segunda-feira, junho 8

Ainda somos um povo de marinheiros?

Não pescamos tanto desde que a UE impôs quotas, e construímos menos navios (e alguns alegadamente defeituosos) do que há 30 anos. Mas continuamos a explorar o mar em áreas absolutamente inovadoras e há várias questões para esclarecer neste programa:
Que inovações tem Portugal associadas ao mar? Que importância têm a economia e as indústrias associadas ao mar? Criam emprego? Temos noção do valor que o fundo do mar possui? E que soluções existem para a poluição? E para a sobre-exploração? Que politicas para as espécies em extinção? Serão as verbas da UE um obstáculo?
Tudo isto no Dia Mundial dos Oceanos.
Convidados:
Carlos Sousa Reis, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Ex-Presidente do Instituto das Pescas da Investigação e do Mar
Ricardo Diniz, Embaixador Europeu dos Oceanos e velejador solitário
Comandante João Barbosa, Porta-voz e Relações Públicas da Marinha Portuguesa
Constança Belchior, Bióloga Marinha e Grupo Oceanos da Liga para a Protecção da Natureza

4 comentários:

Strawberryzinha disse...

Adoro o mar, e acho que ele interfere na nossa cultura ao longo dos séculos.

Gostaria de perceber porque é que a costa portuguesa não está devidamente aproveitada, como por exemplo a zona da Costa de Caparica e Fonte da Telha. Porque não realizar um estudo de impacto ambiental por forma a aproveitar sem estragar estes fantásticos locais, entre outros, podendo ser inclusivamente proveitoso para o nosso turismo?

Patrícia I. M. Santos

Jose Ferreira Pinto disse...

Somos sem dúvida bons marinheiros, corajosos e destemidos. Também pragmáticos e ávidos de aventura. Mas o que fizémos para as gerações futuras poderem continuar a explorar, a estudar e a contemplar esse mar que Camões diz ter feito homens que da lei da morte se libertam? O que falta ensinar aos mais novos?

PO disse...

Fernanda,

A relação que Portugal mantem hoje com o mar é um verdadeiro crime 'lesa-Pátria'. É uma relação de quem perdeu a memória histórica.

o Mar tem de ser um factor estratégico de desenvolvimento socio-económico de Portugal e uma forma de afirmação política internacional.
Beijinhos
Pedro Oliveira

PO disse...

Fernanda,
A relação que Portugal tem tido nos últimos anos com o mar, demonstra sobretudo duas coisa: 1. que somos um país sem memória histórica porque esquecemos das riquezas que vem do mar (também a nível energético) e 2. somos um país sem uma estrutura estragégica.
O mar tem que ser visto como fonte de desenvolvimento nacional e de afirmação internacional do nosso país. Será que os convidados concordam comigo?
Bjs
Pedro Oliveira