segunda-feira, julho 20

Por que nos fascinam os astros?

Neste dia, há 40 anos, o Homem pisava a Lua pela primeira vez. O SC aproveita a efeméride e celebra o Ano Internacional da Astronomia, que não só assinala a primeira utilização do telescópio para observações astronómicas por Galileu, como pretende promover a contribuição das descobertas científicas para o desenvolvimento da sociedade. Neste programa vamos virar os olhos para o céu, perceber o fascínio que os astros ainda exercem sobre a humanidade – em matéria de produção artística, por exemplo - e mergulhar nesse imenso universo onde o planeta Terra é apenas um grão de areia. Sem esquecer a agenda das actividades de Astronomia, gratuitas, que terão lugar no Verão, um pouco por todo o país.


Convidados:
Domingos Barbosa
, Investigador do Instituto de Telecomunicações de Aveiro
Rui Agostinho, Director Observatório Astronómico de Lisboa e Professor do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Orfeu Bertolami, Professor do Departamento de Física do Instituto Superior Técnico
Ana Noronha, Directora Executiva Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica

66 comentários:

sonharamar disse...

O valor cientifico de uma missão tripulada a qualquer planeta é simplesmente absurda.
As missões não tripuladas têm muito maior capacidade a um custo muito mais reduzido.
A ida à Lua foi apenas a maior manobra de marketing dos USA no sec XXI. E nada mudou já com planos para a ida à Marte.

Também convém não esquecer que conhecemos bem mais sobre o espaço do que sobre as profundezas dos nossos próprios oceanos que podíamos conhecer facilmente bem melhor por uma fracção muito reduzida do custo da exploração do espaço.

ASS: Pedro Silva

Dannilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Ola a todos:
Seria interessante confrontar os convidados, ou determinados convidados a fazerem um simples exercicio de explicarem as questões levantadas pela reportagem e que comprovam que a ida à lua poderá ser uma teoria conspiracionista.
Existem neste momento duas teorias, designadas conspiracionistas, mais conhecidas: a ida à lua e o atentado às torres gemeas, em relação a este ultimo, argumenta-se, muito bem, na dita teoria, que não terá sido um acto do sr. bin laden, mas sim de norte americanos, entre os quais o sr. george bush estaria envolvido, directa ou indirectamente.
saudações do Héber

simpatiainacabada disse...

Boa tarde. A parte que mais me intriga na viagem à lua é a forma como ela parece que foi feita para ser mostrada na televisão. A forma como a saída do Armstrong da nave é filmada, a descolagem da nave da lua, etc... Parece mesmo que estava alguém por trás da camara para focar melhor a imagem.
Não estou a dizer que sou adepto da teoria da conspiração, mas que é dá que pensar, lá isso dá...

Anónimo disse...

ola a todos:
Atenção, sr convidado que deu como exemplo o movimento da folha, esta não se movimentaria se não houvesse resistencia do ar, se não houvesse atmosfera no estudio. O argumento da tal teoria não foi declaradamente, cientificamente, contestado.
Se não acredita na teoria contestatária, terá que argumentar melhor, a sua justificação, foi mais atirar areia aos olhos das pessoas, tipo qual sera mais pesado um kilo de arroz ou um kilo de algodão...
Saudações do Héber

Gilly disse...

O espaço é místico, fascina, cativa a imaginação.

Sempre fui um entusiasta da corrida ao espaço e vivo com alguma emoção o 40º aniversário da chegada do Homem à Lua.

Anónimo disse...

ingorance is bliss portanto mesmo a nao ser verdade, o que de resto imagino ser muito improvável, eu gosto de pensar que sim e nada perco

anacatarina disse...

eu, uma aluna de ferias que acabou de passar para o 8º ano, não assisti á chegada á lua.
Mas porquê, mandar latas para o espaço se ainda não conhecemos o nosso planeta.
Um dia havemos de conseguir colonar algum planeta, mas a humanidade é uma criança, uma criança de berço, quando conhecermos o nosso berço, ai sim poderemos deixa-lo....

Assim, acho que vamos ter de conhecer o nosso planeta, cuidar dele ( se o nosso planeta tem sofrido com a humanidade, iriamos tambem fazer outros planetas sofrer)
Depois de conhecermos todas as especies desconhecidas, etc.
Ana Catarina, 13 anos

Nuno disse...

Digam o que encontraram na lua, e talvez isso explique porque é que o homem nunca mais lá voltou!

Anónimo disse...

Ola novamente:
A minha opinião sobre os fascinio dos astros sobre a humanidade é a seguinte:
1 - A duvida de onde e como surgimos relaciona-se com a astronomia.
2 - O uso da astronomia para nos orientarmos na Terra.
3 - A criação de "ciências paralelas" que alegam que se pode obter dados fidedignos acerca do futuro.
4 - O misterio e a forma de como a humanidade se dislumbra e se envolve a descortinar os misterios, o desconhecido.
5 - Qq outro motivo que vos surja, ajudem-me cibernautas.
Saudações do Héber

Marco Paulo Almeida Santos disse...

Boa tarde e parabéns pelo programa e temática escolhida. A explicação que um dos convidados acabou de fazer sobre a "movimentação" da bandeira não terá razão de ser, sobretudo pela comparação que fez com uma folha de papel. Na Lua não há atmosfera, por isso não será possível verificar-se qualquer movimento de um qualquer objecto maleável/flexivel como uma bandeira porque não há inércia.
Se fosse possível solicitava aos presentes que comentassem o conteúdo do site http://www.afraudedoseculo.com.br/ que é muito pertinente.
Os melhores cumprimentos,
Marco Santos

Pedro Maurício disse...

Antes de tudo, quero dar uma boa tarde a todos os intervenientes e dar os parabéns pelo programa.

Quando vi o filme da alunagem, surgiu-me uma dúvida. Consideramos Neil Armstrong como o primeiro homem a pisar o solo lunar. Porém a seu "primeiro passo" foi filmado.

Como teria esta câmara aparecido na Lua e o que é que a suportava (ou quem a suportava) de forma a esta filmar o primeiro passo lunar?

Terá não sido Armstrong o primeiro homem a pisar a Lua?

Pedro Maurício, 16 anos

Anónimo disse...

"If you believed they put a man on the moon, man on the moon
If you believe there's nothing up my sleeve, then nothing is cool" (R.E.M : Man on the Moon)

---

Apesar dos constantes mitos acerca do "the dark side of the moon", que se continue a sonhar e a imaginar como Verne...

O HOMEM SONHA...

---

Ana.

LuisCunha disse...

Olá, antes de mais parabens pelo programa.

A minha duvida é a seguinte: se a humanidade não mais foi á lua, que supostamente é algo mais facil, porque estão os cientistas a gastar esforços para ir a marte que supostamente tem "um ambiente" mais complicado. Nao se deveria começar pelos aspectos mais faceis?

ASS: Luís Cunha

Anónimo disse...

Robótica vs Turismo...

Enviar máquinas para o espaço é mais importante do que enviar homens para o espaço.

O programa espacial soviético, robótico, foi mais importante para a Ciência.

É triste ver cientistas rendidos ao mundo do espectáculo.

A Ciência é assim tão estéril?... A Ciência é ganda seca?...

Sergio Pereira disse...

Boa tarde,

gostarias de colocar 2 questões. Primeiro todos sabemos que o limite de peso, em missões espaciais, é um dos maiores problemas enfrentados pelos engenheiros espaciais. Os Russos tiveram esse problema com o "Lunokhod" que pesava cerca de 800Kg. Como conseguiram os americanos levar um rover tripulado, de dimensões consideráveis, num modulo lunar tão pequeno sem que, e como os Russos o fizeram, reduzissem o peso do mesmo que era construído por exemplo com rodas enormes de borracha?

A 2ª questão é que tipo de película de filme usaram os americanos, para captar imagens, que consegiu aguentar diferenças de temperatura tão grandes?

Melhores Cumprimentos

Sérgio Pereira

António Silva disse...

Boa tarde!
Não podemos falar de espaço sem falar de Galileu... que revolucionou a forma de olhar para o espaço!
Este subjecto sempre fascinou autores e sonhadores...
Gostava de ouvir a vossa opinião sobre a venda de terrenos na lua (penso que Jackson tinha lá uns hectares... =))
Como sugestão cinematográfica "Aliens".
Abraço!

Dannilo disse...

Obrigado pela esplicação.No livro Conversas Com Deus do autor Neale Donald Walsch o autor pergunta a Deus os extraterrestres existem e Deus diz que sim e diz tambem que quando o homem pisou na lua perguntou-se:A terra deveria estar la em baixo?mais como é que esta ali em cima?Ou ali de lado?poderiam responder-me a estas perguntas

andrelima disse...

Acho que estão um pouco equivocados, pois o Homem foi várias vezes à lua nas missões Apollo 11, 12, 14, 15, 16 e 17.

Agora se verdadeiramente a missão Apollo 11 foi a primeira ou uma jogada de marketing de forma a ganhar tempo aos Russos pondo-os fora da corrida é difícil de saber. Pois varias questões deixam duvidas como as sombras em varias direcções (em fotografias não panorâmicas); o próprio filme fotográfico analógico Kodac ter capacidade para aguentar elevadas temperaturas; as fracas marcas no apoio do modulo lunar com a superfície lunar em contraste com as pegadas definidas...

Anónimo disse...

ola eugenio rafael:
A propósito do que dizes:
"ingorance is bliss portanto mesmo a nao ser verdade, o que de resto imagino ser muito improvável, eu gosto de pensar que sim e nada perco"
É uma das coisas mais bem apontadas, filosoficamente, pela trilogia matrix, já desde a belle epoque salientada por varios autores.
O que leva à questão: onde preferirás viver, no que acreditas, ou no que podes não acreditar, até te ser penoso viver, no mais puro dos "realismos"?
Saudações do heber

'' disse...

Boa tarde!

Gostava de saber porque é que as sombras que aparecem nas imagens da suposta chegada à Lua, não estão correctamente colocadas em relação à luz disponivel...

E gostava de saber porque é que ninguem fala sobre o assunto de 2012, o alinhamento galáctico que teremos, e as consequencias que todos nós vamos sofrer.

Cumprimentos

Pedro Maurício disse...

Obrigado pelo esclarecimento da minha dúvida :)

Trambulhao disse...

Boa tarde.

Pesquisando no famoso "oráculo" (Google) encontrei o site http://www.afraudedoseculo.com.br onde um artigo afirma que a viagem do homem à lua não passa de uma fraude.

O autor do texto explica detalhadamente sua teoria utilizando fotos originais do site NASA.

Suas explicações dar o que pensar Desde pegadas do homem num ambiente
ausente de humidade, comunicação com a terra quase instantânea, isso em 1969.

Essas afirmações fazem sentido?

Parabéns pelo excelente programa.

Carlos Barros

[ S ] disse...

Desde sempre tive uma grande questão, a Lua não tem atmosfera, mas com tudo nas filmagens que vemos a bandeira está a abanar, como se estivesse ao "sabor do vento"...

Anónimo disse...

Ola marcos santos:
Concordo contigo, a forma de como aquele convidado argumentou, contestou a teoria da bandeira a abanar foi ridicula. Se estivesse numa conferencia académica seria completamente descreditado. hihihihi... (somos tão invejosos...)
Saudações do Héber

Unknown disse...

antes de mais boa tarde e
parabens pelo programa

eu acredito que o homem tenha ido á lua e que existem outros seres vivos sem estarem no nosso planeta Terra
mas tambem acho que a NASA tende a ocultar muitos corpos celestes que aparecem em orbita da terra
eu acho que a nasa oculta muita informaçao

ESTARÉMOS SOZINHOS?
EU ACHO QUE NAO

LuisCunha disse...

Olá. gostava de saber qual a opiniao dos convidados sobre a existencia de vida noutros sitios

eu pessoalmente acho igoismo pensar que nao. porquê pensar que num universo gigantesco só o nosso planeta tem vida?

ASS: Luís Cunha, Barcelos, 23 anos

'' disse...

E gostava também de saber a opinião dos seus convidados, se consideram que o movimento de precepção da Terra, tem alguma coisa a ver com o derretimento dos pólos.

Muito obrigado,
boa tarde! :)

Anónimo disse...

OlA pedro mauricio:
Partindo do principio de que realmente o homem já esteve na lua, a questão que levantas é mt simples de se responder. Terá sido uma cam que não seria manuseada por nenhum homem, isto é estaria já planeado esta filmagem, antes da descolagem e a camera estaria acoplada à propria "nave".
Saudaações do heber

Unknown disse...

antes de mais boa tarde e
parabens pelo programa

eu acredito que o homem tenha ido á lua e que existem outros seres vivos sem estarem no nosso planeta Terra
mas tambem acho que a NASA tende a ocultar muitos corpos celestes que aparecem em orbita da terra
eu acho que a nasa oculta muita informaçao

ESTARÉMOS SOZINHOS?
EU ACHO QUE NAO

Pedro de Castro disse...

Boa tarde,
O espaço é sem dúvida a última fronteira e uma para a qual estamos a dar os primeiros passos.
Todavia, toda a nossa bioliga é intrinseca à Terra, e nós enquanto seres vivos somos parte da Terra. Tenho sérias dúvidas quanto à possibilidade de viver fora da Terra e ainda tenho mais reticências quanto a contactos com seres extraterrestres.
Qual se seria o impacto do contacto com um ser do tipo bactéria num organismo vivo estranho como o Homem? Não poderá haver perigos nestas descobertas e na introdução de eventuais seres extra-terrestres nesta nossa "caixa de petri" onde os seres que cá vivem têm evoluido em parceria por milhões de anos?

Alex Fernandes disse...

a primeira pessoa que foi a lua está viva?
demorou quanto tempo a voltar para a europa?
como é possivel a bandeira estar em movimentação?
a tal pessoa está viva de momento?

fantástico tema! parabéns.

Rafael disse...

Boa tarde a todos

Ja agora ha uma coisa que me vem a questionar é que existem diversas fotos que estao no site da nasa com sombras em várias direções, sendo que a única fonte de luz seria o Sol e todas as sombras deveriam ser paralelas não acham?

Anónimo disse...

ola titonium:
Se não fosse a ciência...
Ainda hoje não teriamos descoberto o fogo, a roda, etc etc etc
saudações do heber

Unknown disse...

Boa tarde.
A ida do Homem à Lua foi um marco na história que tocou o Mundo inteiro.
Nos dias de hoje ainda é um acontecimento fascinante que cria paixões. A célebre frase "One small step for man, one giant leap for mankind" é uma referência na vida de muitas pessoas.
Entendo que para algumas pessoas seja difícil compreender a forma como se chega à Lua. Como em quase tudo na vida, sempre que há inovação, surgem vozes contra. Entendo que esta não será mais que uma situação semelhante.
Caso as imagens do Homem na Lua não fossem verídicas, este seria o maior embuste de todos os tempos.
Penso que seria muito difícil manter uma mentira desta dimensão em segredo.

Miguel Gonçalves disse...

Cara Fernanda Freitas e restantes amigos: uma das grandes tristezas deste dia supostamente festivo é que continuamos a fazer sempre as mesmas perguntas erradas... 40 anos após a Apollo 11, a grade questão deveria ser "porque razão ainda não estamos em Marte?". Apollo (e antes da Apollo tivemos a Mercury e a Gemini) foi claramente um projecto político, mas foi a curiosidade científica que conseguiu prolongar o programa Apollo por mais 7 missões após o marco político e ideológico da 11. Em 1969 foi feito um investimento, não pelas razões mais saudáveis, mas a verdade é que hoje somos tocados diariamente, rotineiramente, corriqueiramente por produtos e subprodutos da corrida espacial. Alguns exemplos: tinta isoladora, óculos de sol, sistemas de purificação de água, comida enriquecida para bebés, almofadas, pneus, aspirador portátil, pasta de dentes, pacemakers, máquinas de diálise... e, sobretudo, a completa revolução que fez na maneira como comunicamos!
No livro "As Duas Faces da Lua", que vai sair em Setembro, Leonov dá-nos a razão mais forte para não acreditarmos nas teorias da conspiração: é que a 20 de Julho de 1969, os cosmonautas e engenheiros aeroespaciais russos estavam todos reunidos para assistir a chegada de Neil Armstrong e Buzz Aldrin; não estavam sozinhos, tinham a companhia dos serviços secretos soviéticos que confirmaram milímetro por milímetro o que estava a acontecer a perto de 400.000 quilómetros de distância.

Está na altura de fazermos outras perguntas!

Beijos para a Fernanda, cumprimentos para os convidados!

Miguel Gonçalves

Pedro de Castro disse...

E será que alguém consegue explicar a dimensão do universo? e o que está para lá do universo? é este curvo? É o universo simultanêamente a parte e o todo e como tal não tem inicio nem fim? Tantas perguntas e ainda tão poucas respostas!

Rafael disse...

Boa tarde a todos

Ja agora ha uma coisa que me vem a questionar é que existem diversas fotos com sombras em várias direções, sendo que a única fonte de luz seria o Sol e todas as sombras deveriam ser paralelas não acham?

Rui Martins disse...

A ciência ao serviço da política alimenta o meu cepticismo. Na época do racismo explícito foram escritos, por cientistas, artigos que explicavam por A + B que os pretos são inferiores aos brancos no que diz respeito à inteligência, perspicácia...e isto é apenas um exemplo.

Em relação à Lua, normalmente não alimento teorias da conspiração, nem o faço neste caso, mas contextualize-se o acontecimento com a Guerra Fria, com a enorme rivalidade entre os Estados Unidos e a Rússia e conseguimos facilmente deixar fluir a nossa nata vontade de questionar e de procurar respostas para o lado "obscuro" das questões. Os argumentos apresentados que refutam a ideia de que o homem não pisou realmente a Lua são tentadores, mas não suficientes para me fazer acreditar em tal, uma vez que acredito firmemente que isto teria sido desmascarado pelos Russos pouco tempo depois de acontecer. Mas a ideia de que parte das filmagens terão sido feitas em estúdio para produzir um efeito de fascínio redobrado no público mundial, faz-me pensar duas vezes.

Rui Martins
http://www.rmartins.org/

'' disse...

Há uma informação que passou na "peça" que não está correcta: A comunidade cientifica reconhece o Nibiru, mas com outro nome, PlanetaX, mas a própria NASA deu um nome diferente para não causar o tão temido "pânico". Alguns cientistas ainda nao perceberam que é melhor dizer a verdade ao mundo, do que mentir e ocultar verdades.

Se A NASA e os governos não ocultassem estas verdades, o Ser Humano evoluía muito mais rapidamente..

cumps (:

Anónimo disse...

ola antonio silva:
A propósito da tua sugestão sugiro outros filmes como os outros, contacto, eles, etc etc
saudações do heber

Anónimo disse...

ola danillo:
Espero que o Sc me surpreenda, mas pelo tempo já decorrido do programa, duvido que a jornalista fernanda tenha tempo para esclarecer essa duvida.
saudações do heber

Anónimo disse...

ola doismiledoze:
Fala-nos tu acerca disso, do alinha mento galactico e das consequencias para a humanidade. Quem sabe não será um proximo tema interessante para o SC (sociedade civil). LOL
saudações do heber

Unknown disse...

À questão do primeiro turista espacial português afinal era para ir em 2008 mas ainda não foi. Afinal é verdade ou não que há um português a querer ir à lua.
É essa questão que eu pergunto.

Anónimo disse...

ola carlos barros:
Retira a questão da humidade, pois essa questão qd passa de boca em boca é mal entendida.Ó que se passa é que nas imagens da lua (ou hipotéticas) parece que existe uma certa humidade na areia lunar, no entanto, já especialistas de peliculas cinematograficas explicaram ue pode ser ilusão de optica. Isto é, um sombreamento causado pela falta de qualidade das películas usadas etc etc etc
Saudações do heber

lcmc disse...

Deixo aqui uma pergunta que sempre me intrigou.

O universo é finito ou infinito?
Se o universo teve um inicio (teoria do Big Bang) será que terá um fim?

Li recentemente que o universo segundo os físicos tem um numero de partículas (átomos) na ordem de 2^65000

parabéns pelo programa

Estela Pires disse...

Surgi-me uma duvida que gostaria que fosse esclarecida. A propósito da lua, é de senso comum que ela é de todos e portanto não pertence a ninguém, mas porque é que estão sempre a aparecer "donos" a vender terreno na Lua. Surge o caso de Jenaro Gajardo Vera que supostamente registou a Lua como sendo sua propriedade (1951), dizem até que o propoprio Nixon lhe pediu autorização para mandar os seus homens para la.
Que legitimidade tem esses "donos"?

Anónimo disse...

Quem sabe ic???.......

'' disse...

explosões solares!!!

E entao o maximo solar que teremos em 2010? Vai afectar a Terra?

Estas é que o pvo quer saber!!!

cumps!! (passe esta porfavor) :D

Pedro Maurício disse...

Olá Pedro Castro...

O Universo é tudo aquilo que existe, logo nada existe para além deste.

Nem devo dizer "para além deste", visto que o Universo é o limite de todos os limites :)

Anónimo disse...

"O espaço é sem dúvida a última fronteira e uma para a qual estamos a dar os primeiros passos.
Todavia, toda a nossa bioliga é intrinseca à Terra, e nós enquanto seres vivos somos parte da Terra. Tenho sérias dúvidas quanto à possibilidade de viver fora da Terra e ainda tenho mais reticências quanto a contactos com seres extraterrestres.
Qual se seria o impacto do contacto com um ser do tipo bactéria num organismo vivo estranho como o Homem? Não poderá haver perigos nestas descobertas e na introdução de eventuais seres extra-terrestres nesta nossa "caixa de petri" onde os seres que cá vivem têm evoluido em parceria por milhões de anos?"
Ola pedro de castro:
A resposta à tua questão é a mesma que se passa com o relacionamento entre os diversos seres vivos que estão confinados geograficamente aqui na Terra aos seus especificos ambientes. E de algum modo conseguem aceder a outro local geografico, mais favoravel para o desenvolvimento deles, onde concerteza haverá competião entre os chamados autoctones e os outros.
Saudações do heber

Unknown disse...

sabiam que a primeira bandeira americana deixada na superfície da lua foi costurada por uma portuguesa, sim essa mesmo que ondula ao sabor do vento lunar!

'' disse...

e +:
Viagem a Marte só construíndo pontos estratégicos e ir montando estações espaciais para se algo correr mal, haverá sempre uma estação por perto para poder retornar a um ponto seguro. Acho que será a forma mais inteligente. A Lua, claro, será uma base importante para o começo desta missão.

cumps
boa tarde.

Francisco Fonseca disse...

Boa Tarde!
Queria só deixar uma pequena correcção, em forma de esclarecimento, à Sra. Fernanda, que à pouco perguntava ao Sr. Carvalho "quantos anos luzes demorou a fazer o projecto"...;
É que ao contrário do que a maioria das pessoas pensam "anos luz" é uma unidade de distancia e não de tempo...
Espero que não me leve a mal pela correcção (gosto muito de si e do seu programa).

Cumprimentos a todos...

Anónimo disse...

Ola delorean;
"Penso que seria muito difícil manter uma mentira desta dimensão em segredo."
Sera? Onde é que já vimos isto? Lembraste ou deste na historia os constantes embustes que os governos sucessivos dos USA colocaram aos seus cidadãos para ustificarem abomináveis actos. Sabes que se juntares todas as vítimas de causas em que este país se envolveu terás não sei qtas. vezes mais vitimas do que aquelas que ocorreram na ultima grande guerra mundial, contabilizando com o holocausto.
Repara no documentario de bowling for columbine e repararás no mesmo que eu... que bom sermos portugueses...(lol)
saudações do héber

Francisco Fonseca disse...

Boa Tarde!
Queria só deixar uma pequena correcção, em forma de esclarecimento, à Sra. Fernanda, que à pouco perguntava ao Sr. Carvalho "quantos anos luzes demorou a fazer o projecto"...;
É que ao contrário do que a maioria das pessoas pensam "anos luz" é uma unidade de distancia e não de tempo...
Espero que não me leve a mal pela correcção (gosto muito de si e do seu programa).

Cumprimentos a todos...

Anónimo disse...

Ola miguel gonçalves:
Os documentos soviéticos a que te referes, tiveste-os nas mãos, leste-os, ou baseias-te no que segundas pessoas dizem? Sabes o que as normas académicas dizem acerca disso, caso a tua resposta seja negativa, não sabes?...
saudações do heber

'' disse...

Olá heber:

2012 é o fim do calendário Maia, Hopi, Hindu etc etc, que marca a renovação da Terra. É exactamente no dia 21 de Dezembro 2012, mas nao quer dizer que seja pontual. É apenas um periodo de tempo, pode ser mais 5 anos, menos 5 anos.

A NASA diz que o máximo Solar será terá inicio em 2010, e o seu pico será em 2012. A NASA afirma também, que o oceano Árctico terá o seu fim em 2012.

Há os Webbots, que é uma rede de computadores feita por um ex-programador da microsoft e que adivinharam 11 Setembro, Katrina e outro eventos, prevêm alterações sociais profundas (ver no youtube).

As profecias de Nostradamus para 2012...

Terence Mckenna que estudou o tempo, diz que em 2012 o tempo será comprimido...

enfim...será mudança social e geofisica.

Veja http://www.doismiledoze.com.sapo.pt

e youtube.com

Anónimo disse...

ola pedro costa:
Por isso existe a ciência...
lol
saudações do heberbular

Anónimo disse...

ola pedro mauricio.
Mas se para alguns este é infinito, o universo, como poderás encerrar nele uma certa finitude?
saudações do heber

Unknown disse...

Olá heber:
Sei que o povo Americano consegue ser fanático e por vezes muito cego. Sei que os sucessivos governos dos USA esconderam muita informação. Sei que são "abelhudos" e prepotentes.
Mas estamos a saltar a questão da veracidade da ida à Lua.
Naquela altura seriam os Americanos os únicos capazes de acompanhar esta ida à Lua? Não existiria mais ninguém no mundo que da Terra conseguisse comprovar efectivamente esta viagem? Quantas pessoas teria os USA de "calar" para fazer perdurar este suposto embuste?

Unknown disse...

Boa tarde a todos!
A minha dúvida vai ao encontro da passagem de um planeta perto do nosso (não sei se me estou a explicar correctamente). Em que medida poderão alguns acontecimentos cósmicos interferir com o nosso planeta? pergunto isto pois já algum tempo que tenho ouvido que em 2012 (a mesma data que esse planeta passará junto do nosso) iriá acontecer o alinhamento do sol com o centro da via láctea, que vi num documentário que falava das profecias de Nostredamus, no "History"!
pergunto isto não porque me acredito em profecias de certos indivíduos (sem querer ofender quem acredita), mas gostaria de saber como esse tal alinhamento, se é que irá ocorrer, poderá influenciar o nosso planeta

Cumprimentos
Bruno
Porto

Anónimo disse...

ola francisco fonseca:
Tens toda a razão, mas como eu, deves ter percebido que foi ironia da apresentadora, realmente anos de luz é a distancia percorrida pelo raio de luz num ano.
Como todos reparam nesta definição o tempo está correlacionado.
Foi nesta correlação, ou melhor, tb nesta correlação, que einstein "comprovou" que a velocidade da luz não seria tão constante qt a teoria newtiana considerava e que outros antes de Newton tb consideravam.
Saudações do heber

Anónimo disse...

Ola doismiledoze:
"explosões solares!!!

E entao o maximo solar que teremos em 2010? Vai afectar a Terra?

Estas é que o pvo quer saber!!!

cumps!! (passe esta porfavor) :D"

Explica isto melhor!!...
Saudações do heber

Eva Gonçalves disse...

Julgo que nos fascinamos simplesmente porque ele é fascinante...e porque continua a ser uma esperança de muitas respostas. Era muito pequena, com cinco anos, mas lembro-me da transmissão televisiva muito vivamente, não sei se ao vivo, se no dia seguinte, mas lembro-me perfeitamente e sabia mesmo com essa idade, ser um momento histórico. Concordo que outras missões trouxeram mais conhecimentos... mas quer queiramos admitir ou não, a possibilidade de sobrevivermos fora deste planeta, deve ser considerado e investigado, a procura por um planeta em que a nossa vida seria sustentável deve ser sempre apoiada,para bem da humanidade