quarta-feira, fevereiro 11

Deixar de usar óculos

Cirurgia laser para a miopia ou o recém-chegado a Portugal implante de lentes acomodativas, são algumas das soluções para deixar os óculos de lado. Este último é um processo novo em Portugal que poucos conhecem ou têm acesso.
Uma lente indicada para qualquer graduação, seja miopia, hipertrofia, hipermetropia ou presbiopia. Para os menos entendidos, é uma variante da operação às cataratas já testada há vários anos.
Queremos neste SC dar a conhecer estas ou outras opções para deixar de usar óculos e dar conselhos para evitar chegar aos 50 anos e começar a usar óculos – o que acontece a 100% da população nesta faixa etária.

Convidados:

Castro Neves, Director do Departamento de Oftalmologia do Instituto CUF Porto
Joaquim Murta, Director do Serviço de Oftalmologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra
Mónica Pinto, Médica Pediatra
Nilton, Humorista

41 comentários:

Sandra Bastos disse...

Grande tema!

Comecei a usar óculos com 7 anos (necessidade descoberta num rastreio escolar) e naturalmente os comentários dos colegas eram frequentes.
Mas sempre encarei isso como o meu pai me dizia "tens uma coisa que eles não têm. Não é fixe?" E era mesmo!!!

Anónimo disse...

Estou interessado em saber preços e procedimentos das operações.
Já tenho miopia desde criança, não posso usar mais lentes de contacto.

Unknown disse...

Tenho miopia desde os 14 anos. Nunca me agradou a ideia de utilizar óculos, tendo começado a usar lentes de contacto descartáveis. Hoje tenho 19 anos, e o meu oftamologista já me informou que em breve (quando a miopia parar de agravar) poderei ser operado. A ideia desperta algum receio da minha parte, mas espero ganhar coragem para o vir a fazer.

Unknown disse...

Ainda sem ver o que se vai passar neste programa,penso que falta neste painel de convidados um optometrista. Pois estes profissionais vão ganhando cada vez mais o seu espaço no que se refere a cuidados primários de saúde visual, e hoje em dia apresentam também soluções para redução de miopia como é o caso das lentes de contacto de ortoqueratologia. Reconhecidos em alguns países, relegados noutros...Mas este tema de certeza que daria outro "Sociedade Civil"

Angelica disse...

Uso óculos desde os 10 anos e confesso que aos 25 já não vejo a minha cara sem eles... As lentes de contacto são a solução para a praia/piscina e para ocasiões especiais!

Pedro de Castro disse...

Boa tarde,
A minha primeira consulta de oftalmologia foi com 18 anos e tenho hoje 29 anos.
Nessa altura dirigi-me por sentir a vista cansada e foi-me diagnosticada uma leve miopia. Nessa altura, o médico indicou-me que até por volta dos 25 anos a miopia poderia progredir, mas felizmente não avançou muito.
Pessoalmente, gostaria de não precisar de usar óculos para ver ao longe e sem ter de andar a semicerrar os olhos quando me esqueço deles.
Já no secundário, tinha uma professora que me recomendou pausas de 10 minutos no estudo e ir para a janela olhar para longe. Realmente notava que de estar tanto tempo a olhar para perto os olhos acomodavam-se e quando olhava para longe via tudo desfocado. Com essas pausas reparava que ao fim de alguns minutos os olhos iam adaptando-se e passava a ver melhor.
Mais recentemente, e não sei se por já ser míope ou não, tive um episódio de abrasão córnea no olho esquerdo.

Gostava de saber se, no caso da miopia e tendo eu uma miopia de baixa graduação, se é possível recorrer à cirurgia? (ou se apenas é eficaz quando já se está com lentes de fundo de garrafa!)

madame M. disse...

Tenho 44 anos, sou miope de fraca graduação, uso óculos , vejo muito bem ao perto. A minha duvida é : se fizer a operação á miopia terei problemas na visão ao perto? Terei de usar óculos para ler?

Marta Varino disse...

Tenho 30 anos e já uso óculos desde os 20, mas só preciso dos óculos porque vejo mal ao longe, normalmente ao perto tiro os óculos. Tenho 1 diopetria em cada olho. Há alguma cirurgia para o meu caso? Obrigada. Marta

Unknown disse...

o astigmatismo tem operação? quais os riscos da operação? quais os custos? se tem operação é definitivo ou pode regredir? ha alguma forma de melhorar sem cirurgia?

Nelson

m* disse...

interessante!
quando tinha 7 anos necessitei para correcção da vista, à três ano voltei a precisar, o excesso de horas em frente ao computador não são meigas nem mesmo para uma vista com 20 anos, na época. mas é por necessidade, por isso não tenho problemas com isso!

marta loureiro

Joana disse...

Tenho 32 anos. Comecei a usar óculos aos 12 anos (miopia e astagmatismo). Sempre detestei. Para mim era horrivel.Na praia, no duche, até a cozinhar me incomodava por causa do vapor que os embaciava. Tentei as lentes de contacto e não me adaptei. Usava lentes descartáveis em ocasiões especiais mas nunca foi confortável. Fiz a cirurgia a lazer no Porto (moro em Lisboa) e foi a melhor coisa que fiz por mim nos últimos tempos. Fui alertada de todos os riscos e consequências possiveis, avancei, e hoje, passados 2 anos, tenho 100% da visão em ambos os olhos. Só me arrependo de não ter feito antes.

Unknown disse...

Boa tarde!

Gostaria de saber como é que funciona a GINÁSTICA OCULAR e se resulta como um tratamento da miopia.

Laura disse...

boa tarde

parabéns pelo tema

gostaria de saber qual a contribuição da ortóptica nos rastreios visuais e no esclarecimento da população em geral sobre os temos abordados no programa de hoje.

Tartaruga Genial disse...

Boa tarde, o meu nome é Pedro tenho 25 anos e já uso óculos desde os meus 17 anos.

Devido à minha dificuldade de ver ao longe/dores de cabeça constantes, decidi ir fui a uma consulta de oftalmologia não a um especialista de um hospital, mas sim a uma loja especializada onde realizei os testes específicos sendo o resultado miopia.

Gostaria de saber se existem diferenças qualitativas na prestação de um diagnostico preciso, ou seja se os especialistas dos hospitais estão mais preparados que os colegas dos shoppings e lojas.

E até que ponto o comercial se impõem à verdadeira necessidade de usarmos óculos, levando o suposto miope a desenvolver uma necessidade forçada de usar óculos prematuramente.

Obrigado.

karreira disse...

Olá.

Uso óculos desde criança e para mim é como se sempre usasse. Por isso é que não me faz diferença usá-los. Comprei uns óculos de massa ainda quando não era moda e fui muito gozado...e hoje em dia é o que tá na moda. Até fui equiparado ao Nilton ou até ao Manuel Luis Gocha.

Cumprimentos

Unknown disse...

Uso óculos a tempo inteiro desde os 18 anos. No início não gostei da ideia mas hoje quando tiro os óculos sinto-me despida. É estranho! Não me sinto eu! Gosto mais de mim com os óculos.

sombraescura disse...

Gostaria apenas de relatar o que aconteceu com a minha esposa quando há cerca de 2 anos, com 37 anos de idade fez a operação Laser à miopia.
Aparentemente correu tudo bem, deixou de usar a lente (só tinha miopia num olho) só que passado um mês ou dois começou a ver uma mancha que se deslocava a frente da sua visão.
Consultámos o especialista e depois de alguns medicamentos e análises diagnosticou que se tratava de um descolamento do cristalino. Problema que nunca foi assumido como reflexo da operação. Foi-nos explicado que é algo que deriva da miopia e foi apenas uma coincidência.
Gostaria que comentassem este caso.

Cumprimentos

João disse...

Tenho 17 anos e uso óculos desde os 11.Nunca fui alvo de gozo.Cerca de 4 anos para cá que uso lentes de contacto.Confesso que fiz força no uso das lentes por vaidade!Mesmo assim acho que são cómodas.Também ja me falaram desse tipo de operação de que falam, para fazer depois dos 18 anos!

obrigado parabens pelo programa

potter disse...

Tenho 16 anos e comecei a usar óculos aos 6 anos. Tenho miopia e estigmatismo.À 6 meses comecei a usar lentes de contacto e aceitei-as muito bem. Quando tiver mais de 18/19 anos estou a pensar em fazer uma operação mas como todos nós tenho muito medo...

FilipeChichorro disse...

Partilho da mesma dúvida da Marina. Fizeram-me referência a um livro que facultava métodos de tratamento de doenças não degenerativas oculares com ginástica ocular, mas não me lembro do nome do livro. Gostaria de saber melhor no que consiste até que ponto consegue ser uma ajuda para quem tenha doenças visuais.

Anónimo disse...

Olá, chamo-me Flávio e tenho 16 anos. Tenho estrabismo, o meu olho esquerdo entorta bastante (para cima) quando olho para a direita, já fiz tratamento mas de nada resultou. Continuo com o problema. O que posso fazer? Cirurgia?

Cristina Rocha disse...

Estou tetraplégica e com o acidente fiquei com dupla visao e aumentou-me a graduação de 1.5 para 3 em cada olho. Antes do meu acidente tentei lentes de contacto, mas não conseguia usá-las e depois o médico oftalmologista disse-me que tinha um pouco de conjuntivite.

Unknown disse...

Boa Tarde

Tenho 30 anos, e uso óculos desde os meus 7 anos, recentemente
questionei o meu médico sobre a possibilidade de fazer a operação a
laser, mas ele disse-me que tenho cerecotone e que isso implicaria um
transplante de cornêa. Como nunca tinha ouvido falar, gostava de ouvir
a vossa opinião por favor.

Obrigado e felicidades para o programa.

Hugo Silva

Tiago M. disse...

Sempre me questionei sobre os exames oculares gratuitos feitos em lojas especializadas na venda de óculos.
Gostaria de saber se estes testes serão de confiança, ou se será recomendável consultar um técnico "independente". Afinal, essas lojas, como qualquer estabelecimento, têm objectivos comerciais. Ainda não conheci ninguém que tivesse ido a uma dessas consultas e saísse sem um par de óculos na mão, por muito ligeira que seja a graduação.

Unknown disse...

Duvida.
Boa Tarde, chamo-me Rui e gostava de saber se há algum avanço no que diz respeito á doença keratoconus. Foi-me diagonosticado há 5 anos e gostaria de saber os avanços. Se ainda só é possivel a cura, com operação.
Obrigado

Bruno Alves disse...

Boa Tarde, tenho 19 anos e desde nascença que tenho Alta Miopia (12 dioptrias). Gostaria de saber se é possivel uma operação para esta doença e caso seja possivel como ficaria a minha visão depois da operação.
Esta pergunta vai ao encontro do uso dos oculoe, é que desde nascença utilizo os oculos e queria saber se é possivel deixa~los ou usar lentes... Depois destes anos todos, ja chega de oculos.

Obrigado
e Parabens pelo programa

antónio disse...

olá Fernanda, olá a todos.

Eu sou daqueles que aos 40 anos ouviram do oftalmologista "está a precisar, para ler e ver até aos 30cm. E olhe que daqui para a frente vai sempre piorar". E tinha razão, em 1 ano precisei logo de aumentar a graduação. Eu que, mesmoa usar óculos se sol, sempre tive dificuldade em concentrar-me. Sempre precisei de tirar os óculos. Agora, quando os coloco, sinto-me um pouco senil, desconcentrado, durante um bocado. Depois habituo-me. Mas se tiro e volto a pôr, tudo recomeça. Porque será?

Pedro de Castro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Boa tarde.

Sou o Ricardo Palma do Algarve, e foi-me diagosticado uma doença genética (rara) que se designa por caracto-cone.

Gostaria de saber se realmente já existe alguma "cura" para este problema??? se não, que estudos tão a ser feitos para a solução deste problema???

Ernesto disse...

Por acidente entrou-me um pouco de aço para a vista.Operado no hospital de santa maria só á 2ª vez em 3 dis me foi extraido o objecto extranho. Parece que o aço no seu percurso em processo de " fusão" perfurou vários componentes do olho.Perdi 90% da visão.Entretanto o médico sugeriu a colocação de uma lente intraocular, advertindo-me no entano que estando o olho bastante " retalhado" as hipótses de sucesso seriam no máximo de 50%.Em julho de 2008 por volta das 20 horas ligaram-me para me apresentar no dia seguinte no hospital de santa maria preparado para ser operado.Encontrava-me a 900km de lisboa. Até hoje não mais fui contactado apesar de ja ter ligado para o hospital a comunicar o meu regresso a casa. Posto isto pergunto poderei ser operado atraves desta nova tecnologia?

Desde já grato pela atenção dispensada

Pedro de Castro disse...

algo que nunca ouvi é o alertarem as pessoas para o facto de ser recomendado a utilização de óculos de sol para os proteger dos raios UV e ter cuidados com o tipo de lentes de óculos de sol que utilizam. Muitas pessoas não têm noção que se pode ter um melanoma nos olhos, precisamente porque temos pigmentação nos olhos.

Gostava de saber qual a recomendação dos médicos quanto a isso.

Unknown disse...

rui de novo, uso oculos que n me ajuda muito dado quenão consigo usar lentes de contacto

Rui de Carvalho disse...

Boa tarde, tenho 20 anos e há seis meses utilizo óculos para a vista cansada. O problema da visão para o estudo e computador ficou resolvida, mas ainda tenho um grande problema com a claridade (tenho olhos escuros), chegando mesmo a ficar com grande dor de cabeça. A partir da utilização dos óculos, foi me dito que este problema seria superado, o que não se verifica.
Gostava de perguntar, terei um grande problema na minha saúde visual?
Cumprimentos.

Unknown disse...

Olá! Tenho uma pregunta çobre hotica. Eu i o meu namoradu dixcurdamus numa coija. ele tem oculus desde crianssa majeu nao! sera que posso apanhar o contajio e crexereme oculus na cara?

Unknown disse...

Olá! Tenho uma pregunta çobre hotica. Eu i o meu namoradu dixcurdamus numa coija. ele tem oculus desde crianssa majeu nao! sera que posso apanhar o contajio e crexereme oculus na cara?

Odete e Dércilo de Deus

Pedro disse...

Gostaria de saber se é possível haver alterações no ângulo do astigmatismo, visto que usei óculos durante algum tempo, prescritos por um médico oftalmologista, e passado algum tempo e realizando novo exame oftalmológico o ângulo da primeira prescrição já era diferente.
Por ultimo gostaria de saber se há alguma utilidade naqueles especificações todas com que nos querem "impingir" nas ópticas.

Carina Timas disse...

Ola
O meu nome é Carina Timas e uso oculos desde os 7 anos de idade. No inicio apenas para corrigir uma ligeira miopia, até que aos 15 um médico me informou que tinha também um ligeiro estigmatismo. Entretanto, e para compensar a parte estética, troquei os oculos por lentes de contactos semi-rigidas, as quais deixei de usar. Estive 2 anos sem quanquer correcção e finalmente ha cerca de 1 ano voltei a usar oculos. Durante o exame fiquei a saber que não sofria de miopia com estigmatismo, mas sim de estigmatismo com ligeira miopia!resultado: Tenho 31 anos um estigmatismo bastante elevado (6 olho direito e 5 esquerdo com miopia 1.5 no olho esquerdo). Como não posso usar lentes gostaria de saber se existe alguma cirurgia capaz de corrigir de facto um nivel de estigmatismo assim tão alto e quais as causas do mesmo.
ha e em jeito de confidência tive alguma dificuldade em dicifrar a palavra de verificação...

FP disse...

Uso óculos desde os 11 e com lentes prismáticas desde os 19, uso-os para correção e cansaço da vista. Devia fazer regularmente ginástica ocular.
Tenho 21 anos, gostaria de saber como funciona o tratamento com as lentes prismáticas? E se existe alternativa?

sonharamar disse...

"Queremos neste SC dar a conhecer estas ou outras opções para deixar de usar óculos e dar conselhos para evitar chegar aos 50 anos e começar a usar óculos – o que acontece a 100% da população nesta faixa etária."
Conheço centenas de pessoas com mais de 50 anos que não usam oculos nem para ler. Gostava de saber quem fez essa estatistica tão erronea. Deve ser pra vender oculos.

Anónimo disse...

tema interessante e mais um programa ilucidativo...

Doar_sangue disse...

Boa tarde, sociedade civil!
Sou aluno do 12º ano, e o assunto que venho tratar não se enquadra no titulo "Deixar de usar óculos", mas como não encontrei o enquadramento certo, cá vai:
- Estou, juntamente com o meu grupo de trabalho, a realizar um projecto que visa a sensibilização da população sobre este tema, nomeadamente, sobre a tuberculose. Assim, pergunto-vos se será possível puderem fornecer-me alguma informação sobre a situação da tuberculose em PORTUGAL, pois navegando pela Internet é bastante dificil obter dados actuais.
Respondam para este mail: zejpinheiro@hotmail.com

Com os devidos agradecimentos e esperando uma resposta,
O Grupo da Saúde e Bom Saber de Vieira do Minho.