunca irei conseguir demonstrar a pressão emocional e fisica sobre os vários agentes, com o intuito de simplesmente ganhar a qualquer custo. O que se sabe, só lembro o caso do Mourinho e o rasgar a camisola do adversário, é sintomático. O que eu sei, meu Deus, e não sei nem 10% das barbaridades. Não são todos, mas os adeptos do Porto, chispam ódio por todos os outros, repito todos os outros, fair play, são palavras que não faz parte do seu alfabeto.

Ninguém é perfeito Fernanda, por favor mude de Clube.

Em Itália, mesmo com a Camorra, aconteceu o que se sabe, em Portugal ?????????????
Sou um treinador de Futebol e Massagista e não gosto nada de vitórias a qualquer custo.

Anttónio

Ana Ribeiro disse...

Por favor Fernanda: não é admissível esta sua permissão quanto à demagogia que tem estado presente. Não cabe ao jornalista fazer algum trabalho de casa?
A Fernanda que eu conheço é a que apresentou recentemente, e bem, o 'Portugal Traduzido', pelo que logicamente me recuso a vê-la de outra forma

j disse...

MAS QUEM INTRODUZIU ESSA MÁXIMA DE GANHAR A TODO O CUSTO E A QUALQUER PREÇO FOI O JORGE NUNO DE LIMA PINTO DA COSTA, COM AS SUAS TÁCTICAS TERRORISTAS TIPO ETA.

j disse...

MAS QUEM INTRODUZIU ESSA MÁXIMA DE GANHAR A TODO O CUSTO E A QUALQUER PREÇO FOI O JORGE NUNO DE LIMA PINTO DA COSTA, COM AS SUAS TÁCTICAS TERRORISTAS TIPO ETA.

R2MS disse...

Resultado ou conclusão deste debate de hoje...

NADA...
NADA...
NADA...
NADA...

Têm medo de falar na realidade?
Já é o terceiro comentário e não ouvi falar de nada sobre o que é o sistema, continua-se a falar mas em proteger...

Já o disse e volto a dizer, falem no sistema e nos resultados da justiça...

Vi um comentário sobre O FCPorto ter recebido uma notificação da UEFA... Fale-se disso fale-se da justiça...

Se não se pode falar directamente das que estão a decorrer falem nas que já foram tomadas...

Se não falam falam e não dizem nada... parece o partlamento e os politicos que falam falam mas tudo espremido...










Nada... nada de jeito...

Não têm soluções falem das suas opiniões é isso que é preciso, não ter medo de falar....

João L disse...

Gostaria que fosse colocada a seguinte questão,que pode ter resposta uma vez que já passou nas instâncias próprias:Se o Sr. josé Guímaro foi condenado por corrupção,e se existiam as gravações dos "quinhentinhos",identificando o corruptor,o que aconteceu ao clube desse corruptor, e ao próprio?

J.Ladeiro

António disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
j disse...

É A AUTO REGULAÇÃO COMO NOS COMBUSTÍVEIS. POR ISSO É QUE A ESPECULAÇÃO É RAÍNHA.

Ana Ribeiro disse...

Os Regulamentos são feitos pelo 'Poder' e portanto é natural que penalize menos quem corrompe, que logicamente é sempre quem detem o 'Poder'

R2MS disse...

Isso o União de Leiria, vai para os civis... fazer o quê?!
Já ia descer de divisão!!!
Só se fosse para a 3ª divisão aí teria razão para falar assim está bem tal como os outros castigos... só para tapar os olhos oa pessoal...

misterqaz disse...

Caríssimos
Um dos comentadores (o Cartaxana), tinha no seu gabinete um cartaz onde se podia ler "Não há razão para o F.C.Porto desaparecer".
Isto diz tudo sobre a sua preocupação "Não conseguir eliminar o F.C.Porto para que os seus clubes da capital possam começar a ganhar
Cumprimentos
José

j disse...

NINGUÉM TEM DÚVIDAS SOBRE O 1.04.

António disse...

É melhor não falar sobre os casos em concreto, até porque o fenómeno (nem sei porque se diz fenómeno)é mais geral. Assisti e bem audível na antiga 2ªB, ao intervalo os adeptos dizerem para o Presidente do Club da casa,
- Tens que lá ir levar o Champanhe, senão estamos "lixados".

- Já está preparado.

- Precisamos de ganhar isto. Só que se fala, só com um vernáculo de 1ª.

O grande problema é a educação, e aí, estamos condenados.

Anttónio

António disse...

É melhor não falar sobre os casos em concreto, até porque o fenómeno (nem sei porque se diz fenómeno)é mais geral. Assisti e bem audível na antiga 2ªB, ao intervalo os adeptos dizerem para o Presidente do Club da casa,
- Tens que lá ir levar o Champanhe, senão estamos "lixados".

- Já está preparado.

- Precisamos de ganhar isto. Só que se fala, só com um vernáculo de 1ª.

O grande problema é a educação, e aí, estamos condenados.

Anttónio

j disse...

misterqaz onde anda o Guarda Abel?

António disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
António disse...

É melhor não falar sobre os casos em concreto, até porque o fenómeno (nem sei porque se diz fenómeno)é mais geral. Assisti e bem audível na antiga 2ªB, ao intervalo os adeptos dizerem para o Presidente do Club da casa,
- Tens que lá ir levar o Champanhe, senão estamos "lixados".

- Já está preparado.

- Precisamos de ganhar isto. Só que se fala, só com um vernáculo de 1ª.

O grande problema é a educação, e aí, estamos condenados.

Anttónio

Ex-grooviado disse...

O nome do 'sistema' do futebol português, hoje em dia, chama-se Joaquim Olveira, o dono da Sporttv. A Sporttv é quem manda no futebol português. O único campeonato da Europa (Mundo?) que começa à sexta e acaba à segunda. O Boavista quando foi campeão, jogava sempre às sextas. Tal como o Guimarães esta época. O Porto quando foi campeão europeu, jogava qos jogos da liga nacional quando queria e bem lhe apetecia.

Resumindo: sou um adepto de futebol que apenas vai ver jogos do meu clube quando são competições europeias. Jogos às 21h15 de uma segunda-feira? Absurdo.

Resumindo: os clubes portugueses estão hipotecados à Sporttv. A Sporttv assassinou o campeonato nacional.

misterqaz disse...

É uma vergonha a escolha criteriosa das questões colocadas. O alvo é sempre o mesmo - o F.C.Porto. Parece propoganda de guerra em que se tenta construir a opinião pública à custa de informações tendenciosas.
Se há corrupção, ela não está localizada unicamente a Norte do país. METAM ISSO NA CABEÇA. Não façam dos outros incultos.
Cumprimentos

R2MS disse...

Se estão ligados aos clubes as autarquias... claro, quem poderá financiar por exemplo uma escola de futebol num clube pequeno...

do estado há poucas ajudas e alguém tem de se chegar à frente... Isso faz parte da Política fantástica que existe em Portugal....

António disse...

É melhor não falar sobre os casos em concreto, até porque o fenómeno (nem sei porque se diz fenómeno) é mais geral. Assisti e bem audível na antiga 2ªB, ao intervalo os adeptos dizerem para o Presidente do Club da casa,
- Tens que lá ir levar o Champanhe, senão estamos "lixados".

- Já está preparado.

- Precisamos de ganhar isto.

Utilizando-se um vernáculo de 1ª.

O grande problema é a educação, e aí, estamos condenados.

Sei que os fanáticos a vão incomodar, espero que se contenham, pois só está a apresentar a questão em geral.

Anttónio

Ana Ribeiro disse...

Não sei a quem o Sr. jornalista se refere quando diz 'portanto entendemos..' àcerca de não existir a pena IRRADIAÇÃO, MAS SINTO-ME NA OBRIGAÇÃO DE LHE DIZER QUE NÃO É CONSTITUCIONAL

misterqaz disse...

Ah, e não se esqueçam do célebre Estoril-gate.
É que o Benfica fez "BATOTA em2004/2005 pois o seu Director (José Veiga), era dono da SAD do Estoril (facto comprovado pela multa aplicada ao próprio pela CMVM). Como se sabe esta situação é penalizada pelos estatutos da Liga com descida de divisão,
PARA QUANDO A ABERTURA DO PROCESSO E A DESPROMOÇÃO DO BENFICA?
NEM É NECESSÁRIA INVESTIGAÇÃO POIS A CMVM JÁ A EFECTUOU.
A justiça deve existir PARA TODOS.
Um abraço a todos
José

R2MS disse...

bem agora vamos ver o debate da nação, mais uma palhaçada neste país...

Vamos ver que resposta dá o PM às questões colocadas... provaveleme começarão

Ó sr deputado, é verdade, mas o que vocês fizeram ou o que vocês fazem... diz tudo o que é para fazer tapar os olhos do povo...
Mais nada...

R2MS disse...

Como diz o PM no debate... diminuir trabalhadores da função pública e onde vão as pessoas trabalhar os que de lá sairem...

Se não existe trabalho em Portugal...

E cada vez mais empresas a fechar...

R2MS disse...

Pena não haver um blog onde participar...

è que o PM está a dizer que os outros dizem mentiras e quando ele as diz...

A minha filha pegou no comando e desligou a tv...

Estava o PM a falar...
com 17 mesitos e já percebeque so a voz do PM já irrita...

lady_blogger disse...

Também estou a assistir ao debate, e por lá aquilo tem estado tão azedo que quase lavam louça(~) no Parlamento...
Todos se acusam de mentirosos, o jogo de palavras tem sido mais agitado que uma bola em campo. E assim vai o país, ou não vai...

CC

Maria Mendes

António disse...

Voltei ao Blog e já que estão a falar da assembleia, e realmente é uma desgraça.

Um nível que demonstra claramente qual o interesse em resolver efectivamente os problemas da população.

Veja-se agora a conversa da treta.

António disse...

Voltando ao; Futebol vs A.R.


Banalidades - 5 x Atordoadas - 5
Incongruências-6 x Egocentristas-6

Vou sair, está tudo empatado, afinal como o País.

Anttónio

Joana disse...

Em Portugal graças a Deus a culpa é sempre do sistema. A corrupção é um facto não só no futebol mas em variadas áreas.Aqui ficam algumas sugestões:
Que tal na A.R. começarem a aprovar leis que permitam ás autoridades mais poder de investigação, mais meios etc, em vez de os retirarem?
Que tal começarem com programas REAIS nas escolas para a sensibilização das crianças e jovens acerca dos seus deveres como cidadão, incutirem-lhes VALORES desde pequenos,falarem-lhes da Justiça, da rectidão ect, em vez de se preocuparem tanto com a 'beleza' dos relatórios?
Penso que assim talvez o nosso país conseguisse livrar-se do 'sistema', mas questão maior permanece: estará alguém verdadeiramente interessado em acabar com o 'sistema'??