terça-feira, janeiro 20

Podemos acreditar nos signos?

Há séculos que milhões de pessoas tentam prever o futuro ou adivinhar a sua personalidade através do zodíaco. Entretanto, ao longo destes séculos, Copérnico e Galileu redesenharam o mapa astral, foram descobertos novos planetas, um (Plutão), foi recentemente desclassificado passando à categoria de “calhau” sideral, mas as previsões mantiveram-se. Há alguma correspondência entre astrologia e astronomia? Que credibilidade atribuir aos signos?
Até que ponto é que as previsões se realizam apenas por acreditarmos mais ou menos nelas?
As respostas, sem qualquer previsão, no próximo SC.

Convidados:
José Prudêncio, Professor de Filosofia, Astrofilósofo e Consultor de Orientação e Previsão
Carlos Amaral Dias, Médico Psiquiatra
Inês Barros Baptista, Escritora e Jornalista
Eduardo Madeira, Humorista

24 comentários:

Maria ACMA disse...

Eu vejo-vos todos os dias (acho eu!!) queria pedir que visitassem os meus blogs, são diferentes dos seus...

Tatiana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vitória Almeida disse...

A astrologia é muito mais do que uma leitura diária, é a percepção de que no nosso mapa astral estão desenhadas as rotas e os "institos" de que nos fala José Prudêncio.

Martinha disse...

Olá

Claro que não! Leio só por curiosidade. Aliás se os ler a todos, todos eles vão de encontro a um ou outro assunto que no momento me está a acontecer.
Dizem tudo e não dizem nada!!
Mas eu acredito sim na astronomia, na ciência.

16 de Abril - carneiro
Martinha
Continuação de boa tarde, aqui pelo Norte está neve.

Eloísa disse...

boa tarde.
já tive casos em que a previsão realmente aconteceu..mas será que aconteceu o mesmo a todas as pessoas com signo igual ao meu (Carneiro)? certamente que não. não sou supersticiosa, mas sinceramente gosto de consultar o meu signo! não o procuro para a tomada de uma decisão, não me é fundamental! apenas gosto :)

Miriam Levi disse...

A Lua não altera as marés do mar?
O Sol não altera as estações do ano?
Os ciclos de Milankovitch na forma actual ou as previsões Maias quase distruidas com a invasões Espanholas, o que nos dizem? Acham que as temperaturas baixas de hoje são uma casualidade ou consequência?
O que acham das profecias Maias para 2012?

Unknown disse...

Boa tarde,
As cartas astrais, mapas astrais têm como referência a data de nascimento e o local para estabelecer a posição dos astros.
Num sistema, que procura definir as predisposições de um individuo, porque é que estabelece esse ponto de referência e não o do local e hora de concepção? ou porque não uma outra data ainda durante a vida intra-uterina visto que aos 6 meses o bebé está plenamente formado e com os sentidos activos?
Posso dizer que sou Balança com ascendente em Balança, porque a referência é precisamente a minha data e local de nascimento.
Pergunto se não seria completamente diferente se fosse usada outra data? A questão é que eu seria sempre o mesmo.

Pedro C
Lisboa

Jo disse...

Olá!

A propósito do tema da Astrologia, gostava de dizer que é errado julgar a Astrologia pela percepção que nos chega. Todos esses horóscopos generalistas que povoam as revistas, os rankings e outros afins do género são completas farsas e devem ser vistos como entretenimento.

Uma pessoa não é um signo solar, mas uma composição de vários aspectos entre planetas, signos e casas.

A Astrologia pode ser útil na questão dos trânsitos, não para ficar em casa porque existem "maus" trânsitos, mas para poder aprender a lidar melhor com eles. Exemplo: se há um trânsito que pode significar gastos imprevistos, pode ser útil poupar dinheiro com alguma antecedência.

No que toca ao "discurso" e à "crença"até mesmo nas ciências humanas existem estas variáveis. Por muito que um Psicólogo ou um Psiquiatra tentem, são pessoas e é inevitável que existam interferências de crenças, interpretações e outros afins que nos moldam enquanto pessoas.

Só gostaria que se debatesse a "verdadeira" Astrologia.

Obrigado e bom programa!

Unknown disse...

Se eu tiver uma personalidade influenciável, e me disserem que determinado acontecimento vai ocorrer, em que medida não serei o veículo para que ele venha mesmo a ocorrer?

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Só uma correção ao professor José Prudêncio. O Professor Amaral Dias é não só bem conhecido a nivel nacional mas também internacionalmente. Fui aluno dele nas catedras em Coimbra e é fabuloso. Parabéns pelo programa

João Almeida
Aveiro

angela disse...

eu vejo-o quando posso, mas não dou muito atenção aos signos apresentados nas revistas!
dou mais atenção a pessoas que conheço e sabem fazer e ler mapas!

Luis Moisão disse...

ola boa tarde eu leio os signos mas apenas por curiosidade pois nao somos todos iguais e conheco muita gente do mesmo signo que eu (capricornio)que nao pensa como eu .cada individuo é um embora existam certas caracteristicas comums a todos no mesmo signo como a teimosia no meu. continuacao de bons programas

Dannilo disse...

veremos o quão importante é trazer para a mente humana a revolução radical.Essa crise é uma crise na consciência uma crise que não pode mais aceitar as velhas normas os velhos padrôes as antigas tradições e considerando o que o mundo é hoje com toda a miséria,conflito,brutalidade destrutiva,agressão,o homem ainda é o mesmo de antes ainda é bruto,violento,agressivo,competitivo,e ele contruiu uma sociedade nestes termos.AINDA CONTINUAM A ACREDITAR NOS SIGNOS?

WL disse...

Os signos, assim como a religião, racismo, e outros tipos de preconceitos, são uma maneira de controlar a sociedade e incutir medo nas pessoas. Libertem a mente e vivam o momento.

Ladrilhos disse...

Olá, boa tarde. É com muito prazer que hoje assisto ao vosso programa, não pelo tema em si, mas essencialmente pelos convidados presentes. Gostaria de perguntar ao Professor Doutor Carlos Amaral Dias porque é que prefere apresentar-se como Psiquiatra em vez de Psicanalista, já que penso pesar muito mais a segunda Escola interpretativa nas suas reflecções. Obrigado.

Unknown disse...

Boa Tarde, sobre signos tenho algo a dizer.
Começando pela forma como são obtidas as informações, hoje em dia nenhum astrólogo agarra no telescópio para ver as posições astronómicas, e tudo é feito por computador, qualquer um de nos pode ser astrólogo, conseguimos fazer cálculos com milhares de anos de avanço. não será isso a prova que a astrologia é de certa forma "oca"?

Uma outra coisa se eu fosse um leigo a signos (e nem eu soubesse o meu signo), eu olharia para um qualquer deles e dira que sou eu, o nosso poder de auto sugestão é enorme, nos podemos ser uma qualquer personalidade que o zodiaco nos dá.

Para finalizar apenas mais um comentário, que dizem os astrólogos da exploração espacial? todos os dias enviamos sondas e satélites que iram de qualquer forma interagir e alterar com o universo. estará a astrologia protegida do futuro? Pela Fisica newtoniana e ate pela quântica, apenas por estarmos a observar um fenomeno já o estamos a alterar.

Alexandra Santos disse...

É curioso este temas, pois é tão subjectivo…
No entanto, devo dizer-lhes que o programa está a deixar-me curiosa…
Não acredito no que se lê semanalmente, identifico-me com algumas características do “Touro”, que é sempre o meu signo. Contudo, como tudo na vida
“Presunção e água benta, cada um toma a que quer”

Alexandra Santos

manucha disse...

Boa tarde
Sorte,azar, coincidências, intuição são experiências que todos já vivenciamos...
Se as próprias ciências não são exactas, pq deveria ser a existência de cada um ?
Mas o mais importante é o auto conhecimento de cada um, só desse modo poderemos aproveitar tudo o que o Universo nos propociona.
Obrigado

Su disse...

Barak Obama nasceu a 4 agosto 1961.

Já agora, gosto muito do vosso programa!

Ricardo disse...

Será que o meu mapa astral é credivel, uma vez que nasci prematuro? Gostaria de ouvir a opinião do Eduardo Madeira em relação a este assunto.

CarlaRamalho disse...

Boa tarde!

Só para informar que Obama é de Signo Leão, nascido a 4 de Agosto!

Miriam Levi disse...

Podemos acreditar nos Psiquiatras?
Será que o diagnóstico é científico?
O diagnóstico de um chines é igual a um europeu ou um africano? Agora temos mais pessoas com depressão, já não há pessoas tristes, porque não há medicamento para a tristeza...

Sociedade Civil disse...

Para mais informações sobre as cartas astrais pintadas pela convidada em:

mandalma@gmail.com

Saudações Civis