quarta-feira, junho 24

Segredos de uma boa hidratação

O aporte hídrico da população vai diminuindo com a idade, mas para alguns, independentemente da faixa etária, a ingestão de líquidos é sempre inferior à recomendada pelos profissionais de saúde. Mas a ingestão de líquidos é fundamental em todas as idades, com especial importância nas crianças e idosos, já que nestas idades a vontade de beber água é pouca e algumas patologias podem levar ao esquecimento deste hábito rotineiro. Dores de cabeça e enjoos podem acontecer nestes dias de maior calor, simplesmente por falta de líquidos no organismo. Neste SC, os especialistas falam das vantagens de uma correta hidratação para o nosso bem-estar, em qualquer idade.

Convidados:
Ana Leonor Perdigão
, Associação Portuguesa dos Nutricionistas
Rui Carneiro, Médico Urologista
Pedro Teixeira, Professor de Nutrição da Faculdade de Motricidade Humana
Hélio Loureiro, Confrade Fundador da Confraria da Água

24 comentários:

Cristina Rocha disse...

Boa tarde!
Todos os dias bebo muita água(de 1,5L a 2L) porque tenho sede e necessito mesmo porque uso algália.
No Verão bebo mais (até aos 5L) porque não consigo transpirar e para arrefecer a temperatura do corpo tenho que beber água.
Não bebo nem consigo beber refrigerantes por causa da minha garganta (que me pica) e porque sei que faz mal.
Sou da opinião que beber água é fundamental a todos, dado que o corpo utiliza cerca de 2/3 de água. Há também várias frutas típicas desta época que têm bastante, o que também ajuda.
Cumprimentos

Strawberryzinha disse...

Para mim água é a bebida de eleição! Da torneira ou engarrafada mas sem sabores, seguida do leite.
Raramente bebo refrigerantes (nem de mês a mês) e detesto o refrigerante mais conhecido no mundo!

Essas ditas águas com sabores são realmente águas? Hidratam e fazem bem?

Patrícia Santos

Dominic Oliveira disse...

É verdade que existem estudos que comprovam que a ingestão de 1,5 de água/dia não é essencial?não existindo uma relação directa no consumo de água com o bem estar fisiológico do organismo.
Conheço pessoas que não bebem uma gota de água e nem comem alimentos muito ricos em água e até hoje não tiveram qualquer problema como pedras nos rins, etc.

PROTUGLA disse...

Muito boa tarde.
Eu bebo entre 1 a 1,5l de água por dia, não contabilizando com o quase litro de leite, um ou outro sumo natural por semana e as 4 peças de fruta por dia.
Ou seja, procuro compensar o não beber mais água ingerindo outras coisas que compensem.
Porquê? Passo a vida na casa de banho. Se beber um copo de água daqui a 20 minutos estou na WC. Sou capaz de lá passar quase 1h por dia (vou umas 6,7 por dia).

Mas tenho uma excelente pele (à parte da psoríase de que sofro), sem borbulhas, celulite, manchas ou coisas semelhantes.

Para manter a pele da cara hidratada só a lavo com sabão 3 vezes por semana e os restantes dias limpo com uma toalhita desmaquilhante e coloco hidratante.

Bom programa ;-)
Ana Ramos

Sylvie disse...

Boa tarde!
Como saber quando bebemos água em excesso?

Diogo Costa disse...

Boa tarde!
Há quem diga que não se deve beber água durante as refeições, porque "faz mal". Gostava que esclarecessem este facto, se possível.

Cumprimentos

Paula Matos disse...

Boa Tarde.
Também bebo cerca de 2 litros por dia, muitas das vezes sem sede mas porque sei que é importante.
A minha dúvida é a seguinte, a composição química das águas presentes no mercado, é diferente. Assim sendo, tento variar sempre a marca que compro. Faço bem, ou se beber sempre da mesma não é importante? O pediatra de uma amiga minha, aconselhou-a a comprar para a sua bebe, água do luso (passo a publicidade) pois é a que tem menos sódio. É verdade, ou dar qualquer água aos bébes também não é importante? Obrigada

maria amélia disse...

Sou viciada em água, cheguei a beber 7 litros por dia. Neste momento devo andar pelos 3 a 4 litros. Não uso sal na comida. Tenho a pele seca, pontos negros, cabelo espigado, etc. mas não tenho problemas nos rins. Para reduzir o consumo de água passei por ressaca: muita sede, lábios e boca seca, etc. Desde que me lembro sempre bebi muita água (que nunca vi como muita). Creio que o meu corpo cresceu habituado a ter muita água. Como habituá-lo aos 30 anos a ter menos água corrente? É verdade que o excesso de água "limpa" os minerais do organismo, causando défice dos mesmos?

Studio Design disse...

Boa tarde
Posso dizer que bebo agua em jejum 200 a 300 ml todos os dias. Fora isso se beber durante o dia fico com azia e com o estomago pesado. Pensei ser a unica, mas tambem tenho verificado que acontece a outras pessoas, então a terrivel, bebo agua de garrafão, mudando volta e meia de marca.
O porque desta situacao?

Cumprimentos

Ana Maria

Joel disse...

Reconheço a importância de ingerir água regularmente e em bastante quantidade ... no entanto, torna-se muito complicado em conciliar com a ingestão de alimentos ao longo do dia de forma a evitar outros males, como por exemplo, barriga inchada ou descorar a ingestão de alimentos afim de evitar o mal anterior.
Cumprimentos,

Joel Pereira

Strawberryzinha disse...

P.S. É absurdo o valor que se paga por uma água engarrafada num café...

ZF disse...

Sabe, desde há milénios, que os animais, incluindo o mais evoluido, que é o homem, resolvem o problema da hidratação a contento, com mais ou menos sede.
O problema da iatrogenia, por exemplo uso exagerado de diuréticos, é que é um problema real.
Mas disto devia ser um Internista a falar ou um Endocrinologista, não um Urologista (!), sem desprimor para a inteligência do Médico convidado, que me parece irrepreensivel.
Ana Perdigão aprecia com correcção, parabens.
JF
Coimbra

Studio Design disse...

Ja agora sei que devemos beber da torneira. Mas vivendo eu num oitavo andar e a agua vinda do deposito (embora tenha manutencao em tempo previstos) acha que devemos beber?
pois se analisarmos bem nao vem directamente da rede.

Obrigada

Ana Maria

m disse...

Boa tarde!

Infelizmente tenho muita dificuldade em beber água, não bebendo, geralmente, mais de meio litro por dia.
Não consigo encontrar uma metodologia para começar a beber o litro e meio recomendado.
Curiosamente não sou grande apreciadora/consumidora de bebidas álcoólicas nem de refrigerantes.
Consumo imensa fruta, vegetais, sopa e chá, que por si só possuem bastante água, por isso julgo que grande parte da minha hidartação advém desses alimentos.

Ainda assim, quero beber mais água diariamente.

Será possível fornecerem algumas dicas para alguém como eu poder começar a beber muito mais água?

Obrigada,
Marta

Dr.Brain disse...

Boas!! É simples bebemos agua engarafada porque e melhor, não digo com isto que a agua da torneira seja má ou que faça mal a saude, mas tem menos qualidade. A agua engarrafada, não é turva, não sabe a cloro, não traz terra nem areia e sabemos sempre com que contar, encambio de que a agua da rede publica todos os dias tem um sabor diferente... Pra alem de ainda trazer grandes quantidades de calcario, q só consegue ser retirado com filtros de osmosis.

Abraços!!!

endovelico disse...

Boa Tarde!
Tenho várias questões em relação ao consumo de água da rede publica. Ora bem, actualmente resido na cidade de Leiria, onde não raramente, o sabor da água é horrível!Creio que são adicionados muitos químicos à água, nas estações de tratamento(?). Que efeitos poderá ter o excesso de cloro na minha saúde, a curto e longo prazo?
Outra pergunta tem a ver com as fontes! Não poucas vezes me deparei com fontes a dizer "água imprópria para consumo". Mas afinal esta água não é a mesma que corre nos canos cá de casa? Assim, obrigam-me a comprar uma garrafa de água(plástico, resíduos sólidos, diminuição de sustentabilidade)...
Atentamente,
Narciso Antunes

m disse...

A propósito, tenho 24 anos.

Nuno Fernandes disse...

Olá! Deixo três questões?

1. Afinal, é ou não prejudicial beber ÁGUA ÀS REFEIÇÕES? E é melhor quente (ex. chá) ou fria (ex. refrigerante)?

2. Seria melhor TABELAR O PREÇO da água ou aumentar a rede de repuxos, por forma a melhorar o acesso a água gratuita?

3. A água DA TORNEIRA apresenta-se, por diversas vezes, amarelada ou esbranquiçada; deve-se evitar o seu consumo nessas alturas, ou apenas se não for fervida, usando apenas para cozinhar?

Obrigado, continuação de bom trabalho!

Dr.Brain disse...

A agua é simplesmente a melhor bebida do mundo ;)

martinhaa disse...

confesso que a àgua da torneira não me cativa! cá em casa vamos buscar a nossa àgua à fonte de àguas férreas aqui perto(em braga)!
comprar, apenas quando estou fora de casa e tenho sede e quero levar a garrafa, assim tambem vou substituindo as que estão lá por casa!

a nível de tipo de aguas que compro... são todas nacionais! nunca bebi àguas de outras regiões do planeta, nem as ditas àguas "gourmet", com preços menos acessiveis!

Rui disse...

Boa tarde!
Em minha casa todos temos muito o hábito de fazer chá e gostamos de o beber muitas vezes frio.
Como estávamos a ver o vosso programa onde abordaram questões relativas à água engarrafada e à água da rede pública, gostava de saber se é ou não indiferente fazer chá com qualquer uma das águas? Havendo diferenças com qual é que é preferível fazermos o chá?
Obrigado,
Rui

Revoltado disse...

Eu não gosto de água nem de qualquer outra bebida, à já três meses, de maneira que para matar a sede eu apenas como fruta.
Estou a fazer bem ou devo contrariar o meu organismo e passar a beber água.

Pequenina disse...

Pois eu este fim de semana fiz uma infecção urinária precisamente porque estava muito calor e eu não bebo água quase nenhuma!
É para eu aprender a beber água, enquanto me lembrar do sofrimento que passei aposto que me vou lembrar de beber...

manuela disse...

Tenho por hábito beber água imediatamente a seguir a urinar. Comigo tem funcionado. É como um reflexo condicionado…


Manuela Guimarães
Leça da Palmeira