segunda-feira, junho 16

Perturbações gastrointestinais

15% dos portugueses sofre de síndrome do cólon irritável – uma doença que causa dor e desconforto no estômago. O que os portugueses não sabem é que esta doença é facilmente evitável, caso se alterem alguns comportamentos relativos à alimentação. Um problema que chega a ter custos anuais na ordem dos 1,2 mil milhões de euros em Portugal. Neste Sociedade Civil queremos ainda falar dos custos socioprofissionais, das situações de stress aliadas à época de exames, dado que esta doença afecta na sua maioria jovens adultos entre os 18 e os 30 anos.

Convidados:
Vitor Sobral - Chefe de Cozinha
António Sousa Guerreiro - Professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa
Elsa Feliciano - Nutricionista

40 comentários:

"energia" disse...

“SÍNDROME DO CÓLON IRRITÁVEL”
COM A NOSSA SAÚDE OU COM A NOSSA DOENÇA SOMOS O RESULTADO
DOS NOSSOS HÁBITOS/DOS NOSSOS PROCEDIMENTOS.
É URGENTE QUE O SISTEMA DE ENSINO/EDUCAÇÃO SEJA ESTRUTURADO COM BASE NOS GRANDES VALORES:
1. SAÚDE
2. PAZ DE ESPÍRITO
abraço cordial a todos
.jose gomes
equilibriosg@gmail

Adriano Reis (conta.storia@gmail.com) disse...

Hoje é dia da Criança Africana!
inclussivo coloquei um post no meu blog alusivo ao dia.
Apesar que todas estas temas têm o interesso social mais gostaria muito que hoje houve-se um tema que aborda-se:Criança Africana!
de qualquer forma aqui esta a minha sugestão e lembrança para este dia muito especial e VIVA AS CRIANÇAS AFRICANA E UM FELIZ DIA!

Mara Garcia Alves disse...

Ficaria feliz, se a Fernanda lê-se a minha mensagem. Permita-me que a trate assim. Sou uma grande admiradora sua, não só pelo trabalho que tem desenvolovido no sociedade civil, como também pela grande pessoa que é, sendo um exemplo para todos nós. Espero por si às 14h00, para mais um grande programa.
Um beijinho,
Mara Garcia Alves
Chaves, 16 de Junho de 2008

Andreia disse...

Boa tarde,
Não percebi se a obstipação, faz parte deste grupo das pertubações intestinais. Deste mal sofro deste os meus 13 anos e tenho agora 31. Por mais alimentos com fibras, iogurtes com Lactobacilos de todos os tipos, facilmente tenho prisão de ventre severa. Ja recorri a comprimidos ditos "naturais" no passado, mas agora tenho -os evitado para nao causar habituação.
Quais os conselhos que suguerem?
Obrigada e continuação de OPTIMO trabalho.
Andreia Ribeiro.

Unknown disse...

Boa tarde,
Gostaria que dessem alguns exemplos de alimentos pró bióticos para que pessoas que são intolerantes à lactose possam melhorar a sua flora intestinal

EviL disse...

Ainda bem que falaram desses iogurtes bifidus e afins.
Segundo as marcas há estudos científicos comprovando a eficácia.
Os únicos artigos que vi na Nature dizem que não há efeitos imunológicos significativos no organismo.
Ou seja o iogurte comum só ajuda a regular a flora.
Não é necessário andar a comprar iogurtes à base de bifidus ou Lactobacillus Casei.

Susana disse...

Boa tarde, chamo-me Susana e tenho 30 anos. Foi-me diagnosticada uma polipose, hereditária e de risco, no IPO de Lisboa! Terei de ser operada e gostaria de saber quais os cuidados alimentares que devo ter antes e depois da dita cirurgia? Visto que terei de ficar mesmo sem a totalidade do intestino grosso! Estou um bocado assustada, mas sei a 'realidade' deste problema e por isso gostaria de saber quais serão os alimentos a evitar... acho que não mais poderei comer verduras ...! Gostava de ter a opinião de especialistas! Com os melhores cumprimentos, Susana.

Unknown disse...

Relativamente às questões da dieta de cada um e dos efeitos dos alimentos nas pessoas, gostaria de colocar uma questão relativa à acção de alguns alimentos, que estão na origem de enxaquecas, e que por sua vez provocam alterações do trato intestinal como diarreia. Existe alguma ligação entre a forma como esse alimento actua no intestino e as alterações que provoca, nomeadamente a enxaqueca?

druncen disse...

Boa tarde.

Prisão de ventre pode ser considerada uma perturbação gastrointestinal?
Além de uma dieta rica em fibras, incluindo legumes, fruta, pão escuro/integral, cereais de pequeno almoço ricos em fibras, beber muita água (1,5 L ou mais por dia), evitando fritos e afins, etc. aconselham mais alguma "medida" que possa seguir?
Evitar chocolates? Evitar queijo? Evitar café? Tomar iogurtes com bifido-bactérias?

Obrigado.

Cumprimentos,
Carlos Almeida

Martinha disse...

Olá Fernanda

Tenho uma grande admiração por si, não só pela forma como se exprime, mas também pela excelente pessoa que é... obrigado pelos bons conselhos que nos dá diáriamente...
Em relação ao programa de hoje, eu penso que tudo se resumo ao bom senso e à noção que cada pessoa tem de si próprio... os alimentos devem ser consumidos com moderaçãoe sempre com a preocupação de serem alimentos ricos e variados, de preferência frutos e legumes da época(sem produtos químicos), pouca carne, algum peixe, muita água, muito exercício físico e muita paz de espírito... beijinhos
Martinha

Unknown disse...

congelar tomate e pimentos com pele faz mal à saúde? costumo utilizar estes alimentos durante o ano.
Não gosto de bebidas alcoólicas com certos alimentos durante a refeiçâo bebo água só que por vezes fico com asia qual será o problema

Unknown disse...

Fritos, bebidas gaseficadas, o stress, os alimentos prontos a consumir e refinados são combinações explosivas da dieta da nossa sociedade. Já sofri de obstipação e desde que alterei a minha dieta consumindo regularmente fruta (pelo menos 3 peças de fruta por dia), consumir cereais e de preferência integrais, incluir a sopa, beber leite e derivados e beber bastante água. Combinando com isso o exercicio físico o trânsito intestinal fica regulado como um relógio suíço!!

Afonso disse...

desde que aderi à HIDROTERAPIA DO COLON, NUNCA MAIS TIVE PROBLEMA DE TRÂNSITO, não é que os tivesse mas deixei de ter PORCARIAS ACUMULADAS no intestino grosso.há contra - indicações paras a lavagem do colon mas nos SAUDÁVEIS é uma maravilha...APRENDI A FAZER EM CASA E NÃO QUERO OUTRA COISA...

Maria disse...

Tenho o diagnóstico de SII, contudo os meus sintomas (cólicas fortíssimas normalmente acompanhadas por diarreias) são diários e muito intensos. Tenho uma alimentação equilibrada. Já tentei todos os medicamentos para SII mas nada me ajuda. Já fiz vários exames para excluis doença inflamatória e todos dão negativos, mas os sintomas não cessam e de há 6 meses para cá, estou completamente limitada a ter uma vida normal. Ando numa psiquiatra e psicóloga, mas também não ajudam. Não sei o que devo mais fazer. è possível o SII dar sintomas tão fortes e constantes?
Maria João Manatos

EviL disse...

Só uma nota adicional ao meu post anterior.
Estes aditivos nos iogurtes já foram anteriormente comercializados sob forma de medicamento.
Como foi um fracasso comercial venderam a patente a empresas alimentícias para rentabilizar os custos. O resto já sabemos... publicidade.

kanina disse...

o meu unico problema é falta de apetite. alguma sugestao?

agradecida
Ana.

Afonso disse...

as pessoas nem imaginam a PORCARIA QUE SE ACUMULA NO COLON DIAS E DIAS...SE VISSEM O QUE SAI DUMA LAVAGEM DO COLON MORRIAM DE SUSTO !!! SEMENTES INGERIDAS SÓ SAIRAM PASSADO 1 SEMANA QUANDO O TRÂNSITO NÃO SE FAZ...

POR FAVOR FALEM DISTO !!!!!!!!!!!!!!!!!

Duality disse...

Boa Tarde a todos!

Qual a dimensão do maleficio de se beber café ou sumo de laranja em jejum???

Parabens pelo programa, e pela simpática conversa que estão a proporcionar

Andromeda disse...

A minha alimentação sempre foi bastante saudável. Fui criada pela minha avó que tem uma alimentação "à moda antiga", nada de consumir produtos já feitos (excepto certas coisas como o pão, por exemplo), muita fruta, muitos legumes (sopa todos os dias), leite, etc. Apesar disto aos 17 anos, por influência da minha professora de Biologia, decidi tornar a minha alimentação ainda mais saudável. Passei a cozinhar as minhas próprias refeições com uma maior variedade de ingredientes e com métodos de confecção mais saudáveis.
Não me lembro de alguma vez nos meus 25 anos de vida ter tido problemas gastrointestinais. Ainda hoje o meu intestino funciona como um relógio, e visito o quarto de banho 2 a 3 vezes por dia (se é que percebem o que quero dizer). Tendo ouvido o que acabaram de dizer na televisão parece-me que o facto de beber imensa água todos os dias e de praticar exercício físico regularmente também terá contribuído para esta minha saúde intestinal.

Gostaria agora de colocar uma questão aos convidados do programa. Porque é que uma colonóscopia cá em Portugal é feita sem anestesia? Nos EUA, quando alguém faz este exame é anestesiado e dorme enquanto lhe analisam o intestino. Ser submetido a um exame destes sob o efeito de anestesia é muito mais confortável. Não pensam que a população Portuguesa estaria muito mais disposta a fazer colonóscopias regulares se pudesse usufruir do conforto proporcionado pela anestesia?

Deragnu disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
luis oliveira disse...

Prezada Drª Fernanda Freitas

Venho reiterar o pedido de ajuda enviado nos passados dias 3e 6 do corrente Junho :

No programa "Sociedade Civil" de 2ª feira, 19 Maio, no 'momento' "Ideias positivas" a sua convidada usual Drª Helena Águeda Marujo falou de um jornal bi-lingue ' ideias' , mas não consigo encontrá-lo. Nem sei como obtê-lo. Já consegui encontrar o vídeo dessa emissão, mas não consegui perceber bem o nome do jornal . Será IM - Ideias em Movimento ?

Poderá indicar-me alguns locais onde seja possível adquiri-lo ? designadamente na região de Coimbra ... Ou, em alternativa, como fazer assinatura ... Não consigo obter qualquer referência, nem com motor de busca .. Vou continuar a tentar ... mas seria mais rápido ... Aliás, a indicação por sua iniciativa será talvez a única via de obter essa informação - ou pela referida Drª Helena Águeda Marujo .

Os meus cumprimentos pelo excelente trabalho que vem fazendo ... embora tenha de em breve passar a ver só a gravação, por motivo da hora de emissão

Luís Oliveira

Afonso disse...

fala AFONSO outra vez : NÃO USO CLISTERS QUÍMICOS , é água morna e no médico é água ionizada morna...

Sociedade Civil disse...

Caro Luis Oliveira,
falavamos da revista online que pode encontrar em immagazine.sapo.pt/

Saudaçoes civis

RaquelG. disse...

Boa tarde,
tenho 18 anos e sofro de colite ulcerosa à vários anos. Gostava de saber se os anti-depressivos serão uma ajuda para esta doença e quais os alimentos que não se recomendam nunca nesta doença.
Obrigado

Afonso disse...

vejam sff o site
www.i-act.org

obrigado

joaosilva disse...

Boa tarde eu tenho uma doença gastrointestinal chamada de colite ulcerosa.. Gostaria de saber se esta doença também se enquadra nas doenças de síndrome do cólon irritável?? E caso se enquadre.. Gostaria de saber se com uma melhor alimentação consigo manter a doença mais estável

João Silva
21 anos
Viana do Castelo

Obrigado

druncen disse...

Olá novamente.

Fernanda, acabaram por não me responder à pergunta sobre se devo acrescentar iogurtes com bifido-bactérias à minha dieta de prevenção da obstipação intestinal.


Já gora aproveito para colocar uma pergunta relativamente à minha mãe.

A minha mãe tem andado com alguns problemas de azia, que por norma ocorrem no final da tarde/dia, e ela pensa que tem algo a ver com o facto de trabalhar no campo e por vezes anda demasiado tempo debruçada sobre o estômago/barriga.

A Médica de Família receitou-lhe PANTOC 40, para ela tomar caso tivesse azia.
Ela tomou 14 comprimidos (1 por dia durante 2 semanas) e ficou bem, mas depois de ausentar, passado alguns dias voltou a ter azia.
Agora está a tomar a 2ª dose de 14 comprimidos.
Nota: A médica não receitou uma posologia nem estipulou nenhum horizonte temporal, a minha mãe seguiu as indicações genéricas do folheto.

O que é que a minha mãe pode/deve fazer? Consultar um Gastroenterologista?

Ela já fez mais algumas endoscopias e nunca foram detectados problemas.

Obrigado.

Cumprimentos,
Carlos Almeida

Gonçalo da Cruz disse...

Considero estranho todas estas estatísticas sobre problemas gastrointestinais. Toda a minha alimentação é errada e Fast Food é uma expressão bastante pretende no meu quotidiano, mesmo assim não tenho problemas gastrointestinais e chego a considerar o meu corpo um relógio, visto que todos os dias entre as 20.30 e as 21.30 vou à casa de banho, regularidade tão estranha que me levou a decorar as horas. Coisa que nem a época de exames me afecta.

Abraços,
Gonçalo Cruz

Deragnu disse...

Bom parece que não foi apagado, sendo assim vou dar o meu contributo a meias com a senhora convidada.

Eu sei mas a senhora que explique que a fruta não se bebe, come-se.

Anttónio

Unknown disse...

Tenho uma filha com 20 meses e sofre muito com prisão de ventre. Tem uma alimentação equilibrada, come bastante sopa, muita água, faz muito exercício e toma diáriamente um xarope laxante recomendado pelo pediatra e nem mesmo assim facilita! gostaria de saber o que deveria fazer ainda mais do que tenho feito pela minha filha. Obrigada.

Afonso disse...

www.colonhealth.com

Rute Marisa disse...

Boa tarde
Chamo-me Rute, tenho 20 anos e tenho Doença de Chron e sou intolerante à lactose. Gostaria de saber se há algum incoveniente em ingerir alimentos probióticos.

Carlos disse...

É pena que a Senhora nutricionista não saiba mais acerca do Kefir. Tomo Kefir há mais de 4 anos e tenho conhecimento de muitíssimos testemunhos acerca dos benefícios do Kefir. Para quem estiver interessado pode consultar na internet onde encontrará toda a informação acerca deste excelente probiótico.

eduardo disse...

Vou ser operado a um cancro no recto alto por "furinhos" com colostomia.

Quanto tempo terei de ficar com o ostoma, uma vez que este vai ser provisório.

Sociedade Civil disse...

Para os espectadores que abordaram questões pediátricas, existe a especialidade de gastrenterologia pediátrica no H.D Estefania e no H. S. Maria

Saudaçoes Civis

Sociedade Civil disse...

Caros comentadores,

os comentários só sao removidos pelo administrador do blogue quando estes são ofensivos ou nada têm a ver com o tema em discussão.

saudações civis

Sociedade Civil disse...

Caros comentadores,

os comentários só sao removidos pelo administrador do blogue quando estes são ofensivos ou nada têm a ver com o tema em discussão.

saudações civis

luis oliveira disse...

Prezada Drª Fernanda Freitas

Venho agradecer a indicação do immagazine.sapo.pt .. não entendi ser online, nem na visualização do programa que citei,

Renovo os parabéns pelo programa

Luís Oliveira

lady_blogger disse...

Tenho uma alimentação diária muito similar a outros familiares, porém o funcionamento intestinal é completamente diferente. Neste caso em concreto, o bom ou mau funcionamento intestinal julgo que terá a ver não tanto com os alimentos que ingerimos mas sim com as características próprias de cada organismo...
Gostaria de salientar a importância das verduras e de frutos verdes para regular o trânsito intestinal.

CC

Maria Mendes

Unknown disse...

Eduardo santos
Ladeira da Porteladinha, lote 14 Coimbra

Sobre a Mundialização (circulação de pessoas), eu penso que deve haver liberdade total, mas... há problemas, porque nem todas as pessoas circulam de boa fé. Então o que fazer? Perguntamos todos nós. Eu tenho pensado no assunto e imaginei que para seleção e tranquilidade devia haver responsabilidade total de cada país pelos seus cidadãos, estejam eles onde estiverem, façam o que fiserem o seu país seria o responsabel.
Sobre os novos portugueses, eu penso que deviamos aceitar todos os que quisessem ser portugueses desde que o seu registo criminal no seu pais de origem estivesse limpo e tivessem origem na Europa comunitária.
Cordialmente .Eduardo