segunda-feira, maio 12

Maçonaria e Igreja: o que as separa?

Uma grande reportagem recentemente exibida na RTP1 revelou ao público algo que até então se dizia em surdina: há uma guerra de valores entre a Igreja Católica e a maçonaria. A mesma reportagem noticiou que o porta-voz da Conferência Episcopal pretendia uma aproximação à maçonaria – uma espécie de armistício.
Neste SC vamos colocar pela primeira vez frente a frente responsáveis das duas instituições e colocar as perguntas que ficaram por fazer. Frequentemente os jornais fazem notícia com a revelação de quem dizem pertencer à maçonaria. Mas porque é que pertencer a uma associação legalmente constituída está rodeado de secretismo? A maçonaria tem de facto influência na vida política e económica portuguesa? Disputa o poder com a Igreja? Com que objectivos?

Convidados:
António Reis - Grão mestre do Grande Oriente Lusitano
António Matos Ferreira - Historiador
Frei Bento Domingues - Teólogo

9 comentários:

lady_blogger disse...

Cáciques da antiga e nova era...

CC

Maria mendes

kanina disse...

Tenho um grande afecto para com a maçonaria.

sou frequentadora assidua do forum: www.maconaria.net

embora lamento profundamente o preconceito existente para com a ordem...

Anónimo disse...

Se são perceptíveis os pontos em que, tanto a Maçonaria e a Igreja se separam...

---

Quais os PONTOS ESSENCIAIS ( para que se clarifique), que são COMUNS em ambas?

ana chagas disse...

Boa tarde,

Agradeço terem trazido este tema.

Mais importante que qualquer hegemonia que possa dividir indivíduos, é essencial referir que em cada ser humano existe uma centelha que o impele a evoluir interiormente. Como nenhum homem é uma ilha, é natural o associativismo neste sentido e consequentemente transpôr esta "evolução" para as manifestações do mundo e sociedade que nos rodeia. Construír o bem comum.
No tempo presente, é natural que a maçonaria não tenha necessidade de se manter tão secreta. Pelo contrário, hoje em dia a abertura das mentalidades e, a grande procura por parte de cada vez mais pessoas de uma forma de expressão da tal evolução interior que se sente, é o grande motor que traz aos olhos de todos, o que já não se deve manter secreto.

Gostaria, se for possível, que focasse igualmente a Ordem Rosacruz e a Ordem Templária.

Obrigada. Ana Chagas

AP disse...

Infelizmento o vosso convidade catolico deve ser maçon por aquilo que diz. "Evolução do Dogma" mais Herege do que isto é impossivel.
O conçilio vaticano 2 tem um linguagem ambigua desobedecendo ao que Cristo disse. Mas é pena esse vosso teologo, mas maçon segundo as suas crenças, interpreta um concilio dubio, em rompimento com a tradição!! Nesse Debate há dois maçons!!!!

José Maria Afonso disse...

Por Hora Aguenta
Enquanto Canta O Hino,
De Quem Só De Longe
O Sentimento É Divino,

Como Quem Insiste Na Crença
Da Viagem Ao Alem,
Crente Que Reza Á Virgem
Para Ter Boa Passagem,

Mas Se Existe Só No Homem
O Crer Ter Vontade!
O Que Lhe Deu A Coragem,
Sorte E Igualdade!

A Aparição, Deus Ou Anjos
Nunca Foram Vistos,
Cristo Jaz E Já Só São Justos
A Paz E Os Mandamentos.

José Maria Afonso

José Maria Afonso disse...

Gostava De Informar Aos Convidados Que Isto Nao Se Resolve Nem Á Bomba Nem Á Vontade Da Fé De Acreditar, Mas Á Vontade Do Povo Tao Somente.
E Digo Mais, A Nossa Religiao É A Monarquia, Devemos Entao No Momento Ser Ateus?
Devolvao El-Rei Que É O Seu Deus!

Unknown disse...

para começar parabens pelo programa...
quanto a maçonaria n tenho grande conhecimento d causa, mas quanto a associaçao caritas n digo que n ajude algumas pessoas mas no fundo é uma grande farça, ja que, e dou um exemplo pratico e real:

a caritas ta sediada tambem em aguas de moura e existiu um donativo das vareas empresas de material eletronico entre os quais, frigurificos, arcas, televisoes, etc.....
n sera demais dizer que esses artigos n forao ter a populaçao carenciada, mas sim, a pessoas que estao relacionadas com essa sede da caritas e que de carenciadas n tem nd....




gostava realmente de ver este assunto abordado, ja que me faz extrema confuzao abordarem so as partes bonitas do assunto por forma a fazer falsa propaganda....!?!?!?

lady_blogger disse...

Caro fm, se fosse só essa instituição a desviar bens doados, estávamos bem.
Acho que há muitas coisas que não chegam ao seu destino e outras que são desaproveitadas. Isso também acontece nas igrejas, onde geralmente muitas das dádivas monetárias não são reveladas.
Para a próxima que alguém quiser ajudar não use intermediários, doe directamente aos seus conhecidos mais necessitados, e sobretudo não lhes deêm só do produto final mas sim as ferramentas.

CC

Maria Mendes