quarta-feira, outubro 1

Tatuagens perigosas?

Os jogadores do Real Madrid estão obrigados a pedir autorização ao clube para fazerem uma tatuagem. Com esta decisão, em alterar o código interno da equipa, pretende evitar-se infecções e doenças, mas também o cansaço físico que uma sessão de tatuagem pode acarretar.
O mediatismo da notícia trouxe para discussão a necessidade de precaução e de informação de quem fez ou pensa fazer uma tatuagem.
A utilização de materiais esterilizados e ter as vacinas em dia estão entre as principais indicações a seguir para quem quer tatuar permanentemente a pele.
Para quando um manual de boas práticas para o sector? A sensibilização é adequada? E o perigos das tatuagens temporárias?
Conheça as respostas neste programa.

Convidados:
Olívia Bordalo, Médica Dermatologista
Rui Miller, Director do Departamento Médico do Belenenses
Vitor Sérgio Ferreira, Sociólogo do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
Francisco Charrua, Tatuador

37 comentários:

Cris disse...

Sou espectadora assídua do Sociedade Civil e este programa interessa-me particularmente.

Possuo duas tatuagens, uma delas com extensão considerável. O meu tatuador tem um espaço em óptimas condições e todos os cuidados de higiene, mas já visitei locais onde não há grandes condições de higiene. Os estúdios de tatuagens são abrangidos por alguma regulamentação de higiene e segurança, e são feitas fiscalizações? Não me parece haver grandes cuidados por parte das autoridades competentes.

Por outro lado, tenho pena que as tatuagens sejam marginalizadas, são uma forma de arte intemporal, antiga e actual, muito bonita, como a arte deve ser.

C.F.

lady_blogger disse...

Detesto a dor, e se puder evitá-la evito. Logo evito fazer tatuagens, porque todos aqueles que conheço e que têm feito têm dito que ficam doridos.
Por outro lado nem acho piada às tatoos, principalmente às que se alastram pelo corpo e às que são declarações de amor.
Muitas pessoas não pensam que no futuro com as rugas aquelas tatoos ficam diferentes. E enquanto se é jovem fica menos mal.
Há gostos para tudo. Quem gostar, que as faça, mas com o devido cuidado para não contrair doenças por contágio de uso partilhado de agulhas.
Ainda bem que nem todos gostamos do amarelo...

CC

Maria Mendes

lady_blogger disse...

No caso específico dos jogadores do Real Madrid, acho que algo mais se esconde por detrás dessa nova regra. Talvez queiram combater a rebeldia dos jogadores e evitar que estes façam tatuagens que provoquem o público espectador ou até os adversários.
Com tatuagens ofensivas os jogadores poderiam estimular a ira de alguém em jogo ou na bancada, o que provocaria mais violência do que aquela que já há habitualmente em campo.

Por outro lado, talvez se pretenda dar um ar mais clean aos jogadores, fazendo-os transparecer uma imagem de meninos bem comportados.(Não significa que os tatuados não sejam bem comportados.)

Veremos se esta moda de não permitir tatoos vai pegar e abranger outras equipas e outros desportos...
Parece-me que sim!

CC

Maria Mendes

Unknown disse...

Boa tarde,
A realização de uma tatuagem, dado o seu carácter deve ser algo bem ponderado. As minhas dúvidas reportam-se a questões do ponto de vista da saúde e não tanto do ponto de vista da aceitação social por isso coloco as seguintes questões:

1º Gostaria de saber se existe algum aconselhamento médico a quem pretende efectuar uma tatuagem, isto porque existem variadissimos tipos de pele com sensibilidades muito distintas. A pessoa que pretende uma tatuagem pode desconhecer se a sua pele é indicada ou não para realizar uma tatuagem.(Penso que a pessoas que como eu já tiveram melanoma ou outros problemas de pele, não será recomendado fazer tatuagens)

2º Os pigmentos utilizados são inócuos para a pele?
Existem riscos acrescidos para o desenvolvimento de problemas de pele nessas zonas?

3º Tendo um tipo de pele com tendência para o aparecimento de nevos melanóciticos, qual o risco de realizar uma tatuagem onde já existe um desses nevos? E se surgir um onde já existe uma tatuagem?

Vemos várias campanhas a alertar as pessoas para os cuidados da exposição exagerada a sol mas até hoje nunca obitve informação suficientemente clara quanto aos riscos das tatuagens a não ser o das eventuais doenças transmissiveis pelo material utilizado, e que claro, tem a ver com as lojas de tatuagem que não funcinam correctamente. Agora penso que falta o esclarecimento das consequências para a pele própriamente dita.

Pedro
Lisboa

piggy disse...

Parabens pelo programa.
Gostava apenas que explicassem se há, na nossa lei, alguma proibição de uso de tatuagens visiveis por pessoas que façam atendimento ao publico?!!
Obrigada

CVC disse...

As autoridades têm o dever de informar os estúdios de tatuagens e criar um manual que os possa ajudar.
Não serve de nada acusar as casas de tatuagens se as autoridades públicas não têm legislação especifica para elas.

O Taxidermista disse...

Acho o tema de hoje interessante, mas realmente faz-me impressão ver piercings serem feitos e tenho que mudar de canal.
É pena esta escolha do formato das reportagens, que impede que todos os interessados possam acompanhar o programa devidamente.

H. Borges disse...

Boa tarde

Não existe, em Portugal, qualquer legislação aplicável às tatuagens e piercings.

Embora a existência desta lacuna seja grave e necessite de rápida resolução, penso que cabe fundamentalmente aos utilizadores, e amantes destas formas de expressão cultural e artística, estarem conscientemente informados sobre todas as implicações e tomar a iniciativa de despistar todos os aspectos, e estes podem abranger desde os locais em que se efectuam até as implicações de saúde que eventualmente daí podem advir.

No meu caso especifico, demorei cerca de 10 anos a meditar e a informar-me sobre o assunto até realizar a minha 1ª e única tatuagem.

Cumprimentos

Anjos disse...

Olá boa tarde.
Acho muito bem a abordagem deste tema,é uma questão de saúde pública,pois se nos preocupa tanto a utilização e reutilização de agulhas por toxicodependentes,pelo facto de se tornarem potenciais transmissores de doenças,então devemos nos preocupar e desejar que todas estas técnicas sejam efectuadas com o máximo de segurança,para bem dos que as fazem e para a segurança de todos nós,quer façamos ou não este tipo de aplicações.

Unknown disse...

E a remoção das tatuagens através de laser é defacto eficaz? Qauis as contra-indicações? Puderá levar a que quem faz uma tatuagem encare de forma mais leve pois existe a possibilidade de a remover?

Marcelo Campos disse...

Concerteza que a informação às casas de tatuagens deverá partir das autoridades, mas há dar a conhecer e ensinar às mesmas para uma busca de informação.

Já deparei com uma situação de alergia numa tinta verde numa casa de tatuagens conceituada, felizmente após uma temporada dolorosa a pessoa recuperou;
tbm lá fiz a minha pequena tatuagem e tudo correu bem, mas reconheço que os tatuadores deveriam perguntar se as pessoas são alérgicas a pigmentos, metais etc... Mas muitas das pessoas de certeza que responderiam que (até à data não), tbm creio que os tatuadores não querem mau nome para as suas casas...

Pelo que se deverá apostar nessa area para prevenir de forma a agradar a todos....

antónio disse...

e como podemos encontrar a empresa que faz remoção de tatuagens a laser que vocês foram entrevistar?

CVC disse...

A remoção de tatuagens a laser tem eficácia de 90!

Marcelo Campos disse...

Tbm gostaria de saber até que ponto é seguro remover as tatuagens sem deixar marcar e onde devemos recorrer, quais as precauções a tomar e que tipo de cirugia fazer???

Anjos disse...

Lembro que quando estava grávida uma das coisas que a médica me disse é que se tivesse uma tatuagem próxima do "sacro" não me permitiriam a anestesia epidural.È comum esta restrição?
E um piercing num umbigo deve ser logo retirado no inicio da gravidez.Depois da gravidez pode ser de novo colocado ou têm que se efectuar novo "furo" e nova aplicação?São duvidas de algumas amigas.Obrigado.

lady_blogger disse...

A Fernanda seria capaz de se tatuar ou colocar piercings? Que tatuagem faria e onde colocaria esta e os piercings?

CC

Maria Mendes

antónio disse...

já descobri:
centro de tecnologias laser
www.eurocarsil.com
tel: 213153161

fazem diagnóstico e orçamento sem custos

xmen disse...

Tenho estado a assistir ao vosso programa e ainda não falaram acerca de uma coisa que me paredce muito importante, sobretudo para as mulheres que querem ser mamãs. Tenho um bébe de 5 meses e quando fiz aulas de preparação para o parto, fiquei a saber que a maioria dos anestesistas não fazem epidural em pessoas que tenham tatuagem nessa zona da coluna. Eu não possuo tatuagens, mas algumas das futuras mamãs que estavam na sessão ficaram apreensivas e espantadas por nunca terem sido alertadas para esse facto.

O Homem dos Leões disse...

“Tatuei teu nome no meu pensamento, depois o transformei em canção e as batidas do meu coração deram-lhe o ritmo perfeito”

Deise Domingues Giannini

--

TATUAREI...
Ana Kilesse

Tatuarei meu corpo com o fogo
Do amor em brasa que incendeia
Coração em chamas ardentes
Que ainda queima com o escorrer
Do néctar do gozo intenso
Das noites em que tua boca
Percorrendo todos os recantos
Deixou tatuado com marcas de amor
Hoje faço uma tatuagem tua
Gravando em mim o que sobrou de ti...

Que tal sentir tatuado
no corpo as folhas do milho verde
cortando, roçando em meus braços tenros, de idade e surpresa, a dor a sede a fome, física e de carinho.
Um dia, um dia...irreflexão, irresponsabilidade, sadísmo/masoquismo
O Monstro de Loch Ness, com mais de 4m, assustador

tt

lady_blogger disse...

Os agricultores costumam marcar o gado e até colocar-lhe tipo piercings nas orelhas.
Agora são as pessoas que usam tácticas parecidas para se certa forma se destacarem ou marcarem uma identidade.

CC

Maria Mendes

lady_blogger disse...

Há tatuagens que podem ser sexy, mas só se for para mostrar a quem se ama e não para mostrar a toda a gente.

CC

Maria Mendes

Maria disse...

Boa tarde.
Possuo cicatrizes de excertos de pele devido a queimaduras, efectuadas há mais de 25 anos. Gostaria de saber se posso tatuar por cima destas cicatrizes e se numa pele com tendência a fazer colóides as tatuagens são ou não desaconcelhadas.

Obrigada

Maria, Linda-a-Velha

lady_blogger disse...

Os piercings na língua ou nas partes intimas prestam-se a quê ou servem para quê? É bonito? É arte?

CC

Maria Mendes

lady_blogger disse...

Só às tatuagens temporárias acho alguma piada.
Tal como as roupas saem de moda, também algumas tatuagens caem em desuso, e só para as temporárias há remédio, pois pode-se variar. Antes de fazer uma tatuagem deveriam ter em conta questões de saúde, questões sociais e até o facto de as modas e gostos pessoais mudarem ao longo dos tempos.

CC

Maria Mendes

marcelo disse...

boas.eu gostava de saber se com a perda de peso as tatuagens no braço ficam danificadas?

Francisco Macau disse...

Boa tarde,

Sou espectador assíduo do programa Sociedade Civil e hoje, a temática é bastante interessante pois apesar de não possuir tatuagens, possúo piercings e já por muitas vezes pensei em fazer uma tatoo. Poderia vir aqui falar de muita coisa pois o assunto abrange modas, idades, etc etc e muito etc...mas não, venho colocar-vos apenas uma questão: De facto todos os meus amigos que possuem tatuagens dizem que ao fazerem a mesma sentiram dor. E o Ser Humano não procura a dor? Não paga pela mesma quando paga ginásios que nos causam dores corporais imensas...que mesmo quando não conseguimos 'puxar' mais peso, insistimos e puxamos, e massacramos o nosso corpo por isso? O culto do corpo causa dor e ninguém se queixa!

marcelo disse...

boas.eu gostava de saber se com a perda de peso as tatuagens no braço ficam danificadas?
obrigado.

marcelo disse...

boas.eu gostava de saber se com a perda de peso as tatuagens no braço ficam danificadas?
obrigado.

Home Cinema disse...

Boa tarde

Será que um rapaz como eu de 13 anos poderia fazer tatuagem temporaria ou efectiva...


Eduardo Vilar do Paraiso

H. Borges disse...

Caro Eduardo,

Sem dúvida alguma, fazer temporária.

Penso que tens muito tempo para pensar sobre o assunto.

Até porque, com uma temporária pode ver como fica e se gostas.

H. Borges disse...

Com autorização dos pais, está claro!!!

lady_blogger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lady_blogger disse...

E que acontece às tatuagens se as pessoas engordarem nas zonas tatuadas?

CC

Maria Mendes

O Homem dos Leões disse...

Deixá-los andar,... para mim já me basta as marcas e cicatrizes da vida, essas sim contam uma história e em muitos casos, de forma intensa. Em relação ao desporto ainda ontem não vi vantagem nenhuma.

tt

Anjos disse...

Cara Cláudia,o tema das anestesias por epidural já foi abordado,após o meu comentário.
E a resposta foi clara.Não!Realmente não são permitidas anestesias epidurais em grávidas que tenham tatuagens na região dorsal,em cima da coluna vertebral.
É realmente importante a reflexão de onde,quando e em que zona se devem colocar as tatuagens,antes de existirem dissabores.

martagaspar disse...

Cada um é dono de seu próprio corpo.
Cada um que faça o que quiser, desde que seja maior de idade.
Pessoalmente, detesto.

Sociedade Civil disse...

o livro do dia será entregue à telespectadora Claudia ( 14h57)
agradecemos contacto com a produção

saudações civis