sexta-feira, julho 17

Alimentos de Verão são mesmo saudáveis?

As frutas, as saladas, os mariscos e os peixes - tudo alimentos que fazem parte de um menu equilibrado, mas que são preferidos no Verão. Os caracóis e outros petiscos também marcam a estação. O problema é juntar a esta ementa as maioneses e outros molhos, “regar” tudo com cerveja e sangrias e fechar a refeição com gelados! Neste SC relembramos as regras de uma dieta equilibrada, os erros mais comuns e os perigos associados à falta de cuidados no manuseamento e conservação de alimentos com a presença de calor – sobretudo em lanches de praia ou em grandes almoços fora de casa.
Convidados:
Elsa Feliciano
, Associação Portuguesa dos Nutricionistas
João Neves, Engenheiro Agrícola e Conselho de gestão de empresa hortofrutícola
José Empis, Vogal da Especialização em Engenharia Alimentar da Ordem dos Engenheiros
Susana Leitão, Directora do departamento da Qualidade da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal

18 comentários:

Sylvie disse...

Boa tarde a todos!
No verão, c o calor bebo mais líquidos, gelados, frutas, saladas e grelhados mas geralmente também é o meu tipo de alimentação em todas as outras estações.
Ao contrário da maioria das pessoas que se preocupam em emagrecer eu preocupo-me em engordar porque com 1,79 tenho 50 kg e não consigo engordar de maneira nenhuma. No verão ainda emagreço mais por comer estas coisas leves.
Já tentei comer coisas mais fortes mas acho que o meu organismo se dá melhor c um tipo de alimentação mais saudável...leve...de verão :)

Susana disse...

é verdade que temos de mudar os nossos hábitos alimentares... mas é mt complicado pk muitas pessoas não sabem comer e qdo despertam para a realidade e tentão aprender... verificam a tristeza k é querer saber ou reaprender a saber comer e não ter capacidades financeiras para isso!!!! por muito k nos digam saladas, fruta crua, grelhados... e os alimentos k não se devem misturar?? os alimentos k nos fazem engordar... ñ é igual pra todos!!!! Eu moro em Setúbal e no meu centro de saúde ñ existe nutricionista... e as consultas particulares são um absurdo!!!! Muito caro, para as minhas possíbilidades, visto k estou desempregada... tento fazer uma alimentação equilibrada mas... chega uma hora que me perco e fico sem saber o k posso misturar.. consumir mais ou menos... é mt complicado!!!!

Hunter601 disse...

Tenho 20 anos meço um metro e oitenta e peso 60 quilogramas. Não consigo engordar seja através de alimentos saudáveis ou não e desde que deixei de fazer exercício físico emagreci 4 quilos. O que posso fazer para aumentar de peso saudavelmente?

Francisco Santos, Santa Maria da Feira

Unknown disse...

ola

estou precupada, sou estudante e estou de ferias e nao resisto a ir petiscar ao frigorifico, queria saber quais são os alimentos que devemos consumir nesta estação do ano, pois eu tenho tendencia a engordar.

bjo. Vera

Unknown disse...

boa tarde,

costumo ir jantar fora e sempre que pergunto qual o acompanhamento do prato respondem sempre arroz e batata, peço se é possivel substituir por legumes e a resposta é ou não tem ou se tem pago sempre um pouco a mais pelo prato. Com uma gastronomia tão boa que temos pq é que é sempre o mesmo acompanhamento???

Dr.Brain disse...

Boa tarde! Não queria referir marcas, mas ja existe uma fritadeira que frita 1 kilo de batata com uma colher de sopa de oleo, torna a refeição muito mais saudavel, certo?

Em relação as comidas de verão, ja se sabe que os bares de praia e não só, abusam no sal e no picante de proposito nos petiscos e nos grelhados, para que aumente o consumo de bebidas(principalmente as alchoolicas).
A minha opinião e que hoje em dia a cultura e o conhecimento sobre uma alimentação saudavel, ja esta bem entranhada em nós(sociedade), por isso temos consciencia dos pros e contras, por isso hoje em dia quando as pessoas comem "mal", já não e por falta de conhecimento mas sim por opção. Espero e que as pessoas entendam que o truque e o meio-termo e numca os exageros :)
PS: Não querem ficar como os americanos, pois não?! ;)
Continuação de um optimo programa!!!

Joaquim Santos disse...

A cultura portuguesa do garfo é baseada em desiquilibrios alimentares.
Dietas é só nesta altura do ano, depois é martirização. Por isso somos gordinhos na maioria.

B. disse...

Boa tarde... Mais um tema interessante. Não queria perder a oportunidade de colocar uma dúvida... relativamente às saladas de fruta, tenho verificado que costuma dizer-se que a salada de fruta tem um nível calórico mais elevado do que ingerir uma peça de fruta, é verdade ou isso refere-se ao facto de muitas vezes ser adicionado açucar?

Boa continuaçao de programa... que é um óptimo programa

Catarina

SEGREDOS OCULTOS disse...

Pedi um arroz na feira do marisco de Olhão, tinha tanto sal que eu e a minha familia não comemos nada. Há pouco tempo apanhei uma salada que tinha areia. Há alguns anos na Pç da Figueira a "sande de panado" tinha vermes vivos, um verdadeiro ninho, o gerente disse que pagava só a cerveja. Estes são só alguns exemplos da miséria que são os nossos restaurantes.

Dr.Brain disse...

Sei que não tem a ver com o tema mas lanço aqui uma ideia a debater
! Alimentos biologicos, pros e contras, o porque de serem muito mais caros? alimentos industriais vs alimentos biologicos... e não só muito mais preguntas se podem desemvolver dentro deste tema.

A realidade por esperiencia propia e que o sabor dos alimentos que são biologicos teem um paladar indiscutivelmente superior, e os sabores são os compostos quimicos de de elevada qualidade... ex: no caso do leite biologico, quando bebi pela primeira vez, tive um "flashback" esse, remonto-me memorias para quando eu ia passar veroes a casa do meu avo e ele tinha umas vaquinhas, estas vaquinhas eram ordenhadas e bebiamos o leite quentinho... ui ui que saudades!!!

Anónimo disse...

E os aditivos, e os E, Z, K, etc etc etc?
saudações do heber

Unknown disse...

No verao nao costumo comer fritos nem muitas gorduras
costumo faser a minha alimentçao á base de saladas e sumos naturais
mas no entanto chego ao final do verao e tenho uns quilinhos a mais
:)

PARABENS PELO PROGRAMA

joana gomes disse...

Parabéns ao programa. 1 palavrinha à senhora que diz que comer nos restaurantes é mais seguro: Esta afirmação denota algum alheamento à realidade portuguesa. As chamadas 'tascas', às quais o português comum recorre por motivos económicos não me inspiram muita confiança. E não me venham dizer que uns bons vegetais da horta, um peixe comprado fresco e preparado com dedicação para consumo próprio não é muito mais saudável e saboroso que qualquer outro num restaurante.É esse tipo de mentalidade está a acabar com a cozinha tradicional portuguesa em favor de cozinhas plurais, tipo fastfoods, sem fibras e vitaminas, sem sabor e os quais complementamos depois com complementos vitamínicos e farmaceuticos!!cumprimentos, joana

Unknown disse...

Antes de mais boa tarde e este é um bom programa

eu no verao nao custumo comer alimentos com teor calorico
coostuma faser a minha alimentaçao mais á base de saladas e sumos naturais
mas chego ao fim do verao e tenho uns quilinhos a mais :)

boa continuaçao de preograma

joana gomes disse...

Parabéns ao programa.1 palavrinha à senhora que diz que comer nos restaurantes é mais seguro:As chamadas 'tascas', mais concorridas por motivos populares, não me inspiram muita confiança. E não me venham dizer que uns vegetais da horta ou um peixe fresco preparado com dedicação para consumo próprio não é muito mais saudável e saboroso que o do restaurante.É esta mentalidade está a acabar com a cozinha tradicional portuguesa em favor de cozinhas plurais, sem fibras, vitaminas, sem sabor, que depois complementamos com produtos farmaceuticos!! joana

Anónimo disse...

Por vezes há falhas de corrente e se forem mais ou menos longas e então se forem nas praias,(provavelmente frequentes) os gelados vão com certeza descongelar e voltar a congelar. A minha mulher já teve problemas sérios com um gelado. Como é que nós podemos saber se os devemos ou não consumir ?
Obrigado
Cumps.

Unknown disse...

Antes de mais boa tarde e este é um bom programa

eu no verao nao custumo comer alimentos com teor calorico
coostuma faser a minha alimentaçao mais á base de saladas e sumos naturais
mas chego ao fim do verao e tenho uns quilinhos a mais :)

boa continuaçao de preograma

Unknown disse...

Os conselhos sobre a alimentação são sempre preciosos,quando o povo Português está tão a leste, do que realmente ajuda a sua saude. Mas a minha finalidade é apenas deixar uma base de sopa com baixo teor calorico, e o índice glicémico baixo.
Curgete 2 pequenas ou uma maior
Cebola 2
4 dentes de alho +ou-
só uma a duas cenouras
uma vez que a cenoura cozida tem um elevado teor glicémico
um xuxo
e se quizer comer um creme pode acrescentar 1/2 alho francês.
Não querendo em creme pode misturar
alho fracês cortado em rodelas com um pouco de couve e um pouco de f. verde.Bom azeite.
Bom apetite.

Júlia Quaresma