quinta-feira, setembro 11

Asma nas crianças

A asma é a doença crónica mais comum da infância e, em geral, é difícil confirmar o diagnóstico antes dos 6 meses de idade. Esta doença afecta cerca de 150 milhões de pessoas de todas as idades em todo o planeta. Em Portugal, calcula-se que são afectadas cerca de 600.000 pessoas, incluindo crianças e adultos.
O Sociedade Civil, com a ajuda dos melhores especialistas, pretende desmistificar uma doença que condiciona a vida de muitos pequenitos.
Convidados:
Pedro da Mata, Médico Imunoalergologista
Libério Ribeiro, Presidente Secção de Imunoalergologia da Sociedade Portuguesa de Pediatria
Marianela Vaz, Presidente da Associação Portuguesa de Asmáticos
Nuno Marques, Tenista

37 comentários:

Unknown disse...

Olá a todos, a ausência de brincadeiras ao ar livre pode proporcionar mais crises asmáticas, devido à privação do contacto com a natureza?


Nuno Moura, de Lousada

lady_blogger disse...

Costumo ter faltas de ar principalmente antes de adormecer ou já quando estou a dormir. Pensa-se que seja apneia do sono. Há anos fiz um exame e concluiram que as minhas paragens de respiração não eram suficientemente longas para considerarem ser apneia. Entretanto tenho há uns 3 meses todos os exames feitos para depois fazer novamente (mas noutro hospital) o tal exame do sono. Ando a evitar ir lá por recear ter de ficar internada, nem é tanto comigo que me preocupo, mas sim para não deixar a família sozinha. Houve quem me dissesse que estas faltas de ar podem ser crises asmáticas.
Sei que quem é asmático deve evitar ter animais em casa, arejar sempre a casa, evitar varrer, usar colchões especiais, etc, etc.
Eu tenho cão, costumo varrer porque o pêlo do meu cão já me estragou o filtro dum aspirador, n~~ao uso colchões especiais e não costumo abrir muito as janelas porque gosto de manter a privacidade.
Porém duvido que no meu caso se trate de asma. Será que a sintomatologia é parecida?

CC

Maria Mendes

lady_blogger disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
lady_blogger disse...

No outro dia falaram dos forra-livros da AMI que custavam 6 euros.
Eu ontem vi-os a 2,40 euros.
Se querem saber onde, consultem www.euronios.blogspot.com

CC

Maria Mendes

lady_blogger disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Ricmacas disse...

A má alimentação influencia muito o asma, Conheço colegas que fizeram dietas milagrosas e acabaram com asma. E acham que o desporto faz mal.

Unknown disse...

Boa tarde,
Quando era criança tive vários episódios em que os meus pais me tiveram de levar ao hospital para fazer aerosol em que passava vários minutos com um tubo por onde respirava. Na altura e para minimizar essas crises, a alcatifa do quarto foi retirada e substituida por um pavimento de mais fácil limpeza e menor acumulação de ácaros. Com essa mudança as crises quase desapareceram. Hoje em dia quando estou exposto a ambientes com muito pó sinto que fico com as mucosas do nariz inflamadas ao ponto de deixar de respirar. No entanto nunca senti dificuldade quando pratico desporto. No meu caso estarei perante uma simples alergia aos ácaros ou pode ser enquadrado como um caso de asma mesmo que mais "leve"?

lady_blogger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O facto de vivermos cada vez mais em ambientes antisépticos não poderá estar na origem das respostas exageradas do organismo nos casos das alergias? O que explica as diferentes sensibilidades das pessoas, e até dentro da mesma familia na reacção aos mesmos ambientes? Pergunto isto por existirem por vezes irmãos que têm as mesmas rotinas e convivem nos mesmos espaços e um é asmático e outro não.

lady_blogger disse...

Um dia em Coimbra, estive numa empresa de venda de colchões hipoalergénicos. Perguntei-lhes então porque é que na sala deles tinham uma alcatifa. Estraguei-lhes todas as hipóteses de vendas.
Via-se mesmo que era uma empresa sem preocupações de saúde como apregoavam, mas sim com preocupações capitalistas.

CC

Maria Mendes

lady_blogger disse...

Serão os ditos ataques de pânico facilmente confundidos como crises asmáticas?

CC

Maria Mendes

Suh disse...

Olá.
A minha asma foi diagnosticada aos 18 meses. Durante alguns dos meses seguintes, as crises asmáticas eram um pouco frequentes. Mas ficaram por ai.
Quando iniciei a minha vida escolar, nada mudou... a asma não dava sinais de vida. Entretanto, com as aulas de natação foram diagnosticadas quase todas as minhas alergias, entre elas o cloro, algumas frutas, o sol em demasia e o vento da praia. Mas, ao deixar as aulas de natação as reacções alergicas pararam.
Aos 11/12 anos, quando o médico pensava que a asma poderia voltar a dar "o ar de sua graça", nada aconteceu.
Aos 14 anos, era rara a semana em que não havia uma crise de asma.
Mas hoje, com 16 anos, espirro mais do que falo, tenho 2 inaladores e umas quantas embalagens de comprimidos. De momento estou a fazer um tratamento recomendado por uma médica especializada. Estou melhor. Estou a tomar os medicamentos 2 semanas sim, 2 semanas não... Hoje estou na semana não, desejando que chega segunda-feira (começa a semana sim) para para com os espirros que tanto me chateiam.

(E houve quem me dissesse que a asma com a idade "passaria" com a idade...)

Será normal a asma "ir e vir" quando "quer"? Quais serão as causas, tendo os exames revelado que estava tudo dentro da normalidade?

Cumprimentos.
Soraia, 16 anos.

Deragnu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Deragnu disse...

Convido uma "daaama", para dançar uma "Kisooomba", e o DJ cola uma Bachata e ela, a "daaama", diz-me:
-- Podemos continuar, eu como asmático!!!(), olho para o relógio e digo:
-- Não posso só tinha 4 minutos, "fui".

Lembrei-me agora que pode ser uma boa desculpa, (tenho os sapatos com o verniz riscado, apre)obrigado pela dica.

Mais a sério; já ouvi dizer nos média que existe cura, produtos naturais?!

Anttónio

Bad Boy disse...

Tenho asma desde os 3 meses de idade e até à adolescência vivia com crises frequentes.
A partir dessa fase comecei a praticar desporto com frequência, retirei a alcatifa da casa e melhorei a minha alimentação (eliminei os fritos). Desde essa altura raramente tive crises.
Infelizmente, como desportista federado, é raro, o conhecimento que se tem da asma na comunidade desportiva e a percepção do esforço físico provocado pela doença, principalmente em alturas criticas como a Primavera.

Filipe Almeida, Águeda

Rute Vilão disse...

Tenho 27 anos e alergias e sinusite desde pequena. De vez em quando sinto uma falta de ar e sobretudo quando engulo até mesmo a saliva parece que vou sufocar. Numa das idas as urgências, um dos médicos receitou-me uma bomba de Ventilan. Recentemente fiz alguns exames e foi-me diagnosticado uma Hérnia do Hiato e uma ligeira Esofagite.
A minha pergunta é será que essa falta de ar se deve a Hérnia ou as alergias? E será adequando a utilização de Ventilan sem me ter sido diagnosticada asma?

Deragnu disse...

Qual a diferença entre ser asmático e ter bronquite asmática?
-
Já vi ataques e não é bonito de se ver e de se sentir certamente.

Interessante essa questão das amígdalas, mas foi isso mesmo que aconteceu foi operada e ficou pior, nos anos idos 68.

Anttónio

Paulinha disse...

Boas tardes.
Liguei a agora a televisão no programa e gostaria de esclarecer uma dúvida: Até que ponto uma mãe fumadora pode estar na origem de problemas asmáticos nas crianças?
Será esse um verdadeiro factor ou apenas um mito?

Paula Torrão

Bad Boy disse...

Uma coisa que também aprendi, é que o nosso comportamento pode desencadear crises de asma, tal como quando estou ansioso, irascível ou num ataque de risos.

Anjos disse...

Olá boa tarde!
Gostava de saber se o vento e a próximidade do mar agrava as crises asmáticas?
Sou mãe de um bebé de 10 meses que faz com muita frequência bastantes ruídos ao respirar,têm alturas que é confuso pois parece estar a fazer propositadamente,até se ri.Ela teve 1 episódio grave de bronquiolite aos 3 meses e nessa altura fez 1 mês de nebulizações para controlar os sibilos,desde aí são frequentes estas crises respiratórias.Piora quando andamos de carro e em dias com mais vento.Obrigado.

Carlos Paiva disse...

Tive um amigo de infancia que qd. jogavamos futebol ele tinha sempre a bomba no poste da baliza, para se socorrer, mais tarde fomos para a tropa, ele não ficou livre e quando tinhamos exercicios ele não aguentava e eu tinha que o trazer ás minhas costas vários km´s até ao quartel. É de facto lamentavel como estas pessoas bem como os esquisofrenicos tinham que cumprir o serviço militar obrigatório. Mas felizmente consegui salvar a vida um deles em Mafra.

Carlos Paiva - Monte Abraão/Queluz

Unknown disse...

podem os perfumes originar crises de asma? existe alguma contraindicação para os asmáticos quanto ao uso de perfumes?

Carlos Paiva disse...

Queria saber se os animais em casa, ( gatos ou cães ) podem complicar ou originar asma em crianças ou adultos, pois tenho 2 gatos em casa ?

Carlos Paiva

Deragnu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Paiva disse...

Queria informar os telespectadores e convidados que a asma em nada prejudica o desporto, pois sou atleta ferderado há 28 anos e conheci vários atletas asmáticos.
Por isso pratiquem desporto sem medo...

Carlos Paiva - Monte Abraão

Bad Boy disse...

sim silvia, influencia, porque a proximidade do mar implica maior humidade o que é prejudicial para o sistema respiratório. Sou de perto de Aveiro e quando fui estudar para Viseu tive alterações bem positivas.
Sou asmático e a asma afecta a performance desportiva, por muito controlada que esteja, ela está sempre presente. Cada caso é um caso Carlos Paiva.

Deragnu disse...

Hé pá, será a solução também para quem tem animais em casa e sem perceber multiplicam pulgas e seus ovinhos e pulginhas microscópicas. É a solução, eh pá isso era fantástico. Fitros para aspirador

Visit our sub-micron filtration world for the latest in hepa and ulpa filters. From cleanrooms to surgical suites... from biosafety cabinets to medical ...
www.hepa.com/

Unknown disse...

nunca tive asma, ou crises respiratórias nem alergias. frequento cidades e zonas de campo, e nunca tive qualquer problema. será que alguma vez posso ter problemas de asma ou de alergias?

lady_blogger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anjos disse...

Estive atenta ao vosso programa,que é como sempre exemplar.Tenho no entanto algumas duvidas em relação à limpeza da casa.Tenho um filho com Fibrose quística ainda pequenino e então uso muito soluções de hipoclorito de sódio e outros desinfectantes "potentes" nas limpezas da casa pois quero a todo o custo eliminar bolores e outros fungos,assim como bactérias que no caso dele podem significar um agravamento da doença mas a minha filha mais nova parece ter crises asmáticas quando utilizo estes mesmos produtos.Tento arejar a casa mas parece não resultar.
Que produtos de limpeza posso usar que me garantam desinfecção e sejam tolerados por asmáticos,ou possíveis asmáticos?Obrigado.

Anjos disse...

Pois no caso da proximidade ao mar,fico então com um grande dilema!Pois o meu filho de 3 anos têm Fibrose Quística e melhorou muito desde que viemos viver para a beira mar,devido às altas concentrações salinas do ar e agora a minha pequena de 10 meses parece não se adaptar a este clima,pois está sempre muito vento!Como é óbvio,e dado a gravidade da doença do meu filho não penso em sair de próximo do mar pois corro o risco dele piorar mas era óptimo encontrar o meio termo,talvez a 2km do mar,quem sabe equilibrava para os dois!è muito complicado.

Anjos disse...

Pois é sr.Carlos Paiva,Viseu já deve ter o ar mais puro!è a proximidade da Serra da Estrela,dizem que lá o ar é mais puro.Até me mudava para lá,se tivesse muito sal no ar...mas isso só se verifica à beira mar!Complicado.

Anjos disse...

Afinal não é o sr.Carlos Paiva??!è o "bad boy":Desculpem...

lady_blogger disse...

Para a Silvia:
Estou a pensar um dia destes colocar à venda o T3 que lá tenho. Já sabe, se pensar mudar-se para lá...
As melhoras dos seus petizes!

CC

Maria Mendes

Helena Brantuas disse...

Parabens pelo programa.

Sociedade Civil disse...

O livro do dia será entregue a paula Torrão
( por favor entre em contacto com a produção)
Saudações civis