sexta-feira, junho 27

Ondas de calor

Ainda havia chuva e tempo frio quando os meteorologistas alertaram que o Verão de 2008 iria ser o mais quente dos últimos 25 anos. Só em 2003, o último ano mais quente, morreram 1.953 pessoas devido ao calor.
Para prevenir queremos alertá-lo dos perigos do calor em actividades desportivas, no apoio domiciliário, nas creches, nos lares e no desporto ao ar-livre. Há contra-indicações? Quais as melhores horas para praticar desporto e para brincar? E quando o calor aperta, que doenças acarreta?
Quando os jovens e os mais velhos são os mais difíceis para beberem água, como convencê-los? O que fazer em caso de emergência médica?
Neste SC queremos ainda abordar os planos de prevenção contra os incêndios que em muito contribuem para o aumento da temperatura.

Convidados:
Paulo Diegues, Direcção-Geral da Saúde
Marinho Falcão, Coordenador Departamento de Epidemologia do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
Direitinho Tavares, Instituto de Meteorologia

17 comentários:

lady_blogger disse...

Como sou registrar, possuo um domínio que vai de encontro também a esta temática e talvez o venha a desenvolver num futuro próximo, pois poderá ser útil a todos os cidadãos.
De facto quem mais sofre com o calor são as crianças e os idosos, não tanto por ser difícil convencê-los a ingerirem água, mas sim porque o acesso a esta é mais condicionado para estas pessoas sobretudo por uma questão de mobilidade e autonomia.
Para evitar a desidratação pode recorrer-se à ingestão de água (e não de sumos ou refrigerantes como eu erradamente faço) e em último caso à toma intravenosa de soro.
Deve-se usar roupas leves e claras, e refrescar o corpo com frequência. Evitar comidas pesadas e picantes porque activam as glândulas sodoríparas, e consequemente sente-se mais calor.
Para prevenir os fogos comece por evitar acender fósforos ou isqueiros próximo de florestas e de materiais de fácil combustão.
Um Verão com altas temperaturas e repleto de incêndios torna-se quente a dobrar.

CC

Maria Mendes

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Estas ondas de calor vêm devido ao aquecimento gloobal!! Por favor façam qualquer coisa
Entrem neste site. transmitam isto aos nossos tele espectadores.

http://www.hpbysandra.com.br/a_carta_de_2070.html

O noso planeta vai chegar a esta situação. Protejam se do calor com protector solar durae TODO o dia , mas na hora de maior calor nao vá para o sol.

pedro disse...

nao esquecer do bombeiros VOLUNTARIOS que sao dos que mais sofem com a subida da temperatura, combantendo fogos muito enormes

Unknown disse...

Acham que à necessidade de lançar alertas amarelos quando temos temperaturas e radiações um pouco anormais...

Não podem ser considerados alarmistas?

Martinha disse...

Boa Tarde

É lamentável que os telejornais se
iniciem dizendo que abriu a época oficial de incêndios... Sendo a televisão um meio de comunicação que tem tanta influência nas pessoas, penso que deveria haver uma maior preocupação no sentido de evitar este tipo de expressões, não vá algum deliquente lembrar - se daquilo que não deve. Convenhamos que há pessoas que adoram todo o teatro que se gera em torno dos incêndios.

Unknown disse...

Será que um Verão em Portugal sem calor/sol iria ser positivo para a economia?

Seria uma tragédia para o turismo chover durante o Verão!

Mario Clipper disse...

Os conselheiros ideais para dar dicas de preparação para esta situação deverão ser os habitantes de Amareleja, que desde sempre viveram as temperaturas mais extremas durante os estios mais quentes.
Para sobreviver saudável e ecologicamente (sem ares condicionados) consultar este link em inglês da autoria da cruz vermelha dos EUA.
http://www.medicinenet.com/script/main/art.asp?articlekey=63080

Unknown disse...

Usem roupas de cores claras!
;)

Webmaster disse...

Em relação aos cuidados nos hospitais, a situação é muito mais grave, do que se falou no programa. Por exemplo, no hospital de Sta. Maria, no serviço de Pneumologia, não existe qualquer tipo de ar condicionado ou ventoinha... Ora, é admissível, num serviço onde as principais doenças são ao nível de insuficiência pulmonar, e como se pode imaginar o calor excessivo faz tudo menos bem aos doentes.
O que têm a dizer sobre isto?

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Pensemos por uns instantes "o porque" da arquitectura vernacular alentejana ter:
1- janelas de pequena dimensão
2- paredes de grande espessura
3- o caiar tradicional das paredes

?

---

É o modo de a ARQUITECTURA participar estruturalmente no bem estar das pessoas. A aplicação de posteriores "ares" condicionados e alterados, traduz-se numa aplicação artificial, ignorando a potencialidade da construção em si.

---

É importante pensar melhor, nessa PELE material que nos reveste...

Ana G.

Unknown disse...

Ir para o mar quando está muito calor é correcto e proteje-nos do sol?

Unknown disse...

É bom para o Homem suar intensamente?

joana.faria disse...

Olá sou finalista do 12º ano e queria só dar uma "mãozinha" relativamente ao perigo de ir para o mar nas horas de calor. O que acontece é que os raios UV são reflectidos no mar por ser uma superfície bastante regular. Assim, o corpo fica exposto a um maior número de raios, não só aos raios que vêem directamente do sol mas ainda os que são reflectidos pela superfície do mar.

Encontrei ainda este texto num site brasileiro que tem outras dicas:

"A água do mar reflete 10% da radiação solar fazendo com que você fique ainda mais vulnerável às queimaduras! O 'entra-e-sai' do mar também é perigoso: a evaporação da água no corpo rouba a umidade da pele, deixando-a ressecada."

http://www.voluntariosembratel.org.br/site/pagina.php?idconteudo=353

Espero ter ajudado neste excelente programa!

Joana Pais de Faria

Anónimo disse...

Muito Boa Tarde

Apesar dos meus 16 anos faço parte duma corporação de bombeiros voluntários e, por isso, posso afirmar que as temperaturas elevadas aliadas à baixa humidade originam grandes fogos ( estamos na fase Bravo ), e talvez por isso o nosso País esteja em risco de uma grande desflorestação. As piores horas para combater estes fogos são entre as 11h e as 5h portanto talvez as melhores horas para se brincar sejam todas as outras... Algumas das doenças provenientes do excesso de sol/ calor são o cancro e as insolações, salvo erro. Em caso de emergência médica deve-se sempre ligar o 112, seja qual for a emergência. Gosto muito do seu programa =)
P.S- Geração Polegar Rullez ^^